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Reclamação sobre processo de abono de família – Arquivamento indevido

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. G.

Para: SEGURANÇA SOCIAL

26/02/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio expressar o meu profundo descontentamento relativamente ao tratamento dado ao meu pedido de abono de família para a minha filha, nascida a 2 de janeiro de 2024. Apresentei o pedido em maio de 2024 e, passados três meses, recebi uma carta datada de agosto, na qual me davam apenas 10 dias para responder. No entanto, tendo em conta que recebi a carta com quase 2 meses de atraso, esse prazo era, na prática, impossível de cumprir. Perante esta situação, desloquei-me pessoalmente à Segurança Social para entregar os documentos solicitados. Na altura, fui informada de que deveria aguardar. Assim fiz. No entanto, passado algumas semanas sem qualquer resposta, tentei contactar os serviços telefonicamente, onde apenas me disseram que continuasse a aguardar. Em janeiro de 2025, voltei a deslocar-me presencialmente à Segurança Social para obter esclarecimentos, visto que ainda não tinha qualquer informação sobre o estado do meu pedido. Para minha surpresa, informaram-me de que faltava o IRS do pai da minha filha. Rapidamente entreguei esse documento, mais uma vez cumprindo tudo o que me era pedido. Disseram-me novamente para aguardar. Na semana passada, o sistema ainda indicava que deveria aguardar, e agora, no final de fevereiro, surge a informação de que o meu pedido foi « Arquivado por Deserção» . Isto é inaceitável! Como é possível arquivarem um processo por falta de resposta quando, ao longo de meses, compareci presencialmente, liguei várias vezes e cumpri todos os requisitos que me foram pedidos? Sinto-me completamente desrespeitada por um sistema que deveria apoiar as famílias, mas que, em vez disso, dificulta e atrasa processos essenciais. Além disso, o que me revolta ainda mais é o facto de, se eu não tivesse voltado a consultar o estado do meu pedido, ninguém me teria sequer informado que tinha sido arquivado. Ou seja, não só me obrigam a andar constantemente atrás de uma resposta, como ainda tomam decisões injustificadas sem qualquer notificação adequada. É um autêntico desrespeito pelo tempo das familias. Exijo uma explicação para esta situação e que o meu pedido seja devidamente analisado e corrigido com a maior brevidade possível. Com os melhores cumprimentos.

Mensagens (1)

SEGURANÇA SOCIAL

Para: V. G.

27/02/2025

Exmo/a Senhor/a Nos termos do Artº 41º do Código do Procedimento Administrativo (CPA),reencaminha-se a presente mensagem por se tratar de matéria que se insere no âmbito de competências desse Organismo: - Centro Distrital da Segurança Social de Braga Eventuais insistências devem ser remetidas através do Balcão e-Clic (para Cidadãos/Empresas), disponível na Segurança Social Direta. Com os nossos cumprimentos, DSAG (PP) - Direção de Serviços de Apoio à Gestão DGSS@seg-social.pt Largo do Rato, N.º 1 - 1269-144 - Lisboa Tel: (+351) 21 595 29 90 Antes de imprimir pense na sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE. Se não for o destinatário desta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar o seu conteúdo. Se recebeu esta mensagem por motivo de erro ou engano, solicitamos que avise imediatamente o remetente, respondendo a este e-mail, e em seguida proceda à eliminação permanente desta mensagem e respetivos anexos. Agradecemos a sua cooperação. De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em nome de Enviada: 27 de fevereiro de 2025 00:01 Para: DGSS DGSS@seg-social.pt Assunto: Reclamação sobre processo de abono de família – Arquivamento indevido ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Atenção: Este e-mail foi enviado por uma entidade fora da sua organização. Por questões de segurança, recomendamos que não clique em links e não abra anexos, a não ser que conheça o remetente e o conteúdo do e-mail.


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