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Problema troca contador Eletricidade

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. C.

Para: EDP Comercial

13/03/2021

Exmos. Senhores:Até ao ano transato de 2020, tinha em minha casa um contador tradicional da EDP, recebendo mensalmente a fatura para proceder ao pagamento dos consumos efetuados.Os meus consumos sempre foram baixos, na medida que resido sozinho e apenas esporadicamente com a minha mãe, o fogão e o aquecimento de água é a gás, não possuímos aquecimento central ou outros equipamentos de climatização, tais como ar condicionado, apenas dispomos de televisão, frigorifico, máquina de lavar roupa (que apenas funciona uma, o máximo de duas vezes por semana), razão pela qual e conforme sempre se refletiu nas respetivas faturas, o meu consumo médio mensal rondava sempre os €50 (cinquenta euros) de luz e 60€ de 2 em 2 meses de gás, já com todas as taxas, iva, valor final da fatura e mesmo assim elevado para o tipo de consumo.Este ano, depois da mudança do contador de luz e gás, fui surpreendido com as faturas – correspondente ao período de factoração de 01/12/2020 a 01/02/2021, no valor de praticamente 100€ cada fatura (fatura n.º FT 21201/0403139 e FT 212021/0039326) de eletricidade.Assim que recebi as faturas, e não tendo existido qualquer alteração nos meus consumos, qualquer acréscimo de equipamentos na minha habitação, tendo pelo contrário estado menos 1 pessoa a residir na habitação e comigo a trabalhar fora de casa, a única alteração que se verificou foi a modificação dos contadores por parte da EDP, razão pela qual não há qualquer motivo e/ou razão para os valores dos meus custos/consumos mensais com energia elétrica dispararem exponencialmente, assumindo valores nunca antes registados, que considero indecorosos para os meus consumos médios.De notar que a minha habitação é modesta e como já supra referido resido sozinho com a minha mãe esporadicamente e há grandes temporadas que resido sozinho.Confrontado com as últimas faturas da Iberdrola, o Atendimento a Clientes, tendo reportado a situação ao operador que me atendeu, avançando eu desde logo que provavelmente haverá alguma anomalia no contador, pois a situação ocorreu após a mudança do mesmo, pelo que solicitei que se deslocassem à minha residência uma equipa técnica no sentido de averiguar o que está errado.Pelo mesmo operador foi-me dito que essa deslocação do técnico pressupõe um custo que é suportado pelo cliente, tendo ele em alternativa sugerido que fizesse um teste ao contador no sentido de avaliar se o mesmo estava apresentava alguma anomalia. Disse-me que fizesse a contagem dos vários itens (Vazio Ponta e Cheio) do meu contador e após desligasse o quadro geral durante pelo menos meia-hora. Após esse tempo, ligar o quadro e voltar a fazer a leitura, se a leitura fosse diferente, indiciava que o contador apresentava alguma anomalia.Efetuei o procedimento que me foi indicado.Decorridos 30 minutos, liguei o quadro, verificando que se mantinham os mesmos valores, todavia isso não invalida que algo esteja errado com o meu contador, tanto mais que desde a última leitura real antes da mudança do contador, constato que o contador já apresenta um consumo atípico para os meus consumos reais e que podem confirmar pelas minhas faturas desde que sou cliente Iberdrola.Pela forma como decorreu o atendimento, vejo que a EDP não está minimamente interessada em analisar o problema, o que, à semelhança do que se ouve falar em relação a imensos cidadãos, parece deixar estes à mercê da vontade de um qualquer funcionário desta empresa “sem coração”.Em primeiro lugar, devo esclarecer que não pedi para me substituírem o contador de eletricidade. Recebi uma carta da EDP Distribuição a avisar que o iam substituir e já com a data marcada sem qualquer consideração pela minha disponibilidade. Ninguém me perguntou se queria. Obviamente, esta substituição será vantajosa para a EDP Distribuição porque não precisará mais de funcionários para fazer a contagem casa a casa. Mas para nós será vantajoso?Assim sendo,1) Venho por este meio denunciar a arbitrariedade com que a EDP encara este assunto e, simultaneamente, solicitar a V. Exas. o favor de atuarem em conformidade junto desta organização (são conhecidas as disparidades verificadas nas leituras dos novos contadores da EDP).2) Solicito que seja, o mais rapidamente possível, analisados os meus consumos, antes e depois da mudança de contador, pois reafirmo que não fiz os consumos que me são apresentados nas faturas, razão pela qual também não vou proceder ao seu pagamento futuro.3) Mais solicito que a EDP mande averiguar uma eventual anomalia no meu contador, enviando para o efeito um técnico à minha residência, pois só assim será possível explicar o aumento tão significativo das minhas faturas após a colocação do novo contador, não podendo esse procedimento ser imputado a mim enquanto consumidor.Nota final: Aguardo resolução rápida do problema, pois irei receber outra fatura de luz e gás e não pretendo ficar em incumprimento nem pretendo pagar os valores absurdos que me cobram indevidamente.Sem outro assunto de momento, aguardo as Vossas prezadas notícias e entretanto subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos.Atentamente,Carlos Cardoso


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