Reclamações públicas

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R. F.
08/12/2025

Loja recusou substituição/reembolso de produto novo com defeito

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar queixa contra a empresa Darty, relativamente à compra de um forno no dia 06/12/2025 na loja de Carnaxide. No próprio dia da compra, ao chegar a casa, verifiquei que o equipamento não funcionava corretamente, por vezes liga e depois desliga sozinho, não me deixando fazer uso do mesmo. No dia seguinte o mesmo problema voltou a acontecer. Desloquei-me à loja no próprio dia da compra para solicitar a substituição do produto (isto ainda no dia 6/12/2025), mas o meu pedido foi recusado. Solicitei também o reembolso, o que igualmente me foi negado. Foi-me dito inicialmente que havia stock, mas depois informaram que afinal não existiam unidades disponíveis e que não estão autorizados a fazer trocas ou devoluções sem a visita de um técnico a casa para confirmar avaria no equipamento. Considero esta situação ilegal e contrária ao Decreto-Lei n.º 84/2021 (Lei das Garantias), que protege o consumidor quando o defeito surge imediatamente após a compra. Apresentei reclamação no próprio dia no Livro de Reclamações (partilho em anexo comprovativo), mas até ao momento continuo sem solução e sem poder utilizar o equipamento. Tenho, também, fotografias e vídeos que comprovam este defeito no equipamento. Solicito a vossa intervenção para a resolução deste problema dado que continuo sem conseguir utilizar um equipamento que paguei e que não tenho qualquer previsão de quando será a visita do técnico. De realçar que, não pretendo a reparação do equipamento, mas sim a substituição por um equipamento novo ou o reembolso do valor pago. Com os melhores cumprimentos, Rafael Fernandes 962036817

Em curso
R. C.
03/12/2025

ATRASO NA ENTREGA - FALTA DE RESPOSTA

Exmos. Senhores, Venho por este meio expor a minha reclamação no sentido de obter uma resolução, uma vez que não tem sido possível resolver a situação com a empresa. No dia 23 de novembro efetuei uma encomenda de um artigo com a Darty que prometia que o mesmo seria entregue entre 1 a 2 dias úteis, dada essa promessa escolhi encomendar com a empresa em vez de encomendar com um concorrente, uma vez que precisava do artigo com alguma urgência. Acontece que hoje é dia 3 de dezembro, e ainda não recebi a minha encomenda. Com a agravante de que contactei a empresa por e-mail no dia 27 de novembro, ao que esta promete uma resposta dentro de 48 horas úteis e até agora não obtive resposta. Por esse motivo, contactei a empresa por telemóvel, foi-me dito que a situação seria resolvida com brevidade e que me enviariam uma atualização por e-mail, que não recebi. 4 dias depois, tive que ser eu novamente a contactar a empresa por telemóvel, foi-me dito que a encomenda já estava com os CTT, no entanto isto não é verídico, uma vez que os CTT continuam a aguardar a encomenda. Pedi novamente que me fosse enviada uma atualização por e-mail e 2 dias depois ainda me encontro sem resposta. Trata-se de uma Air Fryer da Ninja, um artigo caro, que custou mais de 150 euros, e que como mencionei, preciso com urgência. Na falta deste artigo tive que recorrer a opções alimentares que me foram mais dispendiosas, uma vez que devido a problemas de saúde não posso mesmo consumir alimentos fritos em óleo. Agradecia que a empresa resolvesse esta situação o mais depressa possível e que além disso tivesse a decência de responder aos seus clientes e cumprir com o que promete.

Em curso
R. F.
23/11/2025

Cancelamento de encomenda por alegado erro no preço

No dia 17/11/2025 fiz a compra de um aparelho eletrónico (neste caso, um Kobo Libra Colour) no site da Darty para aproveitar uma suposta promoção - 167,99€ em vez de 239,99€. Fiz o pagamento e correu tudo dentro da normalidade. Recebi um email a acusar a receção do pagamento e, mais tarde, outro a confirmar a expedição do artigo. Na manhã do dia 18/11/2025, recebo um SMS da Darty a informar que "devido a uma incorreção no preço, fomos obrigados a cancelar a encomenda do artigo". Tive, entretanto, conhecimento de outros consumidores lesados, que contactaram a empresa via telefone ou até mesmo pessoalmente, e que não conseguiram resolver o problema; a empresa alega que, em compras online, pode proceder desta forma. De facto, no ponto 7.1 dos Termos Gerais da loja online da Darty, mencionam que "Caso o preço dos produtos apresentado no sítio da internet www.darty.pt não corresponda ao preço real - preço efetivo do produto - em virtude de erro de programação, defeito de funcionamento das máquinas ou no caso de a mensagem chegar deformada ao seu destino, a Darty Portugal irá tomar as medidas necessárias para a sua correção e comunicação ao Cliente, nos termos legais aplicáveis (designadamente o Decreto-Lei n.º 7/2004 de 7 de Janeiro)." A minha dúvida é a seguinte: como é que o consumidor sabe qual é o preço efetivo do produto quando se trata de promoções, e como é que pode ser prejudicado desta forma caso se trate de um erro? Para todos os efeitos, o preço de venda habitual do produto é 239,99€ e, estando a Darty com campanhas de Black Friday e identificando o artigo como "Oportunidade", não me parece que seja descabido nem um erro ter um produto com desconto de 30% (salientando, mais uma vez, que na mesma altura, o mesmo artigo se encontrava numa loja concorrente pelo mesmo valor a que o adquiri). Compreendia, naturalmente, o cancelamento se o artigo estivesse a 0€, 1€ ou a um valor que seria notoriamente incorreto, o que não corresponde à realidade neste caso. Acho inadmissível e de uma tremenda falta de consideração para com os clientes este tipo de atitudes por parte da Darty. Hoje dia 23/11/2025 tive conhecimento que fizeram o reenvio do artigo em questão após queixa apresentada na deco por um outro lesado. Contactei o apoio ao cliente esperando que me fizessem também a devolução e a resposta foi negativa. É inadmissível este tratamento ao cliente .Obrigada desde já pela atenção.

Em curso
C. S.
19/11/2025

Darty - Cancelamento de Encomenda por alegado erro no preço

Exmos. Senhores, No dia 17/11/2025 fiz a compra de um aparelho eletrónico (neste caso, um Kobo Libra Colour) no site da Darty para aproveitar uma suposta promoção - 167,99€ em vez de 239,99€. Criei conta, fiz o pagamento e correu tudo dentro da normalidade. Recebi um email a acusar a receção do pagamento e, mais tarde, outro a confirmar a expedição do artigo. Entretanto vi que numa loja do mesmo setor (que até me seria mais conveniente caso tivesse algum problema devido à localização) se encontrava pelo mesmo valor mas, uma vez que o artigo já tinha sido expedido, mantive a encomenda. Qual não foi o meu espanto quando, na manhã do dia 18/11/2025, recebo um SMS da Darty a informar que "devido a uma incorreção no preço, fomos obrigados a cancelar a encomenda do artigo". Prontamente enviei mensagem através da área de cliente, à qual não obtive resposta até ao momento. Tive, entretanto, conhecimento de outros consumidores lesados, que contactaram a empresa via telefone ou até mesmo pessoalmente, e que não conseguiram resolver o problema; a empresa alega que, em compras online, pode proceder desta forma. De facto, no ponto 7.1 dos Termos Gerais da loja online da Darty, mencionam que "Caso o preço dos produtos apresentado no sítio da internet www.darty.pt não corresponda ao preço real - preço efetivo do produto - em virtude de erro de programação, defeito de funcionamento das máquinas ou no caso de a mensagem chegar deformada ao seu destino, a Darty Portugal irá tomar as medidas necessárias para a sua correção e comunicação ao Cliente, nos termos legais aplicáveis (designadamente o Decreto-Lei n.º 7/2004 de 7 de Janeiro)." A minha dúvida é a seguinte: como é que o consumidor sabe qual é o preço efetivo do produto quando se trata de promoções, e como é que pode ser prejudicado desta forma caso se trate de um erro? Para todos os efeitos, o preço de venda habitual do produto é 239,99€ e, estando a Darty com campanhas de Black Friday e identificando o artigo como "Oportunidade", não me parece que seja descabido nem um erro ter um produto com desconto de 30% (salientando, mais uma vez, que na mesma altura, o mesmo artigo se encontrava numa loja concorrente pelo mesmo valor a que o adquiri). Compreendia, naturalmente, o cancelamento se o artigo estivesse a 0€, 1€ ou a um valor que seria notoriamente incorreto, o que não corresponde à realidade neste caso. Acho inadmissível e de uma tremenda falta de consideração para com os clientes este tipo de atitudes por parte da Darty. Obrigada desde já pela atenção.

Resolvida
F. E.
18/11/2025

Cancelamento abusivo de encomenda já disponível para levantamento - Falso argumento de "Erro de Preç

No dia 17/11, efetuei a compra online de dois e-readers Kobo Libra Colour (encomenda #628942) através da loja online da Darty, com a modalidade de levantamento na loja de Alfragide. A encomenda foi paga e confirmada. O processo de compra foi de tal forma validado que recebi uma notificação formal da marca a informar que um dos artigos (modelo Branco) já se encontrava pronto para levantamento em loja. Posteriormente, a Darty procedeu ao cancelamento unilateral da encomenda e ao reembolso do valor sem o meu consentimento, justificando-se com um "erro de preço" no website. Venho por este meio denunciar esta prática abusiva pelos seguintes factos: Inexistência de Erro Manifesto: O preço original do artigo rondava os 240€ e foi adquirido por 167€. Trata-se de um desconto de cerca de 30%. No mercado de eletrónica, uma redução de 30% é uma promoção perfeitamente comum e credível (não se tratando de um preço vil ou irrisório, como 1€ ou 10€, que pudesse indiciar erro óbvio). Como consumidor, agi de boa-fé perante o que aparentava ser uma campanha promocional. Violação de Contrato Validado: Ao enviarem o email de "Pronto para Levantamento", a Darty confirmou que tinha stock e que a venda estava processada. Cancelar uma encomenda que o cliente já foi convidado a ir levantar revela total desorganização e desrespeito pelos direitos do consumidor. Considero inaceitável que a marca utilize o argumento de "erro informático" para reverter uma venda válida de um produto com 30% de desconto, apenas porque decidiu recuar na oferta comercial.

Resolvida
P. F.
30/10/2025

Completamente enganoso

Exmos. Srs. Venho por este meio comunicar algo que não tem memória. Preço enganoso, dizia 55,99€ na parteleira, cheguei a caixa e pediram 63,99€. Quando informei que o preço estava errado, a resposta não podia ter sido pior, mandaram me deslocar ao ponto relacionado aquela secção, para os colegas emitissem um vale com o preço certo. Para meu espanto estavam mais de 6 pessoas à espera que um dos dois colegas, nesse momento a atender clientes pelo que percebi ouvi com os mesmo problema, sabendo que duas das pessoas à espera, também tinham problemas com o preço pois eram as duas pessoas que estavam a minha frente na fila. Com isto tudo já se tinham passado mais de 40 minutos. Cansado pela espera desisti e paguei os 8 euros a mais. No qual ato de pagamento, debrucei me sobre o sucedido e fiz a minha reclamação verbal para o sucedido. Não perdi mais tempo devido ao problema inicial, o qual não referi ainda , a loja apresenta um dístico no qual existe permissão para a entrada de animais de 4 patas. Eu tava com a minha cadela, cocker spaniel, no qual pela raça percebemos o porte não ser grande, mas sim pequeno foi nos vetado o acesso, e que a visita teria que ser breve e no colo, ressalvo que apenas por breves momentos até que tivéssemos que sair da loja. Isto apresenta um grave e elevado problema face a lei, sendo que todos nós enquanto cidadão comum ou empresa em si temos que cumprir a lei podendo ter graves e sérios problemas se não a respeitamos ou não assumimos responsabilidades, relevo que não irei novamente a esta loja pois vejo que é fraudulenta caluniciosa e por si só contra a verdade imposta perante a lei, sendo que é obrigatório mencionar a existência de livro de reclamações o que não é o caso nesta loja, não havendo indicações do mesmo existir. Não sei se esta reclamação irá nutrir algum fruto mas se ajudar um próximo já ficarei contente.

Encerrada
D. R.
23/10/2025

avaria de um telemovel passado 1 semana A5 PRO256/8 Black

Assunto: Pedido de apoio – Reclamação contra a Darty (telemóvel Oppo Pro) Exmos. Senhores, Venho solicitar o vosso apoio relativamente a um problema com a loja Darty. No dia 5 de outubro de 2025 comprei um telemóvel Oppo Pro. Após cerca de uma semana de uso, o aparelho começou a apresentar falhas (desliga-se sozinho e volta a ligar-se passado algum tempo). No dia 15 de outubro de 2025 entreguei o telemóvel na loja para reparação ou substituição, ao abrigo da garantia. Desde essa data não recebi qualquer resposta ou atualização sobre o estado do processo. Já tentei obter informações junto da loja, sem sucesso. Considero esta situação inaceitável e uma violação dos meus direitos enquanto consumidor, gostaria de salientar que sou diabético e dependo do telemóvel para ler os valores de glicemia Solicito, por isso, a vossa intervenção e orientação sobre os próximos passos a tomar, nomeadamente quanto aos prazos legais de reparação e às medidas que posso exigir o reembolso. Com os melhores cumprimentos

Encerrada
A. S.
15/10/2025

Reclamação – Débito de valor por encomendas não entregues / canceladas sem justificação

Venho por este meio apresentar uma reclamação relacionada com várias encomendas efetuadas na loja online da Darty, cujo valor foi debitado na minha conta bancária, sem que as respetivas encomendas tenham sido entregues ou que me tenha sido prestada qualquer explicação válida. As referidas encomendas foram realizadas em 05/10/2025 e possuo todas as faturas, códigos de encomenda e PINs de levantamento. No entanto, quando me desloquei à loja Darty do Parque Nascente para proceder ao levantamento, fui informado de que as encomendas tinham sido canceladas, sem que tivesse recebido qualquer aviso prévio ou pedido de cancelamento da minha parte. Perante esta situação, solicitei esclarecimentos e o reembolso do valor pago, mas os colaboradores da loja informaram-me de que não poderiam ajudar e que deveria resolver o assunto por outros meios, não me apresentando qualquer solução ou contacto útil. Dado que o montante já foi efetivamente cobrado e que a loja se recusa a resolver o problema, considero-me lesado e solicito o apoio da DECO para a resolução deste conflito, nomeadamente no sentido de obter: - O reembolso integral dos valores debitados; - E/ou a entrega das encomendas conforme inicialmente contratado. Sem outro assunto de momento, agradeço a vossa atenção e aguardo uma resposta e orientação sobre os próximos passos. Com os melhores cumprimentos.

Encerrada

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