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incumprimento contratual grave
Exmos. Senhores, Venho solicitar a intervenção da DECO Proteste relativamente a uma situação de incumprimento contratual grave por parte da Leroy Merlin, que me deixou sem o produto e sem o valor pago. Dados da compra Produto: Sauna de infravermelhos ELVI, cabine para 2 pessoas (2.180W) Data da compra: 27/10/2025 Valor pago: 1.484,00 € Encomenda: Leroy Merlin – Order 003-25300L38717-A Resumo do problema A encomenda nunca foi entregue, apesar de múltiplas promessas de entrega. Houve várias falhas por parte da transportadora: deslocações sem aviso prévio; envio de veículos inadequados para o local; promessas sucessivas de entrega “no dia seguinte”, nunca cumpridas; falta de contacto eficaz. Face a esta situação, solicitei o cancelamento da compra e o reembolso do valor pago, algo que me foi várias vezes confirmado pela própria Leroy Merlin. Situação atual Apesar dos meus contactos repetidos, o reembolso não foi efetuado. No dia 3 de dezembro, às 17h44, a Leroy Merlin respondeu o seguinte: “Bom dia. A sauna deverá chegar ao armazém esta semana. Assim que chegar, este pedido será cancelado e o sistema processará automaticamente o reembolso.” Contudo, já passou mais de uma semana desde essa mensagem e nada aconteceu. A empresa mantém a posição de que só pode reembolsar quando o fabricante confirmar a receção da mercadoria — algo que é totalmente alheio a mim, uma vez que eu nunca recebi o produto. Estado atual e prejuízo Neste momento: não tenho o produto, não tenho o reembolso, já passaram vários dias além dos prazos legais de entrega e devolução, e a casa onde a encomenda deveria ter sido entregue está agora fechada até fevereiro de 2026, impossibilitando qualquer entrega futura. Pedido Solicito a intervenção da DECO Proteste para que a Leroy Merlin cumpra as suas obrigações legais, nomeadamente: Cancelamento imediato da encomenda; Reembolso urgente do valor pago (1.484,00 €); Regularização da situação sem mais atrasos ou justificações infundadas. Anexo todos os comprovativos: fatura, contactos com a Leroy Merlin, resposta de 3 de dezembro e reclamação apresentada no Livro de Reclamações. Agradeço a vossa ajuda, pois sinto-me totalmente desprotegido perante a falta de ação da empresa. Com os melhores cumprimentos, Javier Suarez
Serviço não efetuado
Atualização de Reclamação (versão correta para ASAE / DECO / Portal da Queixa) Venho reportar uma atualização relevante da situação anteriormente descrita. No dia de ontem, a Leroy Merlin colocou novamente uma data de visita técnica na aplicação, indicando equipa técnica atribuída e detalhes do serviço, o que aparentava ser a confirmação da resolução iminente. Contudo, hoje recebi um e-mail da Leroy Merlin a informar que afinal a visita não será realizada e que não existe previsão de reagendamento. Após essa comunicação, verifiquei novamente a aplicação e o serviço voltou a surgir com o estado “em stand-by”, ou seja, sem data confirmada. Esta é já a quarta vez que a empresa altera a informação relativa ao agendamento sem aviso prévio e sem contacto direto, de forma inconsistente e contraditória entre os diferentes canais (App vs e-mail). A situação mantém-se sem solução desde 30/11, apesar de existir pagamento antecipado de 30€, contrato assinado e uma necessidade urgente decorrente de fuga de água que obriga ao corte da água na habitação, com impacto diário nas condições de vida e prejuízo profissional já comprovado. Registo ainda que a instabilidade da comunicação, a ausência de previsões reais e a sucessiva alteração de informação agravam o prejuízo causado e demonstram a continuidade do incumprimento contratual.
Intalação de termoacumalador
Exmos. Senhores, Venho por este meio "reclamar" dos vossos serviços. Fui no dia 29/12/2025 a vossa loja do Montijo Compact solicitar entrega e instalação de um termoacumlador no âmbito do projeto E-Lar e até hoje tenho o termoacumlador na minha residencia na caixa a espera da instalação ao qual me garantiram na loja que seria feita no dia 8 feriado e que se não fosse que me ligavam algo que até agora não aconteceu. Aproveito também para indicar que fui muito mal atendido pela funcionaria da vossa loja que me tratou do processo do E-Lar mas com muito má vontade e com muitas dificuldades. Pode ser que por esta via tenho o termoacumulador instalado algo que até agora não aconteceu e não tive qualquer contacto por parte da Leroy Merlin. Rui Marreiros
Serviço não efetuado
No dia 30/11/2025, contratei na Leroy Merlin Sintra o serviço de instalação de um termoacumulador devido a uma fuga de água urgente na caldeira, que me obriga a manter o corte de água geral na habitação. Assinei contrato e paguei antecipadamente 30 euros para visita técnica agendada para 05/12/2025. Sem qualquer contacto prévio, a data foi alterada unilateralmente para 09/12/2025, causando impacto profissional, pois sou Professora Universitária e tive de cancelar aulas. No dia 08/12/2025, fui informada através de chamada telefónica de que a visita não se realizaria e que não existia previsão para nova data. Durante os contactos com a linha de apoio, as chamadas foram desligadas propositadamente sem prestação de esclarecimentos. Estou sem solução há vários dias, apesar de ter pago o serviço e cumprido todas as obrigações contratuais. Tenho comprovativos: contrato, recibo, prints da aplicação com agendamentos e registos de chamadas. Solicito orientação da DECO sobre como proceder para garantir que: A empresa cumpra o contrato no prazo adequado à urgência da situação Os meus direitos enquanto consumidora sejam respeitados Sejam evitados mais prejuízos pessoais e profissionais Agradeço esclarecimento e apoio sobre os mecanismos disponíveis para resolução deste conflito.
REEMBOLSO DEMORADO
Fiz uma encomenda (n°53428) de um móvel. Mandei ao suporte do cliente após a chegada, a foto de uma peça avariada, sem cuidado ao manusear no transporte ou no centro de distribuição, supostamente. A caixa veio desprotegida. Sem qualquer esferovite nos cantos, inadmissível e sem nexo. Então, eles cancelaram a venda e procederam com reembolso. Mas o DECRETO n°84/2021, garante a substituição da peça (garantia por falta de conformidade). Mas preferem cancelar a compra e fazer a pessoa perder tempo e ter o seu dinheiro preso com eles, mais "fácil ". Mandei as fotos que pediram da peça e caixa (novamente por e-mail) no dia 04/12, de manhã, e até o presente momento, nada. Um total desrespeito com o consumidor, visto o tamanho da marca e o que a mesma representa no mercado global. Espero uma solução breve e o reembolso feito e que mandem recolher o produto que está a ocupar espaço na minha casa.
DEMORA A REEMBOLSAR E RETIRAR PRODUTO
Cancelaram a compra que fiz em 27/11, pois, veio uma peça avariada e não trocam. Porém, existe um decreto que obriga a empresa a enviar a peça danificada, posto que a avaria é dada por intermédio de seus meios de transporte ou em seus stocks. Já faz mais de 3 dias que não respondem os e-mails de atendimento ao cliente, pediram as fotos do produto avariado, mandei, e nada ainda. Perco tempo, dinheiro fica preso com eles e ainda tenho um produto a ocupar espaço em casa porque não retiram. Peço que procedam com o reembolso e retirem o produto avariado de minha casa.
Produtos sem qualidade
Venho desta forma reclamar da falta de qualidade dos produtos "Pavimento vinílico SPC click flutuante Invarell forte Artens 4 mm NAT315" e "Base de pavimento vinílico Cork Protection 1.1MM 10M2", que utilizados em conjunto conforme recomendação dos colaboradores do LeroyMerlin de Almada e de Loues, causaram que a corticite ficasse enrugada e assim não permite a utilização com qualidade do pavimento. Reclamo também da morosidade na análise e resolução do problema. Desejo a devolução dos 2 produtos, a troca (posso pagar a diferença) por outro produto, e que o Leroy efetue/responsabilize por nova instalação de pavimento flutuante (com outros produtos). Reforço o que já expliquei aos colaboradores, que este transtorno, já me impediu de instalar cozinha, móveis, decoração, e outras diligências, já com custos adicionais, para me possibilitar mudar para a casa como estava previsto com transtornos pessoais e financeiros que daí advêm. Histórico: 1-compra 24 setembro 2025 do pavimento e da base em corticite Pavimento vinílico SPC click flutuante Invarell forte Artens 4 mm NAT315 Ref: 84509597 Qtd.: 56 1418.25 € Base de pavimento vinílico Cork Protection 1.1MM 10M2 Ref: 90689702 Qtd.: 10 386.10 € 2-Instalação por técnico especializado, 06/11. A instalação foi efetuada seguindo as indicações dos técnicos/vendedores da Leroy Merlin de Loures e de Almada. Pavimento vinílico SPC click flutuante e por baixo Base de pavimento vinílico Cork Protection. 3-Após a instalação, foi verificado o chão e estava satisfatório. No decorrer de 2 semanas fomos reparando que ao pisar o chão, em algumas zonas, ele "baixava". Essa sensação foi aumentado e chamamos o técnico. O técnico confirmou que havia muitas zonas em que o chão baixava quando se andava em cima e disse não ser normal. Levantou algumas das ripas do chão flutuante e verificamos que a corticite tinha "enrugado", causando zonas altas e baixas. O chão da casa, paredes, teto, não apresentam nenhum vestígio (quanto menos problema) de humidade. A combinação do pavimento vinílico e da corticite não resulta bem. Reclamação feita em Évora logo nesse dia, 22/11/2025. Na loja de Évora o responsável pela seção de pavimentos confirmou que segundo as descrições dos produtos, a corticite indicada, comprada e instalada, refere na documentação ser adequada para o pavimento vinílico. Email da loja Évora para loja Almada solicitando "peço que dêem seguimento ao processo ligando ao cliente, avisando que o cliente pede máxima urgência porque na quinta vai ter de instalar a cozinha por isso até lá tem que saber se retira o chão ou não." Da loja de Évora, tentaram entrar em contacto com a Amorim Cork para tirar algumas dúvidas mas sem sucesso. A 13:43 de 22/11, recebida chamada de Vânia Oliveira da loja de Almada, a solicitar esclarecimento para os quais expliquei os detalhes do problema. 4-Registada a 23/11/2025 em Almada Assistência Técnica com o nº 19050". Recebido email automático (em duplicado). 5-25/11, várias tentativas de contacto telefónico com Vânia Oliveira, sem sucesso. 6-26/11, várias tentativas de contacto telefónico com Vânia Oliveira, sem sucesso. 27/11, contacto telefónico com Vânia Oliveira, que informou que estava a procurar agendar uma visita do fornecedor da corticite ao local da instalação. 7-Email dia 27/11, "informamos que estamos a agilizar o contacto com um técnico para a realização da visita técnica" 28/11, várias tentativas de contacto telefónico com Vânia Oliveira, sem sucesso. 8-Email 02/12, "informar, que nos encontramos a acompanhar o processo em causa, e agilizar com o técnico responsável para agendamento de ida ao local para a averiguação da anomalia reportada e analisar possíveis resoluções à sua assistência técnica. Entraremos em contacto, por esta via, para confirmação da sua disponibilidade logo que tenhamos data." (em triplicado) 9-Email 04/12, " informar, que nos encontramos a acompanhar o processo em causa, e agilizar com o técnico responsável para agendamento de ida ao local para a averiguação da anomalia reportada e analisar possíveis resoluções à sua assistência técnica. Entraremos em contacto, por esta via, para confirmação da sua disponibilidade logo que tenhamos data."
Cozinha incompleta e mal montada após 3 semanas
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa ao processo de compra, entrega e instalação da cozinha adquirida na Leroy Merlin. No dia 10/05/2025, solicitámos um orçamento para a nova cozinha. No dia 3 de outubro, foi assinada a ordem de serviço e, na loja, foi-nos informado que: -A data prevista de entrega seria 10/11 -A instalação decorreria em 11/11 Contudo, recebemos posteriormente um email a informar que a entrega tinha sido reprogramada para 13/11. No próprio dia, a encomenda não foi entregue durante a manhã e, quando a equipa compareceu para realizar a instalação, o material ainda não tinha chegado. A entrega só ocorreu pelas 13h30, incompleta, apesar de todas as faturas terem sido pagas nos dias 13 e 15 de novembro. Saliento que a cozinha antiga tinha sido desmontada previamente, contando com as datas que nos foram fornecidas, deixando-nos totalmente dependente da instalação programada. Após nova deslocação à loja, fomos informados, e posteriormente notificada por e-mail, de que a conclusão da instalação ficaria reagendada para 20/11. É lamentável e profundamente revoltante que estejamos há três semanas sem condições mínimas de uso da cozinha, impossibilitados de cozinhar, lavar loiça ou realizar qualquer tarefa básica. Esta situação tem-nos causado elevados transtornos uma vez que estamos sem gás e sem água e, de forma a evitar despesas adicionais, tivemos que comprar uma placa para poder cozinhar já que os custos das refeições fora de casa tornaram-se demasiado elevados. Dada a gravidade da situação, consideramos que a Leroy Merlin deve assumir a responsabilidade pelos inconvenientes e custos adicionais que esta falha no serviço tem provocado. Hoje é dia 5 de Dezembro e ainda nem responderam à reclamação que efetuámos no Livro de Reclamações pois a mesma encontra-se "em análise". No dia da montagem, ficaram até às 23h30 porque não queriam voltar no dia seguinte para concluir a tarefa. A cozinha ficou mal montada e continua incompleta. A Leroy Merlin terceiriza diferentes etapas do processo para várias prestadoras de serviço que, além de não se comunicarem entre si, demonstram falta de coordenação e evidente ausência de profissionalismo. Isso resultou em atrasos significativos, retrabalhos e uma enorme frustração. Nunca tivemos uma experiência tão desgastante. A falta de organização, de responsabilidade e, sobretudo, de consideração com o cliente é gritante. Após tudo o que passámos, não posso recomendar, de forma alguma, os serviços de instalação de cozinhas da Leroy Merlin.
Encomenda devolvida
No verão de 2025 decidimos realizar uma obra na nossa residência e, após consulta na vossa loja Leroy Merlin, efetuámos a compra de diversos materiais no dia 15 de setembro. Infelizmente, desde essa data até ao presente, o processo revelou-se extremamente moroso e problemático: A entrega inicial foi incompleta, obrigando a reagendamentos sucessivos. Um dos artigos foi danificado durante o transporte, atrasando ainda mais o início da obra. A 5 de novembro, o empreiteiro identificou que o cimento entregue não correspondia ao especificado, sendo necessária a sua substituição. Para nosso espanto, fomos informados de que não havia stock disponível, apesar de existir em outras lojas da zona, sem possibilidade de transferência. Face a estas dificuldades, solicitámos o cancelamento da encomenda, a recolha do material e o reembolso do valor pago. O material foi recolhido a 25 de novembro, tendo-nos sido garantido que o reembolso seria imediato. Contudo, até à data de hoje (5 de dezembro), e apesar de vários contactos e e-mails, o valor ainda não foi devolvido. Dada a gravidade da situação e o impacto negativo causado, solicitamos a regularização urgente do reembolso e uma explicação formal sobre os motivos deste atraso. Estamos profundamente desiludidos com a forma como este processo foi conduzido, o que compromete a confiança na marca Leroy Merlin.
Incumprimento da data de entrega
No dia 9 de Novembro de 2025 agendei atempadamente a entrega de um equipamento para o dia 2 de Dezembro. No dia 1 de Dezembro a transportadora informa que a entrega seria dia 3 de Dezembro, situação que tentei evitar de antemão ao ligar por duas vezes ao apoio ao cliente a reforçar que o equipamento teria de ser entregue sem falta no dia 2 de Dezembro dado que a instalação estaria agendada para o dia seguinte. Foi-me garantido que a entrega estava agendada para dia 2 de Dezembro. Ao dia 3 de Dezembro a transportadora informa-me que a Leroy Merlin ainda não disponibilizou o equipamento e como tal não podem fazer a entrega. Passado o dia 3 de Dezembro continuo aguardar por um contacto da Leroy Merlin, sendo que a única informação que tenho na área pessoal é que a encomenda ainda vai ser entregue no dia 2 de Dezembro 2025, só não sei bem como.
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