Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar reclamação relativamente ao meu veículo Citroën C3, equipado com motor 1.2 PureTech, matrícula AG-55-QG, adquirido em 30/04/2021, com 60 000Km atuais.
No passado dia 11 de junho de 2025, realizei a revisão oficial do meu veículo Citroën C3, equipado com motor 1.2 PureTech, tendo sido obrigado a substituir da correia de distribuição que se encontrava bastante degradada, na oficina autorizada Oficina Lab Porto – Zona Industrial (fatura em anexo).
É do conhecimento público que o motor 1.2 PureTech apresenta defeitos de origem na correia de distribuição banhada a óleo, situação já reconhecida pela Stellantis, que levou à:
Extensão da garantia até 10 anos ou 180.000 km;
Criação de uma plataforma europeia de indemnização para clientes afetados;
Diversas ações extrajudiciais e judiciais em curso, com compensações já atribuídas.
Assim, venho por este meio apresentar reclamação formal e exigir:
A verificação integral do motor do meu veículo, sem quaisquer custos;
A abertura de processo interno para registo oficial da ocorrência;
Tendo já suportado os custos relacionados com esta avaria, solicito a indemnização/reembolso nos termos da política pública de compensação anunciada pela Stellantis.
Caso não obtenha resposta adequada, reservarei o direito de recorrer às entidades competentes, nomeadamente Livro de Reclamações Eletrónico, Centro de Arbitragem do Setor Automóvel e Tribunais competentes.
Agradeço a confirmação da receção desta reclamação e resposta formal no prazo legal.
Com os melhores cumprimentos,