Exmos. Senhores,
Hoje fui fazer umas compras à loja IKEA, em Alfragide - Amadora. Actualmente só há a opção de caixas self-service de pagamento - o Cliente não tem escolha. Registei os produtos todos e na emissão da factura vi que, ao contrário do que já tinha solicitado no apoio ao Cliente duas vezes, o meu email continuava desatualizado. Chamei um dos funcionários (estavam vários perto das caixas self-service) para saber se havia uma forma mais eficaz do email ser atualizado (naturalmente as minhas compras continuavam à vista, nada escondido ou por registar, tudo às claras). Optei pela factura em papel para ser mais célere e nessa altura tive uma auditoria feita por esse mesmo funcionário, sem qualquer explicação; disse apenas que estava indicado que podia acontecer com qualquer cliente, apesar de não ter visto essa indicação (soou muito perto de abuso de pequeno poder). Ou seja, enquanto cliente fiz as compras, registei as mesmas na caixa, passei o meu cartão de Cliente, paguei e inseri o NIF (ou seja, até à caixa fui cliente e ali passei a funcionária mas sem regalias ou descontos), fui supervisionada como se estivesse a receber formação e auditada no fim. Senti-me humilhada não pela função mas por não ser da minha competência e ainda assim estar a ser posta em causa, desrespeitada e que a IKEA estava a gozar comigo porque com tantos funcionários a controlar depois vir um funcionário segundos depois de eu registar as compras fazer exactamente o mesmo que acabei de fazer (ler códigos de barras) estas caixas não fazem sentido e são só uma perda de tempo. Uma das coisas que me disseram é que alguns clientes não registam tudo e levam produtos sem pagar; se não confiam nos clientes estas caixas não fazem sentido! Pela primeira vez numa loja, enquanto cliente, estive a trabalhar, fui supervisionada e fui auditada como se estivessem desconfiados de ter cometido um crime. Creio que a minha avaliação foi boa porque os produtos que registei foram exactamente os mesmos (obviamente) que a funcionária da IKEA registou.
Não deixei as compras na caixa porque não estava sozinha mas arrependo-me de não o ter feito. Obviamente um cliente a menos é irrelevante mas depois de hoje eu sou essa cliente até que voltem a ter caixas em que a leitura de códigos de barra e registo de um produto é só feito uma vez, e não duas (uma pelo cliente e outra de confirmação pelo funcionário).
Não sei se só haver a opção de self service é legal e, efectivamente, utilizo esta opção em várias lojas por ser mais rápido mas o que aconteceu hoje nesta loja nunca vi em mais nenhuma, comigo ou com outros. Fiz a reclamação no livro vermelho mas é mais difícil confiar numa loja da qual sou Cliente há mais de 10 anos que, claramente, não confia em mim.
Cumprimentos