Reclamações públicas

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S. S.
08/08/2025

Cartão bloqueado

Boa tarde. Em fevereiro deste ano devido a dificuldades financeiras atrasei me do pagamento da mensalidade tendo por isso entrado em incumprimento. O cartão ficou temporariamente bloqueado. Em Março regularizei o atraso com devidos juros e de lá para cá não me atrasei no pagamento de nenhuma fatura. À 5 meses que me encontro com o meu cartão black plus bloqueado tendo lá saldo de 350€ que necessito com urgência pois tenho a maquina lavar roupa e a de secar avariada e preciso urgentemente mandar concertar ou pelo menos comprar a de lavar. Sempre que logo para lá ou falo pelo chat da APP, dizem me sempre o mesmo: que está tudo em dia mas que não conseguem dar uma data para o desbloqueamento do cartão.. Sendo que a situaçao se arrasta a 5 meses e preciso de resoluçao urgente peço que me ajudem a resolver. Atentamente Sónia Sousa e Silva

Encerrada
T. S.
08/08/2025

Cartão bloqueado

Boa tarde. Em fevereiro deste ano encontrei me em dificuldades financeiras pelo que atrasei no pagamento da fatura, entrando portanto em incumprimento e o cartão foi bloqueado com naturalidade. Em Março regularizei o valor que tinha em atraso pelo que desde essa data nunca mais falhei um pagamento. Há 5 meses que me encontro com o cartão bloqueado pelo sempre que peço uma explicaçao é sempre dito que não conseguem dar uma data. Tenho lá disponíveis 350€ que preciso pois avariou me a maquina lavar roupa e necessito comprar outra e gostaria que me ajudassem a resolver a situaçao o mais breve possível.. Obrigado Atentamente Sónia Silva

Resolvida
L. M.
02/07/2025

Cetelem se recusa a entregar o comprovativo de registo de automóvel

Prezados(as) da DECO Proteste, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação contra a instituição financeira Cetelem (BNP Paribas Personal Finance), pela recusa em fornecer o comprovativo de entrada do pedido de alteração de titularidade de um veículo automóvel adquirido por financiamento com reserva de propriedade. No dia 27/05/2025, adquiri o veículo através de um stand, o qual informou que já enviou toda a documentação para a sede da Cetelem no Porto. No entanto, preciso com urgência desse comprovativo, pois, como trabalho como motorista TVDE, não consigo realizar a inspeção obrigatória do IMT sem ele. Estive pessoalmente num centro de inspeção, onde fui informado de que deveria solicitar esse comprovativo ao stand. O stand, por sua vez, informou que a documentação já havia sido enviada à sede da Cetelem no Porto, mas que iriam entrar em contato com a financeira para solicitar esse documento e me dariam um retorno em 2 dias uteis, após o prazo, contactei o Stand e o mesmo informou que a financeira iria enviar esse documento para o Stand na terça feira, mas como viria por CTT poderia demorar até sexta, ou seja combinamos então que eu fosse buscar esse documento no sábado, na sexta feira contactei o stand novamente para confirmar e a história ja havia mudado, pois o stand agora ja dizia que havia entendido mal e que a financeira não enviou o documento solicitado pois já havia sido enviado tudo para a conservatória sendo impossível o envio pra mim, eu então informei que o que eu precisava era apenas o comprovativo da conservatória então e foi quando o Stand me informou que já não era mais com eles e que se eu quisesse entra-se em contato direto com a financeira pois eles já não podiam mais fazer nada, ou seja perdi 1 semana. Liguei então para a Cetelem e falei com o Sr. M., que trabalha nessa mesma sede do Porto e afirmou que não há nenhum registo da documentação referente ao meu veículo, o Sr.M informou ainda que acessou a minha ficha de cliente e a informação sobre documentos ainda está pendente. Retornei ao stand, que me passou o contacto do Sr. P, o mesmo que pessoalmente me trouxe o contrato da Cetelem para assinatura. Segundo o stand, o Sr. P representa a financeira e foi para ele que o Stand enviou a documentação do meu carro. Ao falar com ele, fui informado de que os documentos foram enviados para uma outra empresa para que esta tratasse do pedido de registo, entretanto ele já havia solicitado o comprovativo que eu preciso com urgencia e estava a espera que enviassem, assim que ele estivesse em posse do comprovativo me enviaria por whatsapp, mas que de qualquer forma me daria um retorno na segunda feira na parte da manhã (essa conversa foi em uma quinta feira a noite). Na segunda feira aguardei o dia todo e não tive retorno, na terça feira pela manhã entrei em contacto com o S e o mesmo disse que o pedido ja foi feito e eles tem ate 60 dias para entregar na minha morada. A situação é claramente desorganizada, e demonstra falta de responsabilidade por parte das partes envolvidas. O meu processo está sem qualquer transparência ou previsão objetiva, afetando diretamente a minha atividade profissional e gerando prejuízos. Saliento que, segundo o artigo 34.º do Código do Registo Automóvel, após a submissão do pedido de registo, é emitido um comprovativo que deve ser fornecido ao requerente, especialmente quando solicitado para finalidades legais. Além disso: - Artigo 8.º, n.º 1 da Lei n.º 24/96 (Lei de Defesa do Consumidor) garante o direito à informação clara, adequada e acessível; - Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2017, que trata do crédito com reserva de propriedade, reforça o dever de transparência; - Artigo 3.º do Código Civil obriga à boa-fé na execução dos contratos. Dessa forma, solicito que a DECO interceda junto à Cetelem para que esta: 1. Forneça de imediato o comprovativo do pedido de alteração de titularidade; 2. Esclareça formalmente a situação e informe quem é o responsável pela tramitação do processo. Agradeço pela atenção e apoio. Com os melhores cumprimentos,

Encerrada
N. M.
14/05/2025

Vários movimentos de 1773,72€

Exmos. Senhores, (A minha odisseia para obter uma clarificação desde 18/03 sobre vários movimentos de 1773,72€. A) Atente-se no Extracto de 16/12/2024 a 17/01/2025: i) 16/12/2024 VALOR EM DIVIDA FECHO EXTRATO ANTERIOR - 1773,72€. ii) 22/12/2024 PAGAMENTO POR ENT E REF + 1773,72€. iii) 01/01/2025 APRESENTACAO MENSALIDADE - 1773,72€. Como tinha feito o Pagamento Antecipado dos 1773,72€ a 22/12/2024, eu não estava à espera que o Cetelem me fosse debitar os mesmos 1773,72€ a 02/01/2025, tendo eu ficado com saldo negativo no ActivoBanco. Telefonei para o Cetelem no dia 03/01/2025 e disseram-me que eu teria de ligar para o ActivoBanco e pedir o reembolso da quantia já paga. Assim fiz, e o ActivoBanco reembolsou-me os 1773,72€ no dia 03/01/2025. Ficou tudo saldado. iv) Estranhamente, no ActivoBanco registou-se: "08/01/2025 TRF. P/O BNP PARIBAS PERSONAL FINANC +1.773,72". Não sei porquê, mas o Cetelem transferiu 1773,72€ para a minha conta. v) Com essa transferência, o Saldo em Dívida no fim do Extracto de 17/01/2025 era de 2595,54€ (foram pagos entre 18/01 e 01/02). B) Atente-se no Extracto de 14/02/2025 a 17/03/2025. i) **27/02/2025 MENSALIDADE (S) EM INCUMPRIMENTO -1773,72** ** - Mas este montante já não estava incluído no "Saldo em dívida" no Extracto de 17/01/2025 a 14/02/2025? Não estão a cobrar 2 vezes? Não foi o montante que o Cetelem transferiu, sabe-se lá porquê, para o ActivoBanco no dia 08/01? ii) Entretanto este movimento de 27/02 desapareceu da lista de movimentos da App e do Homebanking, mas os 1773,72€ foram cobrados/pagos na mesma. i) Peço uma explicação detalhada desses movimentos de 1773,72€ de forma a clarificar se o movimento de 27/02 não é uma cobrança de uma valor já pago. ii) Solicito o envio de um Ficheiro EXCEL com os movimentos de 16/12/2024 até 18/03/2024 (correspondentes aos 3 extratos: 17/01, 14/02 e 17/03).) Cumprimentos.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
D. S.
27/04/2025

Cartão não recebido

Exmos. Senhores, No fim de novembro fui em uma loja fnac e me ofereceram um cartão de crédito após uma compra que fiz , paguei a taxa de 15 euros para o envio do cartão para minha morada e ja vai para meio ano e ainda nao recebi já entrei em contato por telefone umas 4 vezes e nunca chegou espero uma solução urgente ou a devolução do meu dinheiro Com os melhores Cumprimentos.

Resolvida
F. G.
28/12/2024

Exposição/Reclamação do Seguro Desemprego Involuntário

Exmos. Senhores, Boa tarde, Venho por este meio apresentar uma reclamação contra a Cetelem e sua parceira de Seguros Cardiff pelo fato de não me quererem ativar o seguro contra Desemprego Involuntário como requerido por mim e que mais a baixo passo a explicar melhor: Há uns anos atrás contraí um contrato de empréstimo com a Cetelem e já fiz pelo menos 2 renegociações com esta entidade. De todas as vezes sempre me foi questionado qual seria na altura o meu vínculo laboral com a empresa para a qual eu trabalhava ao que sempre respondi que eu estava ligado a essa mesma empresa por um contrato de trabalho a termo incerto. É também verdade que de todas as vezes que eu negociei com esta empresa sempre perguntei se o seguro contra o Desemprego Involuntário me iria proteger caso eu ficasse desempregado pelo facto da minha empresa por alguma razão dispensar-me ao que me foi sempre dito que sim, iria estar protegido. Ora, neste momento, estou a tentar ativar o seguro porque a minha empresa despediu-me sem razão aparente. Ou seja, da minha parte trata-se de um despedimento Involuntário e que está coberto pelo seguro com a Cetelem. Mas, a Cardiff, empresa que gere a minha apólice, parceira da Cetelem recusa a ativação do seguro pois invocam que o contrato foi terminado por caducidade. Contactei uma Dra. da ACT que me explicou que quando uma empresa quer terminar um contrato de trabalho a termo incerto por lei terá sempre que o caducar. Dito isto e visto que o meu contrato de trabalho era a termo incerto e durou 5 anos e 1 mês este seguro nunca me protegeu. Vê-se claramente que este produto (seguro) nunca seria indicado para mim - pois ao fim deste tempo todo em que paguei a mensalidade do seguro, vamos imaginar que paguei entre 1000 a 1500 euros do seguro à Cetelem - porque à partida quando assinei o contrato com este seguro, o seguro nunca iria ser ativado pois a partir do momento em que eu o aceitei já estava condenado pelo fato do meu contrato de trabalho seria a termo incerto. Se os funcionários sempre me perguntaram qual o meu vínculo laboral com a empresa para a qual eu trabalhava e eu respondia a termo incerto, então eu deveria ser logo chamado à atenção de que este seguro na vertente de Desemprego Involuntário nunca me iria beneficiar em nenhuma altura do contrato e que apenas eu estaria - tal como aconteceu - a pagar um seguro/produto que não fazia sentido nenhum para o meu caso. Para terminar, desejo que revejam toda esta situação e que ativem o seguro - por informações incoerentes ou mesmo falsas - para que eu seja ressarcido das mensalidades já pagas em Novembro, Dezembro e também Janeiro (pois, é muito provável que esta também irá ser paga no entretanto.) e ao mesmo tempo que me retirem da obrigação de pagar as próximas mensalidades enquanto estiver desempregado, que eu desejo que este desemprego seja da mais curta duração. Obrigado, Fernando Ricardo Gonçalves Cumprimentos.

Resolvida
F. G.
05/09/2024

Débitos/Cobranças injustificados/as

Exmos. Senhores, cobraram-me 4,98€ de juros e 0,05€ e 0,91€ de imposto de selo no extrato de 08/2024. Não compreendi porquê. Solicitei esclarecimento. Não esclareceram nem reembolsaram. Solicito gentilmente reembolso. Se não reembolsarem no próximo extrato, reservo-me o direito de proceder judicialmente. Obrigado. Cumprimentos.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
F. G.
24/08/2024

Cobrança indevida de juros

Alterei débito direto em 14/03/2024. 18 dias depois, tentaram debitar conta antiga, falharam, e cobraram-me juros.

Encerrada
P. C.
27/06/2024

Cobrança Indevida Após Contrato Anulado e Saldado

Exmos. Senhores, Fui titular da conta Nº 43127546761100 e, conforme já tive oportunidade de vos dar conhecimento, continuo a receber cobranças em relação ao cartão de crédito media markt. Há meses, através da DECO Reclame, venho a pedir esclarecimentos e soluções em relação à esta questão. No dia 07 de Junho, fui contactada por email a confirmar que tinha o meu contrato anulado e qualquer dívida saldada. Hoje, dia 27 de Junho, recebo uma carta a informar que tenho 63,39€ ainda em dívida, com um pagamento mínimo obrigatório de 37,75€. Apesar de grata pela simpatia e educação dos vossos provedores, os quais sempre foram atenciosos e pró-ativos, mantenho-me extremamente frustrada e insatisfeita com a falta de organização da instituição. Mensalmente, não posso contar com o meu planejamento financeiro, uma vez que aparecem-me dívidas surpresa, as quais já saldei através de um empréstimo consolidado feito, ironicamente, com a vossa empresa. Mensalmente, fico em expectativa se terei contas extras a pagar. Mensalmente, preciso atender ligação sobre o mesmo tema, enviar emails sobre o mesmo tema, e pedir um direito que é meu como consumidora, que saldou uma dívida e anulou um serviço, e ainda assim é assediada por cobranças indevidas. Em anexo, mostro fotografia da cobrança recebida esta manhã. Aguardo o vosso rápido esclarecimento, visto que este assunto já se estende há meses. Cumprimentos.

Resolvida
P. C.
01/06/2024

Cobrança Indevida

Exmos. Senhores, Fiz os devidos pagamentos da dívida que tinha no meu cartão de crédito com a CETELEM, e então, através da DECO, pedi o cancelamento em outra reclamação. A empresa contactou-me em privado, confirmou o cancelamento do cartão, ao meu pedido direto, e ainda ressarciu-me de um pagamento adicional que fiz de uma cobrança indevida da parte deles. Até então, minha impressão era de ótima conduta e responsabilidade da CETELEM, e fiquei satisfeita com a seriedade, rapidez e clareza em tratar a questão. Entretanto, após tudo isso e, ao pensar que o assunto estaria resolvido, continuo a receber pedidos de débido direto e emails com extrato do cartão bancário dizendo que devo o montante mínimo fixo, o qual pagava anteriormente todos os meses. Imagino que seja apenas a falta do devido cancelamento da cobrança, entretanto sou uma pessoa precavida e não gostaria de, daqui uns meses, descobrir que fizeram cálculos incorretos e, por má comunicação, devo centenas à instituição de crédito. Portanto, peço que confirmem o que se passa e, por favor, formalizem o fim da dívida relacionada ao cartão de crédito que foi cancelado, de forma que esteja descansada ao saber que a dívida foi, de fato paga, como o fiz, e não há nada mais a ser resolvido. Cumprimentos.

Resolvida

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