Venho por este meio expor uma reclamação sobre o serviço prestado pela empresa Drivalia.
No passado dia 05/11, encontrava-me no Parque das Nações e precisava, com urgência, de alugar uma viatura.
Acedi então ao portal rentalcars.com by Booking para reservar uma viatura.
Na lista de viaturas, verifiquei que a Drivalia apresentava a opção de levantamento e entrega da viatura na Gare do Oriente.
Era mais caro do que a concorrência, mas até me fez sentido no momento, porque poderiam ter apenas um pequeno espaço com poucas viaturas no Oriente.
Como tinha urgência, dava-me jeito levantar logo no Oriente, em vez de me deslocar ao Prior Velho ou alugar na concorrência no aeroporto.
Assim fiz: reservei a viatura e, na hora marcada, dirigi-me para a morada indicada no site — mas essa morada não existe associada à Drivalia.
Liguei para a empresa. Após três tentativas, atenderam-me e informaram-me que a Drivalia fica no Prior Velho, e que a morada da reserva é apenas o local onde devo esperar para que o serviço de shuttle da Drivalia me vá buscar.
A minha reclamação baseia-se no seguinte:
Poderia pensar-se que se trata de uma falha do site rentalcars.com, mas não: está incorreto de propósito.
Esta falha fez-me pagar mais caro do que na concorrência.
Esta falha fez-me perder mais tempo do que previsto, visto que só após ligar fui recolhido — tive de esperar 25 minutos, mais outros 25 minutos até chegar ao Prior Velho.
Indicaram-me para esperar na Galp. Em conversa com um dos colaboradores, percebi que não têm qualquer acordo com a Galp para utilizarem as suas instalações como ponto de recolha. Deixo ao vosso critério analisar este ponto, mas não me parece correto.
Ao chegar às instalações da Drivalia no Prior Velho, como perceberam que eu não estava satisfeito, disseram-me que me iriam dar um carro melhor para compensar (em vez de Mini ou similar, um Peugeot 208). No entanto, percebi que isso não era verdade — esse já seria o carro que me iriam atribuir, visto que não tinham Fiat 500 disponíveis. Esta situação foi, no mínimo, deselegante.
No Prior Velho confirmaram que este procedimento é comum e que, na reserva, constam instruções para ligar, pelo que “estaria tudo certo”.
No meu entendimento, não está nada claro. Como se pode ver na imagem em anexo da reserva, aparece “Pick-up instructions: Please call”, mas logo abaixo da informação da empresa consta a morada completa (Address: Gare do Oriente - Av. Dom João II, Lisbon, Portugal, 1900-233).
E na parte relativa à devolução da viatura, nem sequer aparecem instruções — consta apenas a morada.
Peço que analisem a situação. Estou disponível para qualquer esclarecimento adicional, mas parece-me um procedimento enganoso, sobretudo para estrangeiros que, por desconhecimento, podem achar normal esperar na Galp do Oriente e serem levados para as instalações oficiais da empresa. E assim angariam um cliente, por um preço mais alto, tal como me acontecei a mim. Se estivesse claro, teria alugado com a concorrencia, nao só porque seria mais barato, como seria mais rapido chegar ao aeroporto.
Recordo que até poderia tratar-se de uma falha do rentalcars.com que não descrevesse que a morada é apenas um ponto de recolha — mas não é o caso. Os funcionários confirmam que estão a par e que este é o procedimento habitual.