Exmos. Senhores,
No dia 22/06/2022 eu comprei um Iphone, pela primeira e única vez, na Swappie. O produto era um Iphone 11 Pro de 64GB, com as seguintes características: Bateria Nova e Categoria de Estado: Excelente (sendo em 2022 a categoria de Estado mais elevada). A encomenda ficou no valor de: 611,50€.
No dia 28/06/2022 recebo uma notificação da transportadora, a informar que a entrega seria feita nesse dia, e recebi efetivamente a encomenda. No entanto, o Iphone não ligava, não carregava, estava praticamente "morto". Contactei os serviços da Swappie e ativei no mesmo dia a garantia do telemóvel. No dia seguinte, veio o estafeta recolher o telemóvel e deu me o novo de seguida.
Quando abro o segundo telemóvel, deparo-me com o mesmo problema, bateria desfuncional, quando acabava de carregar o telemóvel a 100% passado uns minutos desligava-se e voltava a reiniciar com 10%, tinha riscos pelo ecrã todo, e a câmara fazia ruídos.
Então, vou reclamar junto com o apoio ao cliente da Swappie, e no dia 4 de julho o processo de garantia é ativado. No dia 14 de julho recebo um e-mail a informar que o telemóvel teria sido arranjado e que seria enviado para mim.
No dia 18/07/2022 recebo o 3º telemóvel da Swappie. Com estes inconvenientes todos, fiquei quase um mês sem telemóvel e completamente incontactável.
Com isto, quando abro o 3º telemóvel, reparo que ele liga, que consigo carregá-lo e que parecia estar tudo a funcionar. No entanto, quando fui utilizar a Câmara pela primeira vez reparei que fazia um barulho estranho, na altura não dei grande importância pois não queria voltar a ficar sem telemóvel, pois para quem precisa de um telemóvel para trabalhar é um inconveniente muito grande.
Com o passar do tempo a câmara continuava a fazer um ruído quando esta era ativada e comecei a reparar que a bateria estava a degrada-se à velocidade luz.
Com a utilização apenas de 1 mês o telemóvel já começava a ligar-se e desliga-se sozinho, em momentos tinha 80% e quando desligava-se e voltava a ligar já só tinha 10%.
Considerando que tive uma experiência péssima e que nunca tinha tentado obter "justiça" quanto a estes acontecimentos, no dia 17 de outubro de 2024 apresentei uma queixa no Portal da Queixa. Ao que a Swappie me respondeu que nada poderiam fazer pois a garantia do telemóvel já estava experida (garantia de 2 anos).
Mas para qual não é meu espanto quando leio uma reclamação publicada na revista da Decoproteste, com um caso similar ao meu. A que foi rejeitada uma devolução/troca por já ter passado da garantia e na verdade isso ser uma informação INCORRETA. "Segundo a lei os equipamentos recondicionados beneficiam de uma garantia obrigatória de três anos, tal como os novos".
Com isto, considerando que tenho todas as provas comigo que comprovam o telemóvel ter problemas evidentes desde a primeira utilização eu exijo que resolvam este problema. Estou no meu direito de receber, minimamente, um bom serviço ou resolução pela vossa parte.
Aguardo resposta.
Cumprimentos.