Dicas

Impressoras: problemas mais comuns e como resolver

A impressora aparece offline, não reconhece os cartuchos ou está muito lenta? Siga as nossas dicas para resolver estes e outros problemas comuns nas impressoras.

02 maio 2022
Impressoras: problemas mais comuns e como resolver

iStock

É comum surgirem problemas no momento da impressão. Antes de contactar o serviço de suporte técnico da marca da impressora, verifique algumas questões.

  • A impressora está ligada?
  • A impressora tem papel suficiente?
  • Os cabos necessários estão bem ligados? As conexões sem fio estão a funcionar?
  • Os cartuchos têm tinta suficiente?
  • A tampa da impressora está fechada?
  • Não existe nenhum encravamento de papel?

Se respondeu sim a estas perguntas, o problema deverá ser outro. Comece por verificar se há alguma mensagem de erro ou luz de advertência na impressora.

Problemas comuns nas impressoras e soluções possíveis

Há algumas soluções possíveis para os problemas mais frequentes entre os utilizadores, que ocorrem no processo de impressão.

Impressora aparece offline

Geralmente, reiniciar a impressora deve resolver. Desligue-a, aguarde alguns minutos e pressione o botão de ligar novamente. Pode, ainda, tentar reiniciar o computador.

A impressora também pode ficar offline após um período prolongado de inatividade, por ter entrado no modo de hibernação. A maneira mais simples de ativar a impressora é pressionar o botão de ligar durante um segundo.

É possível que tenha de definir a impressora a ser usada por defeito. Deve ir ao menu Iniciar > Definições > Dispositivos > Impressoras e scanners. Selecione a impressora que está adicionada e clique em Abrir fila. Na janela que se abre, escolha o menu Impressora e marque a opção Predefinir Impressora. Desmarque a Pausa na Impressão e Utilizar Impressora Offline se estiverem selecionadas. Se aparecer uma mensagem com “Definir esta impressora como predefinida significa que o Windows para de gerir a impressora predefinida”, selecione OK.

Pode também limpar a fila de impressão: Abrir fila e no menu Documento da janela que se abre, selecione os documentos listados, clique com o botão direito e selecione Cancelar.

Se os drivers da impressora estiverem desatualizados, pode haver um problema de ligação com a impressora. Em regra, o software é atualizado automaticamente. Se não for o caso, terá de o fazer manualmente. Verifique, no site do fabricante, se tem a versão mais recente. É melhor remover primeiro a impressora do computador: Iniciar > Definições > Dispositivos > Impressoras e scanners; selecione a impressora e clique em Remover dispositivo. Depois pode reinstalar ao conectar a impressora ao computador. Transfira os drivers do site do fabricante, se necessário.

Impressora não imprime

Verifique primeiro se selecionou as definições de impressão corretas. É possível que tenha enviado o que pretendia imprimir para outra impressora na sua rede ou para uma impressora virtual (ficheiro PDF) que esteja predefinida. Para resolver, abra o menu Iniciar > Definições > Dispositivos > Impressoras e scanners. Selecione a impressora que deseja e clique em Abrir fila e, na janela que se abre, selecione o menu Impressora e marque Predefinir Impressora. Com essa janela aberta, aproveite para ver se o estado da impressora está definido como Pronta, porque também pode ser a origem do problema.

Confirme se o software da impressora fornece alguma instrução para resolver o problema ou, em alternativa, corra a opção de resolução de problemas (selecione a impressora, clique em Gerir > Executar a resolução de problemas). Se não resolver o problema, desligue a impressora, espere uns minutos, e reinicie-a. Pode também ser necessário reiniciar o computador.

Impressora não reconhece os cartuchos

Aconselhamos a substituição do cartucho com a ajuda do software utilitário da impressora. Se algo correr mal, o utilitário deve guiá-lo pelo processo de resolução do problema. Certifique-se de que o software está atualizado (em regra, atualiza automaticamente). A desatualização do software pode ser o problema.

A sua impressora deve reconhecer automaticamente quando um novo cartucho é instalado. Mas isso nem sempre acontece e podem aparecer algumas notificações de erro, tais como: “cartucho não compatível”, “cartucho não instalado”, “cartucho não detetado” ou “cartucho com pouca ou sem tinta”.

Comece por remover o cartucho e confirme se comprou o correto para a sua impressora. Verifique também se removeu o plástico protetor que está preso ao cartucho antes de inseri-lo na impressora.

Se estiver tudo certo, enquanto o cartucho novo estiver fora da impressora, desligue a mesma e desconecte-a da tomada. Aguarde alguns minutos e volte a ligá-la. Reinstale o cartucho e veja se já funciona. Normalmente, deve esperar alguns minutos entre retirar o cartucho antigo e instalar o novo.

Impressora em estado de erro

O sistema operativo pode alertar, por vezes, que há um erro na impressora sem o identificar. Nestes casos, terá de resolver o problema por tentativas.

Após executar os controlos básicos recomendados no início, verifique o estado da impressora. Vá ao menu Iniciar > Definições > Dispositivos > Impressoras e scanners, selecione a impressora desejada e clique em Gerir. O estado da impressora deverá dizer Pronta.

Em último caso, pode tentar reiniciar a impressora. Desligue-a e volte a ligar alguns minutos depois.

Impressora está muito lenta

Se achar que a sua impressora está a demorar muito a imprimir, feche os programas que não estiver a utilizar, enquanto imprime. Se a impressora estiver conectada através de um hub USB, ligue-a diretamente ao computador. Se está a imprimir através de uma rede wi-fi, o tráfego de rede ou sinal fraco podem ser fatores que afetam a velocidade da impressão. Se possível, tente deslocar a impressora para perto do router ou ligue a impressora ao computador através de um cabo USB.

Se a impressão ficar mais lenta, depois de imprimir continuamente durante muito tempo, a impressora pode ter desacelerado automaticamente para proteger o mecanismo de impressão contra sobreaquecimento ou danos. Deixe a impressora descansar, com a energia ligada, durante 30 minutos e volte a imprimir novamente.

O que pode fazer para evitar a impressão lenta:

  • verifique se a configuração do tipo de papel corresponde ao tipo de papel carregado;
  • ative todas as configurações de alta velocidade no software da impressora;
  • selecione uma configuração de qualidade de impressão mais baixa (quanto menor a qualidade de impressão, mais rápida será a imprimir).

Precisa de uma nova impressora?

Se algum destes problemas comuns em impressoras persistir, consulte o serviço de suporte técnico da marca da impressora.

Se a vida útil da sua impressora tem os dias contados, consulte o nosso teste a impressoras para escolher os melhores modelos aos preços mais baixos.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.