Dicas

Como definir um herdeiro da conta de Facebook

Pretende que, após o seu falecimento, a conta de Facebook tenha um herdeiro? Siga os sete passos e atribua a um dos seus contactos a honra de gerir o seu perfil nesta rede social.

Especialista:
Editor:
26 abril 2024
Smartphone com página do Facebook aberta

iStock

Já pensou no que acontece à sua conta de Facebook quando falecer? Se não fizer nada, permanecerá exatamente como a deixou. No entanto, pode definir um herdeiro, que irá geri-la após o seu falecimento. E aqui terá duas hipóteses: indicar que pretende que a conta seja convertida num memorial – gerido, então, pelo seu herdeiro – ou que seja desativada e eliminada e, desta forma, quando alguém informar o Facebook do seu falecimento, todos os dados relativos ao perfil (mensagens, fotografias, publicações, comentários, reações e informações) serão apagados permanentemente.

Qual é o papel do herdeiro da minha conta?

Antes de definir a pessoa que quer que gira a conta por si, é importante perceber qual é o papel do herdeiro. Suponhamos que elege um filho, ou filha, como herdeiro(a) do seu perfil no Facebook. Após o falecimento, ele(a) será capaz de gerir as publicações de homenagem – incluindo quem pode publicar ou ver as publicações –, eliminar permanentemente o perfil, aceitar pedidos de amizade e atualizar as fotografias de perfil e de capa.

No processo de seleção do herdeiro, poderá, ainda, decidir se permite a essa pessoa descarregar uma cópia do seu arquivo de dados, que inclui publicações, fotografias, vídeos e informações sobre o perfil. Saiba, ainda, que a escolha que fizer do herdeiro pode ser revertida a qualquer momento. Para tal, basta repetir o caminho que fez para o definir e, de seguida, alterar o contacto.

Como definir um herdeiro?

São sete simples passos que terá de dar para definir a pessoa que vai gerir a conta de Facebook, após a sua morte. Veja o passo-a-passo em baixo e dê ao seu perfil um herdeiro.

 

O que é um perfil memorial?

No fundo, é uma página de Facebook em sua homenagem. Neste perfil, que será identificado, junto do nome da pessoa, com a indicação de "Em memória", os amigos – exceto os eventualmente bloqueados pelo contacto legado – podem partilhar memórias na cronologia e visualizar os conteúdos que haviam sido enviados por si, em vida. Assim, a conversão do seu perfil num memorial vai permitir aos seus amigos e familiares consultarem publicações antigas e partilharem recordações. Permite ainda manter a conta segura, impedindo que alguém consiga iniciar sessão, sem autorização.

Por defeito, na ausência da nomeação de um herdeiro, os perfis são convertidos numa conta memorial, sempre que o Facebook receber a informação do falecimento do titular. Mas saiba que um perfil memorial, sem um contacto legado, não pode ser alterado.

Um amigo próximo faleceu, posso pedir que o seu perfil passe a memorial?

Se o seu amigo, ou familiar, não tiver definido a opção de eliminação do perfil antes do óbito, é possível solicitar esse pedido ao Facebook. Para tal, deverá aceder a um formulário, disponível na rede social: basta, no "Centro de ajuda", escrever "Pedido de conversão em memorial", e irá ter ao tal formulário. Neste, terá de identificar o perfil da conta da pessoa que faleceu, a data do falecimento e a documentação que comprova o sucedido (a certidão de óbito, por exemplo).

Se o proprietário, em vida, tiver optado pela eliminação da conta, é nesta fase que o Facebook a remove. Defina o herdeiro do seu perfil, e durma descansado.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar