Reclamações públicas

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M. S.
15/07/2025

Recusa de Reparaçao em Garantia

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação contra a empresa MBIT – Computadores e Serviços de Informática, S.A., no âmbito do processo de garantia de um Xiaomi 14T, adquirido a 28 de dezembro de 2024, pela plataforma Santander Boutique. Linha cronológica dos acontecimentos: O equipamento foi adquirido novo, com valor de 499€, tendo sido usado sempre com capa protetora. No final de junho de 2025, comecei a notar empeno visível na estrutura do telemóvel, tornando-se perceptível ao colocá-lo sobre uma superfície plana (ficavam os topos levantados). No dia 30 de junho de 2025, contactei a MBIT para ativar a garantia legal, e a recolha foi agendada. O equipamento foi recebido pela MBIT no dia 3 de julho de 2025. Após análise inicial, o equipamento foi remetido para o centro técnico da marca Xiaomi. Dias depois, a MBIT informou-me que a garantia havia sido recusada pela marca, alegando um “dano no display” que não estaria coberto pelos parâmetros do fabricante, sendo emitido um orçamento de reparação, o qual recusei formalmente dentro do prazo de 48h que me foi dado. Situação atual e queixas principais: A MBIT recusa-se a assumir a responsabilidade legal enquanto vendedora, remetendo integralmente a decisão para a marca. Esta posição viola o Decreto-Lei n.º 84/2021, nomeadamente os artigos 15.º, 18.º e 20.º, onde se estabelece que é o profissional (neste caso, o vendedor) quem responde pela falta de conformidade. O defeito apresentado no equipamento é estrutural e evidente, afetando o normal funcionamento do mesmo: aquecimento excessivo, desligamentos espontâneos e empeno visível. Após a recusa do orçamento, não foi dada qualquer resposta objetiva por parte da MBIT quanto à resolução da situação, apesar das várias tentativas de contacto telefónico e de emails enviados. Fiz uma exposição formal no Portal da Queixa (n.º 136849125), à qual a empresa respondeu apenas com uma nota vaga, indicando que iria “analisar os factos”, mas nunca mais deu seguimento. Esta situação tem-me causado graves prejuízos pessoais e profissionais, uma vez que dependo do telemóvel para trabalhar e não sou obrigado a suportar a compra de novo equipamento enquanto este se encontra dentro do prazo legal de garantia e claramente defeituoso. A empresa tem demonstrado falta de transparência, ausência de comunicação e negligência na resolução do problema, empurrando responsabilidades para a marca, o que é inaceitável legal e eticamente. O que pretendo: Requeiro o apoio da DECO PROTESTE para que a MBIT reconheça a falta de conformidade do equipamento e proceda à resolução do contrato e reembolso integral do valor pago (499,99€), nos termos do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 84/2021. Fico ao dispor para fornecer todos os comprovativos (faturas, IMEI, prints de conversas, emails, chamadas, fotos do defeito e do equipamento, etc.). Com os melhores cumprimentos, Miguel Sousa

Encerrada
R. R.
22/04/2024

Mbit - Encomenda #2000254691

comprei um teclado DELL - Kb740 - compact. Multi Device - Sem fios - 2.4 Ghz, Bluetooth 5.0 - Qwerty - Português - cinzento, no passado dia 15/04/2024, com a indicação que seria entregue em 5 dias uteis. Cobraram para além do preço do equipamento mais €3,90 para envio e entrega. Realizei o pagamento por referência MB no proprio dia 15/04/2024. Hoje contactei a empresa e fui informado, que ainda não sabem quando irei ter o equipamento pelo qual já paguei e que seria entregue até 5 dias uteis após a confirmação do pagamento.Quero por isso apresentar uma reclamação contra a empresa MBIT - COMPUTADORES E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA, S.A., NIF:502764406, com sede social em Rua Antero de Quental, 351 4455-586 PERAFITA

Resolvida
P. M.
05/10/2023

Trotinete Avariada

Boa tarde venho por este meio pedir ajuda vossa em relação há minha trotinete em que me tá a dar constantemente problemas uma delas é não responder ao acelerador dela em que já foquei em plena via parado ou numa retoma isto já vem arrastar Há bue tempo há a trotinete foi comprada pelo o banco BPI mas não me fazem nada para ajudar o que fizeram foi me darem o Email da empresa em que fazem a recolha do equipamento (MBIT- computadores e serviços de informática S.A) é o que tenho na folha em que em que foi o pagamento de 400€.

Encerrada
M. B.
31/05/2023

Não tem stock, mas continua no site a venda

Venho por este meio apresentar o meu descontentamento perante a logística pobre ou simplesmente falta de atenção perante os clientes online no qual a Mbit dirige.Perante a encomenda online que dizia ter stock depois de pagar, no dia seguinte referem não ter stock, apresentando 2 soluções uma delas sendo aguardar, como é um presente e foi pedido com tempo decido aguardar, no qual novamente me respondem que afinal não vai haver mais.Porque não disseram logo !? Para não falar que o produto em questão continua a venda e com stock no site.Leva a crer que é tudo estratégia de marketing.Enfim fico mais desagradado pelo simples facto que em 2 vezes que compro com eles , as 2 vezes acontece o mesmo e tenho de pedir o reembolso do dinheiro que acaba por demorar sempre 2 a 3 dias uteis .Perda de tempo , fico sem produto, tenho de procurar outra vez e ainda fico a merce da empresa pela devolução do dinheiro!

Encerrada
L. C.
27/04/2020

Encomenda indevidamente cancelada

Exmos(a) Srs(a),dirijo-me a vós, novamente, a propósito da minha encomenda No. 2000106060, que foi indevidamente cancelada.No dia 9 de Abril de 2020 efectuei no vosso sitre a encomenda No. , do produto EPSON - Escaner FF680W FastFoto, pelo valor de 449 Euro, tendo pago através de paypal, ID da transação: 3UU02763PM3105015.No dia 17 de Abril recebi da vossa parte esta mensagem:A Mbit inseriu uma observação na sua encomenda com referencia (2000106060).Observação: Bom dia sr. Filipe, infelizmente e conforme email já enviado dia 16, o artigo entrou em rutura de stock e neste momento, devido a problemas de fornecimento por parte dos distribuidores por causa do COVID-19 ainda não temos data prevista para reposição de stock. Existe algum outro artigo que tivesse interese para se fazer troca? Caso não tenha pf indique-nos o seu Iban para ser solicitado o reembolso.Na altura comuniquei-vos que não aceitava este cancelamento, por o motivo invocado (falta de disponibilidade devido ao COVID-19) ser aparentemente falso, como o demonstra o facto de o produto continuar, na altura, e continuar ainda hoje, à venda e indicado como disponível, no vosso site:https://www.mbit.pt/informatica/perifericos/scanner/epson-escaner-ff680w-fastfoto?utm_source=google&utm_medium=cpcApenas está agora cerca de 100 Euros mais caro.Recebi, no dia 20 de Abril, esta vossa segunda resposta:A Mbit inseriu uma observação na sua encomenda com referencia (2000106060).Observação: Boa tarde, dada a impossibilidade de satisfazer a encomenda pelos motivos já explicados iremos proceder ao cancelamento da encomenda. O reembolso foi solicitado para a sua conta Paypal. Lamentamos os incómodos causados.E no entanto o produto continua no vosso site à venda e indicado como disponível.Entendo que o vosso procedimento é incorrecto, e solicito assim que me enviem o produto que encomendei, pelo preço então estabelecido. Uma vez que as vendas online constituem um contrato de compra e venda como qualquer outro a partir do momento em que eu paguei o preço estabelecido, e vocês receberam o pagamento, estamos ambos vinculados a esta compra. Não é aceitável quebrarem o contrato apenas por entretanto terem subido o preço do produto.Fico a aguardar a vossa resposta com a máxima brevidade.Filipe Costa

Encerrada
A. C.
23/10/2018

Publicidade e Venda Enganosa

Exmos. Srs.,Venho informar que fui engado pela Mbit – Computadores e Serv. de Informática Lda, como podem verificar pela encomenda e compra online no dia 13-09-2018 (doc anexo) do computador GL703GE-78BT5PS1, ASUS - NB ROG STRIX I7-8750H 16GB 256GB SSD+1TB 17.3 FHD SLIM WV NV GF GTX1050TI S/SO PRETO com as indicações no site tem um monitor com 120Hz. As características apresentadas no site correspondem as da marca ASUS (doc anexo).Como não conseguia ter o monitor a trabalhar a 120Hz pedi ajuda da ASUS e só a segunda tentativa é que me informaram que era um computador com 60HZ e não 120Hz (doc anexo). Reportei a Mbit porque estava no fora de prazo para fazer a devolução e já tinha utilizado o computador. Não podia saber que as caraterísticas do computador estavam erradas sem o utilizar, sem fazer vários testes e pedir ajuda da ASUS. Os técnicos da ASUS na primeira resposta informaram que o computador trabalhava com 120Hz de forma automática, o que não era real, na segunda resposta fui informado que afinal o monitor era 60Hz (doc anexo).A Mbit respondeu-me por e-mail no dia 15-10-2018, lamentando a situação e que “A informação que foi colocado no nosso site foi erradamente colocada com base na informação que nos foi transmitida pelo nosso fornecedor.” ( doc anexo )Depois de vários e-mails, querem que eu devolva o computador para analisarem, mas não me dão garantias que vão aceitar, podendo arranjar outra desculpa para não aceitar a devolução. Não me garantem se me vão reembolsar nem quando. Eu tive de fazer o pagamento antecipado.Comprei o computador para trabalhar e se o devolver fico sem ferramenta para poder trabalhar, o que vai fazer que tenha mais prejuízos. O computador vinha sem sistema operativo porque eu tinha uma licença para utilizar, foi utilizada neste computador. Se o devolver ou trocar sou obrigado a recorrer para a Microsoft a substituição da licença, e não sei se o vou conseguir, quem vai assumir este prejuízo sou eu.O que eu sugeri foi, Troca do computador, entregam em mão o computador correto e levam o não correto, ou devolução imediata do valor, eu faço a devolução imediata do computador. Não vou enviar o computador sem ter outro computador para poder trabalhar, ou ter o valor para poder comprar outro. Não aceitaram, não me dão garantias de nada. (doc anexo)Venho participar esta situação porque com eu mais pessoas foram enganas, o computador enviado tem um valor muito mais baixo. Este computador atualmente na Mbit já se encontra sem stockCumprimentos,

Encerrada

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