back

Reclamação VIA VERDE - Aviso Débito direto - Identificador 321330626102

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. P.

Para: Via Verde Portugal SA

12/10/2023

Exmos. Senhores,Boa tarde,Na prática, a Via Verde tem uma autorização de débito direto para proceder aos pagamentos da utilização do sistema Via Verde.Essa autorização permite, por um lado, que eu possa usufruir do sistema de pagamento automático de portagens e serviços associados à ou desenvolvidos pela vossa empresa e, como contrapartida, o pagamento da utilização desse sistema está assegurado através do débito direto previamente autorizado por mim, como titular do cartão de débito associado à minha conta bancária.No entanto, a Via Verde procede sistematicamente ao pagamento da utilização desse serviço, muitas vezes de forma parcelada, sem qualquer aviso prévio nem nenhuma informação que me permita controlar e verificar a que correspondem os montantes debitados in fine da minha conta.Mesmo utilizando a APP Via Verde NÃO consigo saber o que foi pago e quando e, sobretudo, NEM quando será processada a próxima ordem de pagamento automático.Para além de uma evidente opacidade que contraria a natureza de confiança que deve presidir na relação comercial entre uma entidade prestadora de serviços e o consumidor, esta situação provoca-me ansiedade pela falta de previsibilidade na utilização que considero abusiva da autorização que facultei originalmente à Via Verde.Quero formalmente reclamar desta situação e solicitar que me seja enviada uma informação prévia do montante e quando será efetuado qualquer pagamento futuro.Creio que é um direito legítimo o de ser cabalmente informado do preço/tarifa que paga e quando paga.Ora a Via Verde, através desta sua forma de atuar, violenta esse direito comprometendo nomeadamente a transparência na nossa relação comercial, dado que não tenho forma de saber o que pago e quando, de forma expedita e simples, ou seja de forma transparente.Apenas posso esperar que uma empresa com a capacidade técnica que a Via Verde tão justamente se reclama, possa proceder às simples alterações que permitam responder às aspirações mais elementares dos seus consumidores, entre os quais me incluo.Aguardando a resposta atempada dos serviços da Via Verde,Com os melhores cumprimentos,David Policarpo

Mensagens (3)

Via Verde Portugal SA

Para: D. P.

13/10/2023

Exmos. Senhores,Pela presente, vem a Via Verde Portugal - Gestão de Sistemas Eletrónicos de Cobrança, S.A. ('Via Verde') acusar a receção de uma comunicação eletrónica através do portalwww.deco.proteste.pt.Segundo informação apurada no referido portal, qualquer pessoa poderá, mediante registo no mesmo, inserir uma 'reclamação' com carácter público dirigida a um qualquer prestador de serviços, sendo que a DECO PROTESTE pode não estar envolvida conforme se infere do teor da seguinte mensagem 'Esta reclamação não foi mediada pela DECO PROTESTE nem por qualquer jurista'. Adicionalmente, e sem prejuízo do reconhecimento que a Via Verde tem pela DECO PROTESTE enquanto entidade que promove e defende os direitos dos consumidores, a Via Verde não tem como bastar-se com comunicações públicas cujo teor não é mediado pela DECO PROTESTE, vendo-se assim impossibilitada de atender ao pedido.Face ao exposto, entende a Via Verde que o meio utilizado para reclamar não é o adequado devendo os respetivos reclamantes recorrer, se for o caso, aos habituais mecanismos de atendimento ao cliente por parte da Via Verde.Com os nossos cumprimentos,Departamento de OperaçõesServiço de Suporte Operacionalwww.viaverde.pt

D. P.

Para: Via Verde Portugal SA

09/11/2023

Bom dia,Agradeço a vossa resposta e as explicações dadas por email a 18 de Outubro.No entanto, a questão fundamental mantêm-se:Não acha a Via Verde, como empresa que cobra um serviço, que é normal eu saber o que me é debitado da minha conta e para pagar o quê?A título de exemplo: ainda ontem (8 Nov 23) foram debitados 6,50 Euros da minha conta e na vossa APP continuo a ter os movimentos de 30 de Outubro com a informação "a aguardar confirmação". Não consigo encontrar nos valores listados o resultado da soma desses valores que correspondam ao montante debitado. Os movimentos anteriores datam de 21 de Outubro e já tinham sido pagos! Então, a Via Verde não acha que me deve essa explicação?Não acha a Via Verde que isto não é transparente? Que serviço estou afinal a pagar?Ou me dão a informação cabal, mesmo que mínima, dos valores que me são debitados, ou então vão ter de receber UM EMAIL IGUAL A ESTE APÓS CADA DÉBITO DA MINHA CONTA!Paralelamente a isto, terei de me informar sobre as obrigações de informação de uma empresa que presta um serviço, como é o caso da Via Verde, pois Via Verde não pode ser sinónimo de cheque em branco.Aguardo a vossa resposta ao meu pedido adicional de informação, nomeadamente para o caso acima referido, esperando que esta será a única vez que o terei de fazer até alterarem a vossa postura relativamente aos vossos clientes,Com os melhores cumprimentos,

Via Verde Portugal SA

Para: D. P.

10/11/2023

Exmos. Senhores,Pela presente, vem a Via Verde Portugal - Gestão de Sistemas Eletrónicos de Cobrança, S.A. ('Via Verde') acusar a receção de uma comunicação eletrónica através do portalwww.deco.proteste.pt.Segundo informação apurada no referido portal, qualquer pessoa poderá, mediante registo no mesmo, inserir uma 'reclamação' com carácter público dirigida a um qualquer prestador de serviços, sendo que a DECO PROTESTE pode não estar envolvida conforme se infere do teor da seguinte mensagem 'Esta reclamação não foi mediada pela DECO PROTESTE nem por qualquer jurista'. Adicionalmente, e sem prejuízo do reconhecimento que a Via Verde tem pela DECO PROTESTE enquanto entidade que promove e defende os direitos dos consumidores, a Via Verde não tem como bastar-se com comunicações públicas cujo teor não é mediado pela DECO PROTESTE, vendo-se assim impossibilitada de atender ao pedido.Face ao exposto, entende a Via Verde que o meio utilizado para reclamar não é o adequado devendo os respetivos reclamantes recorrer, se for o caso, aos habituais mecanismos de atendimento ao cliente por parte da Via Verde.Com os nossos cumprimentos,Departamento de OperaçõesServiço de Suporte Operacionalwww.viaverde.pt


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.