Reclamações públicas

Consulte todas as queixas publicadas na plataforma Reclamar e encontre solução para um problema semelhante, relacionado com produtos e serviços. Saiba mais
R. S.
Hoje

Recusa de cancelamento de contrato

Cartão n: 021866149 Celebrei um contrato de plano de saúde com a Medicare em 31 de outubro de 2024, com duração de um ano e renovação automática em 31 de outubro de 2025. No dia 7 de outubro de 2025, entrei em contacto com a empresa para solicitar o cancelamento do plano, manifestando claramente a intenção de não renovar o contrato. No entanto, fui informada de que o cancelamento não seria possível, alegando que o pedido deveria ter sido feito com 30 dias de antecedência, e que o contrato teria sido automaticamente renovado por mais um ano, sem a minha autorização expressa. A empresa insiste, assim, em manter a cobrança de mensalidades por um novo período anual, o que é considerado abusivo e ilegal, uma vez que manifestei a minha vontade de cessar o contrato antes da data de renovação. De acordo com a Lei n.º 24/96 (Lei de Defesa do Consumidor) e o Decreto-Lei n.º 446/85 (Cláusulas Contratuais Gerais), são nulas as cláusulas que imponham ao consumidor obrigações desproporcionadas ou que limitem injustificadamente o seu direito de denúncia do contrato. Além disso, as normas da Direção-Geral do Consumidor e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) estabelecem que o consumidor pode cessar o contrato a qualquer momento, devendo apenas pagar pelos dias efetivamente usufruídos até à data do pedido. Considero que a conduta da Medicare configura uma prática comercial abusiva, pois procura condicionar o consumidor ao pagamento de um novo período contratual sem consentimento informado e sem utilização do serviço. Pedido: Que o meu contrato seja cancelado com efeitos imediatos a partir do pedido efetuado em 07/10/2025; Que sejam anuladas todas as cobranças futuras e eventuais tentativas de débito automático; Que a empresa seja instada a rever as suas práticas contratuais, de forma a respeitar os direitos dos consumidores.

Em curso
A. P.
07/10/2025

Não consigo cancelar

Eu já sou cliente da medicare a alguns anos e nunca tinha tido nenhum problema até agora,tinha 4 pessoas no meu ano ,mas como ja não estão em Portugal liguei para retirar do plano e ver como ficava se fosse só eu,qual o meu espanto que a diferença é só 5 euros ,logo ai achei um absurdo. Entretanto liguei para cancelar porque no mês de novembro vou para londres viver e não se justifica continuar a pagar um serviço que não vou usar,disseram me que não posso cancelar até completar mais este ano porque o contrato renova automaticamente. Não acho correto uma empresa continuar a cobrar por um serviço que a pessoa não vai estar no país a usufruir. Só quero poder cancelar.

Em curso
S. B.
03/10/2025

Resolução de contrato

Ex.mos Sr.es No início de Setembro telefonei para a Medicare, para solicitar o cancelamento do plano saúde e informei que iria cancelar a ADC. Essa mensalidade ficou paga. E em finais de Setembro recebo uma chamada da suposta gestora, expliquei novamente que não tinha interesse em continuar com o plano de saúde. Mas ela continuava a dizer que eu tinha pagar mais uma mensalidade e voltei a referir que não tinha qualquer interesse em continuar com este plano. Então referiu que iria ser contactada pela área financeira, que foi hoje esse contato. E continuam a querer a obrigar a pagar uma mensalidade, para terminar uma Anuidade. Expliquei ao Senhor, que em qualquer tipo de seguro, não havendo pagamento, não há coberturas. Eu disse que não ia pagar mais nenhum mês. E ameaçaram que iria ser contactada por um cobrador de dívidas e ou vou para tribunal. Eu estou desempregada há mais de 1 ano, e este plano estava a ser pago pela mãe, que foi institucionalizada num lar com Alzheimer. Esta empresa não tem o mínimo de escrúpulos e seriedade e pior ainda fazem ameaças. Agradeço a vossa ajuda. Melhores cumprimentos Sandra Cardoso

Em curso
C. C.
02/10/2025

Duplicação de Beneficiário

Eu Catarina Caetano portadora do CC 11321465, com o NIF 226181693, sou cliente Medicare há 5 anos onde incluí os meus dois filhos, Matilde Gomes, Duarte Gomes, bem como a minha mãe Maria Caetano. A minha filha Matilde em Fevereiro de 2025, através de publicidade nas redes sociais, pediu informações, onde posteriormente foi contactada por uma comercial que a levou a fazer um plano para ela e para o seu irmão. Após esse contacto o plano ficou ativo. Passado uns dias e depois da Matilde me ter dito do sucedido, contactamos a Medicare afim de procedermos ao cancelamento, dado que eu Catarina, mãe da Matilde, tinha um plano ativo. Sempre nos foi negado por parte da Medicare a resolução deste assunto. Foram feitos vário contactos, feitos por mim, tanto pelo pai da Matilde, bem como pela própria Matilde e foi sempre negado a resolução. Sou divorciada, doente oncológica, tenho os meus dois filhos a meu encargo, não posso, não consigo continuar com esta situação. Existiu sempre uma má vontade expressa por parte da "Medicare" para a resolução da situação. Em tudo na vida há excepções, e esta situação, no meu bom nome é por si só uma excepção. Estou desagradada com a empresa Medicare. Sou cliente Medicare, mas, depois desta situação quero deixar de ser.

Em curso
A. D.
29/09/2025

Nao Há vantagens de ter Medicare!

Exmos Srs. Há 1 ano que ando a pagar 30euros para a Medicare ( Platinium mais). Quando fui ao dentista através deles para fazer uma limpeza básica tive que pagar o preço total do serviço, quando é suposto eu não ter que pagar através do plano, liguei para o Medicare e mandei prova de pagamento mas disseram que o Dentista tinha mudado os termos do contrato com eles e nada puderam fazer. Na segunda vez que contactei a Medicare foi que a minha esposa passou mal com falta de ar ( ela está no meu contrato) pedi que viesse um Médico a casa. A resposta foi que não tinham ninguém desponivel aqui no Funchal para vir. Tive que chamar a Ambulância. Tentei cancelar o meu contacto mas foi me dito que tinha que ficar até ao fim do mesmo e que tinha que mandar por email um pedido de cancelamento até 30 dias antes de renovar. Quando mandei o email já passavam 4 dias sendo 2 de fim de semana. Recusaram o meu pedido de cancelamento por essa razão e que tenho que pagar a subscrição por mais 1 ano. Isto é ridículo para uma companhia que diz estar sempre pronta para ajudar. Nunca tive nenhuma vantagem do serviço e agora tenho que pagar por mais 1 ano. Pesso a vossa ajuda. Obrigado. Atenciosamente António De Almeida

Em curso
L. B.
26/09/2025

Abuso de chamadas constantes

Boa tarde, Quero apresentar queixa e potencialmente irei apresentar queixa crime contra a empresa Medicare que me faz todos os dias chamadas de números novos sem eu sequer ser cliente. Já tenho bloqueado acerca de 20 números e continua nas chamadas constantes a me incomodar diariamente o que se está a tornar uma situação de assédio.

Em curso
C. J.
26/09/2025

Reclamação contra renovação automática sem aviso – Medicare

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação relativamente à renovação automática do meu contrato com a Medicare, que ocorreu sem qualquer aviso prévio da empresa. No período anterior à renovação do contrato, não recebi qualquer comunicação (por email, carta ou telefone) alertando para o prazo de 30 dias para denúncia do contrato ou sobre a iminente renovação automática. Conforme previsto no Decreto-Lei n.º 446/85 – Cláusulas Contratuais Gerais –, as cláusulas de renovação automática devem estar destacadas, ser de conhecimento inequívoco do consumidor e acompanhar-se de aviso claro e atempado. Tal não foi cumprido neste caso. Considero esta prática abusiva e solicito que seja anulada a renovação automática por falta de transparência e comunicação, ativando o direito ao cancelamento imediato do contrato, sem penalizações adicionais. Invoco, ainda, o Decreto-Lei n.º 24/2014, que reforça a obrigação de informação prévia ao consumidor sobre aspectos essenciais do contrato e para o exercício dos seus direitos de resolução. Peço apoio para a mediação junto à Medicare, garantindo o cumprimento da legislação e a cessação do contrato, com trancamento de qualquer débito ou cobrança futura associada à renovação não consentida. Agradeço a atenção e aguardo solução favorável.

Em curso
S. C.
14/09/2025

cobrança indevida

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar a minha reclamação contra a vossa empresa, (Medicare)cujos motivos e fundamentos passo a descrever. A vossa empresa está cobrar-me valor de alguns meses do ano 2019, sendo que já verifiquei e fiz o cancelamento do contrato por e-mail e tive a confirmação por parte da vossa empresa. Sendo que não percebo esta cobrança indevida e por esta razão espero alguma solução.

Em curso
M. R.
12/09/2025

revisão feita em Março de 2025

Exmos. Srs. Eu já havia rescindido por telefone, em Março de 2025, e voltei a fazer por email no dia 29 de Abril de 2025, ora seja após ter feito o pedido pela aplicação em Março. Eu tive o plano sem utilização durante mais de um ano, 2 salvo erro, e quando tentei marcar consultas em alguns que vocês alegam ter acordo tal não se verificou aqui na zona de Santarém. O que me levou a desistir de uma coisa que não me era útil. E não tem a rede que alega. Desde então têm-me assediado constantemente e a resposta foi sempre a mesma não quero, hoje ligaram em tom de ameaça? A uma pessoa com doença de risco? No mesmo contrato que alegam ser de anuidade, também diz que fica rescindido com falta de pagamento, ora seja eu cancelei o pagamento também, e como tal também o resolve assim. Não utilizei uma vírgula do vosso alegado serviço, e mesmo alegado, porque quando precisei não se verificou. Mais ainda vocês na hora de fazer o contrato com política agrafos por telefone dizem ser mensalidade e não anuidade, nunca falam em anuidade. E eu não assinei nenhum contrato com anuidade explicada. Peço que me deixem em paz e cumpram com o pedido. Atentamente, Mário Roque

Em curso
M. G.
11/09/2025

Cobrança indevida

Fiz um plano de saude da medicare..porem em meses tentei usar sem sucesso ..dentista que foi meu maior motivo para o plano não queriam atender pelo plano ..decidir então cancelar o plano e eles não queria de todo jeito ..fui lá e cancelei os pagamentos...Agora querem que eu pague um serviço que nunca consegui usar

Em curso

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.