Centros de saúde: um mês à espera da consulta
Após 14 anos a subir, a satisfação com os centros de saúde desceu ligeiramente, muito devido ao tempo de espera por consultas. Globalmente, o Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto V - Porto Ocidental é o que mais satisfaz.

Em cinco estudos que realizámos, este é o primeiro em que os valores da Satisfação Global não sobem em relação aos anos anteriores, verificando-se mesmo uma ligeira descida: de 62, em 2014, para 61, numa escala até 100 pontos. Esta avaliação é fortemente influenciada pelo elevado tempo de espera por consultas com o médico de família, revela o nosso inquérito a 4958 portugueses. As respostas permitem avaliar o nível de satisfação (elevada, média ou baixa) dos utentes inquiridos com 50 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS).
Os utentes aguardam uma média de 28 dias entre a marcação e a consulta - 41 dias, no caso dos que não têm médico de família. O Norte é a região com a resposta mais lenta (32 dias, em média) e o Alentejo, com a menos demorada (20 dias, em média). Os ACeS Alentejo Litoral e Mondego apresentam o menor tempo de espera (18 dias, em média). Do lado oposto, encontram-se 11 agrupamentos, situados de norte a sul do País, com esperas médias entre 38 e 42 dias.
Quase metade dos inquiridos, ao nível nacional, aponta uma espera superior a três semanas, ou seja, fora do tempo de resposta imposto por lei para estas situações (15 dias úteis).
Os serviços de enfermagem são menos problemáticos: 47% dos inquiridos indicam ter conseguido atendimento, no máximo, no dia seguinte, e apenas 15% esperaram mais de uma semana. Ainda assim, a situação é menos favorável do que em 2014, quando 58% viam as suas pretensões satisfeitas no dia seguinte.
Médico de família em alta
Seis em cada 10 inquiridos estão satisfeitos com o médico de família. A competência e a pontualidade e assiduidade são os critérios que mais pesam na avaliação. O nível de satisfação com o primeiro critério é de 79 pontos (em 100); no segundo, o valor desce para 73 pontos. A esta apreciação não será alheio o facto de quase metade dos inquiridos só ter entrado no gabinete 30 minutos (ou mais) após a hora marcada.
Os inquiridos que escolheram o médico mostraram-se mais agradados com seu desempenho do que os que não tiveram essa oportunidade. O tempo que o médico dedica ao paciente e a forma como o envolve nas decisões sobre os cuidados de saúde são outros pontos a melhorar: apenas 54% e 57% dos inquiridos, respetivamente, se mostraram verdadeiramente satisfeitos com a prestação do profissional nestes aspetos. Ainda assim, globalmente, o médico de família é o elemento que mais satisfação gera nos cuidados de saúde primários, tendo obtido 76 pontos, num máximo de 100. Os serviços de enfermagem receberam 72, e os serviços administrativos, 61 pontos.
Centros de saúde no Grande Porto à frente
No geral, o funcionamento dos centros de saúde desagrada a 40% dos inquiridos. As áreas que merecem reparo pouco mudaram nos últimos 20 anos. Além dos tempos de espera pelas consultas, os utentes queixam-se dos serviços disponíveis, como a falta de consultas de outras especialidades e exames médicos, dos cuidados ao domicílio, por serem escassos ou funcionarem mal, e do atendimento telefónico.
Relativamente às consultas da especialidade, o Governo tem prometido dentistas, psicólogos e nutricionistas para os centros de saúde. Foram feitas algumas contratações, nomeadamente de dentistas, mas continuam a não satisfazer as necessidades e as expetativas.
Globalmente, o ACeS Porto V, com 75 pontos, destaca-se claramente dos restantes. Os utentes estão satisfeitos, em particular, com os horários de funcionamento e a acessibilidade à sua unidade de saúde (distância de casa e facilidade em chegar, entre outros). Tal como a maioria dos inquiridos ao nível nacional, os que pertencem a este ACeS mostram-se desagradados com o atendimento telefónico.
Na cauda da tabela estão sete agrupamentos: Pinhal Litoral, Sintra, Lisboa Central, Alentejo Litoral (ULS Litoral Alentejano), Arrábida, Algarve II - Barlavento e Amadora. Há ligeiras variações na Satisfação Global entre eles, mas, em termos estatísticos, a diferença não é significativa.
Os dados deste estudo foram obtidos através de um questionário enviado pelo correio, em outubro e novembro de 2018, a uma amostra da população adulta estratificada por sexo, idade e região, e através de um questionários online. Os resultados refletem a opinião dos inquiridos sobre o funcionamento dos centros de saúde
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Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) | Tempo de espera por umaconsulta com o médico de família | Eficiência dos serviços administrativos | Acessibilidade | Satisfação Global |
---|---|---|---|---|
Grande Porto V - Porto Ocidental | 70 | 72 | 81 | 75 |
Baixo Mondego | 69 | 71 | 79 | 71 |
Grande Porto VI - Porto Oriental | 61 | 69 | 80 | 69 |
Entre Douro e Vouga I - Feira e Arouca | 56 | 68 | 81 | 69 |
Cávado I - Braga | 56 | 62 | 80 | 68 |
Douro I - Marão e Douro Norte | 65 | 68 | 80 | 68 |
Alto Minho | 56 | 68 | 76 | 68 |
Grande Porto IV - Póvoa de Varzim/Vila do Conde | 63 | 65 | 75 | 68 |
Alto Ave - Guimarães, Vizela e Terras de Basto | 58 | 73 | 83 | 67 |
Tâmega III - Vale do Sousa Norte | 51 | 64* | 79 | 67 |
Matosinhos | 57 | 69 | 79 | 67 |
Lisboa Norte | 62 | 63 | 72 | 66 |
Entre Douro e Vouga II - Aveiro Norte | 58 | 60 | 81 | 65 |
* Dado o número limitado de respostas neste critério, os números devem ser vistos apenas como tendências.
Em outubro e novembro de 2018, enviámos questionários pelo correio a uma amostra da população adulta estratificada por sexo, idade e região. Complementámos com um questionários online. Recebemos 4958 respostas válidas, que permitiram avaliar o nível de satisfação destes utentes para 50 Agrupamentos de Centros de Saúde. O grupo que se segue satisfaz medianamente os inquiridos. A avaliação é feita numa escla com um máximo de 100.
Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) | Tempo de espera por umaconsulta com o médico de família | Eficiência dos serviços administrativos | Acessibilidade | Satisfação Global |
---|---|---|---|---|
Lisboa Ocidental e Oeiras | 58 | 63 | 79 | 64 |
Baixo Vouga | 59 | 64 | 80 | 64 |
Cascais | 57 | 60 | 73 | 64 |
Grande Porto VII - Gaia | 54 | 66 | 79 | 63 |
Grande Porto II - Gondomar | 54 | 62 | 75 | 63 |
Médio Tejo | 59 | 64 | 81 | 63 |
São Mamede (ULS Norte Alentejano) | 61 | 60 | 77 | 63 |
Grande Porto III - Maia/Valongo | 52 | 64 | 76 | 62 |
Lezíria | 55 | 63 | 80 | 62 |
Tâmega II - Vale do Sousa Sul | 59 | 58 | 79 | 62 |
Alentejo Central | 57 | 63 | 78 | 62 |
Grande Porto VIII - Espinho/Gaia | 55 | 62 | 78 | 62 |
Tâmega I - Baixo Tâmega | 52 | 61 | 69 | 61 |
Oeste-Norte | 60 | 61 | 77 | 61 |
Alto Trás-os-Montes I – Nordeste | 52 | 67 | 76 | 61 |
Guarda (ULS Guarda) | 53 | 62 | 70 | 61 |
Grande Porto I - Santo Tirso/Trofa | 47 | 56 | 80 | 60 |
Dão Lafões | 55 | 55 | 74 | 60 |
Baixo Alentejo (ULS do Baixo Alentejo) | 52 | 63 | 82 | 60 |
Ave / Famalicão | 51 | 56 | 75 | 59 |
* Dado o número limitado de respostas neste critério, os números devem ser vistos apenas como tendências.
Em outubro e novembro de 2018, enviámos questionários pelo correio a uma amostra da população adulta estratificada por sexo, idade e região. Complementámos com um questionários online. Recebemos 4958 respostas válidas, que permitiram avaliar o nível de satisfação destes utentes para 50 Agrupamentos de Centros de Saúde. Apresentamos, de seguida, os que geram baixa satisfação, numa escala com um máximo de 100.
Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) | Tempo de espera por umaconsulta com o médico de família | Eficiência dos serviços administrativos | Acessibilidade | Satisfação Global |
---|---|---|---|---|
Pinhal Interior Norte | 49* | 65 | 74* | 57 |
Almada / Seixal | 51 | 59 | 75 | 57 |
Cávado III - Barcelos/Esposende | 47 | 57 | 76 | 57 |
Oeste Sul | 53 | 56 | 72 | 56 |
Beira Interior Sul (ULS Castelo Branco) | 54* | 54* | 68 | 55 |
Cova da Beira | 53 | 61 | 80 | 55 |
Estuário Do Tejo | 45 | 54 | 77 | 54 |
Loures/Odivelas | 49 | 55 | 73 | 54 |
Algarve I - Central | 55 | 57 | 71 | 54 |
Arco Ribeirinho | 44 | 53 | 73 | 53 |
Pinhal Litoral | 46 | 55 | 72 | 52 |
Sintra | 46 | 53 | 68 | 52 |
Lisboa Central | 44 | 51 | 72 | 50 |
Alentejo Litoral (ULS Litoral Alentejano) | 42 | 48 | 76 | 49 |
Arrábida | 39 | 51 | 65 | 49 |
Algarve II - Barlavento | 44 | 52 | 69 | 49 |
Amadora | 45 | 50 | 68 | 48 |
* Dado o número limitado de respostas neste critério, os números devem ser vistos apenas como tendências.