back

TROCA DE CARTA DE CONDUÇÃO ESTRANGEIRA

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

T. O.

Para: Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

30/12/2024

Prezado IMT, Venho através deste meio solicitar a aprovação (registo) do meu pedido de troca de carta de condução estrangeira. Consultando diversos relatos passados (comentários, vídeos, publicações, etc), verifiquei que o processo troca de carta de condução de categorias A e B quando não há necessidade de averbamento no grupo II, é considerado algo simples, pelo que se faz possível em alguns casos concluir num período entre 2 e 3 semanas, aqui me refiro ao tempo total, desde a submissão eletrónica do pedido, até a entrega da carta de condução (o cartão, não a guia provisória). Na data de 26/12/2024, recebi um e-mail da área de gestão do IMT, a dizer que meu pedido não fora registado pois estava em falta o documento Carta de Condução (CNH ORIGINAL), e por conta disto, eu deveria refazê-lo a partir do link que me foi indicado no fim deste e-mail, com a submissão de todos os documentos novamente. No entanto, me recordo perfeitamente de ter sim anexado minha CNH brasileira original (versão digital) em seu campo específico no pedido anterior. Optei pelo envio da versão digital pelo facto dos dados serem mais nítidos para leitura em comparação com uma fotografia da versão física. Em todo caso, isto é um mero pormenor. Conforme a orientação recebida, foi submetido tudo novamente, desta vez com a fotografia da versão física da CNH. Após o envio, recebi por e-mail um novo número de pedido gerado pelo sistema, mas com a referência de que o primeiro formulário foi submetido na data de 17/12/2024. De facto não vejo razão para tamanho atraso na análise e deferimento dos pedidos iniciados junto a plataforma online do IMT. Para o meu caso concreto já são 13 para 14 dias sem obter resposta, no entanto, tenho colegas próximos que submeteram o pedido antes de mim e encontram-se também na mesma situação, OU SEJA, sem o e-mail de confirmação de pedido registado, que dá poderes ao condutor para agendar um dia em algum balcão IMT através da plataforma SIGA poder entregar a documentação requerida e a carta de condução estrangeira. Pelos motivos supracitados, peço ao IMT o deferimento imediato no meu pedido, pois tenho real urgência em trocar minha carta de condução estrangeira para a portuguesa, com a maior brevidade possível! Meus cumprimentos.

Mensagens (2)

Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

Para: T. O.

30/12/2024

Bom dia, Informamos que enviou o email para uma caixa de resposta a questões relacionadas com o serviço online IMT. Não sendo a sua questão relacionada com um pedido disponível nestes serviços e no sentido de resposta ao pretendido a sua mensagem foi enviada para condutores informações. Com os melhores cumprimentos, Sandra Coragem Departamento de Atendimento e Apoio ao Utilizador (DAAU) Direção de Serviços de Sistemas de Informação (DSSI) Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Sede: Av.ª Elias Garcia,103 1050-098 Lisboa Telef. 210 488 488 – imt@imt-ip.pt – www.imt-ip.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 30 de dezembro de 2024 10:01 Para: imtonline imtonline@imt-ip.pt Assunto: TROCA DE CARTA DE CONDUÇÃO ESTRANGEIRA ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

Para: T. O.

05/02/2025

Exmo. (a) Senhor (a), Na sequência do vosso contacto vimos reiterar a informação já prestada no email resposta datado de 21.08.2023, enviado pela Chefe de Gabinete Jurídico e de Contencioso, Dr.ª Sofia Henriques. Com os melhores cumprimentos, Jorge Mota Técnico Superior do Departamento de Atendimento e Apoio ao utilizador Direção de Serviços de Sistemas de Informação (DSSI) Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Avenida Elias Garcia,103 -1050-098 Lisboa Call Center 210488488www@imt-ip.pt- www.imt-ip.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 30 de dezembro de 2024 10:01 Para: imtonline imtonline@imt-ip.pt Assunto: TROCA DE CARTA DE CONDUÇÃO ESTRANGEIRA ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.