Boa noite,Solicito a vossa ajuda como associada para respetivo aconselhamento jurídico.Pedi à minha filha, que tem cartão Resolve da Worten para compra online de uma TV através da Worten Marketplace. A compra foi realizada à MINFO Lda. e foi recebida na loja da Worten dia 30 novembro e levantada nesse mesmo dia. Uma vez que me encontrei fora do país (tenho bilhetes que o comprovam) a TV só foi removida da caixa dia 5 de dezembro. Ao ligar a TV verificamos que a mesma tinha o ecrã partido. Ligou-se de imediato para a Minfo que aconselhou a enviar fotos de forma a ativar o seguro da transportadora (DHL).O reporte da situação foi realizado pela empresa a dia 6 de Dezembro e no dia 20 de Dezembro recebemos a resposta, encaminhada pela MINFO, sem qualquer nota ou sugestão de solução deste problema:Exmos. Senhores,Bom dia,Tomámos conhecimento do V/email que mereceu a n/melhor atenção.Analisada a reclamação e recolhida toda a documentação / informação pertinente , verificamos que o envio foi entregue sem registo de quaisquer reservas, tal como demonstra a Guia de Entrega (“POD”) em anexo, este é o documento que serve para determinar que os danos ou perdas se produziram efetivamente durante o transporte realizado, nos termos das disposições legais aplicáveis. Mais informamos que o departamento operacional da DHL Parcel e o motorista não detetaram quaisquer anomalias nem na mercadoria nem na embalagem do envio em questão.Como é do V/ conhecimento, perante danos evidentes, a falta de reservas constitui um fundamento legal para recusar a atribuição de compensação, pelo que no ato de receção devem referir as não conformidades na mercadoria, como sejam por exemplo danos na mercadoria ou na embalagem, quando aplicável.Analisada a reclamação e recolhida toda a documentação / informação pertinente, verificamos que o envio foi entregue sem registo de quaisquer reservas, no dia 30/11/2023 e a reclamação foi efetuada no dia 05/12/2023 cinco dias depois da data de entrega e uma vez que a DHL Parcel e o motorista não detetaram quaisquer anomalias não temos como confirmar que os danos reclamados ocorreram durante o transporte tendo em conta o dia da entrega e a reclamação recebida.Pelo atrás exposto, lamentamos informar que não podemos proceder à compensação reclamada por V. Exas.Estamos naturalmente ao dispor para qualquer esclarecimento que considere oportuno.Andreia GonçalvesClaims Specialist”Nesse mesmo dia contactei a Worten através do 210155222, tendo falado com assistente Daniela Monteiro, onde referi querer devolver o produto, sendo que me foi pedido para aguardar 48h pela resposta da MINFO.Estamos a dia 28 de dezembro e continuamos sem respostas e boa fé na resolução deste problema.Compreendo a posição da transportadora, da Minfo e até da Worten que é intermediária. Mas eu levantei uma TV que passou pela DHL, pela Worten e tenho de ser eu a ficar com o prejuízo? Efetivamente a caixa não tem anomalias, mas na realidade o ecrã vinha partido. Poderá ser justificação da transportadora só haver reporte da situação passados 5 dias de ser levantada na Worten, quando na realidade esta permaneceu na caixa por me encontrar ausente?Agradeço desde já a vossa ajuda e tempo dispensado na análise desta questão.Faculto desde já os dados da encomenda:Encomenda Worten 60473946Data compra 26/11/2023Valor 516,17Expedido por MINFO ldaMétodo de envio Click and CollectTV PanasonicTX – 55MX710