Estimados senhores,
Escrevo este email para dar conta de um problema persistente na direção do meu veículo SEAT, sem resolução por parte da garantia nem da Carplus.
Comprei um veículo Seat Ibiza no Stand CARPLUS no final de Abril de 2022. E quando fui levantar o veículo reparei que 2 pneus estavam gastos, os quais pedi que fossem trocados por pneus novos.
Esperei cerca de 2 ou 3 meses para que fosse autorizada a sua substituição nas instalações da CARPLUS. Após recolher e no regresso a casa verifiquei que o volante não estava direito. Deduzi que seria um problema de alinhamento e que resolveria numa simples ida à oficina.
Resumidamente numa estrada em reta o o carro vira para um dos lados, o volante não fica a direito na posição correta e ainda roda sozinho como se estivesse a corrigir a trajetória, mas em direção à berma ao invés de ao centro.
Troquei de pneus 3 vezes e levei o carro para alinhar a direção em diferentes oficinas na tentativa de resolver o problema, mas este mantém-se.
Também noto que ao rodar o volante durante manobras, seja parado ou em marcha lenta, ouvem-se estalos metálicos. Estes ruídos tornam-se mais audíveis quanto maior for a aderência do piso.
Uma vez que o problema não era de alinhamento ou pneus, contactei a garantia no dia 07/11/2024, tendo-me sido indicada a oficina TOP CAR Sesimbra, onde já realizava as revisões. Esta oficina efetuou várias tentativas de diagnóstico, incluindo a substituição do cardan da coluna de direção, mas sem sucesso.
Uma vez, que passado este tempo não me deram uma solução, decidi por iniciativa própria agendar uma verificação numa oficina oficial SEAT, onde detectaram o problema, mas não puderam realizar nenhuma intervenção uma vez que envolvia horas de mão de obra e substituição de várias componentes.
Um dos componentes apontados pelos mecânicos para a causa pode ser a caixa de direção com anomalia o que impossibilita o correto alinhamento do veículo e do volante.
Durante este tempo tenho perdido tempo e dinheiro, do qual não serei ressarcido, contudo o mais importante e que, chamo a vossa atenção que o que está em causa é um problema de segurança que pode colocar em risco o veículo, o condutor e todos os que circulam na via pública.
Nesse sentido apelo à vossa compreensão e resolução do problema. Investi dinheiro num veículo semi-novo para não ter problemas e infelizmente não foi isto que aconteceu.
Anexei algumas faturas e alinhamentos de idas às oficinas ao longo deste tempo na tentativa de solucionar o problema.
Agradeço, desde já, a vossa atenção e colaboração.
Melhores Cumprimentos,
Ângelo Macedo