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Problema com fatura da Luz

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

16/04/2024

ENDESAProblema com determinação das faturas Dezembro 2023 , janeiro , fevereiro e março 2024 Assunto: verificação de faturas NIF: 216805244N.º de cliente:6080635-93Exmos. Senhores,Venho por este meio solicitar que verifiquem o aumento desproporcional na fatura com o número de documento 24020310114567999, emitida em 08 de fevereiro de 2024, no valor de 59,84 €. Além disso, gostaria que verificassem a leitura do contador de eletricidade a partir do mês de dezembro até o mês atual (abril de 2024), pois a partir deste mês as faturas têm aumentado de forma desproporcional em relação aos meses anteriores a dezembro de 2024 e aos do ano passado, 2023. Muito Obrigado Atenciosamente Juan Freitas

Mensagens (3)

Endesa Energia, S.A.

Para: J. F.

19/04/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-19666048Refª DECO: CPTPT02003306-62Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega FreitasExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega Freitas, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19666048No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega Freitas, que que referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000010006485FQ em vigor com a Endesa desde 2022-10-31, não foi verificada qualquer desconformidade na faturação, emitida com leituras da distribuidora.Mais informamos que no dia 16-04-2024 2:54 com o n.º CA-19653268, efetuou o(a) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega Freitas, um pedido de acordo de pagamento, contudo o número de fracionamentos solicitado não se encontra abrangido pelos parâmetros da legislação que regula o setor, nomeadamente, a Diretiva 8/2015 emitida pela ERSE e os Regulamentos de Relações Comerciais do setor elétrico e do gás, pelo que não poderá ser realizado.Atendendo ao exposto supra, informamos que aceitamos e efetuámos acordo de pagamento em 2, sendo este, o número máximo de fracionamentos que poderemos oferecer. Caso o acordo de pagamento proposto seja do seu agrado, solicitamos que siga as instruções de pagamento, mencionadas no documento.Somos ainda ainformar que, os componentes regulados (concretamente, as tarifas de acesso às redes) que compõem parte do preço aplicável ao seu contrato foram atualizados de acordo com o estipulado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).Esta atualização abrange o valor que vem descrito na sua fatura relativo ao Termo de Energia e/ou o Termo Fixo de Acesso às Redes associado à potência que tem contratada.No apartado "Outra informação" das suas faturas é disponibilizada informação sobre a Diretiva emitida pela ERSE que estipula a atualização do valor relativo às tarifas de acesso às redes.Tratando-se de uma atualização externa à Endesa, de implementação regulamentar obrigatória e prevista na Clausula 6ª das condições gerais do seu contrato de fornecimento de energia, não se aplica a necessidade de notificação prévia sendo esta automaticamente repercutida aos preços do seu contrato desde a data definida pela ERSE.De forma complementar, informamos que os períodos e datas de entrada em vigor de atualizações do valor dos componentes regulados são definidos pela ERSE. No entanto, habitualmente, estas atualizações ocorrem nos seguintes períodos:· Energia elétrica - 1 de janeiro de cada ano· Gás natural - 1 de outubro de cada anoAdicionalmente e por fim, informamos que poderá a todo o tempo e sem qualquer penalização, solicitar uma alteração contratual para qualquer das tarifas disponibilizadas no catálogo de produtos da Endesa e que considere mais vantajosa de acordo com o seu perfil e hábitos de consumo, cujas condições e preçários poderá consultar em s:www.endesa.ptarticulareslanos. Para formalizar esta alteração deverá contatar a nossa Linha de Apoio ao Cliente, através do nº 800 10 10 33..Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega Freitas, a 19 de abril de 2024Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

21/04/2024

Em relação ao acordo de pagamento que me foi oferecido, não posso aceitar devido à situação de carência econômica que estou enfrentando no momento, o que me impede de ter disponibilidade imediata para pagar o valor de 72,21 euros. Além disso, foi incluída a fatura do mês de março, emitida em 11 de abril de 2024, com data limite de pagamento até 17 de maio de 2024. Nesse sentido, solicito que minha proposta de pagamento em duas prestações para as faturas 24020310114567999 no valor de 59,84 € e 24030310124733999 no valor de 42,07 €, totalizando 102,42 euros, seja reconsiderada. Proponho então um acordo de pagamento da seguinte forma: 102,42 euros divididos em duas parcelas de 51,21 euros cada.Agradeço antecipadamente pela vossa compreensão.Atenciosamente,Juan Freitas

Endesa Energia, S.A.

Para: J. F.

24/04/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-19694892Refª DECO: CPTPT02003306-62Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega FreitasExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega Freitas a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19694892No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega Freitas, que conforme solicitado no processo interno nº CA-19691393 a dia 21-04-2024, foi cancelado o Acordo de Pagamento nº 031240402837 e efetuado Acordo de Pagamento nº 031240403078 em 2 prestações, para os Documentos nº 24020310114567999 no valor de 59,84€ e nº 24030310124733999 no valor de 42,07€.Recordamos que o não pagamento de uma mensalidade dentro do prazo limite informado, origina o cancelamento do acordo e ao pagamento da totalidade do valorMais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Juan Ornaldo Nobrega Freitas, a 24 de abril de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h


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