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Processo de Alteração de Seguro de vida para Crédito Habitação

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. R.

Para: Banco Montepio

25/01/2022

Na sequência do processo de reclamação com a referência indicada acima. Quero reclamar na sequência da resposta à referida reclamação. A resposta é que a entidade bancária está no direito de proceder conforme fez de acordo com artigos e clausulas no contrato assinado para a formalização do crédito habitação por mim contraído a 08/07/2021. Passo então a relatar a situação que culmina nesta reclamação, passo a descrever.Após a escritura da casa a 08/07/2021, o banco iria proceder à alteração do seguro de vida da Associação Mutualista (Montepio) por um prestador de Seguro da minha preferência (mais vantajoso). Uma vez que à data da escritura toda a documentação dos seguros estava entregue, caberia ao banco o processo de alteração.Não tendo qualquer noticia em contrário do Montepio, tinha o meu seguro na Real Vida Seguros Ativo (conforme pedido pelo Montepio na data da escritura), fico estupefacto quando em Outubro de 2021, me cobram o valor do Seguro de Vida Montepio em 4x (104,40 euros). Porque a desativação do débito foi posterior, foram debitados mais meses de seguro, tendo o valor somado 156,60 euros. Sem saber estive a pagar mensalmente 2 seguros de Vida sobre o crédito habitação. Junto do Banco apenas em Novembro21 me dão a resposta que assim aconteceu porque afinal a troca de seguros (que iria acontecer após escritura), afinal não tinha sido bem-sucedida (facto que o próprio banco me comunicou ter conhecimento desde Agosto 21). Nestas condições e tendo o seguro que escolhi contratado desde a escritura (como fui avisado pelo Banco para assim proceder), tendo toda a documentação em ordem (recibos e pagamentos) e não tendo sido avisado de que qualquer problema existia por parte do Banco, mereço no mínimo ser reembolsado deste valor de débito indevido por parte do meu banco.A este ponto adiciono que já tinha feito uma reclamação pela maneira como foi processada a escritura entre Banco Montepio, Plataforma Legal e Banco do Vendedor, processo este que me causou inúmeros transtornos pessoais e económicos.Neste momento não tive qualquer compensação, pelo contrário, só transtornos.Para não falar em transtornos anteriores e valores que tive de gastar, pelo menos mereço receber o valor associado ao seguro Montepio que estive a pagar porque o Montepio nem sequer me comunicou que não tinha feito a alteração para o seguro da minha escolha. E apenas me dá conhecimento 4 meses após a escritura.A este ponto posso declarar que fiz uma reclamação por altura da escritura (da qual não fui abonado em nenhum sentido)Junto do Montepio e DECO fiz reclamação a 13/12/2021 e 27/12/2021, respetivamente sobre este assunto do seguroVoltei a reclamar junto do Montepio a 21/01/2022 e voltarei a fazer também junto da Deco. Isto porque a resposta que o Montepio apresenta é a de se reservar ao direito de realizar os débitos diretos de acordo com o ponto 1 da clausula 7 e as alíneas d) e e) do ponto 1 na clausula 8 do contrato do crédito habitação.Isto não constitui justificação, uma vez que primeiramente o Montepio tinha um processo de alteração de seguro e não me comunicou que a Real Vida Seguros (após escritura afinal não estava OK), adicionalmente debitam-me apenas os valores Montepio 4 meses depois de terem conhecimento desta situação (por atraso de processamento, alegam), será erro deles não meu. É que se tivessem debitado mais cedo, mesmo que o Banco não avise eu teria percebido e perguntaria ao banco mais cedo. Ficava resolvido mais cedo.Passaram 6 meses e neste momento o banco finalizou o processo de alteração do Seguro para o da Real Vida Seguros (a 01/01/2022), no entanto não me devolveram nenhum valor. Ainda me disseram para pedir à Real Vida Seguros que me devolvessem eles os valores pagos de seguro.Neste processo estive em todos os passos nunca me atrasei com nada mais de 24 horas e sei que a culpa não é minha. Será do balcão Fonte Nova-Benfica do Montepio, dos seus colaboradores ou gerente, de quem trata destes processos de alteração de seguros no banco?Minha culpa não é seguramente, perdi incontáveis horas nestes assuntos, dinheiro e outros transtornos e estou a ponto de deixar de ser cliente deste banco uma vez que apenas tinham de me devolver o valor de seguro que me debitaram sem qualquer explicação a tempo de ser resolvida de uma maneira muito mais ágil e menos onerosa para mim, pelo menos que sou cliente. Muito cansado deste processo e das reclamações, agradeço a vossa atenção para este assunto. Obrigado

Mensagens (2)

Banco Montepio

Para: P. R.

09/02/2022

N/ Ref.ª 7293/21/R-1Exmos. Senhores,No seguimento da mensagem de correio eletrónico de V. Exas., datada de 25.01.2022, informamos que a matéria em apreço já foi objeto de apreciação e de resposta.Apresentamos os nossos cumprimentos[cid:image001.png@01D81DC6.40041890]Gabinete do Cliente e QualidadeRua Castilho, 5 - 3.º, sala 12, 1250-066 Lisboabancomontepio.ptAVISO DE CONFIDENCIALIDADE:Esta mensagem, assim como os ficheiros eventualmente anexos, é confidencial e reservada apenas ao conhecimento da(s) pessoa(s) nela indicada(s) como destinatária(s). Se não é o seu destinatário, ou se lhe foi enviada por erro, solicitamos que não faça qualquer uso do respectivo conteúdo e proceda à sua destruição, notificando o remetente.LIMITAÇaO DE RESPONSABILIDADE:A segurança da transmissão de informação por via electrónica não pode ser garantida pelo remetente, o qual, em consequência, não se responsabiliza por qualquer facto susceptível de afectar a sua integridade.CONFIDENTIALITY NOTICE:This message, as well as existing attached files, is confidential and intended exclusively for the individual(s) named as addressees. If you are not the intended recipient, or if it was sent to you by error, you are kindly requested not to make any use of its contents and to proceed to the destruction of the message, thereby notifying the sender.DISCLAIMER:The sender of this message can not ensure the security of its electronical transmission and consequently does not accept liability for any fact which may interfere with the integrity of its content.

P. R.

Para: Banco Montepio

03/03/2022

Boa tarde,Em resposta &#224 mais recente exposi&#231&#227o/resposta do Banco Montepio, anexo abaixo a seguinte resposta j&#225 aplicada na existente queixa ao Banco Montepio via portaldaqueixa.com.Bom diaNo seguimento de resposta do Banco, por carta. Venho por este meio manter a minha posi&#231&#227o.N&#227o estou nada de acordo que neste caso, n&#227o tenha a m&#237nima compensa&#231&#227o perante este erro / falha ou esquecimento por parte do Banco.&#192 partida porque tinha acordado com o Banco Montepio que o Seguro de Vida sobre o Cr&#233d.Habita&#231&#227o Mutualista iria ser alterado para um seguro da minha escolha e que inclusive forneci atempadamente toda a documenta&#231&#227o necess&#225ria para o processo.A pedido do Banco Montepio antes da escritura da casa, ativei o seguro Real Vida Seguros para a data da escritura a 8 de Julho de 2021, iniciei assim aqui o seu pagamento. N&#227o tive informa&#231&#227o em contr&#225rio at&#233 suspeita de que algo n&#227o estava certo a 8 de Outubro de 2021 (numa das minhas consultas regulares ao estrato banc&#225rio).Apesar das regulares consultas ao extrato banc&#225rio, nunca detetei situa&#231&#227o anormal (d&#233bito do empr&#233stimo e d&#233bito do meu seguro de vida Real Vida Seguros, eram os d&#233bitos normais) entre Julho e Outubro de 2021, altura em que realmente acontece o inicio dos d&#233bitos indevidos.Ap&#243s conhecimento da situa&#231&#227o em Outubro e apenas obtive explica&#231&#227o do Banco por volta de 3 de Novembro, em que me explica o seguinte:Em Agosto de 2021, o Banco decide que n&#227o vai fazer a altera&#231&#227o (n&#227o me informa) e devido a atraso da parte deles de cobran&#231a do seguro Montepio, acabo por perceber em consulta de extrato banc&#225rio e por carta por volta de 8 de Outubro de 2021, o d&#233bito de 4 meses de seguro de vida Associa&#231&#227o Mutualista Montepio, sobre o cr&#233dito habita&#231&#227o.Perante poss&#237vel esquecimento deste aviso e/ou atraso em processamento de d&#233bitos, por parte do Banco, quem est&#225 a ser lesado sou eu. Se &#233 incompet&#234ncia processual do Montepio, Gest&#227o geral do balc&#227o Benfica-Fonte Nova, do Gerente de Balc&#227o ou da colaboradora que me tem atendido neste processo isso n&#227o consigo apurar. Incompet&#234ncia minha n&#227o &#233, e n&#227o tenho de ficar lesado nesta situa&#231&#227o, sejam 10, 50 ou neste caso 160 euros.Neste momento conforme falado com o balc&#227o, dizem-me que n&#227o terei sucesso nenhum nesta reclama&#231&#227o. Mas estou totalmente descontente com o Banco desde o processo de marca&#231&#227o da escritura no ano passado. E procurarei e aconselharei a qualquer um sempre outras solu&#231&#245es, mesmo que para o banco isso me pare&#231a ser indiferente, eu fa&#231o-o por uma quest&#227o de princ&#237pios.Sem mais assunto.Pedro Ribeiro


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