Venho apresentar a minha reclamação com a Domestic&General e também com a “Worten Resolve” tendo em conta que foi na Worten que comprei o telemóvel no dia 09-11-2022 e também foi na Worten que o seguro foi contratado (Apólice AS47691835). Recorri a esta seguradora para usufruir do seguro devido a um acidente com o meu telemóvel no dia 12-05-2025. O meu telemóvel Samsung Galaxy A52 S 5G ficou completamente destruído. No mesmo dia 12-05-2025 fiz a participação do sinistro e fiz o pagamento da abertura do processo.
Acontece que o equipamento que me foi devolvido foi reparado pela “Worten Resolve”, onde foram substituídas todas as peças, pelo o que consta no relatório da reparação (relatório técnico OR250063740).
O mais grave é que substituíram a placa principal mantendo o mesmo IMEI, o que é ilegal. Passo a explicar: “O IMEI é um número de identificação único, exclusivo de cada motherboard. É identificado por uma partição especial no sistema, chamada EFS. Embora exista forma de o alterar, utilizando procedimentos não oficiais, supostamente não poderá ser feito de forma legal”
E outra questão, que também é muito importante, refere-se à estanticidade do equipamento (IP67), como é que vão garantir a estanticidade do telefone?!?
“A estanquicidade (resistência à água) de um telemóvel pode ser comprometida após uma reparação. Se a reparação envolver a substituição de componentes ou a remoção de selagens, a estanquicidade original pode não ser restabelecida, Substituição de componentes que envolvem a abertura da carcaça (ex: tela, bateria, placa mãe). Pois no entanto, mesmo com certificação, a estanquicidade está a ser comprometida”
Fui a um balcão da “Worten Resolve” da loja Worten do MarShopping, para tentar resolver a bem e de forma civilizada esta situação. Fui muito bem atendido pelo técnico Daniel Costa que tentou nos ajudar e inclusive quando viu o relatório, disse que não era um procedimento nada normal e que não era correto este tipo de reparação. Também nos afirmou que a estanticidade do telemóvel estava comprometida e não tinham como garantir que o telemóvel estava nas condições originais. Falou com a pessoa responsável por resolver este tipo de reclamação, mas a mesma disse que nada tinha a fazer pois bastava que o telemóvel estivesse a funcionar e que isto era suficiente. Mas não cumpre de todo as características originais do telefone.
O telefone estava completamente destruído, não consigo perceber como se deram ao trabalho de o reconstruir tendo em conta que nunca ficaria em iguais condições. Ainda não utilizei o telefone e o que pretendo é que me seja restituído o valor contratado no seguro para que possa comprar outro equipamento, pois não confio de todo nesta reparação.