Os auscultadores noise cancelling incluem sistemas que reduzem substancialmente os ruídos externos. Estes modelos são ideais para concentração, viagens ou música imersiva. Se é subscritor da DECO PROteste e procura uns auscultadores com cancelamento de ruído, faça login para ver os melhores do teste.

Ver mais

Características

A integração de sistemas de redução ativa de ruído é cada vez mais frequente. Estas soluções, numa fase inicial, correspondiam, invariavelmente, a custos de aquisição bastante superiores. Atualmente, já se conseguem encontrar vários auscultadores com sistemas de redução ativa de ruido realmente eficazes, sem que isso implique uma mossa grande no preço.

Estes aparelhos incluem microfones que captam o som envolvente e criam um som que esteja desfasado de 180º, o que ajuda na neutralização dos ruídos circundantes.

Este tipo de auscultadores é bastante mais eficiente a neutralizar ruídos com baixas frequências (os sons graves), visto que a maior parte dos ruídos provenientes de motores (de avião, autocarro, por exemplo), está concentrada nessa gama de frequências. 

Desempenho

Consoante os modelos, existem diferenças de desempenho consideráveis. Em alguns casos, a qualidade de som obtida, quando a redução ativa de ruído está ligada, é mais reduzida. Mas também, nesse aspeto, os aparelhos têm melhorado. O que acontece, por norma, é uma diminuição da gama dinâmica sonora, com uma redução de impacto na reprodução dos sons mais graves (porque estão na gama de frequências que está a ser anulada, devido ao ruído circundante).

Nos aparelhos com pior avaliação, a influência da redução ativa de ruído é praticamente impercetível. Noutros aparelhos, os ruídos nas frequências mais baixas são praticamente bloqueados na sua totalidade.