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Pressão de água demasiado fraca
Exmos. Senhores, Em 27/06/2023, remeti o mail que se segue ao Serviço de Águas de Gaia, EM, SA, não tendo obtido resposta alguma até à data nem qualquer alteração à situação exposta. Pelo presente, venho expor o seguinte: No passado dia 23/06/2023 , adquiri um esquentador termostático, para substituição de um outro que desde há cerca de uns 22 anos aqui ia funcionando. A substituição deveu-se ao facto de, nos períodos de verão ou de maior calor e/ou sempre que se pretendia uma água tépida, o esquentador desligava. Pura e simplesmente deixava de trabalhar. Posto isto, ou me servia da água a uma temperatura elevadíssima ou, simplesmente, fria. Não havia meio termo. O novo esquentador garantia, supostamente, uma economia de cerca de 30% quer no consumo de água, quer no consumo de gás. Acontece, que logo nas primeiras utilizações ele viria a comportar-se tal como o esquentador antigo, pelo que após vários testes realizados, pôde vir a constatar-se que o problema reside no facto de haver fraca pressão de água (inferior a 2 bar, valor mínimo para este (ou qualquer outro) esquentador funcionar corretamente). Para além do meu apartamento foram realizados os mesmos testes no apartamento contíguo, 7º Esq. Frente, e que viriam a revelar os mesmos níveis de pressão. Face ao exposto, venho solicitar a V. Exas. se dignem averiguar a capacidade de pressão do fornecimento de água a este prédio, nomeadamente à qualidade das tubagens cuja construção data do ano de 1998 e, desencadear os esforços necessários para que, pelo menos os moradores do 7º piso (ignoro se estas mesmas dificuldades se fazem sentir nos outros pisos), tenham uma pressão de água adequada a poderem adquirir equipamentos mais economizadores de energia e de água e, como tal, mais ecológicos, tão necessários a uma boa política ambiental. Melhores cumprimentos, Alexandra Guimarães (R. S. Cristovão de Mafamude, nº 141 - 7º Esq. Post. - 4430-225 Vila Nova de Gaia - Telem. nº: 919019497)
Pedido de apoio – Má qualidade da água e faturação excessiva sem resolução
Exmos. Senhores, Gostaria de solicitar o vosso apoio na resolução de uma situação que afeta a minha família e que, até ao momento, não mereceu qualquer resposta por parte da entidade fornecedora de água da minha área de residência. Apesar de uma visita técnica ter atestado a conformidade da água, continuam a registar-se anomalias recorrentes: Água barrenta a sair das torneiras durante vários minutos; Presença de sedimentos visíveis que já danificaram utensílios domésticos; Despesas mensais muito elevadas (faturas entre 50€ e 70€), incompatíveis com o serviço efetivamente prestado; Falta de resposta por parte da entidade a todas as comunicações escritas. Somos especialmente sensíveis a esta situação, pois temos dois bebés pequenos em casa, sendo o uso de água com esta qualidade um risco inaceitável. Além disso, para garantir água minimamente limpa, somos forçados a deixar correr a água vários minutos, o que agrava ainda mais a fatura, sem que haja qualquer reconhecimento ou correção por parte da fornecedora. Face à ausência de resposta e de medidas corretivas, venho solicitar o apoio da DECO na intermediação deste caso, para garantir: Avaliação técnica independente da água; Responsabilização da entidade por danos materiais e potenciais riscos à saúde; Reavaliação e eventual reembolso de valores cobrados indevidamente. Tenho à disposição documentação de suporte. Agradeço imensamente a vossa atenção e aguardo o vosso aconselhamento sobre os próximos passos a tomar.
2 faturas no mesmo mês.
Á entidade Aguas de Gaia , gostaria de um esclarecimento sobre a fatura de dezembro . Tenho dos valores em aberto , uma no valor de 57,16 e outra no valor de 131,07 . É um balúrdio uma fatura nesse valor para duas pessoas sendo que boa parte dos dias tomamos banhos no ginásio. A fatura não há de ser paga ate ter uma explicação desse valor. Grata e aguardo retorno .
Faturação Indevida - Contagens/Disponibilidades Erradas
Exmos. Senhores, Sou cliente com o contrato nº 4047418 / 001 das Àguas de Gaia. É sabido que esta empresa trabalha com um método de contagem bimestral. De dois em dois meses é a contagem do cliente que conta para a faturação desse mês. Adicionalmente, todas as faturas têm um período de comunicação que, legalmente, tem de ser respeitado quer pelo cliente quer pela empresa. Acontece que, nos meses em que é a empresa a dar a contagem, esse período de comunicação nunca é respeitado. No meu caso, as contagens nesses meses são sempre dadas 5-7 dias após o último dia do período de comunicação. Posto isto, na minha fatura de maio (a pagar até e paga dia 14 de junho), o último dia de comunicação foi dia 10 de Maio. No entanto, e como sempre (independentemente de ser o mês da empresa), dei a dia 12 de maio no portal, acrescentando já dois dias ao faturamento. Acontece que a empresa só veio tirar a contagem 7 dias depois, no dia 17 de maio. Ora, apesar da contagem ser a mesma, 3mcubicos, e de eu já a ter dado dois dias depois, o período de disponibilidade acresce ainda mais 5 dias, ficando eu com uma fatura de 35 dias para pagar. Após me dirigir ao balcão de atendimento a pedir retificação, foi-me dito e passo a citar "os funcionários não são máquinas e não conseguem tirar as contagens sempre nos dias certos, pelo que não podemos fazer nada porque é assim". A questão é que, no meu caso, NUNCA tiraram as contagens nos dias certos, e sei por informação de um desses funcionários que as listas lhes são entregues já depois dos intervalos de contagem. Isso é legal? Se a empresa não aceita a minha contagem certa no mesmo dia todos os meses, eu sou obrigada a aceitar uma contagem com dias excessivos da empresa que me acresce custo? À conta desta brincadeira, tive de pagar uma fatura de ~26€ a 35 dias com 3mcubicos, sendo que nunca paguei mais de 21€ de àgua em 6 anos, mesmo com a empresa sempre a tirar contagens com dias a mais. Contudo, e como em maior parte dos casos creio que acontece, quando uma fatura vem com dias a mais, a fatura do mês seguinte, à partida, apresenta um faturamento com menos dias, de modo a que não se ultrapasse os 60/61 dias que compõem dois meses. Pelo menos, assim eu esperava, como em outra situação já havia sucedido, apesar de continuar a ser errado ter de aceitar uma contagem deturpada. O que acontece é que esta 'fatura do mês seguinte' foi/é a fatura na qual a minha contagem é que conta. Dei, no portal, uma contagem de 2mcubicos a dia 12 de junho, num período de comunicação de 7-12 junho. Ou seja, dei a contagem no último dia que podia dar. Mesmo assim, essa fatura que tenho de pagar até dia 12 deste mês (julho) vem com a contagem tirada a dia 17 de junho. Isto nunca aconteceu com as minhas contagens, sempre vieram direitas. E qual a resposta que recebo do balcão? "O sistema é automatico e tirou a fatura no dia 17 para perfazer os 31 dias". Quais 31 dias? Se o sistema é automático, que o é, como é que é possível que tenha esperado mais 5 dias para gerar uma fatura quando o parâmetro necessário à geração da mesma chegou ao sistema no dia 12?! Isso pressupõe que não é automático, e que quem o coordena propositalmente quis gerar mais uma fatura errada apenas para perfazer 31 dias e acrescer custo, apesar da fatura anterior já ter 35. Em suma, em dois meses que têm 61 dias em conjunto (maio e junho), eu estou a pagar 66 dias, com um acréscimo de 5,13€ nas duas faturas, "porque o funcionário não é uma máquina" e "o sistema é automatico", sem que ninguém queira fazer nada para resolver o problema, lesando mais um cliente. Até ao momento, os serviços das Àguas de Gaia mostraram-se incompetentes na resolução do problema. Para além de solicitar a correção imediata das faturas e crédito do valor pago a mais na próxima fatura, pretendo saber quais os passos legais a seguir de modo a conseguir resolver a seguinte situação, uma vez que a própria empresa se recusa a fazê-lo. Cumprimentos.
Resíduos Sólidos
Exmos. Senhores, Venho por este meio expor a minha indignação pela fatura alta, relativamente aos Resíduos Sólidos, isto porque a Câmara Municipal de Gaia distribuiu contentores para lixo reciclado e tenho usufruído dos mesmo e o valor a pagar sobre este tema é cada vez mais algo, tornando o valor final da fatura um absurdo comparativamente a meses anteriores e a outros distritos. Quando a iniciativa dos contentores para o lixo reciclado começou, foi dito que era gratuito mas o valor a pagar sobre lixo não diferenciado é exagerado. Peço que revejam este tema. Cumprimentos, Sandra Tavares
Infiltração
Venho por este meio reclamar a falta de resposta e de intervenção na resolução do problema. Ando há semanas a ligar para as Aguas de Gaia, a enviar emails e deixei até um requerimento presencial mas sem qualquer resposta.Existe uma infiltração na estrada, junto à minha casa, que é necessário reparar, pois já tenho danos significativos nas paredes, tectos e chão da cave. A minha casa não utiliza os ramais existentes nessa estrada, utiliza a rede pública da estrada posterior e que foi feita com a fiscalização das Águas de Gaia. Não faço ideia se é na rede de águas ou na rede de esgotos, sei que é na via pública e a entrada de água é permanente, faça chuva ou faça sol. Sei também que há muita gente que tem a rede de esgotos ligada à rede de pluviais. Preciso de fazer obras de reparação dos danos para garantir habitabilidade e para isso é necessária intervenção urgente. Ninguém me dá uma resposta.Solicito intervenção urgente.Grata pela atençãoIsabel Castanho
Problema em iniciar novo contrato
Quero fazer uma nova ativação online e não o consigo fazer. Depois de submeter todos os documentos como caderneta predial e cartao de cidadão, existe uma etapa de verificação visual, que julgo ser uma fotografia da pessoa que não consigo ultrapassar nem pelo telemovel nem pelo pc, não permitindo deste modo aceder e realizar um contrato.
Problema com a fatura da água
Boa tarde.Na fatura das Águas de Gaia em assunto - está em nome da minha esposa Maria de Fátima Guimarães - contrato já muito antigo - mas o débito é efetuado na nossa conta comum do Banco Santander Totta, a questão que coloco prende - se com o desdobramento da faturação parcial relativa ao consumo de água - é legal desdobrar um consumo de 5 metros cúbicos em 4 + 1 com valores unitários diferentes?Já anteriormente num outro documento coloquei a questão à ERSAR que nunca me respondeu.Temos outras faturas em que este desdobramento só é feito a partir dos 10 metros cúbicos.
PROBLEMA COM A FATURA DE ÁGUA
Águas de GaiaProblema com prescrição de faturasAssunto: Prescrição de consumosNIF:291407773Após ter sido interpelado(a) para proceder ao pagamento da(s) fatura(s) n.º00004188255 com emissão no periodo de 23/05/2023 à 07/06/2023, no valor de € 73.09, constatei que Não existe possibilidade Alguma desse valor estar correto, visto que uma pessoa apenas reside neste apartamento e passa 10 horas por dia fora de casa. Em comparação aos últimos 12 meses quando o número de pessoas foi o mesmo e o valores cobrados isso tem que ser revisado.Assim, serve a presente missiva para me opor ao pagamento do valor supra referido, invocando expressamente a prescrição para todos os efeitos legais.Aguardo resposta por escrito e anulação dos valores prescritos, no prazo máximo de 8 dias, não devendo ser interrompido o fornecimento do serviço até resposta e regularização da faturação.Com os melhores cumprimentos,Simone Cappelari
Corte de água sem aviso
Exmos. Senhores,Na passada sexta-feira deparei-me com um corte de água no meu apartamento.Entrei em contacto com a empresa onde me foi dito que o corte se deveu a uma fatura de Fevereiro que estaria por pagar. Teria de me descolar fisicamente a um balcão para proceder ao pagamento e restabelecer o abastecimento de água. Assim o fiz, e tive de pagar além da fatura em atraso, o valor pelo corte e o religar o abastecimento.O que levou ao corte, e o motivo da minha reclamação:1- Notar que já tinha várias faturas posteriores pagas (Março, Abril, etc...).2- Foi-me indicado que nas faturas posteriores estava um aviso sobre o pagamento em falta, como uma nota. É verdade mas aparecia em letras pequenas.3- A razão pela falta de pagamento: Como o apartamento esteve vazio nos últimos meses, a estimativa do consumo estava errada, e por isso foi pedido rectificação das facturas.As facturas foram rectificadas, e procedemos ao pagamento, mas parece que ficou entretanto o tal valor da factura de Fevereiro por pagar que nós pensamos (erradamente) que teria transitado para o mês seguinte que foi pago.4- Foi nos dito que foi enviado um aviso de corte por correio registado (simples), mas nunca recebemos o aviso.Fiz um pedido no balcao digital, aconselhado pelos funcionários que me atenderam, para pedir o reembolso do valor do corte, dada a situação que descrevo que deveria ter sucesso. Infelizmente a resposta foi negativa. Se calhar não foi claro o que aconteceu...Tendo em conta a falta de clareza no pagamento em atraso, e na falta de recepção do aviso de corte de água, gostaria de saber como devo proceder à reclamação.Esta reclamação serve também para chamar a atenção de outros consumidores, para estarem atentos aos valores em atraso que não são bem visíveis nas faturas. Cumprimentos,Sérgio Sousa
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