Problema identificado:
OutroReclamação
R. L.
Para: AventuraCars
Venho por este meio apresentar reclamação relativamente à aquisição de um Volkswagen Golf GTD 2014 com a matricula BX-35-BS, adquirido através de financiamento no Stand automovel, localizado na Charneca da Caparica. Desde o momento da entrega, o veículo tem apresentado diversas anomalias graves, tendo sido sujeito a várias verificações e intervenções sem resolução eficaz da maioria dos problemas. Adicionalmente, importa referir que não me foi entregue qualquer fatura relativa à compra do veículo, situação que pretendo ver esclarecida com urgência. Cronologia dos acontecimentos/reportagem das anomalias: * 2 de Março 2026 (dia da entrega do veículo): O veículo apresentou de imediato falhas, nomeadamente falha no turbo, luz das velas acesa e luz de motor o que levou á perda de força do motor a caminho de casa em auto-estrada. A anomalia foi reportada de imediato. O carro foi enviado para oficina no próprio dia, onde sofreu uma intervenção que não me foi bem explicada ao certo ser o problema nem fornecido qualquer relatório de intervenção/diagnóstico. * 4 de Março 2026: Foi pedido um relatório que indica-se a manutenção do veículo de forma a dar seguimento da manutenção em questão de trocas de óleo e prazos, dado este ter uma caixa automatica onde se tem de efetuar trocas de óleo mais regulares, relatório que não foi fornecido e a mensagem ignorada sem qualquer tipo de resposta * 9 de Março 2026: Surgiu aviso de nível de óleo baixo após cerca de 500 km percorridos, indicando consumo anormal, anomalia também reportada de imediato. *10 de Março 2026: foi enviado SMS a reportar multiplas anomalias que o carro apresentava que foram detectadas consoante o uso do mesmo. (vidro traseiro do lado do condutor não abrir quando o carro é trancado, mencionado o reportado consumo de oleo do dia 9, ar condicionado não fazia quente.) 18 de Março 2026: Fui autuado numa operação STOP, resultando numa multa no valor de 250€, devido à existência de películas nos vidros não legais (não homologadas/averbadas), tendo sido necessário proceder à remoção imediata das películas frontais, sob pena de apreensão do veículo. Foi ainda aplicada uma contraordenação na minha carta de condução. Importa referir que o veículo foi adquirido já com vidros escurecidos, tanto à frente como atrás, não tendo sido informado de que os mesmos não se encontravam legalizados, nem me foi facultada qualquer documentação que permitisse verificar a sua conformidade legal. Posteriormente, foi-me indicado presencialmente que o valor da multa seria assumido e que a situação das películas seria regularizada. No entanto, apenas no dia 21 de Março, aquando do levantamento do veículo após intervenção em oficina, foi-me entregue um documento de legalização das películas com data de aplicação anterior à data da multa. Considerando que o veículo foi entregue no dia 2 de Março já com películas aplicadas, que o mesmo se encontrava anunciado publicamente com vidros escurecidos, e que existem registos fotográficos dos dias 2 e 3 de Março que comprovam essa situação, o referido documento não aparenta corresponder à realidade dos factos, pelo que solicito a verificação da sua validade. Fui ainda chamado de "abelhudo" pelo vendedor por ter feito a verificação do carro, e ter reportado o facto de haver peças desapertadas no compartimento do motor, tendo me sido dito que apenas deveria ver a água e óleo. Verificação esta onde nada foi mexido, apenas visto a olho nu, o que mostra falta de profissionalismo e insultos da parte do mesmo. * 19 a 21 de Março 2026: O veículo foi novamente para oficina com várias queixas, incluindo: • Consumo excessivo de óleo • Barulhos anormais em andamento • Problemas na suspensão • Mau funcionamento dos vidros • Ar condicionado sem aquecimento • Peças desapertadas no motor Após esta intervenção, apenas o problema do ar condicionado foi resolvido, mantendo-se todas as restantes anomalias. * No levantamento efetuado dia 21, após esta intervenção, foi ainda verificado que o veículo emitia fumo branco/azulado pelo escape. Novamente não foi fornecido qualquer tipo de relatório sobre a intervenção efetuada no veículo. * 23 de Março 2026: Foi novamente pedido o relatório da intervenção efetuada no carro, na qual nada foi fornecido. * 24 a 31 de Março 2026: Foram realizadas várias verificações ao nível do óleo, tendo sido constatado consumo excessivo em curtos períodos(menos de 200 km). Registo de fotografias da vareta do óleo ao longo dos dias mostraram grande descida do nivel do óleo * 30 de Março 2026: O veículo voltou a apresentar perda de potência durante a condução em plena auto-estrada, entrando em modo de segurança, com avisos de Front Assist e Adaptive Cruise Control indisponíveis, bem como luz das velas a piscar. Foi reportada novamente a anomalia via telefone do mesmo momento. *31 de Março 2026: Foi comunicado via telefone novamente o consumo excessivo do oleo, inclusive o envio de provas fotograficas e video sobre tal, onde me foi dito ser normal, e que tinha de andar cerca de 1500km com o veículo para que começa-se a ver efeito da intervenção efetuada a dia 20/21. * 1 de Abril de 2026: Após cerca de 600 km desde a última intervenção (na qual foi adicionado um produto ao óleo e o mesmo saiu com o nivel de óleo em excesso da oficina), o veículo voltou a apresentar aviso de nível de óleo baixo, confirmando consumo extremamente elevado (cerca de 1 litro em 500/600 km considerando o excesso de óleo aplicado na ultima intervenção). *6 de Abril 2026: Foi enviado SMS na qual após não obter resposta foi efetuado um telefonema que foi indicado que a situação do reembolso da multa estava a ser tratado, e quando questionado de um prazo, foi indicado que até dia 8 (quarta feira) estaria resolvido. Após falta de resolução, foi enviado SMS dia 9 a questionar o ponto de situação e a falha de cumprimento do combinado, na qual não foi obtido novamente qualquer tipo de resposta, faltando ao comprometido, mostrando uma certa falta de carácter, visto não querer deixar qualquer tipo de registo escrito do compromisso de reembolso do artigo vendido não conforme dado o prejuizo causado. * 14 de Abril 2026: O veículo foi verificado por dois mecânicos distintos, onde um dos mecânicos identificou que o funcionamento do motor não é normal, indicando a existência de problema mecânico grave no motor. Problemas gerais identificados: * Consumo excessivo de óleo (muito acima dos valores normais indicados pelo fabricante) * Funcionamento irregular do motor * Entrada em modo de segurança com perda de potência * Sistema Front Assist e ACC indisponível * Emissão de fumo pelo escape * Problemas na suspensão * Problemas no funcionamento dos vidros * Falta de segunda chave * Existência de histórico de acidente não mencionado, incluindo perda total noutro país * Películas não legais que originaram prejuízo financeiro (multa, registo de contra-ordenação na carta de condução) Face ao exposto, considero que o veículo não se encontra conforme, apresentando defeitos graves, persistentes e não resolvidos após intervenção. Solicito assim uma resolução célere e definitiva da situação, incluindo a correção integral dos problemas ou, caso tal não seja possível, a resolução do contrato. Aguardo resposta com a maior brevidade possível.
Mensagens (1)
AventuraCars
Para: R. L.
Exmos Srs. Em resposta ao mail enviado por Vossas Exas, no sentido de mediar este suposto diferendo vimos exercer o nosso direito de contraditório. O cliente, antes da aquisição da viatura e da assinatura do contrato de financiamento, teve a oportunidade de fazer um teste-Drive á referida viatura, onde, durante e como quis, não só o cliente como o seu irmão que fez questão de acompanhar e também experimentar, uma vez que se apresentou também como mecânico e que no final do teste-drive e pela sua experiencia, não só confirmou que a viatura estava em excelente estado geral, bem como de mecânica dando o seu aval ao nosso cliente para que este avançasse com o negócio em definitivo. Após a confirmação por parte do cliente em como iria adquirir a viatura, a mesma foi as nossas oficinas fazer uma revisão geral, após a qual foi entregue ao nosso cliente. No dia seguinte a entrega o cliente liga a informar que a viatura teria ficado sem força, que na sua opinião teria sido o turbo. Algo que não se veio a verificar uma vez que a avaria foi causada por uma válvula de vácuo, que deixou de funcionar, algo que foi prontamente resolvido nas nossas oficinas, ficando a viatura de imediato á disposição do cliente. Avaria essa que possivelmente foi causada pelo uso indevido por parte do cliente de um dispositivo eletrónico que pode alterar as características de origem da viatura, nomeadamente a potencia da mesma, algo que pode causar danos ao nível do motor, mas mesmo tendo conhecimento do uso indevido desse dispositivo, fizemos a reparação da viatura em garantia. Dias depois o cliente reportou nova avaria, desta vez no A/C que fazia frio, mas fazia pouco tempo quente, novamente problema resolvido na hora nas nossas oficinas, tendo sido mais uma vez a viatura entregue ao nosso cliente com o A/C a trabalhar em perfeitas condições. Altura essa que aproveitamos para informar o nosso cliente que deveria dar outro tipo de uso a viatura ate por uma questão de segurança para com o nosso cliente, uma vez que tivemos conhecimento que que a viatura não estava a ser usada de uma maneira normal, já que praticamente todos os dias foram registados momentos longos em que a viatura se deslocava excesso de velocidade. Algo que se veio a confirmar no dia 18 a quando da paragem na operação STOP, visto não ter sido uma paragem de rotina, mas sim pela referida viatura ter sido detetada na IC20 pelo radar da GNR a 2oo km/h, cerca de 180 Km/h já depois de deduzida a margem de erro legalmente prevista, tendo sido o irmão do nosso cliente multado por excesso de velocidade uma vez que era quem ia conduzir a viatura na altura. O nosso cliente foi também multado pela falta do averbamento das peliculas no DUA da viatura, algo que não tínhamos conhecimento, mas que também só poderia ser feito após o nosso cliente receber o DUA já com o registo de propriedade a seu favor. Quanto ao consumo de óleo, o nosso cliente sabe desde a primeira hora que este tipo de viatura de origem consomem óleo acima da media, tendo a noção que a própria marca informa os seus clientes que o óleo deve ser verificado e acrescentado caso seja necessário, sendo que devido ao uso que o nosso cliente dá a sua viatura é normal o consumo de óleo ser maior, necessitando por esse motivo de um controle maior e mais rigoroso. O cliente foi também informado a quando do levantamento da viatura que a mesma só tinha uma (1) chave, foi também informado que a fatura iria ser passada após liquidação do valor por parte da financeira, o que aconteceu, sendo que a fatura está a disposição do nosso cliente desde essa altura. Não obstante toda esta situação, temos todo o interesse em resolver este diferendo com o nosso cliente da melhor maneira para ambas as partes, uma vez que nos cingimos pela seriedade, respeito e satisfação dos nossos clientes. Algo que já tentamos, uma vez que pedimos ao nosso cliente para passar nas nossas instalações de modo a podermos falar e tentar resolver esta situação, não tendo obtido qualquer tipo de resposta ou mostra de interesse por parte do nosso cliente na resolução seja ela qual for, a não ser esta reclamação. Sem mais de momento, guardando resposta por parte de Vossas Exas, no sentido de terminar com este diferendo da melhor maneira, despedimo-nos com consideração, Atentamente, Aventuracar`s escreveu (quarta, 15/04/2026 à(s) 14:00):
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
