Actualmente tenho o tarifário de 500MB da yorn, onde pago 2,25€ por semana para ter direito a 10.000 mins/sms/mms para vodafone, 100 mins/sms para outras redes e 500mb de dados móveis onde as aplicações seguintes não consomem dados: Pokemón Go, Facebook, Facebook Messenger, Instagram, Snapchat, Whatsapp, Skype, IMessage, Facetime e Viber.Tenho também noção que existe um consumo máximo responsável de 10GB para a utilização destes dados e que outras aplicações e links externos às aplicações supracitadas consomem MBs. Reparei no início deste mês, que, após os dados móveis, sms, etc serem renovados e eu utilizar os mesmos para aceder ao Instagram, o contador da aplicação My Vodafone começou a descer. Nesse momento fiquei atenta e efectivamente após cada utilização de Facebook, Messenger e Instagram, o contador descia mais um pouco. Tive então o cuidado de bloquear os dados de segundo plano pois pensei que podia ser alguma utilização indevida de outra aplicação. Cada vez que acedia novamente às aplicações os dados continuavam a ser gastos (quando na realidade isso não devia acontecer)Cerca de duas semanas atrás liguei para o apoio ao cliente yorn e o senhor que me atendeu encaminhou me pelas opções do meu equipamento para ver se estava tudo bem configurado. Realmente estava e ele disse me que teria de ir a uma loja física Vodafone. A partir deste contacto todas as ajudas/respostas da Vodafone se revelaram inúteis. Fui à loja do Almada Fórum, no dia 14 de Maio e expus a situação. A senhora que me atendeu frisou várias vezes que apenas me podiam ajudar na Yorn. Eu entenderia o ponto dela, se eu já não tivesse ligado para o apoio ao cliente da Yorn. A dita senhora disse que então que iria abrir uma ordem de serviço e que no prazo de 72h me contactavam. Eu então expliquei novamente a situação toda que a senhora descreveu na ordem de serviço. Na própria Vodafone, o meu telemóvel foi visto e foi afirmado que sim, deveria mesmo haver um problema.As 72h passaram e não houve nenhum contacto. No sábado, dia 19, dirigi-me novamente ao balcão Vodafone para obter uma resposta para o meu problema. Entretanto, no decorrer deste tempo todo os dados móveis continuavam a reduzir de forma ridícula cada vez que usava alguma rede social das acimas citadas. Na Vodafone fui informada que a ordem estava pendente e que no máximo até dia 22 ia receber um contacto para resolverem a situação. 5 minutos após sair da Vodafone recebo uma mensagem com código de encaminhamento da ordem. Deduzo então que possivelmente a ordem nem tida sido enviada, para começar.No dia 22 de Maio, as 11:01 fui contacta pelo apoio ao cliente da Vodafone (não da Yorn) e a senhora começou por me encaminhar para as configurações do telemóvel para ver se estava tudo correcto. Configurações essas que já tinham sido vistas anteriormente quando liguei para a Yorn a primeira vez. A senhora afirmou que não tinha nenhuma indicação disso, quando eu referi expressamente na Vodafone, na altura do preenchimento da ordem de serviço, que já tinha contactado a Yorn e que as configurações tinham sido revistas e estavam correctas. A senhora disse que ia passar essa informação e que depois contactavam. No dia a seguir recebo outra chamada a questionar em que redes sociais é que acontecia esta situação… Expliquei que realmente acontecia com todas as aplicações que não deveriam consumir dados e na realidade consumiam. Após este contacto não recebi mais nenhuma chamada.Hoje, dia 24 de Maio, liguei às 15:33h para o Apoio ao Cliente Yorn para pedir uma solução e falar com alguém que me pudesse ajudar. Fiquei então a saber que o caso tinha sido fechado porque tudo estava correcto com o meu equipamento e a forma como os dados estavam a ser taxados e por isso não podiam resolver mais o meu problema. Ou seja, deram a situação como resolvida e eu, como cliente, não fui informada de tal, pensando assim que o processo ainda estava a decorrer. Ao falar com a senhora que me atendeu, tentei explicar a situação e o que estava a acontecer e recebi apenas respostas genéricas da parte dela, que não me podiam ajudar, que existe um limite de 10GB por mês de utilização responsável e que, segundo a equipa que reviu o meu equipamento, estava tudo correcto. A realidade é que os 500MB “voaram” num prazo de 15 dias, situação que não é normal. Em todos os meses que pertenci à Yorn os dados sempre foram contabilizados de forma correcta, por isso é normal notar quando algo anormal se passa.Após verificar os consumos do meu telemóvel verifiquei que, por exemplo, existem um total de 806 MB utilizados no instagram. Esses MBs são referentes aos dados de operador, não a Wi Fi e são contabilizados de 30 de Abril a 31 de Maio. Sendo que os dados reiniciaram a 1 de Maio não faz sentido estas contabilizações. Abaixo das aplicações inseridas no pacote, a que tenho com gastos mais elevados é o Google Chrome com apenas 6,22 MB. Como é possível então ter gasto 500 MB em pouco mais de 15 dias quando, fora das aplicações de tarifário gastei pouco mais de 10MB? Decidi expor a queixa pela Deco pois o Apoio ao Cliente da Vodafone/Yorn revelou-se inútil a resolver o meu problema.