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Problema com fatura de luz Iberdrola

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. V.

Para: IBERDROLA

01/02/2022

Assunto: Aumento abusivo de cobrança de luz pela IberdrolaN.º de cliente:735807589Exmos. Senhores,Após a contratação pelo período de um ano com desconto oferecido de 23% sobre o valor pago no momento da contratação para a anterior companhia, a Edp, a Iberdrola aplicou um aumento de 35% sobre o valor da cobrança da Potência Contratada e aumento de 83% sobre a Variação de Potência. Entrei em contato com a empresa, a qual me informou que eles tem o direito de aumentar o quanto quiserem. Isso é abusivo e sem transparência, e aparentemente sem Lei de proteção ao consumidor. A conta gerada com vencimento em dezembro e janeiro teve a cobrança mais elevada do que a de novembro, sendo que no período de dezembro não havia pessoas em casa por estarmos em viagem e com disjuntores desligados. Isso é abusivo, não é justo com o consumidor. Portugal já sofre com a questão de salários baixos, e ainda tem que sofrer com o abuso de contas de serviços essenciais. Assim, serve a presente missiva para me opor a esta cobrança abusiva e solicitar o devido acerto pela Companhia Iberdrola. Caso haja a recusa, não utilizarei mais os serviços desta empresa e espero que todos os portugueses façam o mesmo. ABUSO NÃO!Aguardo resposta por escrito e o ajuste dos valores correspondente as contas com vencimentos em dezembro e janeiro, no prazo máximo de 8 dias, não devendo ser interrompido o fornecimento do serviço até resposta e regularização da faturação.Com os melhores cumprimentos,Leonor Vonsild

Mensagens (18)

L. V.

Para: IBERDROLA

25/02/2022

A Iberdrola n&#227o respondeu com justificativa sobre o aumento abusivo em torno de 93% sobre a conta de energia el&#233trica, assunto desta reclama&#231&#227o, enviada em 01/02/22. Mas sim, me enviou via SMS uma mensagem dizendo que estava sendo cobrada tarifa por estimativa h&#225 90 dias, enviando um link para eu acertar isso. Por&#233m, n&#227o &#233 verdade, pois o contador &#233 autom&#225tico. Obtive uma carta, no dia de hoje, 25/02/22, atrav&#233s da ERSE (Entidade Reguladora de servi&#231o de Energia), onde registrei a mesma reclama&#231&#227o. Obtive uma carta, mas n&#227o uma resposta, n&#227o houve qualquer justificativa, NADA. Foge do assunto do aumento abusivo aplicado. Nem menciona o assunto, ao contr&#225rio, diz que pratica pre&#231os competitivos comparado ao mercado regulado, al&#233m de ter qualidade. PIADA? A Su Eletricidade reduziu o valor da tarifa em 2022, referente a 2021, n&#227o aumentou mais de 93% para que a Iberdrola se torne competitiva. Vou perguntar novamente: Como pode uma empresa de fornecimento de energia el&#233trica, um consumo de necessidade b&#225sica da popula&#231&#227o ter este desrespeito pelos cidad&#227os? No m&#237nimo deveria ter vergonha, dec&#234ncia em regularizar este abuso. Migrei para uma empresa de servi&#231o regulado, que ao contr&#225rio da Iberdrola, teve uma redu&#231&#227o de tarifa em 2022 em compara&#231&#227o &#224 2021. NUNCA IREI INVESTIR EM A&#199&#213ES NESTA EMPRESA. Empresa sem transpar&#234ncia, sem crit&#233rios, sem respeito com os consumidores, sem lealdade. Espero que todos os cidad&#227os portugueses digam N&#227o a este abuso e encerrem o contrato com esta empresa, assim como nunca fa&#231am investimentos nesta empresa chamada IBERDROLA. Segue abaixo a carta que n&#227o responde e n&#227o justifica este aumento ABUSIVO, recebida hoje atrav&#233s da ERSE ,que menciono acima:24 de fevereiro de 2022 Remetente: Apartado 12004, EC Picoas, 1061-001 Lisboa *RCL9741655000735807589* *RCL9741655000735807589* ENTIDADE REGULADORA DOS SERVI&#199OS ENERG&#201TICOS R DOM CRIST&#211V&#195O DA GAMA, 1, SN 1400-113 LISBOA V/ Ref.&#170: 1/03718/2022 N/ Ref.&#170: Reclama&#231&#227o n&#186 974165500 Contrato n&#186 735807589 Exmos. Senhores, No seguimento da reclama&#231&#227o apresentada por LEONOR ZARATE ASSIS VONSILD, a Iberdrola procedeu &#224 an&#225lise da situa&#231&#227o descrita. Informamos que ap&#243s an&#225lise da documenta&#231&#227o/informa&#231&#227o que dispomos sobre o assunto, verificou-se que o contrato de refer&#234ncia n&#186 735807589 associado ao C&#243digo do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000041822213BM, entrou em vigor na data 19-03-2021 e que a sua renova&#231&#227o se realizaria na data 17-11-2021. Esta informa&#231&#227o foi comunicada ao Cliente atrav&#233s da comunica&#231&#227o enviada no dia 06-10-2021. Igualmente, a Iberdrola aposta decididamente em competir no mercado livre, proporcionando pre&#231os competitivos e servi&#231os cada vez melhores, pelo que n&#227o disponibiliza tarifas equiparadas ao Mercado Regulado. Temos op&#231&#245es mais competitivas a pensar nas suas necessidades. Contudo, confirmamos que o Contrato de Fornecimento de Energia El&#233trica cessou, por iniciativa do Cliente, atrav&#233s de mudan&#231a de comercializador ativada pelo Operador das Redes de Distribui&#231&#227o (ORD) a 19-02-2022. Dispon&#237veis para qualquer esclarecimento que tomem por conveniente, despedimo-nos com elevada estima e considera&#231&#227o. Atentamente, Dire&#231&#227o de Apoio ao ClienteMudei de distribuidora porque foi negado o acerto deste aumento abusivo, ao qual ainda continuo pagando. Estou dizendo N&#195O, N&#195O aceito este abuso.Leonor Vonsild

IBERDROLA

Para: L. V.

25/02/2022

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt.Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 808 50 20 50comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: L. V.

01/03/2022

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Relativamente à situação exposta, vimos por este meio informar que o preço de energia (kWh) e potencia contratada, se divide em duas componentes:Uma é regulada pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), que diz respeito às tarifas de acesso às redesA outra é estabelecida pela comercializadora.Anualmente, em Janeiro, a ERSE atualiza os valores das tarifas de acesso às redes, motivo pelo qual na(s) fatura(s) cujo período de consumo corresponde ao mes de Janeiro, são discriminados valores distintos para cada uma das componentes de energia.Poderá consultar a informação relativa à atualização da tarifa de acesso às redes em s:www.erse.ptRelativamente à situação exposta, vimos por este meio informar que, após análise, verificámos que a(s) fatura(s) em questão foi/foram emitida(s) com base em leituras reais por parte do clienteor parte do distribuidor, pelo que se considera que a(s) fatura(s) se encontra(m) corretamente emitida(s).Poderá verificar as leituras mencionadas, no verso de cada fatura em "DETALHE DA SUA FATURA", no campo "LEITURAS".Vimos por este meio enviar, em anexo, as faturas que se encontram por liquidar, até ao momento do envio do presente e-mail.Poderá efetuar o pagamento através dos dados para pagamento que constam nas mesmas.Desde já agradecemos a sua compreensão face ao atraso na resposta ao seu email, informamos que estamos empenhados em melhorar esta situação com a maior brevidade possível.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt

L. V.

Para: IBERDROLA

02/03/2022

A Iberdrola continua se fazendo de desentendida. O que comprova sua falta de transparência, ética e respeito com o consumidor.EM MOMENTO ALGUM QUESTIONEI A LEITURA DA FATURA E SIM O O MEU QUESTIONAMENTO É QUAL A JUSTIFICATIVA DA IBERDROLA EM APLICAR UM AUMENTO DE 83% SOBRE A ENERGIA CONTRATADA E 35 % SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA? AUMENTO PRATICADO DESDE NOVEMBRO DE 2021.REFORÇO MINHA POSIÇÃO: NUNCA IREI COMPRAR AÇÕES DA IBERDROLA. SUGIRO AOS PORTUGUESES QUE CANCELEM O CONTRATO COM A IBERDROLA, VISTO QUE HÁ DIVERSAS RECLAMAÇÕES DE AUMENTO DE TARIFA ABUSIVA, E NUNCA INVISTAM NESTA EMPRESA. O consumo de energia elétrica é um consumo de necessidade básica. Onde está o respeito com os consumidores?A empresa de fornecimento de energia regulada SU ELETRICIDADE reduziu a tarifa em 2022. QUAL É A JUSTIFICATIVA DA IBERDROLA APLICAR AUMENTOS ABUSIVOS? DIGAM NÃO A ESTE ABUSO. Parem de responder Bla Bla Bla..... e tomem uma atitude de respeito e responsabilidade pelos seus atos abusivos.

IBERDROLA

Para: L. V.

02/03/2022

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt.Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 808 50 20 50comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: L. V.

03/03/2022

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Relativamente à situação exposta, vimos por este meio informar que, após análise, verificámos que a(s) fatura(s) em questão foi/foram emitida(s) com base em leituras reais por parte do clienteor parte do distribuidor, pelo que se considera que a(s) fatura(s) se encontra(m) corretamente emitida(s).Poderá verificar as leituras mencionadas, no verso de cada fatura em "DETALHE DA SUA FATURA", no campo "LEITURAS".Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt

L. V.

Para: IBERDROLA

03/03/2022

IBERDROLA,NÃO COMPREENDI SUA RESPOSTA NOVAMENTE. SEREI MAIS CLARA, APESAR DE SABER QUE VOCÊS ENTENDERAM MUITO BEM.QUAL A JUSTIFICATIVA DO AUMENTA DA TARIFA DE ENERGIA SOBRE:- ENERGIA CONTRATADA: DE 0,5125 PARA 0,9377 (83% DE AUMENTO) - ENERGIA REAL CONSUMIDA: DE 014,55 PARA 0,1997 ( 35% DE AUMENTO)obs.: A LEITURA ESTÁ CORRETA, NÃO HÁ DÚVIDAS SOBRE ISSO, O CONTADOR É AUTOMÁTICO.Vocês não respondem a pergunta porque não tem justificativa para este ABUSO? Quero uma justificativa, tenho pleno DIREITO e a IBERDROLA tem O DEVER DE JUSTIFICAR ESTE ABUSO.Leonor VonsildLeonor Vonsild

IBERDROLA

Para: L. V.

03/03/2022

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt.Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 808 50 20 50comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: L. V.

04/03/2022

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Face à situação exposta, a qual aproveitamos desde já para lamentar, indicamos que foi aberta a reclamação número 26185500.Solicitamos, por favor, que nos indique um contacto telefónico para o qual devemos contactar caso seja necessária informação adicional ao processo de reclamação, bem como a hora mais oportuna para o contacto.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt

L. V.

Para: IBERDROLA

07/03/2022

Acabou de ligar uma funcion&#225ria da Iberdrola, M&#225rcia Moraes. A justificativa do aumento ABUSIVO &#233 de que ao encerrar o per&#237odo de uma ano, a IBERDROLA AUMENTA A TARIFA DE ENERGIA O QUANTO QUISER, INCLUSIVE QUASE 100% DE AUMENTO SOBRE A TARIFA, sem problemas, &#233 normal, ela afirmou. Esta &#233 a justificativa da Iberdrola, eles AUMENTAM o quanto quiserem o fornecimento de energia QUE &#201 UM CONSUMO DE NECESSIDADE B&#193SICA. Atualmente a gasolina est&#225 sofrendo um auto aumento, que ainda est&#225 bem longe de 100%, devido a situa&#231&#227o do conflito entre Russia e Ucr&#226nia. A pandemia tamb&#233m nos levou a crise econ&#244mica, e n&#227o houve nada que tive que pagar com um aumento abusivo de quase 100%. MAS A IBERDROLA, SIM. EST&#193 ABUSANDO DOS CIDAD&#195OS, N&#195O TEM RESPEITO E NEM TRANSPAR&#202NCIA E DEC&#202NCIA. Fiquei bem exaltada com a dissimula&#231&#227o desta atendente, novamente querendo distorcer FATOS. Disse a princ&#237pio que estava me ligando sobre minha reclama&#231&#227o sobre DESCONTO da tarifa e a conversa continua com ela ignorando o fato real que &#233 o aumento abusivo. Disse que eu tinha que manter o respeito. O QU&#202? Eu estou sendo descaradamente desrespeitada, assim como todos os cidad&#227os que sofreram este aumento ABUSIVO.VERGONHA IBERDROLA, VERGONHA!!!!! Esta atitude &#233 insultar, lesar, o cidad&#227o. Voc&#234s vieram a minha casa com o discurso de que praticam tarifas menores que as fornecedoras de energia reguladas. MENTIROSOS!!!!! A empresa fornecedora de energia regulada abaixou a tarifa este ano. Ao contr&#225rio, a IBERDROLA aumentou abusivamente em 83% a energia contratada e 35% a energia de consumo. ABUSADORES!!!!!! SOMENTE A IBERDROLA TEVE ESTA POSTURA DESQUALIFICADA. Leonor Vonsild

IBERDROLA

Para: L. V.

07/03/2022

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt.Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 808 50 20 50comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: L. V.

10/03/2022

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Relativamente à situação exposta, vimos por este meio informar que o preço de energia (kWh) e potencia contratada, se divide em duas componentes:Uma é regulada pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), que diz respeito às tarifas de acesso às redesA outra é estabelecida pela comercializadora.Anualmente, em Janeiro, a ERSE atualiza os valores das tarifas de acesso às redes, motivo pelo qual na(s) fatura(s) cujo período de consumo corresponde ao mes de Janeiro, são discriminados valores distintos para cada uma das componentes de energia.Poderá consultar a informação relativa à atualização da tarifa de acesso às redes em s:www.erse.ptVimos por este meio enviar, em anexo, as faturas que se encontram por liquidar, até ao momento do envio do presente e-mail.Poderá efetuar o pagamento através dos dados para pagamento que constam nas mesmas.Desde já agradecemos a sua compreensão face ao atraso na resposta ao seu email, informamos que estamos empenhados em melhorar esta situação com a maior brevidade possível.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt

L. V.

Para: IBERDROLA

10/03/2022

Iberdrola,Os senhores realmente continuarão com esta postura dissimulada? Ignorando a questão objeto desta reclamação? Irão continuar com mentiras?QUAL A RAZÃO DO AUMENTO SOBRE A TARIFA DE 83% SOBRE A ENERGIA CONTRATADA E 35% SOBRE A ENERGIA CONSUMIDA DESDE NOVEMBRO? QUAL A RAZÃO DESTE AUMENTO ABUSIVO SOBRE UM CONSUMO DE NECESSIDADE BÁSICA?Os senhores dizem acima que em janeiro houve reajuste anual em conformidade com a ERSE? A ERSE estimou este aumento ABUSIVO? E eu estou falando deste aumento que sofri desde novembro 2021.Considero que vocês me DEVEM UMA EXPLICAÇÃO E CORREÇÃO DE TARIFA. Enquanto esta situação não for reconhecida como abusiva e corrigida, eu não devo NADA A ESTA EMPRESA. Quero pagar um preço justo, quero justiça! Aguardo a devida correção, inclusive, se seguiram o aumento pela ERSE, conforme informado em sua resposta acima, reajuste os valores cobrados em conformidade com a ERSE. Eu só irei pagar um preço justo.Leonor Vonsild

IBERDROLA

Para: L. V.

10/03/2022

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt.Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 808 50 20 50comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: L. V.

11/03/2022

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Informamos que a reclamação número 26185500, já se encontra concluída e cuja carta final foi emitida e enviada para a morada de correspondencia ou e-mail associado ao contrato.Enviamos, em anexo, a 2ª via da mesma para sua análise.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt

L. V.

Para: IBERDROLA

11/03/2022

Iberdrola,Não está concluída a reclamação, uma vez que não houve qualquer justificativa por parte desta empresa sobre os aumentos abusivos descritos anteriormente.Os senhores mesmo estão comprovando a falta de transparência, decência, respeito ao cidadão.Espero que os cidadãos portugueses vejam a indecência desta empresa, compreendam sua dissimulação para deixar tudo como está. ENCERREM CONTRATO COM ESTA EMPRESA, NUNCA COMPREM AÇÕES DESTA EMPRESA. É uma VERGONHA!SE NÃO TEM JUSTIFICATIVA, COMPROVA-SE O ABUSO APLICADO. ISSO DEVERIA TER PUNIÇÃO, POIS FUI ENGANADA DESCARADAMENTE POR ESTA EMPRESA. Leonor Vonsild

IBERDROLA

Para: L. V.

11/03/2022

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt.Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 808 50 20 50comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: L. V.

14/03/2022

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Relativamente à situação exposta, vimos por este meio informar que o preço de energia (kWh) e potencia contratada, se divide em duas componentes:Uma é regulada pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), que diz respeito às tarifas de acesso às redesA outra é estabelecida pela comercializadora.Anualmente, em Janeiro, a ERSE atualiza os valores das tarifas de acesso às redes, motivo pelo qual na(s) fatura(s) cujo período de consumo corresponde ao mes de Janeiro, são discriminados valores distintos para cada uma das componentes de energia.Poderá consultar a informação relativa à atualização da tarifa de acesso às redes em s:www.erse.ptVimos por este meio enviar, em anexo, as faturas que se encontram por liquidar, até ao momento do envio do presente e-mail.Poderá efetuar o pagamento através dos dados para pagamento que constam nas mesmas.Desde já lamentamos o transtorno causado.Desde já agradecemos a sua compreensão face ao atraso na resposta ao seu email, informamos que estamos empenhados em melhorar esta situação com a maior brevidade possível.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt


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