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Reavaliação de valores estimados

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

C. R.

Para: Endesa Energia, S.A.

06/06/2024

Exmos. Senhores, Venho por meio desse email informar a situação que me encontro com vossa empresa Dia 20/12 iniciei um contrato ativo com a Endesa, no qual me foi oferecido pela selectra alegando melhores serviços dessa empresa, na ativação desse contrato deixei bem claro que queria pagar o meu consumo total por mês para não ter nenhum susto financeiro no futuro, o atendente me garantiu que estava a fazer em que todo mes pagaria o que fosse gasto. Utilizei esse serviço do dia 20/12 até o dia 29/03 pagando as faturas de 35,00€ em media , me mudei da casa e cancelei o serviço com a Endesa no dia 08/04 Com todas as faturas pagas, o técnico veio ao endereço e finalizou o fornecimento da energia. No dia 04/05 recebo uma fatura da Endesa que tinha 293,00 € de reajustes dos 3 meses de consumo. Liguei para Endesa para saber o que se passava e fui informada que eu deveria fazer minhas próprias leituras do contador por mês, essa informação nunca me foi passada por nenhum funcionário da Endesa no processo de ativação do contrato, não sabia dessa informação e estava segura que não teria imprevisto financeiro pois foi a única coisa que pedi ao vendedor que fizesse, deixei claro que era pra pagar tudo em cada mês e ele me assegurou q seria assim. Enfim não fui informada sobre ter q fazer minha própria leitura, e agora estão a falar que não tenho um contador inteligente por isso devo eu msma fazer.. mais tbm não teria como ter o contador inteligente pq não é o cliente que pede e sim a empresa que oferece a certos clientes. Estou desapontada com a falta de informação na hora de realizar o contrato, na falta de comunicação ao longo dos meses sendo clientes de vossa empresa, afinal se me tivessem dito eu faria a tal leitura por conta própria. Peço que revejam o acontecido afinal todas as ligações são gravadas e a empresa tens acesso a toda a verdade desse acordo de fornecimento de energia. Segue em anexo as informações sobre as faturas e cessação de contrato. Atenciosamente Carolina Ribeiro Cumprimentos.

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: C. R.

12/06/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-20058176RefªDECO:10290358Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Carolina Soares VasconcellosExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Carolina Soares Vasconcellos, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-20058176No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Carolina Soares Vasconcellos, que , referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000028926849ZM, cessado por mudança de comercializadora que vigorou de 2023-12-20 a 2024-04-08, , informamos que, as leituras dos aparelhos de medição são uma responsabilidade do Operador da Rede de Distribuição (ORD), esta entidade procede à recolha de leituras do contador a cada três meses no caso da eletricidade e dois meses no gás sendo, no entanto as leituras comunicadas pelo cliente sempre consideradas para faturação, se comunicadas dentro do período ideal para o efeito.Mesmo tendo um contador inteligente instalado não significa que não precisa de comunicar as suas leituras. Para que isto aconteça, o dispositivo tem de estar em telecontagem, ou seja, ser capaz de enviar de forma automática, periódica e remota os consumos energéticos.Cabe ao operador da rede de distribuição informar o consumidor quando o seu contador inteligente estiver pronto para comunicar remotamente o seu consumo. Caso contrário deve comunicar as suas leituras todos os meses.Caso á data de emissão da fatura, não exista registo de leitura comunicada pela distribuidora nem pelo cliente, o consumo é estimado, sendo o acerto efetuado na fatura seguinte, quando rececionarmos nos nossos sistemas uma leitura real.Uma vez que não foram comunicadas leituras de 2023-12-20 a 2024-04-08, a faturação foi emitida com consumos estimados conforme informação nas suas faturas, no seguimento da mudança de comercializadora e da comunicaçao de leitura final pela Distribuidora a 08 abr 2024 – distribuidora Simples: 24.496 kWh, na Fatura: FAC 0270312024/0073170706, referente ao Período de Faturação: 21 mar 2024 a 08 abr 2024, foi efetuado o acerto do consumo real efetuado de 20 dez 2023 a 08 abr 2024.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Carolina Soares Vasconcellos, a 12 de junho de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22hDe: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado: 6 de junho de 2024 11:00Para: RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.esAssunto: Reavaliação de valores estimados ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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