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Valores de Faturação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

O. M.

Para: SMAS Sintra

25/10/2024

Exmos. Senhores, Serve a presente para solicitar a explicação dos valores díspares de ambas as faturas quando em norma o seu valor normal mensal é de 20 a 25€ quando os meus são apenas dois e e tomam poucos banhos. Cumprimentos.

Mensagens (1)

Assistência solicitada 11 novembro 2024

SMAS Sintra

Para: O. M.

14/11/2024

Exmos Senhores Serve o presente para informar que foi dada resposta a cliente, nos termos seguintes: “Exma Senhora, Em resposta ao e-mail que mereceu a nossa melhor atenção, informamos o seguinte: A fatura 20240/01627138, no valor de 49.80 € decorre de uma leitura real de 31 m3 resultantes das leituras de 514 m3 em 10/05/2024 para 545 m3 em 10/09/2024, registadas pelo funcionário destes SMAS-Sintra, acrescidas das respetivas taxas e tarifas. Na fatura em causa, foram deduzidos 15 m3 de consumos estimados, que foram pagos nas faturas anteriores. A fatura 20240/01821981, no valor de 30.55€ é uma fatura estimada, com 8 m3. Quando a leitura do contador não é efetuada por funcionário destes SMAS ou comunicada pelo cliente até à data indicada na fatura, esta é emitida com consumo estimado, tendo como base de cálculo as duas últimas leituras reais efetuadas e consideradas para efeitos de faturação. Sempre que for emitida uma fatura que inclua uma estimativa, os valores de consumo de água e respetivas tarifas variáveis serão deduzidos/devolvidos na fatura seguinte emitida com leitura real, sendo o escalonamento adaptado ao respetivo período de leitura. Pode comunicar a leitura do contador de água, evitando assim a acumulação de valores de consumo. A leitura deve ser comunicada no dia indicado na fatura. Na comunicação da leitura, indique apenas os números de cor ou fundo preto, apresentados no visor do seu contador e ignore dígitos ou ponteiros de cor ou fundo vermelho, se existirem. No entretanto e uma vez que houve um aumento do consumo, aconselhamos a verificar os dispositivos internos. Existindo, eventualmente, um problema na canalização interna, deverá mandar tomar as providências necessárias à resolução da situação, junto de um canalizador particular. Informamos ainda que, de acordo com o art.º 12.º alínea e) do Regulamento dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais Urbanas do Município de Sintra, é dever dos utilizadores e/ou proprietários, “…manter em boas condições de conservação e funcionamento os respetivos sistemas prediais de abastecimento de água e de saneamento, não fazendo deles uso indevido, sendo responsáveis pelos consumos de água resultantes de fugas ou perdas nas canalizações de distribuição predial e dispositivos de utilização…”. Face ao exposto verifica-se o correto processamento de ambas as faturas de acordo com as leituras registadas pelo contador. Para mais informações ou esclarecimento de qualquer dúvida, poderá nos contactar através do email geral@smas-sintra.pt, ou através da linha gratuita Atendimento Comercial - 800 202 107, das 9.00 às 17.30.” Atenciosamente A Coordenadora Técnica da Secção de Atendimento e Cobrança – Área 2 (subdelegação de competências por despacho Nº 1/DAGC/2024) Paula Anjos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra Av. ª Movimento das Forças Armadas, nº 16 2714 – 503 SINTRA www.smas-sintra.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em nome de Enviada: 25 de outubro de 2024 18:45 Para: SMAS de Sintra - Secretaria Geral geral@SMAS-SINTRA.PT Assunto: Valores de Faturação AVISO Este e-mail foi originado fora dos SMAS de Sintra. NÃO CLIQUE em links nem abra anexos a não ser que conheça o remetente e saiba que o conteúdo é seguro. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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