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Atraso no voo FR4017
Exmos. Senhores, Em 13-09-2025 dirigi-me ao aeroporto Sá Carneiro no Porto para embarcar no vosso voo FR4017 para Milão Malpensa. Sucede que o voo, que estava marcado para as 17:35, se atrasou, com partida a ter lugar pelas 20:40 e a chegada ao destino a ocorrer às 00:10. Significa isto que o atraso excedeu mais que 3 horas, pelo que tenho direito a uma indemnização de 1200 Euros (3 passageiros), de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. Tentei fazer a reclamação no vosso site e fui informado de que não era elegível porque o motivo do atraso se deveu a restrições no espaço aéreo (ver anexo). Tal não é verdade porque a causa do atraso foi o facto de termos tido que trocar de aeronave, quando a maioria dos passageiros já estava embarcada, porque a aeronave inicial teve um problema técnico. Depois de embarcados na nova aeronave, estivemos mais de 40 minutos parados enquanto dois técnicos da Ryanair Engineering estavam no cockpit, aparentemente, a fazer verificações de última hora (a nova aeronave tinha estado num hangar em processo de manutenção). Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Voo atrasado mais de 3 horas
Exmos. Senhores, Em 25 de março de 2024 dirigi-me ao Aeroporto Internacional de Lisboa Humberto Delgado, para embarcar no vosso voo FR9748 para Aeroporto de Alicante-Elche Miguel Hernández. Sucede que o voo, que estava marcado para as 10H20, se atrasou, com partida a ter lugar pelas 15H05 e a chegada ao destino a ocorrer às 17H35. Significa isto que o atraso excedeu mais que 3 horas, pelo que tenho direito a uma indemnização de 250€, de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Queixa formal contra Ryanair e aviaserve
Exmos. Senhores, No dia 2 de setembro de 2025, pelas 12h40, ao viajar de Malta para Roma Fiumicino num voo da Ryanair, vivi a pior experiência de atendimento da minha vida, protagonizada por uma agente da Aviaserve (n.º 3380), que manchou não só a imagem da própria empresa, mas também da Ryanair e do Aeroporto Internacional de Malta. Fui obrigada a pagar 60 € por uma mochila de cabine que cumpre integralmente as dimensões da Ryanair, e que já tinha utilizado em vários voos da companhia (Porto–Malta e Roma–Porto, entre outros), sempre sem qualquer problema. Coloquei a mochila no medidor e ficou provado que cabia, mas a agente manteve a cobrança, sob ameaça de que não embarcaria. A situação agravou-se quando a agente: Afirmou falsamente que a Ryanair tinha um “dress code”, dizendo diretamente que estávamos “ridículas vestidas assim” e que não poderíamos embarcar; Exigiu, sem qualquer legitimidade, inspecionar o saco duty free, expondo objetos pessoais; Manteve uma postura de agressividade, falta de empatia e abuso de poder, chegando a gritar e intimidar-nos com frases como “Hoje não voltas para casa, eu é que mando aqui”. Este comportamento foi abusivo, intimidatório, discriminatório e ofensivo, deixando-me sem alternativa senão pagar os 60 €. Após o incidente, contactei a Aviaserve, que respondeu de forma evasiva, protegendo a trabalhadora e recusando o reembolso. Contactei também a Ryanair, mas nunca obtive resposta direta. Face a tudo isto, considero-me vítima de: Extorsão, pelo pagamento abusivo de 60 €; Discriminação, pelas ofensas à minha aparência e forma de vestir; Ameaças e intimidação, pela postura da agente; Violação dos meus direitos de passageira, ao abrigo do Regulamento (CE) n.º 261/2004. Exijo: O reembolso imediato dos 60 €; Processo disciplinar contra a agente responsável; Pedido formal de desculpas da Aviaserve e da Ryanair; Garantias de que situações destas não se repetem. Estou disponível para fornecer provas (recibo do pagamento, fotografia da mochila, bilhete de voo, emails trocados com a Aviaserve). Aguardo que a DECO Proteste me apoie nesta situação que afetou profundamente a minha dignidade e confiança enquanto consumidora. Com os melhores cumprimentos, Maria Faria Tel.: +351 938 244 309
Reembolso não pago
Exmos. Senhores, Sendo associado da DECO (5646722-61), venho por este meio solicitar o vosso apoio jurídico, relativamente a um litígio com a companhia aérea Ryanair. Situação factual: - No dia 1 de agosto de 2025, o voo FR365 da Ryanair, de Funchal para Porto, foi cancelado devido a más condições meteorológicas (documento anexo), sendo a informação comunicada a todos os passageiros passadas +/- 3 horas; - No aeroporto, os funcionários da Ryanair informaram-nos, apenas verbalmente, de que teríamos de ser nós a encontrar o voo alternativo e pagarmos do nosso bolso todas as despesas tidas (o alojamento, os transportes aeroporto/ hotel/aeroporto e a alimentação) durante o período de espera (4 dias) pois só tinham voos alternativos, disponíveis, a partir do dia 05.08.2025 (ainda que tivéssemos tentado “forçar” um voo antes), mas que teríamos de ser nós e que teríamos de ser nós a agendar, via on-line, pela aplicação deles e remeter no seu portal (foto anexa); - Foi-nos disponibilizado apenas um voo alternativo no dia 5 de agosto (4 dias depois), tendo suportado durante esse período todas as despesas anteriormente indicadas; - Em 17/08/2025 submetemos à Ryanair o pedido de reembolso, devidamente acompanhado das faturas das despesas tidas no valor total: 904,45 € (faturas anexas); Resposta da Ryanair: - A companhia respondeu recusando o pedido, alegando que, por se tratar de cancelamento devido a condições meteorológicas (“circunstâncias extraordinárias”), não há direito a compensação; - No entanto, como é do nosso conhecimento, o que pedimos não é compensação nos termos do Artigo 7 do Regulamento 261/2004, mas sim o reembolso das despesas ao abrigo do Artigo 9 (direito a assistência), que se aplica independentemente da causa do cancelamento. - O Tribunal de Justiça da União Europeia já confirmou em várias decisões (nomeadamente no caso McDonagh vs. Ryanair, C-12/11) que a transportadora aérea mantém a obrigação de assegurar refeições, alojamento e transportes mesmo quando a interrupção é causada por circunstâncias extraordinárias. Pedido à DECO: Desejo solicitar à DECO que: 1. Nos apoie na redação e encaminhamento de uma reclamação formal contra a Ryanair, seja junto da própria companhia, da ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil), ou através de outros meios adequados (ex.: ODR, tribunal de paz). 2. Nos aconselhe sobre os melhores passos para obter o reembolso das despesas, dado que já apresentámos as faturas e a companhia recusa o pagamento. 3. Nos ajude a garantir que a Ryanair não confunde “compensação” com “assistência”, visto que neste caso apenas reclamamos aquilo a que temos direito legalmente ao abrigo do Artigo 9. Em anexo seguem cópias das faturas, comprovativo do pedido submetido à Ryanair, e das respostas automáticas que recebemos. Agradeço desde já todo o apoio que me possam prestar, e aguardo as vossas orientações sobre como proceder. Atenciosamente, Jose Manuel Lopes Andrade Rodrigues Nº de associado DECO: 5646722-61 Telefone: 936168534 Mail: jmlarb@gmail.com Rua Quinta dos Lagos, 16 – Real 4700-289 Braga
Voo cancelado sem aviso prévio
No dia 28 de Junho tinhamos feito escala no aeroporto Bergamo para Lisboa, estávamos a aguardar no aeroporto, já com algum tempo de atraso do voo quando este é cancelado. A companhia aérea Ryanair não disponibilizou nem ajuda nem qualquer apoio imediato. Tivemos de adquirir bilhetes de Malpensa para o Porto, o que implicou comprar bilhetes de Bergamo para Malpensa e do Porto para Lisboa, já para não falar que passámos a noite no aeroporto e tivemos que comprar comida e àgua até ao voo adquirido. Já contactámos a Ryanair e a myTrip (empresa intermediária de aquisição de bilhetes) a 30 de Junho e não obtivemos resposta.
Atraso do voo
Exmos. Senhores, Em 12/07/2025 dirigi-me ao aeroporto de Lajes, ilha terceira para embarcar no vosso voo FR6038 para aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro. Sucede que o voo, que estava marcado para as 19:30, se atrasou, com partida a ter lugar pelas 23:35 e a chegada ao destino a ocorrer às 02:31 sendo que a chegada agendada seria às 22:55. Significa isto que o atraso excedeu mais que 3 horas, pelo que tenho direito a uma indemnização de 400€ por passageiro, de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. A reclamação refere-se a 2 reservas em separado de 4 passageiros, sendo o número das reservas o seguinte: Número de reserva: L3DW4R Número de reserva: Y3448H Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Envio em anexo recibo das reservas, comunicação com a ryanair e cartões de embarque. Cumprimentos.
Aluguer Carro
Exmos Srs, venho apresentar a seguinte reclamação: Fizemos compra na Ryanair, de 3 passagens voo para Itália, agregamos aluguer de 1 carro para a semana que lá estivemos de 17 a 24 Julho. Quando chegamos ao Aeroporto dirigimo-nos ao balcão para recolher o carro. O carro não nos foi concedido porque não tínhamos Cartão de Crédito connosco. Não permitiram Cartão Multibanco nem dinheiro. Disseram que de imediato informaram a recusa do carro à Ryanair. Tivemos que nos dirigir a outro balcão e alugar novamente um carro. Recorremos à Sixt, que nos alugou sem qualquer problema pagando com cartão Multibanco. Enviamos no mesmo dia reclamação à Ryanair a solicitar o Reembolso. Depois de vários mail's acabaram por responder que não nos iriam reembolsar porque no registo da marcação indicaram que o cliente deveria ter consigo Cartão Crédito e Carta. Não refletimos que não poderia ser um cartão multibanco normal, pois não foi a primeira vez que alugamos carro e nunca nos foi exigido cartão de crédito. Não considero correto não fazerem qualquer reembolso, na medida que o carro ficou disponível no próprio dia 17 de manhã, quando nos foi recusado. Com toda a certeza foi alugado novamente . Em anexo, envio troca de mail's do meu filho Ademar Vale. Agradeço o vosso parecer . Muito obrigada, Margarida Vale
Taxa por fazer check-in no balcão por erro nos dados
Boa tarde, A minha esposa Vera Carajote e mais 3 passageiros, no dia 9 de Agosto de 2025 apanhou um voo do Luxemburgo para Lisboa com o número FR1792 ref UZ9BKQ. Acontece que comprou o bilhete através da eDreams, e não fui informada do valor a pagar para fazer o check-in no aeroporto. Tentoi fazer o check-in online e dava erro. Os dados não estavam corretos. Não me cabe a mim pagar pelas falhas. Agradeço que avaliem a situação, foram 55€ por pessoa, no total 220€
Inconsistência nas medidas das bagagens e mau atendimento no voo FR3628 RYANAIR
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente à minha experiência no voo FR3628, de Lisboa para Sevilha, no dia 18/08/2025 às 22h. Em primeiro lugar, verifico uma clara incoerência entre a informação apresentada no momento da compra do bilhete e a prática no embarque. No ato da compra, as medidas indicadas para a bagagem de mão eram 40x30x20 cm, contudo, no embarque, o medidor da Ryanair apresentava as medidas de 40x20x25 cm. Esta discrepância induz o cliente em erro, levando-o a acreditar que está em conformidade com as regras, quando na realidade é confrontado com exigências diferentes no momento do embarque. Devido a este equívoco, fui obrigado a retirar pertences pessoais da minha mala e transportá-los em sacos improvisados, passando por um constrangimento desnecessário e por um elevado stress emocional. Considero esta situação inaceitável, uma vez que resulta de falta de clareza e consistência da parte da Ryanair. Solicito, portanto, que está empresa reveja e unifique as medidas indicadas tanto nos bilhetes como nos medidores no aeroporto, para que não ocorram mais situações semelhantes. Adicionalmente, gostaria de registar o comportamento dos funcionários responsáveis pelo embarque, que se mostraram extremamente arrogantes, chegando a proferir ameaças de que não poderia embarcar caso não deixasse a mala de lado. Este tipo de postura é inadmissível no atendimento ao cliente. Para além disso, no momento dos a acontecimentos eu solicitei que a os agentes de autoridade fossem chamados para ficarem com a minha mala, até um amigo meu ir buscar, mas o pedido foi me negado pelos funcionários, que continuaram a agir como se a culpa do atraso do voo fosse minha, sendo que é totalmente deles e da companhia aérea. Por fim, o voo sofreu ainda um atraso de quase duas horas, o que, aliado ao tratamento que recebi, contribuiu para uma experiência particularmente desagradável. Dada a gravidade da situação, solicito uma resposta formal, bem como medidas corretivas para evitar que outros passageiros passem pelo mesmo tipo de constrangimento.
Pagamento ABSURDO de Check in no balcão por impossibilidade de efectuar check in online
Efetuei uma compra de 4 bilhetes de avião Tangêr - Lisboa pela RyanAir, realizada no dia 16 de Julho de 2025. No dia anterior tentei fazer o Check-in Online através da empresa à qual adquiri o bilhete (edreams), tendo logo nesse momento sido impossibilitado de concluir o mesmo, onde referiram que teria de fazer o check in no website da Ryanair com os dados enviados por email. No dia 16 tentei por varias vezes entrar no website da Ryanair com os dados enviados pela edreams por email mas deu sempre erro ou informações de log in incorretas. Tentei por várias formas e várias vezes e não consegui de forma alguma. No aeroporto, 2h30 antes do voo, dirigi-me ao balcão para me auxiliarem, onde me indicaram que se não fizesse o check in online teria de pagar os custos do check in ao balcão para impressão do bilhete. No entanto, deram-me a possibilidade de dirigir-me a um balcão de apoio ao cliente para me auxiliarem. A pessoa em causa trabalha para a Ryan Air e solicitou-me os dados que foi enviado pela edreams, onde nos deparámos novamente com o mesmo problema ou seja o website da RyanAir não aceitava os dados de PNR, de e-mail e de password. O tempo passava e começava a ficar impossível de continuar a tentar sem qualquer sucesso. Dirigi-me ao balcão de check in onde tive de solicitar o check in ao balcão, quando fui surpreendido completamente com o absurdo de custo para impressão do bilhete. Vi-me obrigado a pagar para podermos viajar mas é completamente incompreensível que perante este tipo de situação tenha pago mais do dobro do custo do bilhete. Estamos a falar da mera impressão de 4 cartões de embarque que custaram mais de 215 euros, ou seja o dobro do que custaram os bilhetes. Fiz a reclamação na edreams à qual recebi um email de pedido de desculpa mas que não tinham qualquer responsabilidade e como tal não iriam suportar qualquer custo.
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