Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
N. C.
05/11/2025

Atraso no Voo FR8858 superior a 3 horas

Exmos. Senhores, Em 01/11/2025 dirigimo-nos ao aeroporto de Lisboa para embarcar no vosso voo FR8858 direto para Budapeste. Sucede que o voo, que estava marcado para as 10h15, se atrasou, com partida a ter lugar pelas 11h00. A chegada estava prevista para as 15h25, contudo apenas ocorreu às 18h47. Segundo o staff de bordo da Ryanair, houve um problema técnico com os WC da aeronave que partiu de Lisboa, o que levou a uma aterragem não prevista no aeroporto de Madrid. Em Madrid, a aeronave foi substituída por outra e partimos para Budapeste, tendo-lhe sido atribuído o número de voo FR885. Significa isto que o atraso excedeu mais que 3 horas, pelo que temos direito a uma indemnização de 800 Euros, 400 Euros por cada um dos dois bilhetes, de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. Exigimos que nos paguem este valor o mais rapidamente possível, ou teremos que tomar as medidas ao nosso alcance para fazer valer os nossos direitos. Cumprimentos. NC e SC

Em curso
S. S.
05/11/2025

Falta de respeito por parte da equipe da Ryanair Faro

Exmos. Senhor/Senhora, Gostaria de chamar a sua atenção para o seguinte: A equipe da Ryanair demonstra falta de respeito pelos clientes. No dia 1º de setembro, durante o voo Faro-Bruxelas, um casal belga fez o check-in com sua bagagem de mão dentro das dimensões permitidas, mas a equipe da Ryanair solicitou que pagassem pela bagagem, o que os clientes recusaram. O casal teve que passar pela verificação de identidade para embarcar e, em seguida, um funcionário da Ryanair os abordou e voltou alegando que a bagagem não estava em conformidade, apesar de um colega ter autorizado o embarque. O casal retornou e pediu explicações, mas não conseguiu se comunicar pacificamente com o funcionário da Ryanair, que começou a puxá-los para impedi-los de embarcar. As normas de etiqueta e os direitos humanos não permitem tal comportamento. Isso começou a acontecer quando os funcionários da Ryanair passaram a receber uma gratificação extra caso respeitassem as dimensões da bagagem. Eles estão se apegando a cada milímetro, mesmo que a bagagem esteja dentro das dimensões permitidas, mesmo que possua a etiqueta de tamanho da loja. Notei que as pessoas são praticamente perseguidas pelos funcionários da Ryanair, e isso não acontece apenas em Portugal, mas em todas as companhias aéreas onde a Ryanair opera. Eu apenas observei o ocorrido, mas é repugnante presenciar um comportamento tão desrespeitoso e sem educação. Obrigada! Com consideração, Lia

Em curso
T. A.
03/11/2025

Cobrança indevida bagagem mão

Boa tarde Estou a fazer esta reclamação aqui porque na Ryanair não conseguem ajudar, convenientemente. Fui (26out) e voltei (29 out) pela Ryanair para Londres com acompanhante apenas com bagagem de mão (mochila) e na porta de embarque na volta em Stansted fizeram a minha acompanhante pagar bagagem porque disseram que não era adequado como bagagem de mão. Como é que não era adequado se em Lisboa não houve qualquer problema e as nossas mochilas são iguais? Ela pagou porque ? Em anexo envio foto da mochila, no aeroporto e comprovativo de pagamento da mesma. Gostaria de saber se conseguem ajudar e consequentemente um reembolso da parte da companhia aérea. Cumprimentos, Tatiana Araújo.

Em curso
J. G.
11/10/2025

Problema técnico não comunicado

Exmos. Senhores, Em (DATA) dirigi-me ao aeroporto de (CIDADE E AEROPORTO, SE HOUVER MAIS QUE UM) para embarcar no vosso voo (Nº DO VOO) para (CIDADE E AEROPORTO, SE HOUVER MAIS QUE UM). Sucede que o voo, que estava marcado para as (HORAS), se atrasou, com partida a ter lugar pelas (HORAS) e a chegada ao destino a ocorrer às (HORAS). Significa isto que o atraso excedeu (HORAS), o que me causou (DESCREVER PREJUÍZOS), pelo que exijo uma compensação no valor de (VALOR). Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Em curso
R. M.
09/10/2025

Não emissão de Fatura com NIPC

Exmos. Senhores, Após contacto telefónico com a DECO PROTeste, endereço por escrito a minha reclamação contra a empresa Ryanair, relativa à falta de emissão de fatura com número de identificação de pessoa coletiva referente a uma reserva de voos domésticos. No dia 04/09/2025, efetuei uma reserva de voo Porto – Faro – Porto através do website da Ryanair. Durante o processo de compra, introduzi o NIPC e solicitei a emissão da respetiva fatura. No entanto, após a conclusão da reserva, recebi apenas um e-mail genérico, identificado como “IVA”, onde consta o número de contribuinte utilizado, mas que não cumpre os requisitos legais de uma fatura válida. De forma a resolver a situação, entrei em contacto com o serviço de apoio ao cliente da Ryanair, através do chat disponível no site oficial, para solicitar a emissão da fatura correta. Fui então informado de que a empresa não emite faturas relativas a voos domésticos em território nacional, o que considero contrário à legislação fiscal portuguesa, dado que qualquer prestação de serviços realizada em Portugal deve ser acompanhada de fatura quando o cliente o solicita. Desta forma, venho solicitar a intervenção da DECO PROTeste para: - Assegurar que a Ryanair emita a fatura correspondente à minha compra, devidamente identificada com o NIPC; - Esclarecer a legalidade da recusa da empresa em emitir faturas para voos domésticos; - Garantir o cumprimento das obrigações fiscais aplicáveis em Portugal por parte da Ryanair. Anexo a esta reclamação: - Comprovativo da reserva e pagamento; - E-mail recebido da Ryanair (“IVA”); - Registo da conversa com o apoio ao cliente (caso aplicável).

Em curso
A. C.
08/10/2025

Voo Cancelado Ryanair

Exmos. Senhores, Em 25 DE SETEMBRO DE 2025 eu e minha esposa grávida fomos ao aeroporto de BARI-ITALIA para embarcar no vosso voo FR 277 para MILÃO-MALPENSA. Sucede que o voo cuja partida estava marcada para as 20:35, estava atrasado por mais de 3 horas. Quando embarcamos no avião após fecharem as portas fomos informados que estavamos indo para Napoles para troca da tripulação devido o grande atraso no voo. A aeronave ficou sobrevoando mas não pousou em Napoles, retornando para Bari. O voo então foi cancelado, só tendo os passageiros sido informados no aeroporto e acabámos por embarcar noutro voo nº FR 2772 para MILÃO-MALPENSA as 07:30 do dia 26 de setembro de 2025. Só tendo chegado ao nosso destino final por volta das 10:00. A Ryanair avisou no aeroporto que não daria voucher de alimentação pois todos restaurantes estavam fechados. Falaram que não tinha hotel disponivel em Bari e que só havia hotel em outra cidade distante de Bari. Não conseguimos descansar/dormir e nem comer e ainda perdemos o nosso hotel que já haviamos pago em Milão. Significa isto que o atraso excedeu mais que 13 horas, pelo que tenho direito a uma indemnização de 250 Euro para mim e 250 Euro para minha esposa, totalizando 500 Euro, de acordo com as regras de transporte aéreo sobre atrasos nas viagens aéreas. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
A. S.
01/10/2025

Bagagem danificada

Exmos. Senhores, Em 20 de setembro de 2025 embarquei no vosso voo FR9426 . Sucede que a minha mala, que foi embarcada no porão do avião, chegou danificada, com os danos seguintes: arranhões no geral, um fecho estragado e partida, e devido ao atraso no voo não me foi possível reclamar no aeroporto de chegada. A mala está em péssimas condições, como se pode aliás ver nas fotos que junto. Exijo, portanto, uma indemnização, no montante total de 80€, correspondente ao valor de uma mala semelhante. Solicito que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, sem o que terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
A. S.
01/10/2025

Atraso do voo

Exmos. Senhores, Em 20 de setembro de 2025 dirigi-me ao aeroporto de Francisco Sá Carneiro, Porto, para embarcar no vosso voo FR9426 para Castellón, Valência. Sucede que o voo, que estava marcado para as 13h20, se atrasou, com partida a ter lugar pelas 16h33 e a chegada ao destino a ocorrer às 17h41. Significa isto que o atraso excedeu 3h, o que me implicou que não tinha transportes a partir de Castellón para Valência, pelo que exijo uma compensação no valor de 150 euros, que foi o valor que tivemos de pagar de táxi. Exijo que me paguem este valor o mais rapidamente possível, ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Encerrada
M. L.
28/09/2025

Bilhetes Duplicados

Exmos. Senhores, Venho por este meio solicitar o vosso apoio relativamente ao reembolso de bilhetes de avião da companhia Ryanair, cuja situação permanece por resolver apesar de múltiplas tentativas de contacto através do Chat de Apoio. No dia 14/06/2025, procedi à compra de três bilhetes para o voo Pisa–Porto, com data de partida a 07/09/2025. No momento da compra, o valor correspondente foi imediatamente bloqueado na conta bancária, contudo, não recebi qualquer confirmação por email. Passados alguns dias, o montante foi novamente disponibilizado na conta, sem que houvesse qualquer evidência de transação ou comprovativo de reserva. Contactei o Chat de Apoio da Ryanair para esclarecer a situação e foi-me confirmado que não existia qualquer registo da reserva (comprovativo em anexo: "Ryanair 1"). Perante esta informação, realizei uma nova reserva através da plataforma Edreams. No entanto, no mesmo dia, foi também debitado o valor da primeira tentativa de compra diretamente pela Ryanair. No balcão de apoio do aeroporto, foi-me indicado que deveria contactar o Chat de Apoio da Ryanair, uma vez que, apesar da reserva ter sido efetuada via Edreams, os bilhetes pertencem à Ryanair. Após vários contactos, foi-me informado que não seria possível processar o reembolso, alegando inconsistência nos dados fornecidos. Em nenhum momento me foram apresentadas alternativas para resolução do problema. Inclusive tentei enviar um email com toda a informação para ver se tinha outro tipo de atendimento e não obtive resposta. Na semana passada, consegui apurar que as reservas feitas pela Edreams utilizam um email fictício para registo na companhia aérea. Munida dessa informação, voltei a contactar o Chat de Apoio da Ryanair com todos os dados corretos. No entanto, fui informada de que a responsabilidade pela resolução do problema seria da Edreams, tendo o atendimento sido encerrado de forma abrupta (comprovativo em anexo: "Ryanair 2"). Segue abaixo o detalhe das reservas: 1ª Reserva – SUBQJT Email: madalenacarrolio@hotmail.com Titular: César da Fonseca Passageiros: Matilde Lima Fonseca Maria Madalena Carrolio Lima César da Fonseca 2ª Reserva – SNMGFL Email: gdan9791+7086593@gmail.com Titular: César da Fonseca Passageiros: Matilde Lima Fonseca Maria Madalena Carrolio Lima César da Fonseca Ambas as reservas foram pagas com o mesmo cartão bancário (últimos 4 dígitos: 8450), resultando na duplicação dos bilhetes e num total de seis passagens para o mesmo voo. Gostaria de solicitar o vosso apoio na resolução deste caso, nomeadamente na validação da duplicação e no respetivo reembolso dos bilhetes em excesso. Envio em anexo comprovativos de alguns dos contactos efetuados e estou inteiramente disponível para fornecer qualquer informação adicional que facilite a análise do processo. Com os melhores cumprimentos, Madalena Lima

Em curso
M. R.
28/09/2025

Tarifa excessiva / Atitude abusiva

1. No voo FR1509 fui obrigada a pagar 120 EUR (60 EUR por mala) no portao de embarque, apesar de as malas cumprirem as dimensoes indicadas no cartao de embarque (fotos em anexo). A mala preta, de minha propriedade, foi alvo de exigencias injustificadas: a funcionaria obrigou-me a colocar a almofada de pescoco dentro da mala, alegando falsamente que continha roupa, sem sequer abrir para verificar; a almofada continha apenas o enchimento proprio. A mala azul, pertencente a minha irma, tambem foi alvo de exigencias arbitrarias: fomos obrigadas a incluir itens pessoais, como a carteira, apesar de a mala caber no sizer e respeitar as dimensoes do bilhete. Fomos cobradas 60 EUR por cada mala apenas porque a mala supostamente "fazia barriga", mesmo estando dentro das medidas permitidas (cartao de embarque 40x30x20) e nao as fiscalizadas no aeroporto (40x25x20). E importante notar que outros passageiros embarcaram com malas claramente acima das dimensoes sem qualquer fiscalizacao, evidenciando um tratamento discriminatorio e desproporcional, sem fundamento objetivo e que em nenhum momento me permitiram mostrar que a almofada de pescoco nao tinha roupa. 2. O Tribunal de Justica da Uniao Europeia (Acórdão C-487/12, Vueling Airlines SA) determinou que bagagem de mao razoavel em peso e dimensoes nao pode ser sujeita a taxa adicional. O artigo 8.º, n.º 1, da Lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96, de 31 de julho) protege os consumidores contra clausulas e praticas abusivas. A cobranca sem verificacao objetiva (recusa de abrir a almofada, medicao incorreta) constitui violacao dos direitos do consumidor. Existem precedentes judiciais em Espanha e Portugal contra a Ryanair por cobrancas abusivas de bagagem de cabine, reforcando a ilegalidade desta pratica. 3. Face ao exposto, solicito: 1. O reembolso integral de 120 EUR cobrados indevidamente; 2. Garantia de que a Ryanair adota praticas uniformes, transparentes e conformes ao Direito da Uniao Europeia e a Lei de Defesa do Consumidor.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.