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Práticas comerciais ilegais

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. A.

Para: Endesa Energia, S.A.

01/02/2024

Exmos. Senhores,Venho, por este meio, comunicar-vos dos factos sucedidos durante os últimos dias, que creio constituirem evidência de práticas ilegais ou criminosas por parte de duas comercializadoras de eletricidade que operam no mercado livre em Portugal.Embora tenha indicado que a reclamação incide sobre a Endesa, na realidade vou reclamar sobre duas empresas em simultâneo: EDP Comercial e Endesa.Durante o ano de 2023 fui cliente da EDP Comercial. No início de 2024 comecei uma prospeção de mercado, como é minha prática regular cerca de 2 em 2 anos, no sentido de perceber se poderia poupar na fatura, mudando de comercializadora. Durante esse processo, fui contactado activamente pela Endesa, que me apresentou uma proposta competitiva, à qual acedi em avançar para novo contracto. Nesta proposta foi-me mencionado ao telefone (em chamada à qual dei permissão de gravação portanto estará documentada) que o valor do kWh seria de 0.1399 € e que o valor da potência contratada de 5,75 kVA (o meu escalão escolhido) por dia seria de 0.4891 €, e que sobre estes valores incidiria um desconto de 15% vitalício. Esta chamada ocorreu no dia 18/01/2024, onde me ligaram do número 923218953, e teve a duração aproximada de 9 minutos. Eu disse que tinha tomado nota dos valores e iria comparar com os outros que já tinha recolhido para avaliar a proposta e disse que me ligassem de novo mais tarde, pelo que a pessoa sugeriu segunda-feira seguinte e assim aceitei. De facto comparei valores e conclui que esta proposta era a melhor e tendo chegado essa segunda-feira, dia 22/01/2024, fui contactado pelo número 923218953, numa chamada que teve a duração aproximada de 25 minutos, e durante a mesma autorizei o novo contrato, que ficou ativo a partir do dia 24/01/2024. Passado um dia, no dia 25/01/2024, recebi um e-mail com o novo contrato para ativar no portal de cliente da Endesa na internet. Recebi ainda outro e-mail de igual conteúdo no dia 30/01/2024 porque não tinha respondido ainda ao primeiro. Com este segundo e-mail decidi então atentar no assunto e fui consultar o seu conteúdo e procurar responder às solicitações. Fiquei pasmado por constatar que afinal nesse contrato os valores que lá figuravam eram que os 0.1399 € / kWh e os 0.4891 € / dia de potência contratada, eram os preços finais já considerando o desconto de 15%, o que contrariava o que a senhora me tinha dito ao telefone nos dias 18 e 22. Fiquei bastante indignado, e decidi desde aí não ativar o contrato e interromper logo o processo com a Endesa. Fiz também uma reclamação por telefone sobre isto, que ficou registada no sistema da Endesa com o código identificador CA19068327.Entretanto, nesse mesmo dia 30/1/2024, tivera recebido um SMS do número 4310, da EDP Comercial, informando que tinham cancelado o contrato após o meu pedido (o que está correcto), e que caso quisesse regressar para a EDP Comercial e descobrir as ofertas que tinham para mim só teria de responder a esse SMS com as letras EDPSIM nos 2 dias seguintes. Depois de todo o sucedido com a Endesa, foi o que fiz, enviei sms com essas letras no dia 31/01/2024 às 09:33 e logo pelas 11:28 estava a receber uma chamada do Departamento de Retenção da EDP Comercial, com o número 939012120. Esta chamada teve a duração de 21 minutos e nesta discutiram-se a nova proposta que a EDP Comercial tinha para me reter e após isto, operacionalizou-se a minha mudança de volta para a EDP Comercial, porque a proposta me parecia vantajosa. A chamada foi gravada, por meu consentimento, pelo que estará documentada. Na proposta que me apresentaram e eu aceitei, a senhora com quem tratei informou dos seguintes valores: 0.1567 € / kWh de energia e 0.3073 € / dia de potência contratada a 5.75 kVA. Além destes preços base, incidiria sobre eles um desconto de 8% durante 12 meses. Vir-se-ia a descobrir que também estes valores eram falsos, tal como no caso da Endesa, e aqui começa a minha tese de que se estão a generalizar neste mercado práticas criminosas de mentira sobre a oferta comercial para efeito de aliciar e angariar clientes que depois aceitam e aprovam contratos sem validarem os valores contra os que são informados por telefone. Estranho o facto de ter acontecido o mesmo com as duas comercializadoras, e estranho o facto de o fazerem mesmo com chamadas gravadas, tendo em conta que existem provas contra eles em caso de disputa legal. A desculpa apresentada em ambos os casos é de a ocorrência de um lapso pelo qual se desculpam. É que hoje, no dia 01/02/2024, quando fui mais uma vez cumprir a minha diligência de verificar valores no contrato apresentado pela EDP Comercial, que acedi através de link que vinha mencionado no SMS que me enviaram no dia 31/01/2024 às 12:13 do número 4008, fiquei mais uma vez pasmado por encontrar valores diferentes daqueles mencionados ao telefone na mesma manhã. Desta vez valores diametralmente diferentes e com uma mentira mais completa e alarmante. No caso da Endesa a mentira tratava da incidência do desconto ser antes ou depois dos valores ditos. Neste caso os valores eram simplesmente outros, diferentes: neste contrato vinha 0.1918 € / kWh de energia (completamente diferente dos 0.1567 referidos ao telefone) e 0.3073 € / dia de potência contratada a 5.75 kVA (neste caso alinhado com o que tinham dito). Além destes preços base, incidiria sobre eles um desconto de 6% durante 12 meses, e não 8% como tinham dito ao telefone. No fundo a oferta era exatamente a mesma do contrato que já tinha tido anteriormente até dia 24/01/2024, com eles, com a diferença da aplicação do desconto de 6%. Finalmente, incrédulo com todas estas más práticas, decidi mais uma vez ligar à EDP Comercial, esta manhã, pelas 11:24 do dia 01/02/2024, para denunciar o sucedido, e iniciar processo de reclamação, que ficou registada no sistema interno da EDP Comercial com o código identificador 8147688761.Muito agradeço antecipadamente a vossa ajuda e atenção,Com os melhores cumprimentos,V.A.

Mensagens (2)

Endesa Energia, S.A.

Para: V. A.

16/02/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa: CA-19083280Refª DECO: CPTPT01962739-41Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Vasco AbreuExmos. Senhores,No seguimento da exposição, apresentada no dia 01-02-2024 com o n.º CA-19083280 pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Vasco Abreu, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução.De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões do(a) Exmo(a). Senhor(a) Vasco Abreu, no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito (ao) Exmo(a). Senhor(a) Vasco Abreu, a 16 de fevereiro de 2024.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

Endesa Energia, S.A.

Para: V. A.

11/03/2024

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-19083280Refª DECO: CPTPT01962739-41Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Vasco AbreuExmos. Senhores,Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Vasco Abreu a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19083280.No seguimento da exposição efetuada informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Vasco Abreu que, após análise à situação que nos expôs e verificação da documentação contratual que originou a ativação do serviço de fornecimento de energia prestado pela Endesa não foram identificadas anomalias na formalização do seu contrato.Na referida documentação, verificamos que foi expressamente consentida a celebração e ativação dos serviços de fornecimento de energia da Endesa com 15% desconto vitalício e com os seguintes preços:* Termo de Energia 0,1399¤* Termo de Potência 0,4891¤Informamos que poderá a todo o tempo e sem qualquer penalização, solicitar uma alteração contratual para qualquer das tarifas disponibilizadas no catálogo de produtos da Endesa e que considere mais vantajosa de acordo com o seu perfil e hábitos de consumo, cujas condições e preçários poderá consultar em s:www.endesa.ptarticulareslanos. Para formalizar esta alteração deverá contatar a nossa Linha de Apoio ao Cliente, através do nº 800 10 10 33.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Vasco Abreu a 11 de março de 2024.A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional.Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h


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