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anulação de consulta sem aviso prévio
Exmos. Senhores, No dia 27 do mês de junho do presente ano, pelas 16H15, tinha uma consulta agendada na especialidade de ortopedia coluna no estabelecimento de saúde anteriormente referido, estando esta consulta marcada há pelo menos um mês e após uma primeira consulta da mesma especialidade e com o mesmo médico. Posto isto, quando no dia 27, conforme agendado, chego na companhia da doente àquelas instalações médicas sou surpreendido pela inexistência da consulta, realizada essa anulação sem qualquer aviso prévio, dizendo-me que não há consulta e não apresentando aquele serviço uma alternativa. De referir que a consulta em causa é para um familiar de 2º grau de parentesco (avó) e que por ser pessoa com uma idade avançada e com alguns problemas de mobilidade motora(não limitantes da sua independência total), fiz-me acompanhar com a mesma até àquele estabelecimento de saúde. Pelo exposto, sou, bem como a doente, lesado em todo o tempo dispendido, em todo o planejamento que se efetuou para este dia, anteriores e posteriores, pois a doente irá permanecer na minha residência e ainda lesado no dia de trabalho que perco, nas despesas inerentes a uma viagem longa, no incómodo que a doente irá sofrer em uma nova viagem para uma outra consulta e em todo o aspeto negativo que esta falha de expetativas cria e transporta para o plano psicológico, mais ainda quando se trata de uma pessoa de terceira idade que habita longe deste serviço. É uma enorme falha de profissionalismo e uma enorme falta de respeito que tal tenha acontecido, pelo que considero existir a obrigação de um pedido formal de desculpas por parte da instituição bem como a reparação dos danos de quem foi prejudicado a vários níveis nos seus interesses, tal como em cima mencionei. Não menciono o nome do médico, contudo, a ser pertinente será através dos dados acima descritos facilmente identificável o profissional em questão, não tendo eu conhecimento se foi falha do mesmo ou falha de um serviço do hospital da luz. Cumprimentos.
Cobrança adicional dois meses após consulta
No dia 12 de Setembro de 2023 desloquei-me ás instalações da clínica para uma consulta de otorrinolaringologia com o propósito de efetuar uma limpeza auricular. Ao terminar a consulta efetuei o pagamento da mesma no momento, na clínica.Para meu espanto passado quase dois meses recebo uma fatura da clinica a cobrar um adicional de 15€ pelo procedimento. Nunca fui informado de qualquer pagamento adicional nem antes nem após a consulta.Ao longo dos anos tenho tido diversas consultas de otorrinolaringologia em várias unidades de saude exactamente com o mesmo procedimento e jamais foi cobrado nada para além da consulta.Mesmo que tenham actualizado as tabelas e agora decidido cobrar extras, teriam a obrigação de informar o utente do mesmo antes da consulta ou no momento, não dois meses depois sem qualquer justificação.Sinto que esta maneira de actuar se assemelha mais a extorsão do que a um funcionamento normal de uma entidade médica.
Abuso em questões financeiras
Mais do que reclamar, o que pretendo aqui é fazer uma exposição de como estas instituições de saúde privadas se sentem no direito de agir para com os clientes:A 18 de Abril de 2023 fiz um tratamento de Laserterapia de Varizes, com o código do acto médico 20.00.00.08, no Hospital da Luz Torres de Lisboa.Antes de efetuar o tratamento, liguei para os serviços da Future Healthcare (FH), por ser subscritora deste cartão de saúde, e foi-me confirmado que o custo deste tratamento era de 75€.Após o tratamento, quando do pagamento, o valor que aparecia em sistema no Hospital da Luz Torres de Lisboa era de 96€, e não de 75€. Como tal, a funcionária do balcão informou-me que enviaria a fatura posteriormente, para reconfirmar os valores em sistema para este tratamento, junto dos dois planos de saúde que detenho, e ver qual deles seria o mais vantajoso.Contudo, como a fatura que recebi posteriormente era para um plano de saúde que apresentava um preço superior ao que me tinha sido informado pela FH, voltei a ligar para os serviços da FH, e foi-me dito novamente que o preço do tratamento era de 75€. Como poderá ser confirmado pelo registo de chamadas da FH, por pelo menos três vezes liguei para os serviços deste cartão de saúde, e por pelo menos três vezes me foi dito que o preço do tratamento da Laserterapia de Varizes, no Hospital da Luz Torres de Lisboa, era de 75€, e que o valor de 96€ que estava em sistema no Hospital estava errado. A 15 de Junho de 2023, e apenas após ter efetuado uma reclamação no Livro de Reclamações, recebi um telefonema do Director do Centro de Gestão do Hospital da Luz Torres de Lisboa, que lamentou o sucedido e me informou que tinha confirmado, telefonicamente, junto dos serviços da FH, que o valor do tratamento era de facto 75€. A 23 de Junho de 2023, foi-me finalmente emitida uma fatura com o valor de 75€.A 20 de Julho de 2023, o Hospital voltou a emitir nova fatura para pagamento, alegando que tinha havido um erro de faturação, e que o valor para este tratamento era, novamente, de 96€, e não de 75€.Voltei a entrar em contacto com a FH, e informam-me que o preço do tratamento era de facto 96€, mas que, devido a um constrangimento informático, o valor em sistema (de 75€) só foi alterado para o valor em vigor (de 96€) a partir de 2 de Agosto de 2023. Depois de efectuar reclamação junto dos serviços da FH, esta última oferece-se para me devolver a diferença de valores.A 28 de Agosto procedi ao pagamento da fatura de 21€ junto do Hospital da Luz Torres de Lisboa, mas queria expor, através desta reclamação, o comportamento que este Hospital teve para comigo. Primeiro, nada justifica que tenha sido preciso eu submeter uma reclamação, no Livro de Reclamações Electrónico, para que alguém do Hospital ligasse, por fim, para os serviços da FH, e confirmasse o valor que estes últimos me estavam a dar de 75€. Segundo, a partir do momento em que o Hospital já me tinha faturado através do plano de saúde FH, no valor de 75€, e confirma junto destes que houve um erro de faturação devido a um constrangimento informático da parte da FH, era junto deste cartão de saúde que o Hospital deveria ter cobrado a diferença, e não junto do cliente, uma vez que o erro foi da FH, e não meu. Mas, este Hospital sentiu-se no direito de ter uma atitude de assédio para com uma cliente, recusou-se a tratar do assunto directamente com a FH, e chegou a ameaçar-me por carta de ação judicial através do seu Departamento de Pré-Contencioso de Cobranças. Reforço que, isto tudo, por um erro que não foi meu.Apesar da diferença de valores que tive que pagar – e que a FH me reembolsou – não ser avultada, toda esta situação fez-me perder horas em telefonemas, emails e reclamações. Eu tenho 37 anos, sou associada da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, e tenho alguma facilidade em saber onde me informar e como pedir ajuda. Se se tratasse de uma pessoa de mais idade, que se visse deparada com uma situação semelhante, e por um valor superior ao que este foi, essas pessoas teriam estado completamente à mercê do comportamento abusivo deste Hospital.Como tal, venho por este meio informar a DECO desta situação, no sentido de apelar para ajudar a que não seja permitido que prestadores de saúde privados procedam desta forma.
Cobrança de fatura indevida
No passado dia 03/01/2023 estive no Hospital da Luz Torres de Lisboa para consulta de Ginecologia na qual foram feitos 2 exames mencionados pela médica como necessários que consenti.Neste mesmo dia foram apresentadas duas faturas, uma do valor da consulta e outra com os dois exames consentidos, valores estes que foram pagos no momento.Para minha total surpresa no dia 25/01/2023 recebo uma carta em casa deste hospital com uma nova fatura (FC23/121369) no valor de €63,00 com a descrição de QTD 2 Estudo Imunocitoquímico....No dia 27/01/2023 liguei para este Hospital, e quem me atendeu respondeu que se calhar esqueceram de falar sobre este estudo. A minha reclamação vem neste sentido, de cobrarem um valor do qual não falaram na consulta, nem no momento dos pagamentos ao balcão referentes ao que devia pagar, e ainda passado semanas enviam uma carta com fatura à cobrança sem explicações justificáveis. Mais ainda, enviei email no dia 29/01/2023 a pedir justificação, enviei novo email com comprovativos para o hospital em questão com as faturas que me foram apresentadas no dia da consulta, e não obtive qualquer resposta. Apenas enviaram mais 2 cartas via correio a lembrar que a fatura está a pagamento e a ameaçarem a cobrança coerciva.
Exigencia de fatura/recibo passada por serviços pagos
Exmos SenhoresVenho mais uma vez solicitar que me seja passada fatura/recibo de uma intervenção que fiz nessa unidade clinica em 18/11/2021 no âmbito de uma cirurgia cardiovascular, e pela qual paguei á entrada para o internamento a quantia 9500,00€ a titulo de adiantamento de serviços prestados.Das diversas diligencias feitas pelos canais que o hospital disponibiliza adicionei uma reclamação por escrito com carta registada em 27/12/2021 da qual nao obtive qualquer resposta: Assim como dos diversos Tickets que foram registando a minha reclamação.Para além do que eu considero uma absoluta falta de respeito pelo Cliente/paciente. acarreta que sem esse documento não poderei apresentar despesas a ADSE para o respetivo reembolso, para além do fato de em termos fiscais já estarmos em dois anos fiscais diferentes.Pelas consequências advindas de toda esta incúria irei responsabilizar os hospital.Mais uma vez espero receber a fatura/recibo das despesas realizadas no prazo de uma semana, se tal nao for feito escalarei a reclamação para outras entidades.Em anexo seguem ficheiros das deligênciaa realizadas ao longo destes 3 meses.Respeitos cumprimentosJose Manuel Arede Ferreira
Abuso de confiança
Em dezembro de 2020, fui tendo algumas complicações de saude a nível neurológico e de locomoção. Fui ao hospital da luz Torres de Lisboa, afim de saber o motivo e a origem destes mesmos problemas. Recomendaram fazer uma bateria de exame que obviamente tinham um custo financeiro elevado e que se revelaram inconclusivos, não obstante ser detentor da apólice do seguro da MedisCare. Hoje dia 01 de Fevereiro de 2021, fui a um outro medico recomendado por um familiar que me informou que a bateria de exame feitas eram totalmente dispensaveis e redundantes. Pois com apenas um exame, era possível se chegar a um diagnostico rapidamente. O supracitado medico informou que esta prática acontece com frequência e ate ja foi normalizada por algumas unidades de saude privadas, cujo objetivo único se revela a extorsao de dinheiro por parte de utentes. Senti me enganado e bastante desiludido, pois o dinheiro que gastei nao foi pouco e bem que necessito nesta fase pandémica onde os rendimento são poucos e insuficientes. Sei que ha mais pessoas nessa situação, no momento gostaria de so reaver o meu dinheiro e de nunca mais por os meus pés em nenhuma instalação hospitalar do grupo Jose de Melo saude.
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