Dicas

Como escolher o melhor portátil para jogar

Os melhores portáteis para jogar são versáteis o suficiente para correr os seus jogos favoritos e lidar com todas as tarefas habituais. Saiba como escolher o modelo certo.

Portátil preto com o teclado iluminado a vermelho e uma imagem de jogo de vídeo num ambiente escuro

iStock

Um portátil gaming, ou seja, para jogar, é um modelo projetado para executar programas exigentes do ponto de vista gráfico, como jogos 3D. A maioria tem placas gráficas dedicadas e processadores poderosos, e os modelos de ponta têm extras, como teclados ajustados para uma experiência mais responsiva. 

O que procurar no portátil ideal para jogar

Para escolher o melhor portátil para jogar, tem de ter em conta os seus jogos preferidos – alguns são mais exigentes do que outros –, bem como o seu orçamento.

Para jogar, nem todos os portáteis servem. O mesmo se aplica a muitos portáteis gaming mais antigos, já descontinuados. Quanto maior é o orçamento, maior é a oferta disponível com placas gráficas dedicadas e processadores de elevado desempenho; logo, aumenta também o leque de jogos que poderá executar sem problemas.

Só porque um jogo “funciona”, não significa que será uma experiência agradável. Aspetos como o nível de detalhe e a fluidez da representação dos jogos são fortemente afetados. O Minecraft, por exemplo, pode ser jogado em praticamente qualquer portátil, enquanto um jogo como o Fortnite necessita de máquinas mais poderosas – e, portanto, mais caras.

Como escolher um portátil gaming

Escolher um bom portátil para jogar é fácil quando o dinheiro não é um problema. Complicado é quando o seu orçamento é mais limitado. Veja a seguir o que é fundamental.

Requisitos recomendados e mínimos dos jogos

Tem particular interesse num jogo e pretende saber se o seu portátil dá conta do recado? Ou, ao escolher um portátil novo, quer garantir que não vai ter problemas com esse jogo? Comece por pesquisar na internet quais são os requisitos recomendados para esse jogo. Irá encontrar uma listagem, que, no mínimo, incluirá o espaço de armazenamento em disco necessário, assim como a quantidade de memória RAM, a placa gráfica e o processador recomendados. No entanto, esta informação apenas é útil, para quem tenha um pouco mais conhecimento, uma vez que terá de ser capaz de discernir se o seu processador e a placa gráfica serão superiores aos indicados.

Vai ainda encontrar uma referência aos requisitos mínimos, mas tenha em atenção que um computador com essas especificações, embora seja capaz de executar o jogo, vai apresentar níveis de detalhe e fluidez insatisfatórios.

Placa gráfica dedicada vs. integrada

O fator mais importante para a melhor experiência de jogo é a placa gráfica. É responsável por calcular e criar as imagens que vê no ecrã em jogos, como as 3D. Existem dois tipos de placas gráficas:

  • dedicadas, um componente separado, com o seu próprio processador e memória dedicada, responsável exclusivamente pela criação de gráficos para exibição no ecrã. Embora existam diferenças de desempenho enormes entre diferentes placas gráficas dedicadas, estas permitem sempre que os jogos tenham um melhor desempenho do que num modelo integrado, além de poder ligar o portátil a monitores de alta resolução. No entanto, os aparelhos com placas gráficas dedicadas são mais caros e apresentam, em média, uma menor autonomia de bateria;
  • integradas, o chip faz parte do processador, nos chamados APU (accelerated processing unit), e tem de partilhar recursos, como o sistema de arrefecimento e a memória RAM. Isto não significa que os chips integrados devam ser evitados (jogos simples, como o Minecraft, e jogos antigos funcionarão bem), até porque estes portáteis são mais baratos.

Vejamos as marcas.

Placas gráficas integradas Intel

As placas gráficas Intel HD ou Iris Xe são integradas. O desempenho destes portáteis será muito inferior ao dos que têm placas gráficas dedicadas da AMD e da Nvidia. Para melhorar a experiência com jogos mais avançados, como o Fortnite, terá de alterar as configurações gráficas do jogo (dizemos-lhe como mais à frente).

Em breve, a Intel irá lançar as placas gráficas dedicadas Intel Arc.

Placas gráficas integradas e dedicadas da AMD

A AMD fabrica placas gráficas integradas (AMD Vega) e dedicadas (AMD Radeon RX). Geralmente, os chips integrados da AMD são mais rápidos do que os da Intel, mas ainda assim terá de escolher configurações mais baixas para jogos mais avançados.

Placas gráficas dedicadas da Nvidia

A Nvidia fabrica apenas placas gráficas dedicadas. Os modelos mais recentes que se encontram em computadores portáteis são da gama GeForce, com as letras GTX ou RTX, e os números 10, 20 ou 30, seguidos por mais dois números (como GeForce RTX 3050). Regra geral, quanto mais altos são os números, mais poderosas são as placas gráficas.

Placas gráficas Nvidia de gama baixa: GeForce MX150, MX250.

Placas gráficas Nvidia de gama média: GeForce GTX 1050, 1050 Ti, 1060, 1660 Ti, 1070, 1070 Ti; RTX 3050, 3060.

Placas gráficas Nvidia de gama alta: GeForce GTX 1080, 1080 Ti; RTX 2070, 2080, 3070, 3080.

Especificações do ecrã

Escolher o tamanho do ecrã determina o tamanho do seu portátil, sendo os mais comuns para jogos os de 15 polegadas. Se o portátil for muito pequeno, o aparelho terá maior dificuldade em gerir o calor produzido pelo processador e pela placa gráfica durante as sessões de jogo.

Em relação à resolução, um ecrã de 1440p oferece o compromisso perfeito entre alta resolução e um desempenho de jogo aceitável. No entanto, a placa gráfica (ver atrás) tem de fornecer suficientes frames por segundo para obter uma experiência fluida. Apenas as placas gráficas mais caras (como a Nvidia RTX 3080 Ti) são capazes de executar jogos AAA (as chamadas grandes produções das produtoras de jogos) em resolução 4K com as melhores configurações e, mesmo assim, nem sempre a 60 frames por segundo (considerado confortável).

Quanto à taxa de atualização, valores de frames por segundo mais altos (120 Hz ou 144 Hz, em vez dos 60 Hz clássicos) adicionam muito conforto para jogos rápidos. No entanto, uma resolução e uma taxa de atualização mais altas serão mais exigentes para a placa gráfica. Dependendo do jogo, do seu sistema e das predefinições, poderá ter de fazer concessões.

Se pretende ligar um monitor gaming externo, escolha um portátil com uma DisplayPort. Recomendamos que o monitor tenha uma entrada DisplayPort (a maioria tem).

As melhores marcas de portáteis gaming

A maioria dos principais fabricantes de portáteis tem igualmente marcas específicas para jogos, existindo também algumas marcas de nicho. Eis os nomes a que deve estar atento.

  • Acer: vende portáteis gaming sob as marcas Acer e Predator. Geralmente, os modelos gaming Acer terminam com a letra G, enquanto os Predator são todos para jogadores.
  • Asus: possui duas submarcas de jogos, TUF e RoG (Republic of Gamers). Os TUF destinam-se a jogos de gama média, enquanto os RoG são portáteis para jogos de especificações mais altas, com desenho condizente, luzes coloridas e designs agressivos.
  • Dell: a gama básica de jogos da Dell é conhecida por Série G. A Dell também possui a marca Alienware, que consiste em portáteis muito sofisticados, com designs apelativos.
  • HP: a linha de portáteis Pavilion Power é a gama intermédia da HP, sendo que muitos são adequados para jogos. A HP também possui a marca Omen, que representa portáteis gaming caros.
  • Lenovo: a maioria dos portáteis gaming da Lenovo são vendidos sob a marca Legion. No geral, são de gama alta e têm designs muito mais empresariais do que algumas das marcas de portáteis gaming aqui referidas.
  • Razer: é menos familiar para os consumidores de portáteis comuns, sendo uma marca conhecida pelos seus equipamentos gaming finos e leves. Todos têm um preço elevado e são feitos de materiais premium, ecrãs de especificações altas e componentes poderosos.
  • Gigabyte: marca predominantemente de jogos, com três linhas de produtos: Gigabyte (computadores empresariais com recursos gaming), Aero (computadores para design gráfico com recursos gaming) e Aorus (para jogos de alto desempenho).
  • MSI: semelhante à Gigabyte, oferece uma enorme variedade de portáteis gaming, com preços variáveis, desde modelos básicos de gama média, até monstruosos portáteis gaming que custam vários milhares de euros.

Também pode jogar num MacBook, mas isso irá depender do portátil e do jogo. Os MacBooks mais recentes vêm com os processadores M1 ou M2. Dependendo do modelo, têm uma placa gráfica boa a muito boa, mas estes dispositivos são mais voltados para design gráfico ou edição de vídeo. Se o jogo for compatível com o Apple Silicon, conseguirá uma experiência normal a boa. Se não, o jogo pode ser muito lento.

Existem muitos jogos compatíveis com computadores Mac na loja de jogos online Steam, mas a seleção é muito menor do que a que encontra para Windows. Pode instalar o Windows 10 num MacBook – exceto nos mais recentes com processadores M1 ou M2 – usando o Boot Camp, que é a ferramenta oficial da Apple para instalar outros sistemas operativos a par do seu MacOS. Mas atenção, esta é uma solução com limitações.

Quanto custam os portáteis gaming?

Deixamos recomendações muito gerais para alguns jogos populares, quanto pode gastar num portátil para jogar esses jogos e as especificações que deve procurar.

  • Portáteis para Minecraft e jogos retro: é possível que um portátil básico de cerca de 400 euros seja suficiente para lidar com o popular jogo Minecraft. Quanto à RAM, atualmente uma memória DDR4 de 8 GB é o mínimo. Se pretende desencantar alguns dos seus velhos jogos de meados dos anos 2000, pode comprar um portátil usado com uma placa gráfica dedicada por menos de 400 euros. É ainda possível emular (utilizar noutro tipo de sistemas) jogos retro num Raspberry Pi com RetroPie.
  • Portáteis para World of Warcraft, FIFA, Rocket League e similares: para estes, terá de gastar pelo menos 500 euros. Procure um processador Intel Core i3 ou i5 e placa gráfica Intel Iris Xe, ou um AMD Ryzen 3 com placa gráfica AMD Vega 6/8. Estes não oferecem uma experiência brilhante (terá de baixar muitas das configurações gráficas e a resolução do jogo para obter uma fluidez aceitável), mas permitem jogar a este tipo de títulos. Com um investimento de cerca de 700 ou 800 euros num portátil com uma placa gráfica Nvidia GeForce GTX 1050 ou AMD RX 560, conseguirá uma boa experiência de jogo.
  • Portáteis para Fortnite, Apex Legends, Playerunknown's Battlegrounds, Tomb Raider, Far Cry 5, GTA V, Fórmula 1, Call of Duty Black Ops 4 e similares: para uma experiência de jogo aceitável, irá necessitar, no mínimo, de 700 ou 800 euros, procurando pelo menos uma placa gráfica Nvidia GeForce GTX 1050 ou AMD RX 560. Para uma ótima experiência em resoluções mais altas e melhores configurações gráficas, já terá de gastar mais de 1000 euros, procurando por uma Nvidia GTX 1650, 1660 ou 1660Ti, ou AMD RX 580. Não recomendamos jogar estes jogos em portáteis com placas gráficas Intel ou AMD integradas. Tenha também em consideração o processador: Intel Core i5 ou i7 ou AMD Ryzen 5 ou 7 com sufixo H para garantir a melhor experiência possível. Para títulos exigentes, recomenda-se pelo menos 16 GB de memória RAM.

Como poupar dinheiro

O preço dos portáteis gaming cai mais significativamente do que o de qualquer outro tipo de portátil, especialmente depois de estarem no mercado há alguns meses. Isto acontece porque os jogadores são um segmento de consumidores especialmente exigentes, que deseja sempre os componentes mais novos e poderosos.

Por isso, para obter o melhor valor, compre um portátil para jogar com pelo menos três meses de permanência no mercado. Também vale a pena explorar o mercado para se ir habituando aos preços dos portáteis e conseguir reconhecer melhor um bom negócio quando aparece.

E os computadores de secretária (desktops)? Os computadores de secretária são uma opção mais barata em comparação com os portáteis. Têm um melhor desempenho, porque o processador e a placa gráfica são menos limitados pelo calor e pelo consumo de energia. Os componentes também podem ser atualizados ao longo do tempo, enquanto os dos portáteis não: esta questão é muito importante no mercado de jogos em rápida evolução.

No entanto, se não tem espaço para acomodar todos os componentes de um computador de secretária (torre volumosa, monitor e teclado), ou precisa de estar sempre em movimento, um portátil gaming é realmente aquilo de que precisa.

Como acelerar os seus jogos

Quase todos os jogos têm configurações ajustáveis. Diminuir a fidelidade gráfica ajuda os portáteis menos potentes a correr jogos avançados, embora os torne muito menos realistas, menos brilhantes e com menos efeitos especiais, tais como explosões, efeitos de luz e poeira, por exemplo.

As configurações que apresentamos a seguir são as mais comuns em jogos 3D. Saiba como usá-los para melhorar o desempenho se o seu portátil estiver em dificuldades.

  • Frame sync/Vsync: ter esta definição ativa pode reduzir significativamente o desempenho do portátil, sobretudo nos mais baratos. Desligue para uma experiência mais fluida.
  • Detail: regra geral, há várias configurações de detalhe, de High a Low. Mude todos para Low, e depois vá aumentando um por um, até ficar satisfeito com a aparência e a fluidez do jogo. 
  • Anti-aliasing: suaviza bordos irregulares, mas pode ser muito exigente para a sua placa gráfica. Desligue ou reduza para melhorar o desempenho.
  • Filtragem anisotrópica: faz com que os elementos que estão distantes pareçam mais nítidos. Desligue ou reduza para melhorar o desempenho.
  • Motion blur: é uma configuração estranha, que pode tornar os jogos mais lentos e menos nítidos. A maioria das pessoas nem sequer gosta deste efeito, por isso, pode desligá-l.;
  • Fullscreen: se puder, certifique-se de que esta configuração está definida para 'exclusivo'. Desta forma, enquanto estiver a jogar, a placa gráfica ficará dedicada ao jogo, ignorando outros programas.
  • Resolução: é a forma mais fácil de melhorar o desempenho. Reduzindo a resolução, a placa gráfica tem de lidar com menos pixels. No entanto, isto tem um grande impacto na nitidez, por isso, verifique as restantes configurações antes de ajustar a resolução.

Utilizadores avançados de Windows conseguem reduzir a tensão fornecida ao processador e à placa gráfica. Isto é feito gradualmente: desde que o processador e a placa gráfica ainda funcionem (imediatamente antes de o ecrã ficar azul), esses componentes irão produzir menos calor para o mesmo desempenho. Menos calor para o sistema significa um melhor desempenho durante as sessões de jogo.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.