Nos últimos anos, fui contactado por 2 ou 3 empresas que alegadamente em nome do Banif vinham solicitar o pagamento de uma divida com o banco, referente a uma anuidade de um cartão multibanco, que foi solicitado á 15/20 anos quando abri uma conta no antigo BCA que depois passou a BANIF. Efetivamente fiz o pedido deste cartão, mas provavelmente extraviou-se nos correios e nunca chegou a ser usado/ativado por mim. Entretanto, acabei por não trabalhar com este banco e continuei fiel á instituição que trabalho desde sempre (BPI).Do que me recordo, há muitos anos atrás, fui contactado telefonicamente pelo banco, a informar que tinha a conta a descoberto o que contestei de imediato, visto nunca ter trabalhado com este banco, pelo que não seria possível estar com valores negativos foi quando explicaram, que o valor em “dívida” era respeitante á anuidade de um cartão multibanco associado a esta conta apresentei o meu descontentamento, por estarem a cobrar um cartão que nunca tinha recebido/usado ou mesmo ativado. Disseram que iam ver o que se passava e perguntaram se eu continuava a precisar do cartão… foi quando informei o banco, que se até aquele momento, nunca tinha trabalhado com eles… não seria agora que ia começar. Pedi para cancelarem tudo e que não estaria disponível para pagar por um produto/serviço que nunca tinha utilizado/ativado. Nunca mais recebi qualquer contacto do BCA/BANIF.Passaram-se uma meia dúzia de anos, até este assunto voltar á baila desta vez o contacto é realizado por uma empresa “especialistas em cobranças” que não me recordo o nome mas sei que era um gabinete de advogados a solicitar o pagamento imediato do valor em questão com a indicação do NIB da mesma, para eu fazer a transferência para eles para regularizar a minha situação desconfiei desta situação, porque se devo alguma coisa ao BCA/BANIF ou outra empresa qualquer, é a eles que tenho de fazer o pagamento e não a outros. Pedi que me enviassem uma Fatura/Nota de Débito, etc… qualquer documento que comprovasse o porquê daquele pagamento aquela empresa a resposta na altura, foi que se não pagasse, iriam comunicar a situação ao Banco de Portugal e ficava com o nome “sujo” na praça e que seria muito mais sensato fazer aquele pagamento do que incorrer em processos mais complicados. Recusei fazer o pagamento sem qualquer documento de faturação legal. Não recordo de ser contactado novamente por esta empresa.Na semana passada, recebo uma carta registada (em anexo) em meu nome, da “Whitestar Asset Solutions”, com o assunto: COMUNICAÇÃO DE CESSÃO DE CRÉDITO – Operação/Contrato Ref.: 1034299 / 286361703010 como de momento, não tenho qualquer crédito na banca, fiquei sem perceber do que se tratava pelo que contactei a empresa em questão em busca de esclarecimentos desta carta que exige o(s) pagamento(s) do(s) crédito(s) em referência… SEM INDICAREM o valor em questão apenas informaram IBAN e SWIFT/BIC da Whitestar Asset Solutions. Ontem (24/07/2017) enviei um email a solicitar informações acerca deste crédito.Hoje, fui contatado pela Whitestar a informar que o crédito em questão, era referente a uma divida do não pagamento da anuidade do cartão de multibanco do BCA/BANIF. Acabei por exaltar-me com esta situação e perguntei se era prática legal, exigirem o pagamento de um bem ou serviço que nunca foi fornecido e se tinham algum comprovativo que eu utilizei/ativei/recebi este cartão a resposta foi bem clara: “…o senhor é que tem que provar que não o recebeu, da nossa parte, temos este valor para receber… e se não pagar vai para a lista negra no Banco de Portugal.”. Ainda tentei pedir que enviassem uma Fatura/Nota de Débito deste valor, para poder ter alguma coisa em concreto acerca desde pagamento fique sem resposta.