Notícias

Lavanda cítrica afasta moscas?

Existem diversos truques para controlar a presença de moscas em casa. Há quem opte por soluções naturais, como a lavanda cítrica. Mas a eficácia e a segurança de alguns destes métodos carecem de evidências científicas.

23 agosto 2023
Mosca pousada numa janela dentro de casa

iStock

Com o tempo quente instalado, os insetos parecem coordenar forças para invadir as casas e incomodar os residentes. Por exemplo, as moscas domésticas adultas têm um curto ciclo de desenvolvimento e uma elevada taxa de reprodução, o que resulta no aumento rápido do número da sua população.

A pesquisa de soluções na internet para repelir as moscas em casa pode gerar resultados que carecem de investigação e induzir as pessoas em erro. Algumas recomendações são baseadas na utilização de materiais comuns, como plantas, sabonetes, vinagre, entre outros.

lavanda cítrica, por exemplo, parece estar na moda e costuma ser apontada como um bom repelente natural de moscas por conter um composto químico com um odor capaz de afastar estes insetos. Daí que se diga, com frequência, que as moscas não gostam de odores fortes. Mas a verdade é que não há indicação de que qualquer odor mantenha as moscas afastadas.

Lembre-se de que a maioria das recomendações de compostos naturais para evitar pragas que costumam circular na internet não têm evidências científicas quanto à sua eficácia e segurança.

Mas, afinal, como manter as moscas longe de casa?

Evite a entrada das moscas em casa

Antes de deitar mão ao inseticida, que tem substâncias nocivas, a primeira medida a tomar é evitar que as moscas entrem na sua casa.

Uma limpeza básica das matérias que atraem as moscas pode ser essencial para controlar o seu aparecimento e evitar que larvas se desenvolvam. Por isso, deve eliminar com maior regularidade os resíduos de alimentos, de animais e de lixo doméstico para ver resultados benéficos, especialmente nos dias de maior calor.

As moscas também podem ser afastadas por cortinas, ventoinhas, redes mosquiteiras, ou ao manter as portas e as janelas fechadas.

Tente ainda limitar potenciais abrigos para as moscas pousarem à porta de sua casa, eliminando tudo o que as possa atrair.

5 produtos para eliminar moscas

Caso as moscas já se encontrem dentro de casa, pode recorrer a alguns dispositivos para o ajudar na árdua tarefa de as eliminar.

Armadilhas de luz ultravioleta

Além de eliminarem moscas, as armadilhas de luz ultravioleta são eficazes também para outros insetos voadores. O dispositivo gera um choque elétrico que é fatal para estes insetos.
Please fill the source and the alt text 

Armadilhas para janelas

É uma boa ideia instalar armadilhas junto das janelas, pois é a zona onde se verifica uma maior circulação de moscas. Existem soluções clássicas, como as redes mosquiteiras. Mas também pode encontrar armadilhas que se colocam nas janelas com uma parte adesiva e, por isso, permitem capturar os insetos.
 

Tubos ou fitas adesivas

Servem para capturar moscas ou outros insetos voadores, de modo a que estes fiquem presos na parte adesiva. Não recorrem à libertação de produtos químicos nem à emissão de odores.

 

Sprays inseticidas

São produtos que libertam substâncias químicas que matam as moscas por envenenamento.

Please fill the source and the alt text  

Mata-moscas

Um método clássico concebido para atingir fatalmente as moscas com um golpe certeiro.

Please fill the source and the alt text  

Que riscos para a saúde representam as moscas?

As moscas domésticas transportam centenas de espécies de organismos patogénicos, incluindo bactériasfungos vírus.

Alguns destes agentes patogénicos podem aderir às cerdas ou restantes estruturas externas da mosca, mas outros são consumidos e multiplicados no interior do inseto.

Existe uma grande possibilidade de as moscas contaminarem os alimentos. Em regra, as moscas pousam, caminham, defecam e regurgitam sobre os alimentos, mas não deixam vestígios visíveis. Logo, na maior parte dos casos, o consumidor não se apercebe de que pode ter ocorrido a transmissão de bactérias, vírus ou fungos. 

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.