PlayStation Plus, Xbox Game Pass e Nintendo Switch Online: qual o melhor serviço de subscrição de jogos?
As principais consolas de jogos, como a PlayStation, a Xbox e a Nintendo Switch, disponibilizam serviços de subscrição que permitem aceder a catálogos de jogos e, em alguns casos, jogar em streaming. Conheça as principais funcionalidades destes serviços.

Os serviços de subscrição de jogos oferecem uma forma prática de aceder a uma vasta biblioteca de jogos, sem a necessidade de comprar cada jogo individualmente. Além do catálogo de jogos, existem diversas funcionalidades integradas nestes serviços.
No caso das consolas de jogos, o modelo de subscrição tem ganho cada vez mais adeptos. Os serviços estão disponíveis nas principais consolas de jogos, como a PlayStation 4, a PlayStation 5, a Xbox One, a Xbox Series S, a Xbox Series X e a Nintendo Switch.
Para os planos de subscrição mais completos e dispendiosos da PlayStation e da Xbox, também pode jogar através de streaming nas respetivas consolas de jogos, em computadores Windows ou Mac e em dispositivos móveis.
Os serviços de subscrição das principais consolas de jogos são PlayStation Plus, Xbox Game Pass e Nintendo Switch Online. Conheça as vantagens e as desvantagens dos três serviços de subscrição de jogos.
Vantagens dos serviços de subscrição de jogos
Cada serviço disponibiliza vários planos de subscrição de jogos com diferentes preços e funcionalidades. Saiba o que considerar na escolha de um plano de subscrição para a sua consola de jogos.
PlayStation Plus
Este serviço de subscrição da Sony está disponível para os utilizadores das consolas PlayStation 4 e PlayStation 5. O PlayStation Plus tem três planos de subscrição:
- PlayStation Plus Essential — 8,99 euros por mês;
- PlayStation Plus Extra — 13,99 euros por mês;
- PlayStation Plus Premium — 16,99 euros por mês.
O PlayStation Plus Essential fornece o modo de multijogador online, o acesso a uma seleção limitada de novos jogos todos meses, a utilização de descontos exclusivos na compra de alguns jogos, o armazenamento online de 100 GB e a funcionalidade Share Play.
O PlayStation Plus Extra beneficia de todos os recursos do plano Essential, e acrescenta o acesso a um catálogo com centenas de jogos.
O PlayStation Plus Premium disponibiliza as funcionalidades dos planos Essential e Extra, e inclui a possibilidade de jogar em streaming a partir da nuvem (em inglês, cloud) no computador, tablet ou telemóvel. Pode aceder também a avaliações de novos jogos e testar alguns títulos na consola através de streaming, sem precisar de os descarregar.
Xbox Game Pass
O serviço de subscrição da Microsoft pode ser utilizado nas consolas Xbox Series S, Xbox Series X e Xbox One, mas também nos computadores com Windows. Existem três planos de subscrição disponíveis:
- Xbox Game Pass Core — 6,99 euros por mês;
- Xbox Game Pass PC — 9,99 euros por mês;
- Xbox Game Pass Ultimate — 14,99 euros por mês.
O Xbox Game Pass Core inclui a jogabilidade online nas consolas Xbox, o acesso a um catálogo com dezenas de jogos e a utilização de descontos na compra de jogos novos.
O Xbox Game Pass PC é direcionado para computadores com o sistema operativo Windows (da Microsoft). Fornece a jogabilidade online, o acesso a um catálogo com centenas de jogos para computador, a utilização de descontos na compra de jogos novos e a integração de uma subscrição à plataforma EA Play. Esta última inclui também um catálogo de jogos, períodos de avaliação experimental e descontos em jogos da EA (Electronic Arts).
O Xbox Game Pass Ultimate fornece todas as funcionalidades dos outros planos, mas permite a utilização nas consolas Xbox e nos computadores com Windows, bem como em dispositivos móveis através de streaming.
Nintendo Switch Online
O serviço de subscrição da Nintendo pode ser jogado apenas na Nintendo Switch. Embora seja o serviço mais barato, o Nintendo Switch Online é menos recheado do que os serviços da PlayStation e da Xbox. Há dois planos de subscrição possíveis:
- Nintendo Switch Online — 3,99 euros por mês;
- Nintendo Switch Online com Pack de Expansão — 39,99 euros por ano.
O Nintendo Switch Online permite jogar vários títulos online, recorrer a uma biblioteca limitada de jogos da Nintendo Switch, aceder a diversos jogos de consolas anteriores da Nintendo (por exemplo, Game Boy, Game Boy Colour, Game Boy Advance, Nintendo 64 e Super Nintendo) e utilizar descontos na compra de jogos ou de itens para jogos.
O Nintendo Switch Online com Pack de Expansão inclui todos os recursos anteriores, mas complementa com o acesso a jogos clássicos da Sega Mega Drive, bem como a jogos e itens para jogos adicionais.
DECO PROteste analisa o catálogo dos serviços de subscrição de jogos
Quantidade de jogos incluídos nas subscrições
Os serviços da PlayStation e da Xbox apresentam nas suas modalidades mais completas — PlayStation Plus Premium, PlayStation Plus Extra e Xbox Game Pass Ultimate — uma quantidade de jogos incluídos nas subscrições, que convergem. Na altura da análise da DECO PROteste, os planos da PlayStation incluíam 485 jogos, e o plano da Xbox incluía 477 jogos.
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Nas modalidades de subscrição mais baratas, a quantidade de jogos é bastante menor. No caso do Xbox Game Pass Core, o catálogo estava limitado a 38 jogos. Já no caso do PlayStation Plus Essential, o funcionamento é diferente: o número de jogos disponíveis por mês é limitado, em regra, a três jogos mensais. Estes jogos podem ser adicionados à sua biblioteca e estão acessíveis apenas enquanto a subscrição estiver ativa.
No caso da Nintendo Switch Online, o número de jogos incluídos nesta subscrição peca em comparação com as restantes: o catálogo está limitado a cerca de dez jogos.
Se o que pretende é o acesso a um vasto catálogo de jogos, os modelos de subscrição PlayStation Plus Premium, PlayStation Plus Extra e Xbox Game Pass Ultimate são as principais opções a ser consideradas.
Popularidade dos jogos incluídos nas subscrições
Além da quantidade de títulos incluídos nas subscrições, a qualidade e a popularidade tem também muita relevância. Para avaliar este critério, a DECO PROteste consultou a lista de jogos mais populares na plataforma IMDB e verificou a percentagem de títulos presentes em cada uma das subscrições.
A PlayStation Plus acaba por ser a subscrição com maior destaque — os planos Premium e Extra têm incluídos cerca de 41% dos títulos mais populares. Já no caso do serviço Xbox Game Pass Ultimate, existem cerca de 24% desses jogos.
Lembre-se de que o seu gosto pessoal pode não corresponder ao da generalidade dos jogadores, mas é um indicador a considerar na escolha do serviço de subscrição de jogos.
Descontos exclusivos em jogos incluídos nas subscrições
No caso da PlayStation Plus, os descontos variam entre 10% e 90% em 491 jogos. O valor médio destes descontos ronda os 46%, o que representa uma redução de preço muito significativa.
Já no Xbox Game Pass, a DECO PROteste encontrou uma quantidade bastante mais reduzida de descontos — 164 jogos. Contudo, os descontos aplicados são muito significativos, pois variam entre 20% e 90%. O valor médio de descontos é de cerca de 66% nos jogos.
O serviço da Nintendo Switch Online também está uns furos abaixo nesta categoria. Pode usar apenas um conjunto de cupões, que permitem aceder a dois jogos à escolha por 99 euros.
Quem tem acesso aos planos de subscrição mais completos (PlayStation Plus Premium, PlayStation Plus Extra e Xbox Game Pass Ultimate), o mais provável é que não sinta a necessidade de adquirir novos jogos, pois beneficiam de um vasto catálogo. Já para quem tem os planos de entrada (Xbox Game Pass Core e PlayStation Plus Essential), a possibilidade de aceder a descontos exclusivos pode ser aliciante.
Jogos clássicos incluídos nas subscrições
Todos os serviços analisados contêm diversos jogos de versões anteriores das respetivas consolas. No caso da PlayStation Plus, os planos Premium e Extra têm disponível um catálogo com 80 títulos clássicos da PSP (PlayStation Portable), PS1 (PlayStation 1) e PS2 (PlayStation 2). Existem também 150 títulos da PS3 (PlayStation 3).
A subscrição do Xbox Game Pass também disponibiliza alguns títulos clássicos, embora em menor expressão — cerca de 30 jogos da Xbox clássica e cerca de 20 jogos da Xbox 360.
Já no caso da Nintendo Switch Online, a variedade de títulos clássicos surpreende pela positiva. Conta com 24 jogos do Game Boy e do Game Boy Advance, e 140 jogos da Super Nintendo e da Nintendo 64.
Versões de teste dos jogos incluídos nas subscrições
Os serviços oferecem também a possibilidade de jogar, por um tempo limitado, alguns dos novos jogos que são lançados.
Mais uma vez, a PlayStation Plus alcança a posição cimeira, ao disponibilizar cerca de 80 jogos disponíveis para teste. Esta opção não está disponível no caso do Xbox Game Pass. A Nintendo Switch Online apresenta apenas uma opção de teste para um único jogo.
Principais funcionalidades dos serviços de subscrição de jogos
Jogabilidade online está disponível em todos os serviços
A possibilidade de jogar online é transversal a todos os serviços de subscrição de jogos. Ao contrário do que sucedia em versões mais antigas das consolas de jogos, a jogabilidade online pode ser acedida apenas por quem subscreva um destes serviços.
Esta funcionalidade permite, por exemplo, fazer um jogo de futebol virtual contra um jogador situado noutra cidade ou noutro país, desde que também subscreva um serviço de jogos.
Compra de itens para jogos ganha cada vez mais expressão
Muitos jogos incluem determinados conteúdos DLC (ou downloadable content), que podem ser acedidos através de um pagamento com dinheiro real. Esta prática é muito comum em jogos de acesso gratuito. Os jogos que integram este modelo de negócio permitem a compra de itens que são, em regra, raros e valiosos (por exemplo, armas, poções, entre outros).
Os itens também podem, por vezes, ser adquiridos com créditos, que são conquistados ao longo do jogo. Mas tende a ser um processo mais demorado e exigente, o que pode ser contornado pela compra dos itens. Em alguns casos, os jogadores podem, por exemplo, comprar uma arma no jogo que lhe permita avançar de nível.
Além disso, os DLC podem consistir em conteúdos que não sejam essenciais para a narrativa do jogo, mas sejam apetecíveis para otimizar a experiência estética (por exemplo, conteúdos cosméticos que alterem a aparência da sua personagem do jogo).
Os subscritores destes serviços têm acesso gratuito a alguns packs com itens. No caso da PlayStation Plus, a DECO PROteste identificou cerca de 50 packs disponíveis. Já na Xbox Game Pass, a quantidade é mais reduzida — menos de 10 packs. Neste parâmetro, a Nintendo Switch Online leva a taça, pois conta com mais de uma centena de itens.
Share Play permite jogar em rede de forma cooperativa
Uma funcionalidade interessante, que está disponível apenas para os utilizadores da PlayStation, é o Share Play. Este recurso permite dar acesso remoto de um determinado jogo a um amigo que esteja à distância.
Mas qual a utilidade do Share Play? Pode, por exemplo, passar o comando do jogo remotamente ao seu amigo para superar o nível onde está “preso” há horas. Neste caso, o amigo não necessita de uma subscrição ativa. Pode também convidar um amigo para jogarem juntos, mas, para isso, o amigo tem de ser subscritor.
Cloud gaming presente em alguns planos da PlayStation e da Xbox
O cloud gaming, ou jogar através de streaming, é uma forma de jogar diretamente através da internet, sem necessidade de fazer download e de instalar jogos na consola ou no computador. Saiba as vantagens e as desvantagens desta funcionalidade.
Pontos fortes
|
Pontos fracos
|
Com o PlayStation Plus Premium consegue aceder a jogos de várias versões das consolas PlayStation (PS5, PS4, PS3 e PSP) e jogar numa consola PS5 ou PS4, bem como em computadores, telemóveis ou alguns televisores (com LG webOS e Samsung Tizen) com a respetiva app. Conta com mais de 300 jogos que disponibilizam esta funcionalidade.
O serviço da PlayStation funcionou de forma satisfatória nos testes da DECO PROteste. Os diferentes jogos avaliados com o cloud gaming iniciaram com tempos de espera reduzidos (cerca de um minuto até o jogo iniciar). Os níveis de resolução também se mantiveram bastante satisfatórios, sendo que foi verificada alguma perda de fluidez e aumento de latência apenas em casos pontuais.
O Xbox Game Pass Ultimate permite jogar nas consolas de jogos, mas também em computadores, telemóveis ou alguns televisores (com LG webOS e Samung Tizen) com a respetiva app. Existem mais de 100 jogos disponíveis com este recurso.
No caso do serviço da Xbox, a funcionalidade do cloud gaming revelou mais inconsistências. A DECO PROteste encontrou tempos de espera elevados em alguns jogos, mas não em todos. Outros jogos alcançaram tempos de espera menores, e o funcionamento é satisfatório.
Que serviço de subcsrição de jogos devo escolher?
A DECO PROteste avaliou diferentes parâmetros como o catálogo de jogos, os descontos na compra de novos títulos, as funcionalidades incluídas nas subscrições (por exemplo, cloud gaming e Share Play), a jogabilidade através de streaming, entre outros.
A escolha do serviço também está limitada à consola que o utilizador já tenha. Neste caso, o mais importante é determinar se compensa optar pelo serviço de subscrição associado ao seu equipamento e analisar qual o plano mais adequado para as suas necessidades.
PlayStation Plus Premium alcança os melhores resultados
O serviço PlayStation Plus Premium é o único dos serviços analisados a alcançar o dístico de Melhor do Teste. Conta com um catálogo de jogos muito completo, inclui diversos jogos clássicos e integra a possibilidade de aceder a testes de jogos. É também o mais enriquecido ao nível das funcionalidades incluídas, como a possibilidade do Share Play e a jogabilidade através de streaming.
A versão mais completa da PlayStation Plus beneficia também de uma gestão de subscrição simples, uma jogabilidade por streaming consistente e um desempenho agradável. Os bons resultados fazem-se acompanhar de um preço de subscrição elevado, o que o torna principalmente adequado para jogadores com exigência por uma grande variedade de jogos em permanência.
Xbox Game Pass Ultimate agrada, mas pode melhorar
Outra opção interessante pode ser o Xbox Game Pass Ultimate, que está disponível nas consolas Xbox Series S, Xbox Series X e Xbox One. O serviço incorpora um catálogo de jogos menos rico do que os planos Premium e Extra da PlayStation Plus, mas não deixa de ser satisfatório. A quantidade de jogos é semelhante, mas inclui menos títulos de jogos clássicos e não permite o acesso a versões de teste de jogos.
Este serviço também conta com a jogabilidade por streaming, mas não disponibiliza o Share Play (que permite jogar em rede de forma cooperativa). A jogabilidade em streaming apresenta um desempenho menos consistente, onde se verificam tempos de espera demasiado elevados em alguns jogos. Ainda assim, a estrutura, a fluidez e as descrições dos jogos agradaram.
Nintendo Switch Online peca pela escassez de jogos incluídos
O Nintendo Switch Online acaba por ser o serviço menos interessante face aos restantes. Apesar de beneficiar de um preço de subscrição acessível, o catálogo de jogos é muito reduzido. Integra, contudo, uma quantidade satisfatória de títulos clássicos da Nintendo, o que torna principalmente adequado para os gamers mais nostálgicos.