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Vosso Pedido de Cópia do Cartão de Cidadão

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Credibom

29/11/2018

Na sequência do meu pedido de alteração de conta bancária associada ao meu cartão LaRedoute, a Credibom exigiu, para dar seguimento à alteração, uma cópia do meu cartão de cidadão (CC).De notar que, como alternativa, disseram que eu poderia fazer a alteração no multibanco sem apresentar qualquer cópia do CC. No entanto, e como o meu banco não aceita pedidos de crédito directo se não forem efectuados de acordo com as regras da SEPA, a Credibom recusa dar andamento ao processo (entregar o impresso que assinei ao meu banco) se eu não lhes entregar uma cópia do CC (o que não é necessário para a referida alteração).Acrescento que não foi efectuada nenhuma tentativa de efectivamente comprovar a minha identidade: não me foi pedido que me deslocasse às instalações da Credibom, ou que fornecesse um comprovativo de morada, ou que realizasse uma videoconferência em que pudessem comprovar que a minha cara é efectivamente a que consta no meu cartão de identidade, ou até uma solução de compromisso - uma cópia rasurada só da frente do meu CC, onde apenas estivesse visível a foto, o nome e a assinatura. A Credibom aceita que um ficheiro informático, enviado por email sabe-se lá por quem, é prova de identidade.Assim, sinto que qualquer pessoa que possua uma cópia dum cartão de identidade pode abrir uma conta em nome dessa pessoa e, para mim, essa é a melhor razão para negar a referida cópia.Não aceito que a minha recusa me impeça de continuar a utilizar o cartão LaRedoute, crédito de que já desfruto há mais de 10 anos e perante o qual tenho sempre cumprido todas as minhas obrigações.Após minha recusa, depreendo dos emails trocados que a Credibom pretende terminar o meu contrato de crédito em sequência da minha não permissão que retenham uma cópia do meu CC. A Credibom não conseguiu fornecer uma explicação válida para a sua posição, tendo repetido que o Banco de Portugal assim o exige e, ainda, tendo o desplante de afirmar que assim é que protegem os meus dados pessoais, sem explicarem como é que a referida cópia protege os meus dados ou como é que ela é prova da minha identidade.

Mensagens (3)

Credibom

Para: A. C.

12/12/2018

Exmos. Senhores,Acusamos a recepção da vossa comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da mesma, somos a informar que foi, hoje, dada resposta à Sra. D. Susana Cunha.Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,Área Reclamações e ControloDirecção de Gestão de ClientesContacte-nos:Lagoas Park Edifício 14 - Piso 2, 2740-262 Porto Salvo, Portugal Tel.: (351) 21 413 8400Edifício Bessa Leite Offices Rua Brigadeiro Nunes da Ponte, 114, 4150-036 Porto, Portugal Tel.: (351) 22 340 5700Registe-se no homebanking, descarregue a APP ou aceda através dos links:Este documento é propriedade do Banco Credibom, SA e deve ser considerado confidencial, não deve ser distribuído a terceirossem o consentimento escrito do autor original. Destina-se apenas à pessoa a quem é endereçado. Se voce não é o destinatáriopretendido, não está autorizado a ler, imprimir, reter, copiar, disseminar, distribuir ou usar esta mensagem ou qualquer parte dela.Se voce receber esta mensagem por engano, informe o remetente imediatamente e exclua todas as cópias desta mensagem.Banco Credibom, S.A. Capital Social: Eur 94.000.000,00 - Conservatória do Registo Comercial de Cascais - NIPC 503533726 Condições gerais

A. C.

Para: Credibom

15/12/2018

Exmos. Srs.Recebi a vossa comunica&#231&#227o, que anexo, e devo dizer que em nada muda a minha decis&#227o de n&#227o vos fornecer uma c&#243pia do meu cart&#227o de cidad&#227o.O aviso do banco de Portugal sobre medidas de combate ao branqueamento de capitais que mencionam n&#227o vos exige que retenham c&#243pias de documentos de identidade. De facto, fala em &quotassegurar a atualidade&quot dos &quotelementos identificativos&quot e &quotmeios comprovativos&quot, e indica expressamente, tal como eu j&#225 vos tinha apontado, que estas dilig&#234ncias devem ser feitas solicitando o original dos &quotelementos comprovativos&quot. Ou seja, como eu tinha j&#225 referido, os Srs. s&#243 efectivamente comprovam a minha identidade se me olharem na cara e eu tiver na minha m&#227o o meu cart&#227o de cidad&#227o. Estou estupefacta que os Srs. achem que mencionar este aviso seria suficiente para resolver esta situa&#231&#227o. &#201 incr&#237vel que n&#227o tenham descrito o que tencionam fazer ou esperam que eu fa&#231a para que ambos a lei 7/2007 e o aviso 5/2013 sejam satisfeitos. Eu dei-vos v&#225rias hip&#243teses, mas parece que nenhuma vos &#233 aceit&#225vel.Vejam se compreendem que quando um cliente faz uma reclama&#231&#227o &#233 porque pretende uma solu&#231&#227o. Para me darem a resposta que me deram (e que j&#225 me haviam dado anteriormente) eu n&#227o teria reclamado. Necessito que me digam claramente:- V&#227o cancelar a minha conta? - V&#227o se atrever a cobrar juros por valores que n&#227o quiseram cobrar de acordo com o contrato que estabelecemos e que eu sempre cumpri?- Se n&#227o v&#227o cancelar a minha conta, querem que eu passe a pagar por multibanco e deixam de fazer d&#233bitos directos?- Se eu faltar ao emprego para me dirigir &#224s vossas instala&#231&#245es, mostrar o meu cart&#227o de cidad&#227o (n&#227o vos permito tirar c&#243pia), voc&#234s dar&#227o andamento ao processo de altera&#231&#227o da conta banc&#225ria?- Se eu vos enviar uma c&#243pia em papel, voc&#234s comprometem-se a destruir a mesma ap&#243s confirmarem a respectiva validade?Respondam a cada uma destas perguntas. Que voc&#234s querem reter uma c&#243pia do meu CC, j&#225 eu sei. Agora que os Srs. sabem que isso est&#225 fora de quest&#227o, digam-me como v&#227o proceder.Cumprimentos,Susana Cunha

Credibom

Para: A. C.

14/01/2019

Exmos. Senhores,Acusamos a recepção da vossa comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da mesma, somos a informar que foi, hoje, dada resposta à Sra. D. Susana Cunha.Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,Área Reclamações e ControloDirecção de Gestão de ClientesContacte-nos:Lagoas Park Edifício 14 - Piso 2, 2740-262 Porto Salvo, Portugal Tel.: (351) 21 413 8400Edifício Bessa Leite Offices Rua Brigadeiro Nunes da Ponte, 114, 4150-036 Porto, Portugal Tel.: (351) 22 340 5700Registe-se no homebanking, descarregue a APP ou aceda através dos links:Este documento é propriedade do Banco Credibom, SA e deve ser considerado confidencial, não deve ser distribuído a terceirossem o consentimento escrito do autor original. Destina-se apenas à pessoa a quem é endereçado. Se voce não é o destinatáriopretendido, não está autorizado a ler, imprimir, reter, copiar, disseminar, distribuir ou usar esta mensagem ou qualquer parte dela.Se voce receber esta mensagem por engano, informe o remetente imediatamente e exclua todas as cópias desta mensagem.Banco Credibom, S.A. Capital Social: Eur 94.000.000,00 - Conservatória do Registo Comercial de Cascais - NIPC 503533726 Condições gerais


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