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Abuso em questões financeiras

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. Q.

Para: Hospital da Luz - Torres de Lisboa

28/08/2023

Mais do que reclamar, o que pretendo aqui é fazer uma exposição de como estas instituições de saúde privadas se sentem no direito de agir para com os clientes:A 18 de Abril de 2023 fiz um tratamento de Laserterapia de Varizes, com o código do acto médico 20.00.00.08, no Hospital da Luz Torres de Lisboa.Antes de efetuar o tratamento, liguei para os serviços da Future Healthcare (FH), por ser subscritora deste cartão de saúde, e foi-me confirmado que o custo deste tratamento era de 75€.Após o tratamento, quando do pagamento, o valor que aparecia em sistema no Hospital da Luz Torres de Lisboa era de 96€, e não de 75€. Como tal, a funcionária do balcão informou-me que enviaria a fatura posteriormente, para reconfirmar os valores em sistema para este tratamento, junto dos dois planos de saúde que detenho, e ver qual deles seria o mais vantajoso.Contudo, como a fatura que recebi posteriormente era para um plano de saúde que apresentava um preço superior ao que me tinha sido informado pela FH, voltei a ligar para os serviços da FH, e foi-me dito novamente que o preço do tratamento era de 75€. Como poderá ser confirmado pelo registo de chamadas da FH, por pelo menos três vezes liguei para os serviços deste cartão de saúde, e por pelo menos três vezes me foi dito que o preço do tratamento da Laserterapia de Varizes, no Hospital da Luz Torres de Lisboa, era de 75€, e que o valor de 96€ que estava em sistema no Hospital estava errado. A 15 de Junho de 2023, e apenas após ter efetuado uma reclamação no Livro de Reclamações, recebi um telefonema do Director do Centro de Gestão do Hospital da Luz Torres de Lisboa, que lamentou o sucedido e me informou que tinha confirmado, telefonicamente, junto dos serviços da FH, que o valor do tratamento era de facto 75€. A 23 de Junho de 2023, foi-me finalmente emitida uma fatura com o valor de 75€.A 20 de Julho de 2023, o Hospital voltou a emitir nova fatura para pagamento, alegando que tinha havido um erro de faturação, e que o valor para este tratamento era, novamente, de 96€, e não de 75€.Voltei a entrar em contacto com a FH, e informam-me que o preço do tratamento era de facto 96€, mas que, devido a um constrangimento informático, o valor em sistema (de 75€) só foi alterado para o valor em vigor (de 96€) a partir de 2 de Agosto de 2023. Depois de efectuar reclamação junto dos serviços da FH, esta última oferece-se para me devolver a diferença de valores.A 28 de Agosto procedi ao pagamento da fatura de 21€ junto do Hospital da Luz Torres de Lisboa, mas queria expor, através desta reclamação, o comportamento que este Hospital teve para comigo. Primeiro, nada justifica que tenha sido preciso eu submeter uma reclamação, no Livro de Reclamações Electrónico, para que alguém do Hospital ligasse, por fim, para os serviços da FH, e confirmasse o valor que estes últimos me estavam a dar de 75€. Segundo, a partir do momento em que o Hospital já me tinha faturado através do plano de saúde FH, no valor de 75€, e confirma junto destes que houve um erro de faturação devido a um constrangimento informático da parte da FH, era junto deste cartão de saúde que o Hospital deveria ter cobrado a diferença, e não junto do cliente, uma vez que o erro foi da FH, e não meu. Mas, este Hospital sentiu-se no direito de ter uma atitude de assédio para com uma cliente, recusou-se a tratar do assunto directamente com a FH, e chegou a ameaçar-me por carta de ação judicial através do seu Departamento de Pré-Contencioso de Cobranças. Reforço que, isto tudo, por um erro que não foi meu.Apesar da diferença de valores que tive que pagar – e que a FH me reembolsou – não ser avultada, toda esta situação fez-me perder horas em telefonemas, emails e reclamações. Eu tenho 37 anos, sou associada da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, e tenho alguma facilidade em saber onde me informar e como pedir ajuda. Se se tratasse de uma pessoa de mais idade, que se visse deparada com uma situação semelhante, e por um valor superior ao que este foi, essas pessoas teriam estado completamente à mercê do comportamento abusivo deste Hospital.Como tal, venho por este meio informar a DECO desta situação, no sentido de apelar para ajudar a que não seja permitido que prestadores de saúde privados procedam desta forma.


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