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Sinistro não resolvido e Xenofobia

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. F.

Para: Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

02/11/2025

Tenho 62 anos e sou administradora de um prédio em Alverca e, há mais de seis meses, tenho um sinistro em aberto devido a um vazamento ocorrido no interior da prumada do edifício, o qual causou danos em alguns apartamentos. O problema teve origem em 2024, mas o processo ficou em suspenso porque a seguradora solicitou uma vídeo-inspeção, que foi realizada apenas este ano por uma empresa indicada pelo perito da Fidelidade. Após a vídeo-inspeção, foram enviados os orçamentos correspondentes. O laudo técnico identificou duas microfissuras no interior da prumada, por onde a água se infiltrava. O perito solicitou, então, um orçamento para reparação através de injeção de resina, uma vez que, pelos métodos convencionais, seria necessário abrir duas paredes de apartamentos para aceder às fissuras e substituir o cano danificado. Há cerca de três meses, enviei o orçamento solicitado, no valor aproximado de €5.800, acrescido de €300 relativos à vídeo-inspeção — totalizando €6.100. Cerca de dois meses depois, fui informada de que o valor aprovado seria apenas de €1.300 para o reparo da prumada, valor manifestamente incompatível com a dimensão do problema. Ao questionar, fui informada de que o sinistro teria sido mal classificado, como se se tratasse de um cano comum de cozinha. Passados mais de 30 dias, comunicaram-me que eu teria enviado um orçamento de menor valor e que a seguradora estaria a basear-se nesse orçamento, o que é completamente incorreto. Nunca enviei qualquer outro orçamento, nem solicitei nova vídeo-inspeção — o que, aliás, não faria sentido, tratando-se de uma prumada num prédio particular. Sugeri que talvez pudesse haver confusão com outro edifício, mas foi-me dito que não. Solicitei, então, o envio da cópia do alegado “orçamento alternativo” e a identificação de quem o teria remetido, pois a própria seguradora havia informado, desde o início, que nenhum orçamento seria considerado antes da realização da vídeo-inspeção. Portanto, reafirmo que o único orçamento válido é o que enviei após o laudo técnico, elaborado com base nas instruções do perito designado pela Fidelidade. Na sexta-feira, dia 31 de outubro, dirigi-me à Fidelidade da Rua da Juventude para tentar resolver a questão do tal orçamento e também termos uma conversa a três com a vice-administradora. Neste momento a pessoa que se dizia gerente, intrometeu-se de forma inadequada. Além de insinuar que estaria a tentar burlar a seguro - o que não corresponde à verdade e de novo, a 3 pedimos cópia do orçamento e de quem enviou o orçamento. A gerente, que não é perita, afirmou ainda que as fissuras na prumada seriam por falta de manutenção do prédio - não sei como já prumada é um cano no interior do prédio e se realmente fosso o caso, isto já teria sido mencionado. Indignada, falei para a vice ao telefone que estamos a ser culpados pela fissura, onde a gerente pegou o telefone e começou a insultar-me e ainda me dirigiu comentários ofensivos relacionados ao meu sotaque brasileiro. Fui chamada “pessoa sem cérebro” e ainda ouvi que “deveria saber das coisas, já que no Brasil é igual”. Não compreendo a razão de tais comentários, que considero totalmente inapropriados e discriminatórios. A conversa sobre o Brasil foi introduzida sem qualquer contexto, demonstrando uma atitude de xenofobia que não se espera de uma profissional que representa uma empresa perante o público. Eu exijo que analisem este sinistro, já que somos segurados com a fidelidade desde 1995 e logo após 30 anos quando precisamos do seguro, estamos a ser acusados de burla e ainda ter que aguentar insultos xenófobos.

Mensagens (18)

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

02/11/2025

Estimado(a) Cliente, Agradecemos o seu contacto. As suas questões foram encaminhadas e serão analisadas o mais rapidamente possível, pelo que irá receber resposta com brevidade. Faça a gestão dos seus seguros online, na Área de Cliente MyFidelidade, disponível no computador ou na App. Se ainda não faz parte das mais de 1 milhão de pessoas que beneficiam do nosso Ecossistema Digital, registe-se aqui para ter acesso à sua documentação digital e usufruir de todas as vantagens da Comunicação Digital Fidelidade. IR PARA MYFIDELIDADE Estamos ao seu dispor para o ajudar e esclarecer. Com os nossos cumprimentos, Conheça os nossos seguros em Fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. NIPC e Matrícula 500918880 na CRC Lisboa - Capital Social: EUR 509.263.524 Sede: Largo do Calhariz 30, 1249-001 Lisboa Apoio ao Cliente: Dias úteis das 9h às 20h. T. 217 948 800 Chamada para a rede fixa nacional.

M. F.

Para: Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

02/11/2025

Complementando, A seguradora faliu que a câmara de Vila França veio no prédio inspecionar, mas chamei e não faz sentido, já que não faz sentido a câmara inspecionar uma prumada de um prédio particular.

M. F.

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02/11/2025

emails da Fidelidade Rua da Juventude

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

02/11/2025

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Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

02/11/2025

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M. F.

Para: Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

02/11/2025

Segue a solicitação do perito para fazer a video inspeção. Foi a partir disto que fizemos orçamentos com aberturas de roços que iria requerer a quebra de 2 apartamentos para o conserto. Mandei isto para o mesmo perito onde ele falou que teria que fazer um orçamento por meio menos destrutivo.

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

03/11/2025

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M. F.

Para: Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

05/11/2025

A agencia da rua dos trabalhadores mandou imagens de um relatório de uma empresa que não conheço,. Nunca falei com elas. De novo pedi o relatório inteiro com data e com a morada e de quem enviou o tal de orçamento Ela está alegando de novo que no relatório de peritagem está falando de 7 metros de rachadura na prumada enquando no relatório técnico diz 2micros fissuras.

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

05/11/2025

Estimado(a) Cliente, Agradecemos o seu contacto. As suas questões foram encaminhadas e serão analisadas o mais rapidamente possível, pelo que irá receber resposta com brevidade. Faça a gestão dos seus seguros online, na Área de Cliente MyFidelidade, disponível no computador ou na App. Se ainda não faz parte das mais de 1 milhão de pessoas que beneficiam do nosso Ecossistema Digital, registe-se aqui para ter acesso à sua documentação digital e usufruir de todas as vantagens da Comunicação Digital Fidelidade. IR PARA MYFIDELIDADE Estamos ao seu dispor para o ajudar e esclarecer. Com os nossos cumprimentos, Conheça os nossos seguros em Fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. NIPC e Matrícula 500918880 na CRC Lisboa - Capital Social: EUR 509.263.524 Sede: Largo do Calhariz 30, 1249-001 Lisboa Apoio ao Cliente: Dias úteis das 9h às 20h. T. 217 948 800 Chamada para a rede fixa nacional.

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

08/11/2025

Estimada Cliente, Agradecemos o seu e-mail de 02/11/2025, o qual será desde já alvo de análise. Após a conclusão da mesma, obterá resposta escrita com a maior celeridade possível. Faça a gestão dos seus seguros online, na Área de Cliente MyFidelidade, disponível no computador ou na App. Se ainda não faz parte das mais de 1 milhão de pessoas que beneficiam do nosso Ecossistema Digital, registe-seaquipara ter acesso à sua documentação digital e usufruir de todas as vantagens da Comunicação Digital Fidelidade. Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento. Cumprimentos, Patrícia Tereno Conheça os nossos seguros em Fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. NIPC e Matrícula 500 918 880, na CRC Lisboa- Sede: Largo do Calhariz, 30 1249-001 Lisboa Portugal - Capital Social EUR 509.263.524 Apoio ao Cliente: Dias úteis das 9h às 20h T. 217 948 800 Chamada para a rede fixa nacional

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

10/11/2025

Exmos. Senhores, Lamentamos mas com a exposição abaixo, não conseguimos perceber o que está em causa nem tem qualquer identificação de apólicerocesso. Agradecemos reenvio com devida identificação e esclarecimento. Cumprimentos, Rute Martins Centro de Gestão de Reclamações rute.nunes.martins@fidelidade.pt ggr.reclamacoes@fidelidade.pt Largo do Calhariz, 30 5º Piso Edif Sobral 1249-001 Lisboa CONFIDENCIALIDADE: Mensagem (e anexos) destinada exclusivamente à(s) pessoa(s) nela indicada(s). Contém matéria confidencial. Se recebida por engano, avise, por favor, o remetente e elimine a mensagem e anexos. CONFIDENTIALITY: This message (and any attached files) is intended only for the addressee(s) named. It contains confidential. If received in error, please notify the sender and delete the message and any attached files. DISPONIBILIDADE: No Grupo Fidelidade acreditamos na importância do trabalho flexível e compreendemos que nem todos conseguimos enviar e responder a e-mails dentro do mesmo horário. Caso receba um email fora do seu horário de trabalho é porque tal foi conveniente para o remetente, sendo que naturalmente o poderá ler, responder ou atuar sobre o mesmo no horário que for mais adequado para si, considerando a prioridade do assunto. AVAILABILITY: In Fidelidade Group we believe in the importance of flexible working and understand that not everyone can send and reply to emails within the same time. If you received an email outside of your working hours it is because it was convenient for the sender, and you may read, reply or act on it at the time that is most appropriate for you, naturally considering the priority of the subject matter.

M. F.

Para: Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

10/11/2025

Apólice n.º: MR44000053 Processo n.º: 24MR009034 / 001 Data do sinistro: 15/02/2024 Inicialmente, foi-me informado que o pagamento se destinava à “abertura de roucos”, o que não faz qualquer sentido, uma vez que o orçamento enviado para o conserto foi elaborado com base na aplicação de resina, conforme solicitado pelo perito da Fidelidade. Posteriormente, foi-me comunicado que teria havido uma classificação incorreta do sinistro, motivo pelo qual os valores estariam errados. Em seguida, alegaram que o pagamento estava a ser feito com base num orçamento de menor valor, supostamente enviado por nós — o que não corresponde à verdade, pois foi enviado apenas um orçamento. Durante o processo, a agência chegou a insinuar que estaríamos a tentar burlar o seguro, mencionando um orçamento anterior que nunca existiu. Solicitei cópia desse alegado documento, mas nunca me foi fornecida. Ainda, foi afirmado pela agência que o sinistro não seria coberto por se tratar de “falta de manutenção do prédio”, o que é totalmente improcedente. Recordo que estamos a falar de duas microfissuras localizadas no interior de uma prumada, zona de difícil acesso, apenas inspecionável através de vídeo-inspeção. Durante o atendimento, quando manifestei a minha indignação e voltei a exigir o orçamento em questão, a gerente da agência dirigiu-me palavras ofensivas e inadequadas. Acrescento ainda que foi mencionado pela seguradora que a empresa “Câmara de Vila Franca” teria comparecido ao prédio, o que também não corresponde à verdade. Reitero que o único orçamento enviado foi o da empresa Mundo das Canalizações, elaborado com base na vídeo-inspeção solicitada pelo perito. A seguradora, inclusive, manteve o processo em suspenso até à conclusão dessa inspeção. Assim que o perito teve acesso à vídeo-inspeção e ao orçamento, solicitou que ambos fossem reenviados à seguradora para reativação do sinistro. Espero que isto esteja claro agora Obrigada

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

10/11/2025

Estimado(a) Cliente, Agradecemos o seu contacto. As suas questões foram encaminhadas e serão analisadas o mais rapidamente possível, pelo que irá receber resposta com brevidade. Faça a gestão dos seus seguros online, na Área de Cliente MyFidelidade, disponível no computador ou na App. Se ainda não faz parte das mais de 1 milhão de pessoas que beneficiam do nosso Ecossistema Digital, registe-se aqui para ter acesso à sua documentação digital e usufruir de todas as vantagens da Comunicação Digital Fidelidade. IR PARA MYFIDELIDADE Estamos ao seu dispor para o ajudar e esclarecer. Com os nossos cumprimentos, Conheça os nossos seguros em Fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. NIPC e Matrícula 500918880 na CRC Lisboa - Capital Social: EUR 509.263.524 Sede: Largo do Calhariz 30, 1249-001 Lisboa Apoio ao Cliente: Dias úteis das 9h às 20h. T. 217 948 800 Chamada para a rede fixa nacional.

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

Para: M. F.

12/11/2025

Estimado Cliente, Agradecemos o seu e-mail de 10/11/2025, o qual será desde já alvo de análise. Após a conclusão da mesma, obterá resposta escrita com a maior celeridade possível. Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento. Cumprimentos, Susana Curado Conheça os nossos seguros em Fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. NIPC e Matrícula 500 918 880, na CRC Lisboa- Sede: Largo do Calhariz, 30 1249-001 Lisboa Portugal - Capital Social EUR 509.263.524 Apoio ao Cliente: Dias úteis das 9h às 20h T. 217 948 800 Chamada para a rede fixa nacional

M. F.

Para: Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

12/11/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar a cronologia dos eventos relativos ao sinistro ocorrido em 15 de fevereiro de 2024, no apartamento 4.º Esquerdo, participado à seguradora em 19 de fevereiro de 2024. Cronologia dos fatos Em 20 de fevereiro de 2024, o perito Raul Mateus (GEP) esteve no local e solicitou a realização de uma vídeo-inspeção. Devido à dificuldade em encontrar empresa para efetuar o serviço, o sinistro ficou pendente. Em fevereiro de 2025, ocorreu outro sinistro no 4.º Direito, causado por entupimento no 5.º Direito, acompanhado pelo mesmo perito e resolvido sem envolvimento do condomínio. Neste momento, devida à dificuldade de encontrarmos uma empresa, o perito sugeriu a empresa Underground, que realizou a vídeo-inspeção e submeteu o relatório em 27 de fevereiro de 2025, onde foi detectado duas microfissuras. Enviei o relatório ao perito em 9 de março de 2025, e este solicitou a elaboração de um orçamento de reparação. Foi apresentado um orçamento convencional (com quebra de paredes) no valor de 5.490 € + IVA, mas devido à complexidade e risco de danificar elementos antigos, o perito pediu um novo orçamento com aplicação de resina. Foi feito um orçamento com a empresa Mundo das Canalizações no valor de 5,861.80€ incluindo IVA e enviado em 12 de junho de 2025 à agência da Rua da Juventude, onde o sinistro foi reativado. Em 11 de agosto de 2025, foi-me comunicada indenização no valor de 1.461,45 €. Em 14 de agosto, solicitei esclarecimentos sobre os critérios de cálculo, já que 319,80 € correspondiam à vídeo-inspeção e o restante não refletia o orçamento com resina. Apesar dos meus esclarecimentos à agência dos eventos conversado com o perito, em 21 de agosto, o processo continuou a indicar que o valor seria referente a abertura de roços e pichelaria, o que não corresponde ao método apresentado. Em 2 de setembro, 3 de outubro e 29 de outubro, voltei a solicitar uma resposta, sem sucesso. Em 4 de novembro, recebi um telefonema da agência onde foram feitas insinuações infundadas de tentativa de burla, falando que teríamos mandado um orçamento de menor valor e mencionada uma alegada inspeção da Câmara de Vila Franca — o que não ocorreu. Compareci presencialmente na agência, onde fui mal atendida pela gerente, que ainda afirmou que o problema seria culpa do prédio por falta de manutenção. Solicitei o tal orçamento e quem a remeteu. No dia 5 de novembro, enviei um e-mail formal à gerente, esclarecendo os fatos e reiterando que aguardava uma resposta oficial. Até agora nada recebi. ---

M. F.

Para: Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

12/11/2025

seguem os orçamentos por resina e com pedreiro

Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A

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12/11/2025

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Assistência solicitada 28 novembro 2025

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