Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Facturação indevida
Tendo o meu filho com 8 meses dado sinais de ter alergia a produtos com leite e ovos, decidi contactar a trofa saude para proceder a um teste de alergia. Quando contactei a trofa saude para a marção da consulta através do telefone, foi indicado que era necessário marcar uma consulta com o médico da especialidade e que durante a consulta faria então os testes de alergia necessários. Assim foi, passei a consulta na recepção (antes de entra), fui à consulta onde foram feitos os testes e no final fui embora sem mais informação relevante. Para meu espanto, uma horas mais tarde recebo uma factura da Trofa Saude para pagar extra (exame de alergia 80euros e " PISO DE SALA COMPREENSIVO AMBULATÓRIO NÍVEL I" 30 euros). Fiquei completamente incrédulo como é possivel enviarem uma factura à posteriori sem que em qualquer momento me tivesse sido informado que o teste teria um custo extra e qual seria esse mesmo custo para poder então decidir se queria proceguir com o mesmo ou não. Ainda mais espanto e revolta foi o papel em cima da marquesa custar TRINTA EUROS, isto é completamente má fé e abuso. Contactei a secção de facturação da Trofa Saude, expus a situação mas sem qualquer resultado, simplemente disseram que teria de pagar. Esta prática é a meu ver completamente abusiva e inademissivel, não pode ser legal cobrarem por algo sem que eu como cliente tenha conhecimento do seu valor.
Cobrança indevida
Exmos. Senhores, Trofa Saude Gaia No dia 31 de Março de 2025, desloquei-me as urgencias do trofa saude gaia para uma urgencia com o meu filho de 4 anos. Depois de ser atendido pela médica foi me pedido para aguardar numa sala enquanto esperava para ir fazer o raio-x. Passado 2 minutos fomos chamados para o raio-x. Estando o raio-x feito volto para a mesma sala onde uma enfermeira administrou cortisona ao meu filho. Passado nem 2 minutos a medica veio chamar-nos para ir novamente á consulta. No fim de tudo fui pagar e qual nao é o meu espanto em que me é cobrado 50 euros por ter estado ao todo nem 5 minutos nessa mesma sala. Onde apenas esperei para fazer o raio-x e voltei a esperar pela doutora. Com tudo isto quero mostrar a minha revolta e o meu total desagrado por me ter sido cobrado 50 euros por ter entrado numa sala onde nem sequer 5 minutos estive. Quero dizer com isto que o trofa saude gaia burlou-me 50 euros apenas por ter estado numa sala onde eu nem sequer parti nada. Apenas me sentei com o meu filho ao colo numa cadeira que ate era bastante desconfortavel. Paguei por todos os serviços e contra isso nada. Agora cobrar 50 euros por ter estado numa sala que nem houve necessidade de tal isso para mim é roubar as pessoas e aproveitar-se do desespero de um Pai que recorre a este tipo de serviços medicos. O trofa saude é uma vergonha, cobrarem por ter entrado e aguardado numa sala. Cumprimentos. Cumprimentos.
Comparticipação ADSE
Exmos. Senhores,Tive consulta a 27/05/2023 de fisiatria por estar com dor aguda devido a uma hérnia na lombar, nessa consulta foram-me prescritas 15 sessões de fisioterapia e como me encontra com bastantes dores foi pedido com urgência. Quando me dirigi à receção para marcar as referidas sessões disseram-me que me contactariam na terça-feira seguinte o que não aconteceu. Por vários erros do Trofa Saúde Guimarães, demoraram duas semanas para marcar as sessões. Iniciei a dia 14/06/2023 os tratamentos de fisioterapia e seria para realizar com a comparticipação da ADSE. Nesse mesmo dia, perguntaram se pretendia realizar o pagamento das 15 sessões e paguei 31,80 euros, o restante seria comparticipado pela ADSE. Disseram-me que não teria mais que passar na receção e que estaria tudo tratado. Apresentei o meu cartão da ADSE cuja validade terminava a 07/07/2023. As sessões não decorreram de forma constante, uma vez que me foi pedido algumas vezes para adiar os tratamentos por não haver fisioterapeutas disponíveis para realizar a sessão. Terminei as sessões a 24/07/2023 e para minha surpresa dizem-me que tenho que pagar a totalidade das sessões de fisioterapia uma vez que o cartão da ADSE se encontrava fora de validade. Relembro que eu efetuei o pagamento antes do cartão caducar e também realizei algumas sessões antes da perda de validade, que se não fosse por mau funcionamento do hospital até tinha realizado todas as sessões antes do prazo. Não tenho qualquer culpa que não tenham emitido para a ADSE em tempo útil. Na ADSE até tenho a autorização prévia (em anexo), ou seja, não foi emitido por erro do hospital (mais um a somar aos acima descritos). Exigiram que pagasse mesmo assim. Como tenho seguro medis, apresentei o cartão do seguro como alternativa, mas a vossa colaboradora disse que teria que enviar a fatura para a medis para depois ser reembolsado (sendo mais uma vez prejudicado não tendo desconto medis diretamente).Eu não vou pagar pelos sucessivos erros deste hospital. Peço que a situação seja resolvida e que procedam ao reembolso do que paguei indevidamente.
COBRANÇA INDEVIDA DE TAXAS COVID
Assunto: Cobrança indevida de taxa Covid em atendimento de urgênciaNIF: 244 351 520N.º de cliente: 422940Exmos. Senhores,No passado dia 06.05.2023, tive de recorrer ao serviço de urgência do Hospital Privado da Trofa devido a uma intoxicação alimentar da minha filha e fui surpreendida com o pedido de pagamento de uma taxa Covid. Já saiu legislação que torna a cobrança desta taxa em ilegal e a própria OMS já declarou oficialmente o fim da pandemia.Reclamei, mas fui obrigada a pagar os 5,00€ de taxa. Em menos de 24 horas fui obrigada a regressar e voltei a ter de pagar a referida taxa. As restantes entidades privadas de saúde já aboliram esta taxa, mas o Grupo Trofa saúde insiste em mantê-la.Considero inqualificável e imoral este aproveitamento dos doentes, por parte de uma entidade prestadora de cuidados de saúde, cobrando taxas ilegais quando devia preocupar-se com o bem-estar dos seus pacientes e cobrar-se apenas dos serviços efetivamente prestados.Pela 1ª vez na minha vida vi-me na obrigação de escrever no livro de reclamações, pois não estão em causa apenas os 10,00€ que paguei indevidamente, mas sim estas taxas que estão e continuarão a ser ilegalmente cobradas aos doentes que recorrem aos serviços de urgência dos hospitais do Grupo Trofa saúde.Assim, serve a presente missiva para solicitar a devolução dos valores indevidamente cobrados e a extinção da cobrança desta taxa no seio do Grupo Trofa saúde.Aguardo resposta por escrito e devolução dos valores indevidamente cobrados, no prazo máximo de 15 dias.Com os melhores cumprimentos,Alexandra Castro
Trofa saúde não faz consultas pela Adse
Marquei uma consulta de psicologia para a minha filha pela Adse no hospital privado Trofa saúde sul e apesar de informados que a Adse comparticipa a partir de 1 Setembro de 2022 queriam cobrar 80 euros.Desisti da consulta.
Planicare cancelamento de seguro
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas que no mês de março de 2020 aderi a um seguro no grupo Trofa saúde com a funcionária Silvia, no qual o que a funcionária me informou foi que o seguro tinha um período de carência inicial e que este seguro não havia fidelização. Pois hoje dia 25 de maio desloquei-me ao hospital da Trofa saúde e a funcionária disse que o cancelamento teria que ser por telefone. Ao ligar para lá foi me informado que não poderia cancelar o seguro porque teria que avisar 30 dias antes do mês de março, como o mês de março já passou agora só posso cancelar em fevereiro de 2023. O funcionário que me atendeu o telefone passou a chamada à funcionária Silvia (a que fez o contrato) e disse-lhe que não fui informada disso quando fiz o contrato no qual não me soube dar resposta, só me dizia que não é possível fazer o cancelamento e que não têm qualquer tipo de fidelização e a única solução que tinha era fazer o cancelamento do débito direto. Para mim isto é fidelização.Gostaria de solucionar esta situação pois não quero continuar com o seguro da planicare.Com os melhores cumprimentosVerónica Azevedo
Situações caricatas Centro de Saúde Trofa
Exmo. SenhoresPasso a enviar esta mensagem, mais com o intuito de informar do que propriamente para me resolver a situação.É um desabafo meu, (pois dificilmente haverá solução) mas provavelmente abrange um número considerável de pessoas.São situações tristes e gritantes, num País pequeno e à beira mar plantado.Após várias idas sem sucesso, mesmo estando à porta do centro de saúde às 7 h da manhã, no dia 26 de Janeiro, cheguei por volta das 6,15h e consegui der a 2ª vaga para consultas abertas, às 8h quando o centro abriu eu estava gelada. É desumano.Quando exponho que pretendo uma consulta, sou questionada para que fim é a dita consulta, respondo que entre outras coisas, tenho supostamente um quisto num dos dedos do pé, que apareceu e cresceu repentinamente e que começa a dificultar-me o andar e se eu caminhar muito, inflama e incha, causando-me bastantes dores. Diz-me a senhora que não é grave, grave seria se eu tivesse passado a noite a vomitar. Fico sem reação!!!E sendo assi, já não seria vista naquela manhã, uma vez que só havia uma vaga, contudo oiço a senhora do lado, dizendo a outra utente que havia 2 vagas, reajo e digo: Se há 2 vagas uma seria para mim. A senhora que me está a atender fica furiosa e diz que só há uma vaga. Diz que me consegue uma vaga para a parte de tarde, digo que cheguei muito cedo para ter vaga de manhã, pois de tarde terei de faltar ao trabalho, a resposta da senhora é Pegar ou largar há mais quem queira... Fico estupefata, com tudo o que está a acontecer!Peço o livro de reclamações e para meu espanto dizem-me que está cheio, é-me dada uma folha A4 solta, para eu preencher, não aceito a folha e insisto que quero o livro de reclamações, pois é um dever do centro ter um livro de reclamações disponível. As duas senhoras do atendimento juntam-se e ameaçam-me com a chamada do vigilante para este chamar a GNR! Argumentando que eu estou a dificultar o trabalho delas.Chamar a GNR? Eu não bati nem maltratei ninguém! Eu estou a dificultar o trabalho delas? Se me é dado o livro a situação estava sanada.O vigilante diz-me, que vá para casa e faça a reclamação online, (coisa que até hoje não consegui fazer, pois dá sempre erro) a vinda da GNR é uma chatice e acarreta custos e seria eu a pagar!!!A sério que isto aconteceu? Pois se não fosse triste, bem poderia ser uma anedota...Provavelmente não resolvo nada com este meu desabafo, mas passo a informar que estas situações, infelizmente acontecem.Atenciosamente,Lucília Santos
Trofa Saúde - Atraso na entrega do resultado PCR (resultando na perda do voo)
Bom dia,1. Dia 28 de Dezembro às 17h42, liguei para 252 090 600 para marcar um teste PCR para efeito de viagem. Informaram-me que receberia os resultados até um máximo de 24 horas. Marquei o exame de acordo com essa informação. Recebi os resultados após data do voo e como consequencia, nao pude viajar e comparecer no local de trabalho. Adiar os voos para a próxima oportunidade possível teve um custo adicional de 218€.2. Dia 12 de Janeiro, tentativa de viagem número 2 - Os resultados enviados pela Trofa Saúde Braga Sul não referiam a hora de quando a colheita foi feita. Visto que a validade dos testes para entrar em cada país é expressa em horas - no meu caso, 72 horas - e os resultados só indicam o dia, a companhia aéria nao deixou embarcar.Enquanto falava com a TAP no check-in, liguei também para o número 253 680 200 da Trofa Saúde Braga Sul (dia 12.01 às 14.29). Com muito custo a TAP concordou em aceitar os resultados SE o hospital enviasse um e-mail a confirmar a hora na qual fui fazer o teste.A senhora com a qual estava a falar do hospital passou a informação à direção do hospital, que concordou. No entanto, a senhora recusou-se de incluir no e-mail as informações necessárias referentes ao teste (estudo da colheita, número do processo, etc). Ou não expôs a situação corretamente à direção. Ou fê-lo, mas não houve vontade da direção para resolver um problema que parte de um problema estrutural no que diz respeito aos testes PCR para efeito de viajem emitidos pelo laboratório da hospital.Como o hospital não enviou a informação necessária, a TAP não deixou embarcar.É inadmissível o hospital Trofa Saúde Braga Sul ter tido este comportamento. Se disponibilizam o serviço de análises para testes Covid, que têm um custo elevado, também têm de ter as competências para o fazer de forma a assegurar que toda a informação necessária conste nos resultados.Mais uma vez, tive de adiar o meu voo. Custo adicional de 145€. O teste PCR invalido emitido pelo Hospital Trofa Saúde teve um custo de 100€. Ida e vinda de casa para o aeroporto cerca de 50€. Para não falar no transtorno e nos dias de férias que fui obrigada a tirar. Como é óbvio, troquei de laboratório e nao houve problemas para viajar no voo seguinte.Pedi que me enviassem uma indicação para saber quanto tempo precisam para responder às minhas perguntas, mas não obtive resposta. Perguntei quanto tempo guardam o registo das chamadas, para poder ter acesso quando regressar a Portugal e poder iniciar os passos seguintes, mas também não responderam (importante para ter o comprovativo de toda a informação exposta anteriormente).Agradeco resposta.
Marcação de consultas/acordo sub sistema
Exmos Srs.Depois de ter efetuado uma marcação de consulta para a minha mãe através da app Grupo Trofa Saúde, e tendo selecionado e sido aceite o sub sistema Multicare PT acs, no momento da admissão fui informado que o referido sub sistema não tem acordo para a consulta marcada.O cliente não pode ser prejudicado por um provável erro do Grupo Trofa Saude, quando apenas no momento da admissão da consulta é informado do facto, o que já não permite voltar atrás pois precisa mesmo da consulta.Sublinho que a app permitiu a marcação pelo sub sistema Multicare PT acs.
Falta de profissionalismo
No dia 18 de Dezembro de 2021 desloquei me ao Trofa saúde da Amadora para fazer um exame eco doppler a pedido do doutor Edgar barros através do hospital Fernando Fonseca. No dia 5 de Janeiro fui ter uma consulta com o doutor Edgar barros pois deveria ter tido alta se ele tivesse recebido o relatório do tal exame. Hoje dia 15 de Janeiro desloquei me novamente ao Trofa saúde para tentar saber do tal exame e ao que me foi respondido é que não tinham conhecimento de relatório algum referente ao exame que fiz no dia 18 de Dezembro acabei por escrever no livro de reclamações mas agora não sei mais o que fazer. No meu ver o médico que me acompanha é que pediu o exame é que devia saber o que se passou ou então mandar fazer outro mas o que fez foi como não obteve resposta acabou por me passar mais medicação e marcar uma nova consulta para Agosto deste ano sem se preocupar se necessito da continuação da medicação e se estava melhor... Assim vai a nossa saúde. Sem mais por ora grato fico pela atenção.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação