Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
T. M.
28/01/2026

Rescisão do contrato - Plano de Saúde Medicare Platinium

Venho por este meio solicitar o cancelamento do meu contrato com a MEDICARE nº.5110002850. O contrato foi celebrado via telefone no dia 19/03/2024 no qual em momento algum foi-me informado de que passado o primeiro ano de fidelização, o contrato seria renovado automaticamente e que só poderia pôr termo sob aviso prévio de 30 dias à dita renovação. Por não ter havido qualquer confirmação da minha parte por escrito da adesão e muito menos da renovação, invoco o Decreto-Lei nº 24/2014, de 14 Fevereiro, Artigo 5º, nº 7 (que transpõe a Diretiva nº 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo aos direitos dos consumidores), especialmente o art.5º/nº7 no qual é referido que “Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços “.Por não ter assinado nenhum termo onde conste uma fidelização da minha parte com a MEDICARE , agradeço que procedam ao cancelamento com efeitos imediatos.

Em curso
B. N.
26/01/2026

Obrigada a mais um ano de pagamento

No dia 7-11-2023 foi me feita uma chamada por parte da medicare para celebrar um contrato para mim e mais dois familiares. Apenas foi feita uma chamada que simplificou o processo, e devo ressalvar que nunca foi assinado nenhum documento No dia 10-10-2024 fiz uma chamada para esta entidade para cancelar o contrato porque nem eu nem os meus familiares o usávamos, e 50€ mensais estavam a ser um grande peso monetário. Nessa chamada foi me dito que iam dar início ao processo e iria ser contactado posteriormente. Uns dias depois uma funcionária muito pouco simpática ligou a dizer que eu deveria ter ligado uns dias antes e por essa razão já estava mais um ano de contrato a decorrer e iria ter que pagar mais até novembro de 2025. Enviei vários emails a pedir o cancelamento do contrato, e fiz o cancelamento de débito direto. No dia 22-01-2026 recebi uma mensagem da INDEBT para combrança de uma dívida

Em curso
V. B.
26/01/2026

Anulação de contrato.

Reclamação. Eu, Vasyl Bay, NIF 237247330, pediu Medicare, para cancelar contrato ao fim de ano 2023. Eles até hoje manda pagamentos. Nós não usamos serviços Medicare. Mandei e-mail reclamação, não tem resposta nenhuma. Obrigado. Cumprimentos.

Em curso
P. A.
26/01/2026

Facturação indevida, contrato abusivo, falta de boa-fé

Há 3 anos que tento suspender o vosso serviço, nunca usufruí e não quero usar. O atendimento telefónico é terrível e não consegui obter acesso a um livro de reclamações. Foi tudo muito (ou demasiado) fácil no momento da contratualização, mas para por fim à relação convosco está a ser exactamente o oposto. Que serviço é este em que o contrato é renovado automaticamente sem hipótese de o cancelar? Que empresa é esta em que se força o cliente a manter relações contratuais, mesmo depois de assumir explicitamente que não há intenção de continuar com os serviços? Legal ou não, esta forma de trabalhar é altamente enganadora e desleal para com o consumidor.

Em curso
B. P.
23/01/2026

Cancelamento de contrato

Meu contrato foi renovado com a Medicare, quero fazer o cancelamento, reincidir o contrato e eles não aceitam de forma alguma cancelar, o contrato tem sua renovação no mês 06 Já falei que não pretendo continuar pagamentos de algo que não utilizo mais, pouquíssimas vezes que utilizei, querem me obrigar a continuar pagando, sendo que já avisei por via telefónica que não quero continuar com o plano, sendo que já tem mais de ano do plano de fidelidade obrigatório, e mesmo assim querem que continue pagando, já que foi renovado o contrato, dizendo que não há possibilidade de cancelar até finalizar essa renovação, mas não quero de forma alguma continuar a pagar por algo inutilizado para mim, e no qual tenho apenas gastos, e as vezes que foi necessário utilizar foi para consulta gratuita que o plano disponibilizou de resto não foi feito nada.

Em curso
D. V.
23/01/2026

Reclamação formal – Cobrança indevida, alegada fidelização não informada e processo de insolvência

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente às cobranças que me estão a ser exigidas, referentes a uma alegada dívida do ano de 2019. Na referida data, efetuei uma adesão telefónica à Medicare com o objetivo de experimentar o serviço. Após verificar que o mesmo não correspondia às minhas expectativas, solicitei o cancelamento. Em momento algum me foi comunicada a existência de qualquer período de fidelização, nomeadamente de 12 meses, nem eventuais penalizações associadas. Importa salientar que: Nunca assinei qualquer contrato escrito; A adesão foi realizada exclusivamente por via telefónica; Nunca recebi condições contratuais, documentação ou informação clara sobre fidelização; Nunca fui devidamente informada de qualquer obrigação de permanência. Mais informo que me encontro atualmente em processo de insolvência, situação que é do vosso conhecimento ou que deveria ser devidamente verificada antes de qualquer tentativa de cobrança. Qualquer alegado crédito deveria, obrigatoriamente, ter sido reclamado no âmbito do respetivo processo de insolvência, o que não sucedeu. Nestes termos, considero esta cobrança indevida, abusiva e legalmente inadmissível, não reconhecendo qualquer dívida à Medicare. Solicito: A imediata cessação de qualquer contacto ou tentativa de cobrança; A anulação dos valores alegadamente em dívida; A confirmação, por escrito, de que não existe qualquer dívida associada ao meu nome. Caso esta situação não seja resolvida de forma célere, irei avançar com reclamação junto do Livro de Reclamações, DECO, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e demais entidades competentes. Aguardo resposta urgente e por escrito. Com os melhores cumprimentos, Diana Sofia Exposto Vitorino

Em curso
M. F.
21/01/2026

Cobrança indevida

Exmos. Senhores. Em data de outubro de 2022 eu contratei os serviços da Medicare, e permaneci até 2024. Quando efetuei a contratação me foi informado que poderia cancelar o plano a qualquer momento. Ocorre que, em agosto de 2024 eu busquei contato com a Medicare, através de ligação telefônica e na área reservada, para efetuar o cancelamento do referido plano, mas a única maneira oferecida pela empresa para efetuar o cancelamento era a solicitação de contato, que assim eu fiz, em agosto de 2024. Ocorre que a empresa só efetuou o contato solicitado apenas em 30 de setembro. Até aquele momento, eu não tinha me apercebido do porque, mas percebi em seguida. Quando contactado pela empresa e solicitei o cancelamento do plano, a funcionária informou que só poderia efetuar o cancelamento da renovação que ocorreria em 2025, tendo em vista que faltava menos de 30 dias para a renovação de 2024, que se daria no início do mês de outubro. Não concordei com essa informação, tendo em vista que o meu contato fora em agosto, portanto mais de 30 dias antes da data da renovação. Mas, não adiantava o que eu argumentasse, a funcionária parecia um robô programado que só falava a mesma coisa. Sendo assim, resolvi cancelar a autorização de débito direto para que houvesse o cancelamento por Resolução, tendo em vista estar inadimplente. Mas, para a minha surpresa a empresa não cancelou as cobranças seguintes, mas cancelou o plano, não permitindo a utilização. Nesta segunda (19/01) recebi contato de uma empresa de cobrança a informar que eu devo a quantia referente a 12 meses de parcela, ou seja de outubro de 2024 a setembro de 2025. Quando informei o ocorrido, ela me disse que estava tudo no contrato e que eu não poderia solicitar o cancelamento. Quando eu li o certificado, não informa nada a respeito da data limite de 30 dias de antecedência para o pedido de cancelamento e ainda informa que haverá o cancelamento por falta de pagamento. Mas, se analisarmos a situação, a empresa não cancelou o plano e agora quer cobrar 12 meses de contrato, sem que o mesmo estivesse disponível para utilização. Desta forma, venho através desta reclamação apresentar esta situação de total abuso e má-fé pela empresa Medicare, que não disponibiliza meios de se efetuar o cancelamento e ainda controla o período que falta para os trinta dias, para se efetuar a solicitação do cliente. É a mesma, para requerer a desconstituição deste débito, tendo em vista a solicitação do cancelamento a tempo hábil para a sua efetivação em 2024.

Em curso
T. M.
16/01/2026

Serviços não oferecidos.

Contratei o serviço da medicare para poder ter consultas medicas em caso de doenças resolvidas,sempre funcionou perfeitamente,tanto as consultas por telefone, quanto as consultas por video chamada. Nos últimos 5 messs todas as vezes que necessitei uma consulta no horário marcado eu recebo a mensagem "não compareceu a sua consulta",mesmo estando com o telemóvel em mãos, não foi uma única vez que isso aconteceu, desde setembro que nenhuma consulta conseguiu ser realizada,os medicos não ligam,não comparecem e eu recebo um sms como se eu tivesse faltado as consultas,já reclamei inúmeras vezes,dizem que é o telemovel que pode estar desatualizado e atualizam e acontece a mesma coisa. Não sei mais o que fazer.

Em curso
A. L.
13/01/2026

Cancelamento

Solicito apoio da DECO relativamente a um contrato de plano de saúde celebrado por telefone. No momento da contratação não fui informada sobre fidelização ou obrigação de pagamento anual. Ao tentar cancelar o contrato, a empresa exige o pagamento integral das mensalidades do ano de 2026 como condição para o cancelamento, apesar de o serviço não ser utilizado, afirmando que tal não constitui multa nem fidelização. Considero tratar-se de uma cláusula abusiva e de uma violação do dever de informação em contratos celebrados à distância. Solicito orientação e intervenção para resolução do conflito.

Em curso
C. V.
13/01/2026

CANCELAMENTO

Exmos.Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente à impossibilidade de proceder ao cancelamento do meu plano de saúde junto da Medicare. Sou cliente desde Janeiro de 2024 e já não tenho mais interesse em manter o referido plano. No dia 05/01/2026 entrei em contacto com o objetivo de solicitar o cancelamento, pois completaria 2 anos no dia 08/01/2026, fui informada que entrariam em contacto comigo em 48horas, passadas as 48 horas voltei a ligar e o prazo aumentou para 72 horas, e no dia 12/01/2026 me contactaram me informando que não poderia cancelar pois o contrato foi renovado automaticamente no dia 08/12/2025. Saliento que não recebi qualquer aviso prévio ou comunicação por parte da Medicare a informar sobre essa renovação automática, e que considero uma falha grave, uma vez que foi retirada a possibilidade de manifestar atempadamente a minha intenção de não renovar o contrato. Acresce ainda que o mau atendimento prestado sempre que necessitei de utilizar o plano é um dos principais motivos que fundamentam a minha decisão de não continuar como cliente Medicare. Face ao exposto solicito a revisão desta situação e o cancelamento imediato do plano, sem a aplicação de quaiquer penalizações ou encargos adicionais, tendo em conta a inexistência de comunicação prévia relativa à renovação contratual. Fico a aguardar uma resposta e a resolução desta situação com a maior brevidade possível.

Em curso

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.