back

Velocidade da Internet abaixo da contratada

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Nowo

22/10/2021

Exmos Senhores,Na qualidade de cliente, comunico que o serviço contratado não está a ser prestado nas condições acordadas. Tal como podem verificar pelos resultados das medições efetuadas, a velocidade de acesso ao serviço de internet fixa está muito abaixo daquela a que se obrigam. Saliento que os resultados apresentados foram obtidos respeitando as instruções de medição enunciadas.Assim, solicito uma solução nos próximos 15 dias úteis. Sublinho que o serviço de internet é fundamental no interesse que tenho nos serviços contratados e que o nível de serviço acordado foi determinante na minha decisão de contratar. Neste sentido, caso a velocidade de acesso entregue não corresponda a um nível razoável, [ ... SELECIONE O TIPO DE RESOLUÇÃO PRETENDIDA ... ].Caso não obtenha solução para este problema, irei recorrer ao centro de arbitragem competente.Aguardo a vossa resposta, cumprimentos,ANTONIO CARDOSO___________________________________________________________________________DADOS DO CONTRATO:Operador: NOWOVelocidade de download contratada: 250 MbpsTecnologia contratada: CABO___________________________________________________________________________MEDIÇÕES EFECTUADAS:Dia e hora: 20-05-21 17:22:11Download: 229,91 MbpsUpload: 15,298 Mbps Dia e hora: 01-06-21 23:35:57Download: 137,05 MbpsUpload: 15,249 Mbps Dia e hora: 01-06-21 23:36:48Download: 133,135 MbpsUpload: 15,344 Mbps Dia e hora: 01-06-21 23:38:02Download: 112,26 MbpsUpload: 15,23 Mbps Dia e hora: 01-06-21 23:39:28Download: 125,314 MbpsUpload: 14,428 Mbps Dia e hora: 06-06-21 22:47:36Download: 77,604 MbpsUpload: 15,299 Mbps Dia e hora: 07-06-21 00:23:32Download: 150,238 MbpsUpload: 15,302 Mbps Dia e hora: 24-06-21 22:41:03Download: 17,401 MbpsUpload: 15,241 Mbps Dia e hora: 24-06-21 22:54:18Download: 6,007 MbpsUpload: 10,898 Mbps ___________________________________________________________________________** Teste de velocidade realizado com o Speed Test Network Diagnostic Tool da M-Lab **RESULTADO DO TESTE: Dos 9 testes realizados 1 atingiu a velocidade ainda considerada razoável, tendo em conta a tecnologia utilizada.CRITÉRIOS:FIBRA E CABO ATÉ 500 Mbps: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 80% DA VELOCIDADE CONTRATADA.FIBRA E CABO PARA 1 Gbps: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 70% DA VELOCIDADE CONTRATADA.ADSL E SATÉLITE: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 50% DA VELOCIDADE CONTRATADA.___________________________________________________________________________INSTRUÇÕES DE MEDIÇÃO:a) Faça, pelo menos, três medições, em dias e horas diferentes.b) Se possível, faça as medições num computador ligado diretamente por cabo ao router. Para velocidades contratadas superiores a 100 Mbps, o uso de um cabo Ethernet Cat 5 (categoria 5) pode limitar a velocidade obtida. Use um cabo Ethernet Cat 5e (categoria 5 enhanced), Cat 6 (categoria 6) ou superior.c) Se fizer a medição através da ligação wi-fi, o dispositivo que usar (computador, telemóvel ou tablet) deverá estar na mesma divisão e próximo do router. Este deverá ser relativamente recente (menos de 5 anos) e suportar as normas wi-fi mais rápidas. Se o router for de banda dupla e disponibilizar duas opções de rede wi-fi com o mesmo nome – mas com “5G” à frente do nome numa delas -, deverá estar ligado a essa rede por ser a de 5GHz e permitir aceder com a velocidade mais elevada.d) Antes de realizar as medições, suspenda toda a atividade que use a internet: como streaming de vídeo (Youtube, Netflix, etc.) ou de música (Spotify, Apple Music, etc.), download de ficheiros, jogos online, chamadas de vídeo e aplicações a funcionar ou a atualizar em background.e) Desligue todos os equipamentos que tenha ligados à internet, incluindo o televisor, a set-top box e consolas de jogos.f) Se, em casa, consegue aceder à rede local da sua empresa é porque deverá estar a usar uma VPN (Virtual Private Network). Antes de efetuar a medição desligue-a, para não limitar a velocidade.

Mensagens (1)

Nowo

Para: A. C.

02/11/2021

Boa tarde Sr. António,Informamos que, de modo a podermos analisar mais detalhadamente, solicita-se que sejam efetuados testes de velocidade, através da sua área de cliente, em www.nowo.pt, em diferentes períodos horários, assim como em dias diferentes.Este despiste permite-nos perceber se a velocidade está a ser afetada por alguma irregularidade na zona ou sinal e não por outros motivos ou condicionantes associadas a equipamentos.Estes testes devem ainda ser realizados com uma ligação por cabo de rede, ligando apenas um computador ao seu cable modem, proceder à desativação temporária do sinal WiFi do equipamento bem como antivírus e firewall também deverão ser inativos durante a realização dos referidos testes, atendendo ao facto que estes softwares tem como função filtrar conteúdos vindos da internet para o PC, pelo que quando estão ativos, podem estar a influenciar a velocidade contratada.Após a realização destes testes solicitamos que nos envie um novo feedback de modo a podermos analisar os mesmos e assim proceder a todos os despistes necessários à sua resolução.Estamos totalmente ao seu dispor, caso necessite de alguma informação ou ajuda com outra questão.Se necessitar de informações adicionais sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em nos contactar, através dos seguintes meios:210850083 (chamada para a rede fixa nacional)16 800 (tarifas disponíveis para consulta em nowo.pt)Linhas disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semanaÁrea de Cliente em cliente.nowo.ptCom os melhores cumprimentos,Equipa de Suporte ao Cliente22-10-2021 16:53:47 - :From Date 22-10-2021 16:53:47Tocustomerservice.portais@nowo.pt CcReply to Subject AVISO - Esta mensagem e quaisquer documentos anexos seus podem conter informação confidencial sujeita a sigilo profissional para uso exclusivo do(s) seu(s) destinatário(s). Cabe ao destinatário assegurar a verificação da existência de vírus ou erros, uma vez que a informação contida pode ser intercetada ou corrompida. Se não for o destinatário, não deverá usar, distribuir ou copiar este e-mail, devendo proceder à sua eliminação e informar o emissor. É estritamente proibido o uso, a distribuição, cópia ou qualquer forma de disseminação não autorizada do conteúdo desta mensagem.DISCLAIMER - This message, as well as any attachments to it, may contain confidential information for exclusive use of the intended recipients. The recipients are responsible for the verification of the existence of viruses or errors, since the information transmitted could have been intercepted or in any way corrupted. If you ´re not the intended recipient, you cannot use, distribute or copy this message, and you should destroy it and inform the originator of it. It ´s strictly prohibited the use, distribution copy or any other form of unauthorized dissemination of this message ´s content.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.