Reclamações públicas

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P. L.
11/09/2024

Auto notificação indevido - viatura de outra pessoa

Exmos. Senhores, Bom dia, No passado dia 6 de Julho de 2024, estive nas vossas instalações em Almada para apresentar defesa referente ao auto de contraordenação nr. 033681880 . Entretanto, como não obtive resposta, já procedi ao pagamento da contraordenação para não ter outros problemas associados. Exijo no entanto que me devolvam o valor pago de 60 eur, pois como referi na defesa apresentada, a viatura não me pertencia à data da contraordenação, e tal podem com certeza verificar junto das entidades competentes. Aguardo a vossa resposta em conformidade. Cumprimentos, Pedro Lopes

Resolvida
P. D.
10/09/2024

Falha dos procedimentos e de responsabilidade

Exmos senhores, Venho por este meio reclamar a falta de profissionalismo e ausência de resposta por parte de empresa que presta serviços. O meu distico caducou no passado mês de maio, onde eu solicitei por via web o novo, enviando os mesmos documentos que enviei a primeira vez, dentro do prazo. A resposta que recebi , encontra se em anexo. No passado dia 4 de setembro , recebi uma multa de estacionamento em lugares reservados para residentes, de 60€, quando tinha o dístico ( caducado) , quando tinha recebido um e-mail a comunicar que o meu pedido tinha sido feito com sucesso e nunca mais recebi um novo ou alguma informação a solicitar o documento em falta. que so soube que estava em falta apos me ter dirigido a SEDE, para saber o porque ainda não ter recebido o dístico e questionar a multa. o documento que supostamente esta em falta , não me foi solicitado na elaboração do primeiro dístico. Infelizmente não me conseguiram explicar nada, o único que me disseram é que " me deveriam ter respondido e não sabem porque não o fizeram...e que o colega que multou se "engano" e que não podiam fazer nada, e o único que me cabia a mim era fazer uma reclamação e assim o fiz no livro de reclamação. É inadmissivél exigirem que cumprissemos com os prazos e procedimentos requeridos pela empresa que presta serviços, quando eles mesmos não o fazem e não as cumprem. exigo o abono do pago da multa, uma vez que não deveria ter sido prescrita, tendo em conta que por minha parte ficou tudo feito e dentro dos prazos pretendidos, os colaboradores desconhecem os procedimento corretos e tambem não conseguem informar os seus clientes sobre seja o que for. No entanto passar as multas , mesmo sendo injustas e sem dar tempo de reclamar.

Encerrada
F. R.
29/07/2024

Problemas com o pago do estacionamento

Exmos. Senhores, Desde o 22 de julho que cheguei em Almada, tenho tido diferentes problemas com o estacionamento do Morro de Cacilhas que já relatei à empresa e passo a enumerar: 1. No parquímetro desse estacionamento não se pode comprar passe semanal (embora que a princípios deste mês eu mesma já tenha comprado esse passe semanal na máquina, antes da subida -desorbitada- de preço). 2. Ante essa impossibilidade, tentei comprar um passe diário e também não consegui. Finalmente, coloquei o preço do passe diário (2,40€) mas o ticket impresso só cubría 4 hs (anexo ticket). 3. Consultado no escritório que a empresa tem na Avenida 25 de Abril de 1974, em Almada, confirmo que só posso comprar o passe semanal através da Via Verde ou da Easypark. Como não sou utente de Via Verde, devo usar o Easypark que me conta 1,44€ pela gestão (fiz reclamação na loja sobre este assunto, documento que também anexo). 4. Finalmente, e para a minha surpresa, depois de pagar um bilhete semanal, tenho uma multa por estacionar sem pagar no 26 de julho, que também anexo . Por todas estas questões, não tenho a certeza se todas estas actuações da empresa são incompetência da mesma ou uma forma propositada de recadar mais dinheiro e complicar o uso dos serviços para o cidadão. Em qualquer caso, além da eliminação da multa, solicito uma resposta às minhas reclamações e o reembolso do ticket mal cobrado. Cumprimentos. R.M.R.

Resolvida
N. C.
19/04/2022

Multa de Estacionamento

Exmos Senhores,Eu, Contribuinte, NIF: 200346563, proprietário do veículo matricula 22-CS-54, venho por este meio apresentar a minha indignação/exclamação face ao aviso de multa referente ao estacionamento sito no Aviso nº: PR-5995-2022 de 07/04/22 (em anexo).Desloquei-me no dia 07/04/22 à Conservatória do Registo Civil de Almada e desconhecia por completo a existência de restrições ao estacionamento no que concerne à Zona Exclusiva de Moradores.Na zona onde estacionei não existia nenhum sinal vertical a informar que o estacionamento era proibido ou exclusivo para moradores. Verifiquei a existência de garagens e veículos estacionados incorrectamente na faixa central que respeitei tendo estacionado no topo da praceta local onde não existem prédios/garagens como podem constatar na imagem em anexo referente ao estacionamento do veículo 22-CS-54.Apercebi-me posteriormente quando interpelei 2 colaboradores da empresa Wemob, a indagar sobre qual o motivo do aviso/multa, que existia um sinal vertical à entrada com restrição ao estacionamento. Como podemos constatar na imagem em anexo, para o condutor que faz o acesso à praceta, o sinal de estacionamento exclusivo a moradores, está encoberto por outro sinal vertical sendo praticamente imperceptível.

Encerrada
I. L.
15/03/2022

Multa estacionamento

Venho por este meio comunicar a incompetência e falta de esclarecimento acerca de uma multa estacionamento prescrita pela empresa wemob em Almada. Há 10 anos que tenho carta de condução e nunca recebi uma multa estacionamento. No primeiro mês que tive um distico de morador nesta empresa, consigo ser multada numa zona restrita a moradores sem nenhuma explicação. Ameaçam agravamento da multa caso a mesmo não seja paga nos primeiros 15 dias úteis mas nem no aviso deixado no carro nem via email me são fornecidos quaisquer dados pagamento! Como é que isto é real e possível em 2022?

Encerrada
F. L.
28/02/2022

Devolução Valor Coima

Exmos Senhores No dia 29/06/2021 o meu veículo foi autuado na Costa de Caparica com o tipo de infração:Estacionou o veiculo sem o pagamento da taxa fixada nos termos do Regulamento das ZEDL. No dia seguinte, dirigi-me aos V/serviços para esclarecimento de toda a situação, tendo sido informado que o talão estava virado para baixo o que (obviamente) não permitiu a verificação pelo fiscal. Paguei a multa e apresentei a contestação da mesma, tendo recebido, por carta datada de 07/07/2021 uma resposta indeferida ao meu pedido. Por não concordar, nem aceitar a decisão, apresentei em 12/07/2021 uma reclamação, no livro de reclamações legalmente disponível para o efeito.Mesmo tendo conhecimento da não obrigatoriedade de uma resposta da empresa ao cliente quando a reclamação é efetuada por esta via, no inicio de setembro contactei telefonicamente a WeMob tendo sido informado que a minha reclamação no livro (vermelho) iria ter também uma resposta (por carta registada), procedimento aliás praticado por algumas empresas.Por continuar sem ter qualquer resposta, efetuei em 13/10/2021 um novo contacto telefónico em que a informação obtida, foi de inexistência de qualquer resposta da empresa e que a mesma virá a ser dada pela ASAE, mas foi sugerido que efetuasse um pedido de informação para o e-mail da empresa.Até este momento continuo sem qualquer informação o que confirma a arrogância e a prepotência da empresa no relacionamento com os seus clientes.Conforme já referi e reconhecendo que o titulo do estacionamento (válido) estando “virado para baixo” não permitiu efetuar a fiscalização, mas não podemos confundir a impossibilidade de fiscalizar, com o tipo de infração que gerou a coima: “Estacionou o veiculo sem o pagamento da taxa fixada nos termos do Regulamento das ZEDL”, pois no dia seguinte à ocorrência, demonstrei nas vossas instalações, que tinha sido paga a taxa fixada.Com os meus cumprimentos Fernando Lourenco

Encerrada
A. M.
23/02/2022

Multas por estacionamento na área de residência com distico de residente para essa zona

Em 2020 tornei-me munícipe no concelho de Almada e, como tal, requeri um dístico de residente à empresa responsável pelo estacionamento local, a Wemob. Este dístico dá acesso ao estacionamento gratuito numa determinada área da cidade, no meu caso a zona de Almada Ocidental – a zona é definida no regulamento como UGEC – unidade de gestão do estacionamento e circulação.Ao requerê-lo, enviei um email à própria Wemob a perguntar em que locais poderia estacionar o meu veículo ser ter que pagar qualquer taxa. Foi-me enviada uma lista de todas as ruas onde o poderia fazer, e é essa lista que tenho usado para estacionar o meu carro desde então.No entanto, no final do ano de 2021, fui autuado por 3 vezes por ter estacionado o veículo praticamente à porta de casa, num local onde sempre estacionei e que não estava reservado para qualquer outro efeito, e que vinha incluído na lista de locais que a própria organização me enviou informando de que o poderia fazer sem taxas, visto fazer parte da UGEC em causa e não estando, como disse, reservado para qualquer outro efeito.Ao ver a notificação no vidro do meu carro, e acreditando na sua veracidade – visto que, ao contrário do que o Código da Estrada determina no seu Artigo 170.º - Auto de notícia e de denúncia, alínea 1, não consegui discernir os agentes da infração. Procurei junto da Wemob perceber de que se tratava, mas não consegui obter nenhum esclarecimento – o que me indicaram foi que deveria fazer uma reclamação, e assim fiz para os dois primeiros autos, embora sem perceber bem os fundamentos dos autos.Finalmente no terceiro auto, recebido a 16 de fevereiro de 2022, e depois de muita insistência, fui esclarecido do porquê. Ora, a dita organização determina que o dístico de residente apenas permite o estacionamento sem taxa nos reduzidos lugares ‘exclusivos’ para residentes, tendo de ser paga uma tarifa em todos os locais de estacionamento legal, incluindo os que fazem parte da UGEC na qual o dístico permite estacionar – no meu caso Almada Ocidental. Depois de uma vida a morar em Lisboa, percebo agora que é possível que um dístico de residente não me permita o estacionamento na zona de residência para o qual foi atribuído, o que é, no mínimo, caricato. Problema 1: se assim é, isto acontece em completa contradição à resposta que me foi dada no email cerca de dois anos antes e, não tendo havido nenhuma alteração de regulamento, essa mesma resposta mantém-se válida. Ou seja, estacionei sempre de acordo com os locais listado pela Wemob e sou agora penalizado por isso.Problema 2: não tendo tido qualquer problema até então, só agora senti necessidade de ler o regulamento na sua totalidade e é evidente que a regulação do estacionamento não parece estar feita nem em prol dos munícipes, nem dos cidadãos, nem do ambiente ou do próprio interesse público na promoção formas de mobilidade mais conscientes. Vejamos:• O portador de um dístico de residente apenas pode estacionar nos reduzidos locais reservados para ‘residentes’• Já outros veículos, podem estacionar nos locais de estacionamento exclusivos para residentes (artigo 21º) No fundo, o meu dístico de residente não me atribui qualquer benefício, porque na prática não existem locais exclusivos para o efeito. Isto faz com que os residentes, para evitar a coima, prefiram eventualmente estacionar o veículo em cima do passeio para depois mudar de lugar, perturbando a mobilidade, ou mesmo levá-lo para o trabalho – sempre sai mais barato do que pagar 30€ de coima. Havendo mais locais disponíveis para estacionar como consequência, incluindo os exclusivos para residentes que como mencionei estão disponíveis para outros veículos, faz com que qualquer pessoa se sinta mais confortável em circular com o veículo próprio na cidade, o que aumenta naturalmente o tráfego automóvel numa cidade com ótimos transportes públicos. Para perceber qual o intuito de tal regulamento basta olhar para os benificiários, de onde se destaca a Wemob: visto que a totalidade da área que gere é tarifável, e ainda lucra com este tipo de coimas que atentam contra o interesse dos munícipes e em nada perturbam a mobilidade da cidade ou a organização do estacionamento, antes pelo contrário. Já enviei reclamações por escrito, mas a comunicação com este organismo não só é difícil como anedótica ao ponto de as respostas não estarem relacionadas com as questões colocadas.Em suma, pretendo ver anulados os autos referentes à minha situação específica, visto que atempadamente procurei acautelar junto da única entidade que me poderia informar sobre os locais onde poderia estacionar sem taxas, tendo atuado sempre de acordo com essa resposta.E, para evitar que outros munícipes sejam também vítimas de uma regulação que é atentatória do seu interesse e do interesse do próprio município, gostaria de ver revisto este regulamente permitindo aos residentes estacionar em qualquer área da sua zona (ou UGEC) – excetuando naturalmente os lugares reservados para usos específicos, como para veículos de pessoas com mobilidade reduzida, ou cargas e descargas por exemplo - tal como acontece, por exemplo, na cidade de Lisboa.

Encerrada
A. M.
02/12/2021

Autoação Individa de estacionamento automovel

Fui autuado em frente à minha casa a 30-10-2021 por esta organização, tendo recebido a notificação esta semana, devido a um alegado estacionamento irregular do meu veículo de matrícula 93-58-TI.Sou residente em Almada, na zona de Almada Ocidental, com dístico de residente emitido pela por esta mesma organização para exata UGEC (zona de estacionamento) onde o carro estava estacionado - Almada Ocidental.O alegado estacionamento ilegal, aparentemente, aconteceu na Rua Nuno Alvares Botelho, que faz parte da UGEC para a qual tenho dístico de residente válido e devidamente colocado há cerca de dois anos.Este é um auto com o qual discordo visto que, de acordo com o próprio regulamento desta organização, que a muito custo consegui encontrar no website, SECÇÃO IV, artigo 26º, - “Os utentes portadores de título de residente referente à UGEC em causa estão isentos de taxa.”. Se duvidas houvesse, tive o cuidado de inquirir por escrito esta organização sobre os locais onde me seria permitido estacionar com o mesmo dístico de residente – no qual se inclui naturalmente o local onde o carro se encontrava estacionado.Num assunto paralelo, tive uma conversa informal no posto de atendimento desta mesma organização e foi-me dito que a partir de abril, não consigo precisar o dia, os residentes só poderão estacionar sem pagar nos poucos locais exclusivos para residentes. Tentei verificar esta informação, mas o regulamento disponível no site vem apenas dar-me razão. Admitindo que isto possa ser verdade, questiono-me sobre a sua comunicação aos moradores bem como, de uma forma mais geral, sobre a racional de tal medida: isto é, que tipo de mobilidade estamos a procurar construir para as nossa cidade, onde o incentivo é para que haja mais lugares de estacionamento de duração limitada livres, para que quem usa o seu transporte individual saia privilegiado pela facilidade em estacionar, em detrimento dos residentes que, ao não terem lugar para estacionar, talvez considerem levar o carro diariamente para o local de trabalho no dia seguinte – sempre sai mais barato que uma eventual multa.

Encerrada
M. R.
08/10/2021

Pagamento de coimas indevidas

Venho por este meio comunicar a vossas excelências, algo que tem vindo a acontecer no município de Almada através da Wemob. Sendo esta empresa a fazer a gestão dos parquímetros de estacionamento, ao longo do tempo tem vindo a ser cada vez menos flexível, multando todos os residentes que tem dístico por estarem fora dos lugares marcados. Visto o numero de lugares nem servir metade da população residente nesse local. torna-se impossível de cumprir as regras de estacionamento. Assim venho pedir a vossa ajuda de forma a não receber multas constantes de estacionamento.Os melhores cumprimentos

Encerrada
A. C.
11/08/2021

Problema com multa de estacionamento

Exmo. Sr./ Exma. Srª, Eu, Alexandra Maria Moreira Gonçalves Caro, venho por este meio relatar os factos ocorridos no dia 28/07/2021 e que me obrigam a apresentar esta reclamação junto das entidades competentes. No dia acima referido, estacionei o meu carro com matrícula 14-97-IP na Avenida General Humberto Delgado (oposto ao 7c) cerca das 13h, tendo em seguida efectuado o devido pagamento do valor do parquímetro necassário para cobrir toda a tarde. Coloquei o talão no canto esquerdo do tablier do carro. Também tinha uma protecção para o sol colocada contra o vidro do carro. O talão encontrava-se pago até às 18h13. Qual não foi a minha surpresa ao regressar ao meu carro cerca das 17h40 e encontrar um aviso para pagamento de um montante de 16,50€ com indicacão da seguinte infracção: “Estacionou o veículo sem o pagamento da taxa fixada nos termos do Regulamento das ZEDL”. De imediato tentei contactar a empresa Wemob através dos 2 numeros indicados no talão (212 743 918 e 212 743 919), mas após várias tentativas ninguém atendeu o telefone. Contactei então a PSP da Costa da Caparica e após expôr a situação, o agente da autoridade explicou-me que este tipo de multas nada têm a ver com a Polícia e indicou-me o local onde poderia encontrar algum funcionário da empresa Wemob. O agente da autoridade pediu-me para não baixar os braços e reclamar, pois segundo ele, já várias outras pessoas teriam ligado em outras ocasiões para assinalarem exactamente o mesmo problema. Dirigi-me então ao local indicado pelo agente da PSP da Costa da Caparica e expliquei o sucedido ao primeiro funcionário que me abordou, o qual me cortou a palavra e me disse que tinha de esperar pela colega dele que estava a atender uma outra pessoa. Sendo que o funcionário em questão, não estava a fazer absolutamente NADA e apenas se limitou a sair do contentor que utilizam como escritório, ficando simplesmente na rua a olhar para mim como se não tivesse nada de importante para fazer. Após alguns minutos de espera, a segunda funcionária abordou-me e expliquei-lhe toda a situação, terminando por pedir que a multa fosse anulada uma vez que tinha o talão que comprovava o devido pagamento do parquímetro no período de tempo em que o meu carro esteve estacionado na via pública. A funcionária foi então consultar os seus arquivos e, para minha grande surpresa, respondeu-me que não seria possível anular a multa, uma vez que teria no seu poder uma foto que provaria que o talão do parquímetro não estaria visível no tablier do carro. Ao qual eu lhe respondi que não iria pagar 3€ de parquímetro para não deixar o talão visível e que gostaria de ver a foto em questão, pedido que me foi negado. Fui então convidada a pagar a multa num espaço de 48 horas e foi-me indicado que poderia apresentar uma queixa por escrito para um email indicado no talão da mesma e, que posteriormente, a minha reclamação seria talvez analisada. Paguei a multa no dia seguinte e enviei um email de reclamação para geral@wemob.pt, tendo anexado uma cópia do talão do parquímetro, do talão do aviso para pagamento e da confirmação do pagamento. Venho por este meio solicitar a análise da situação e pois creio merecer ser reembolsada do montante de 16,50€. E visivelmente é um problema recorrente, pois enquanto eu estava a expôr o meu problema, também se encontrava presente uma senhora que estava a escrever no livro de reclamações. Ela vivia na Costa da Caparica e tinha o comprovativo do mesmo mas, mesmo dessa forma, também tinha sido multada e estava a ser obrigada a pagar a multa. Estou disponível para ser contactada por email : alexandram_caro@hotmail.com Atentamente, Alexandra Caro

Encerrada

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