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Problemas com fatura da Luz

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

13/02/2024

Venho por este meio comunicar V.Exas . Que após entrar em contacto com uma das vossas funcionárias de call Center e expor a minha situação resolvi reclamar para vossa empresa pelo simples facto de que já não é a primeira vez que nos chega uma fatura para pagar com valores absurdos! À cerca de ano e meio, dois anos enviaram uma fatura de 1000 e tal euros e deram a justificação que seriam acertos por falta de contagem da luz, a partir daí todos os meses seguintes demos sempre a contagem da luz e este último mês recebemos uma fatura no valor de 451,78€ para pagar. A justificação que nos deram é que não tínhamos dado a contagem da luz nesse mês ( pois não demos, tentamos dar mas infelizmente estavam com problemas no site e não deu para validar a contagem) agora digam-me os clientes tem culpa de V.Exas. Estarem com problemas na V/ plataforma??? E mais… se nunca pagamos antes uma fatura dentro desses valores( 400€ +/-)nos restantes meses como é que se podem basear por estimativas se nunca pagamos esse valor?? Estimativas são baseadas nos valores pagos anteriormente que geralmente é sempre entre os 60 ou 70 e tal euros que costumamos pagar… como é que é possível mediante estes valores que costumamos pagar fazerem uma estimativa que dá 451,78€ ??? Nós não vamos pagar um valor destes que hoje em dia é quase um ordenado! Agradeço que analisem esta nossa situação e a resolvam o mais rápido possível visto que não vamos pagar uma fatura baseada em falsas estimativas e ainda para mais sem nossa culpa pelo facto do site da Endesa estar com problemas e não permitir dar a contagem real. Agradecemos que retifiquem a fatura e uma resposta da vossa parte. Cumprimentos.

Mensagens (3)

Endesa Energia, S.A.

Para: J. F.

22/02/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-19167646Refª DECO: CPTPT01969616-31Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) José Carlos Silva FerrazExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) José Carlos Silva Ferraz, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19167646.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) José Carlos Silva Ferraz, que as leituras dos aparelhos de medição são uma responsabilidade do Operador da Rede de Distribuição (ORD), esta entidade procede à recolha de leituras do contador a cada três meses no caso da eletricidade e dos meses no gás sendo, no entanto, as leituras comunicadas pelo cliente sempre consideradas para faturação, se comunicadas dentro do período ideal para o efeito.Caso á data de emissão da fatura, não exista registo de leitura comunicada pela distribuidora nem pelo cliente, o consumo é estimado, sendo o acerto efetuado na fatura seguinte, quando rececionarmos nos nossos sistemas uma leitura real.De forma a evitar estimativas, solicitámos ao Operador da Rede de Distribuição (ORD), alteração da data de comunicação de leituras para dia para dia 24 de cada mês.Não obstante, aconselhamos que comunique a sua leitura mensalmente na data recomendada para o efeito versada na sua fatura no campo: “Data recomendada para comunicar leituras”.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) José Carlos Silva Ferraz, a 22 de fevereiro de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

10/03/2024

Exmo.s Sr(s), Tendo em conta a vossa resposta, continuo sem saber se irão proceder à retificação da mesma fatura ou não visto que este mês (mais uma vez) dou a contagem e recebo uma nova fatura no valor de 220 e tal euros. Pergunto-me se estes valores são possíveis quando num mês que temos praticamente tudo ligado e damos contagem pagamos 100 e tal euros e desde que recebemos a primeira fatura no valor de 450€ reduzimos a ligação dos nossos aparelhos em casa. Pretendo saber o quanto antes se estas faturas irão ser retificadas ou não visto ter recebido notificação para pagar valor em dívida até dia 22 de Março.Agradeço a vossa atenção.Cumprimentos

Endesa Energia, S.A.

Para: J. F.

15/03/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-19372684Refª DECO: CPTPT01969616-31Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) José Carlos Silva FerrazExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) José Carlos Silva Ferraz, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19372684No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) José Carlos Silva Ferraz, que referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000023687691QV, conforme informação dada na nossa anterior comunicação enviada as leituras dos aparelhos de medição são uma responsabilidade do Operador da Rede de Distribuição (ORD), esta entidade procede à recolha de leituras do contador a cada três meses no caso da eletricidade e dos meses no gás sendo, no entanto, as leituras comunicadas pelo cliente sempre consideradas para faturação, se comunicadas dentro do período ideal para o efeito.Caso á data de emissão da fatura, não exista registo de leitura comunicada pela distribuidora nem pelo cliente, o consumo é estimado, sendo o acerto efetuado na fatura seguinte, quando rececionarmos nos nossos sistemas uma leitura real.De forma a evitar estimativas, solicitámos ao Operador da Rede de Distribuição (ORD), alteração da data de comunicação de leituras para dia para dia 24 de cada mês.Pelo que na Fatura: FAC 0220312024/0053064713 de 451,78 €, referente ao Período de Faturação: 25 dez 2023 a 24 jan 2024, emitida com leitura real comunicada: 24 jan 2024 - distribuidora Cheia: 8.362 kWh Ponta: 4.335 kWh Vazio: 8.692 kWh, efetuado acerto do Consumo (Real) efetuado de 27 nov 2023 a 24 jan 2024.Na Fatura: FAC 0210312024/0049127895 de 227,43 €, referente ao Período de Faturação: 25 jan 2024 a 24 fev 2024, emitida com leitura real comunicada: 24 fev 2024 - distribuidora de Cheia: 8.608 kWh Ponta: 4.478 kWh Vazio: 9.211 kWh, cobrado consumo real efetuado de 25 jan 2024 a 24 fev 2024.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida, não havendo lugar a correção.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) José Carlos Silva Ferraz, a 15 de março de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h


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