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Reclamação sobre os débitos ocultados aos condóminos
Exmos. Senhores,Na qualidade de novo administrador do Condomínio Edifício Campos, em Santa Maria da Feira, Venho expressar a profunda insatisfação de todos os condóminos, em relação a uma questão financeira no nosso condomínio, que até agora não foi devidamente tratada. Trata-se da ocultação de débitos existentes no Condomínio por parte da anterior empresa de administração - Loja do Condomínio, de Santa Maria da Feira. Na ata nº 9, da última assembleia geral realizada pela LdC, verifica-se que não constam débitos a fornecedores, apesar de existirem evidências claras de que existem dívidas pendentes que não foram registadas, nem apresentadas aos condóminos.Em particular, os valores apresentados pelo anterior administrador, à nova administração, referentes à empresa Schindler, no valor de 473,50€. Embora esse valor tenha sido mencionado pessoalmente, para além de não constar no relatório de contas e ata, o montante real devido por faturas em atraso desde janeiro de 2022 é substancialmente maior, totalizando 2.655,21€.É imperativo que a Loja do Condomínio assuma a responsabilidade por esta situação.Caso esta questão não seja resolvida satisfatoriamente, e não seja reposto este valor pela empresa Universalgest, Lda, ao Condomínio, deixamos claro que iremos a recorrer aos meios legais para proteger os interesses dos condóminos. Esperamos que esta reclamação seja tratada com a seriedade e a urgência que merece. Grato pela atenção,O administrador do Condomínio
problemas com rescisão de serviços
Foi enviada por correio registado dia 26/03/2024 carta de rescisão dos serviços de gestão do condomínio prestado pela LDC - loja Lumiar e até hoje 14/04/2024 não respondem às várias tentativas de contacto para devolverem a documentação e chaves relativa ao condomínio.
Defecaram em nosso prédio e atraso na limpeza do mesmo
Natália EirasNIF: 301631697Exmos. Senhores,Venho por este meio notificar que estou há dias a comunicar a Loja do Condomínio Lumiar sobre uma situação de imenso incómodo no prédio em que moramos, localizado na Rua dos Arneiros, 60. Há quatro dias foi constatado que defecaram no acesso à cave de nosso prédio, área comum dos moradores, o que a equipa de limpeza da administradora ignorou quando teria vindo ao local no dia 8 de agosto. Tenho tentando entrar em contacto com a Loja do Condomínio por e-mail desde o dia 9 de agosto, três dias após termos constatado a situação, em que notifiquei a situação, bem como enviei fotos do problema em questão. Sofia Fernandes, coordenadora da Loja do Condomínio, respondeu a dizer que uma equipa de limpeza viria ver o que se passava. Dia 11 de agosto e ninguém esteve em nosso prédio e não houve qualquer limpeza das áreas comuns onde a pessoa defecou. O mau cheiro é de imenso incómodo, principalmente por conta dos dias quentes que temos tido, mas este não é o nosso maior problema: esta é uma situação de risco de saúde pública, em que a falta de providência da Loja do Condomínio pode estar colocando os moradores em risco. Espero que algo seja feito o quanto antes. Não estamos pedindo grandes melhorias, apenas que a limpeza do prédio seja adequada. Meus cumprimentos, Natália Eiras
Declaração de não dívida condomínio
A Loja do Condomínio não sabe utilizar assinatura digital, utilizando, provavelmente, uma imagem com uma assinatura quase não legível que incluem nos documentos de uma forma ilícita.
Custo abusivo de Declaração de não dívida ao Condomínio
A ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIO QUE SERVE OS CONDÓMINOS DO MEU PRÉDIO - LOJA DO CONDOMÍNIO/Pinto & Vasconcelos, Lda - COBRARAM 40€ + IVA POR UM DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO OBRIGATÓRIA POR LEI NO ATO DE ESCRITURAR DA VENDA DA MINHA FRAÇÃO - O DOCUMENTO É A DECLARAÇÃO DE NÃO DÍVIDA AO CONDOMÍNIO DE POR PARTE DO CONDÓMINO. CONSIDERO ESTE VALOR ABUSIVO E ILEGÍTIMO. POR NÃO ESTAR REGULAMENTADO O VALOR A COBRAR, ESTA EMPRESA OBRIGA O CIDADÃO E CLIENTE A UM CUSTO ABSURDO PELO DOCUMENTO. ESTA DECLARAÇÃO EXIGIU APENAS A ASSINATURA DO ADMINISTRADOR DO CONDOMÍNIO E A DECLARAÇÃO QUE À SUA RESPONSABILIDADE EU, COMO CONDÓMINA, NÃO DEVO NADA AO CONDOMÍNIO E TENHO OS PAGAMENTOS EM ORDEM. A EMPRESA NÃO TEVE QUALQUER OUTRA DESPESA COM ATOS DE NOTARIADO, RECONHECIMENTO DE ASSINATURAS, OU OUTROS ATOS QUE OBRIGASSEM A QUALQUER DESPESA POR SUA PARTE. TENDO EM CONTA QUE ATÉ A APEGAP (ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS) CONDENA ESTA ATITUDE POR PARTE DESTAS EMPRESAS, DIZENDO QUE ESTAS SÃO ABUSIVAS E EXCESSIVAS, ABONAM À RAZÃO PELA QUAL APRESENTO QUEIXA NESTA PLATAFORMA.
Preço declaração de não dívida
Aquando da venda do meu apartmento tive de solicitar uma declaração de não dívida ao meu condomínio uma vez que neste momento é obrigatório apresentar este documento para conseguir a marcação da escritura.Fui taxado em 49.20€ por um documento com duas páginas que apenas dizia que não tenho qualquer tipo de dívida ao condomínio. Isto é um valor extremamento abusivo e um aproveitamento de uma lei que agora torna obrigatória a apresentação deste documento para marcação de uma escritura.
Falta de intervenção
Existe um problema no sistema de escoamento de águas, já foi reportado mais do que uma vez ao longos dos últimos dois anos.Mais recentemente, fiz mais de 20 chamadas, sempre a tentar solucionar uma intervenção, contudo foi sempre adiado e nunca apresentaram uma solução, nem mesmo uma intervenção para verificar uma possível solução.Dado o atrasar da situação, já tive de fazer intervenção no interior da casa para reparar paredes.O condomínio tem ainda outras questões para resolver como um muro que poderá cair, e necessita de ser reparado, azulejos a descolar que podem cair em cima de alguém, infiltrações graves na garagem e manutenção e limpeza básica.
Gestão danosa por parte da LDC do Lumiar
Sou moradora de um dos prédios administrados por esta empresa, tendo o aval da senhoria com o número de cliente apresentado, para expor as reclamações e queixas do serviço prestado.Marcação de reuniões de condomínioDe acordo com a lei “Deverá haver uma reunião na primeira quinzena do mês de Janeiro. A reunião é convocada pelo administrador com vista à discussão e aprovação das contas do último ano e aprovação do orçamento para o ano corrente. A data da reunião pode ser alterada, quer através do título constitutivo, quer por acordo unânime entre todos os condóminos. A lei determina que podem existir reuniões extraordinárias sempre que convocadas pelo administrador ou por condóminos que representem 25% do valor do prédio.”.Esta situação nunca se verificou no caso da administração do prédio em causa. Além de não estar de acordo com a lei, é ainda mais grave, pois de acordo com a ata da última reunião ficou estabelecido que iria ser marcada uma reunião em janeiro de 2019 para se falar das obras de manutenção do prédio. Obras essas que são aguardadas pela senhoria há muito, pois há 6 anos que chove na arrecadação da mesma, e eu, moradora não posso usufruir da arrecadação por falta de obras. Quando digo chove, é haver água a sair por baixo da porta e ter a porteira a ligar à senhoria para avisar que, novamente, está a chover na arrecadação. A senhoria inclusivamente teve de deitar fora armários e outros bens que tinha na arrecadação.A este facto acresce ainda a questão das seguradoras, pois o prédio, anualmente, muda de seguradora, não havendo um aviso prévio aos condóminos, o que para efeito de obras, complica as coisas, pois estas deixam de estar cobertas, obrigando os condóminos a pagar a sua totalidade com parcelas extra.Limpeza do prédio: Foram colocados, por livre arbítrio da Loja do Condomínio do Lumiar, dois tapetes nos elevadores, que creio que não obedecem às regras de segurança da empresa que faz a sua manutenção. Ao transportar o lixo de casa para a casa do lixo, para ser colocado nos respectivos contentores, caem por vezes resíduos que dada a presença dos tapetes e a sua não limpeza se acumulam. Esta situação já provocou a criação de pragas de mosquitos “da fruta” nos dois elevadores, mais do que uma vez. É um autêntico nojo. Alguns contentores do lixo do prédio são mantidos maioritariamente na parte exterior do mesmo, na rampa de acesso à porta de serviço. Muitas vezes acumulando o lixo, deixando a rampa de acesso não só bloqueada mas suja e com um cheiro insuportável. Esta situação é grave, pois de acordo com a lei não é permitido que os contentores estejam no exterior a partir das 9 da manhã. Esta situação também é uma fonte atrativa para pragas como roedores, dando lhes espaço para que se acumulem junto aos mesmos. Os contentores em si não são limpos, o que só agrava a situação e provoca nojo aquando da colocação do lixo de casa em cada um deles.Esta situação foi reportada por mim no dia 7 de março, e ontem voltei a reforçar a queixa uma vez que os contentores, a uma segunda-feira às 10 da manhã ainda se encontravam na rampa de acesso. Não havendo recolha de lixo orgânico a um domingo à noite, pergunto-me o porquê de os contentores estarem no exterior. Alerto que isto é alvo de multa, e caso sejamos multados as culpas serão atribuídas aos administradores, pois esta situação é reportada em todas as reuniões de condomínio e já foram reportadas também por e-mail dia 7 de março (onde anexei fotografias). A falta de limpeza é transversal ao prédio todo, mas agrava-se quando falamos da casa do lixo. A mesma não é limpa, sendo que o prédio muitas vezes tem as portas abertas para “arejar” pois no verão chega a ser um odor insuportável e que se sente logo à entrada de minha casa pois moro num 1ªandar (há que ter em atenção que a porta de serviço necessita de reparação há anos e nada é feito também nesse sentido). Além de ser uma situação que já roça o ridículo é também grave para a segurança do prédio que é maioritariamente habitado por cidadãos sénior. Não só é uma situação desagradável como também de saúde pública pois o cheiro já gerou pragas de baratas e outros insetos no próprio prédio. A situação chega a ser tão grave que nos dias de maior calor, e apesar do acesso à conduta do lixo em minha casa ter sido vedado há anos, o cheiro está lá.A comunicação feita pela senhoria à Loja do Condomínio do Lumiar nunca mereceu resposta por parte dos administradores. O exemplo mais recente é o pagamento da parcela que lhe compete, face às obras de manutenção supracitadas. A senhoria pediu para retificarem o valor pois estava mal calculado, colocando inclusivamente outros condóminos em cc do email, e até hoje não recebeu resposta. Numa empresa que comunica online “o seu condomínio é administrado cumprindo todos os requisitos legais e administrativos. As tarefas atribuídas ao administrador são desempenhadas com disciplina e atempadamente”, não se entende a falta de resposta nem a não resolução do erro.Obras por terminar no prédio: Aconteceu no passado – há 4 anos – obras às canalizações comuns do prédio. A pessoa contratada pela Loja do Condomínio do Lumiar não deve saber o que estava a fazer, pois em vez de vantar a pedra dos degraus, partiu a mesma para ter acesso às canalizações. O problema nem é o ter partido se tivesse substituído a pedra após a reparação. O problema é ter deixado um buraco aberto em todos os patamares do prédio, que apresenta um risco para qualquer pessoa que desça as escadas. Os relatórios de gestão apresentados pela LDC do Lumiar são autênticas anedotas, pois além de haver sempre “custos extraordinários” nunca detalhados, há também coisas como substituição de lâmpadas do prédio para lâmpadas LED no 13º andar. O prédio só têm 9 andares.Peço ajuda na resolução dos problemas.
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