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Pedido de reembolso – incumprimento de funcionalidades prometidas (Centauri Carbon)

Não resolvida Pública

Shenzhen Elegoo Technology Co., Ltd.

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Problema identificado:

Problemas de entrega

Reclamação

F. A.

Para: Shenzhen Elegoo Technology Co., Ltd.

12/11/2025

(PT) Exmos. Senhores, No dia 23 de junho de 2025, adquiri a impressora Elegoo Centauri Carbon através da vossa loja online, sob a encomenda n.º EE148840, no valor de €356,88 EUR, em regime de pré-compra. Na altura da compra, foi claramente anunciado que o equipamento iria futuramente suportar um sistema de impressão multi-material, funcionalidade que foi uma das principais razões que me levaram a efetuar a pré-compra. No entanto, no vosso comunicado publicado a 12 de novembro de 2025, foi informado que o referido sistema não será lançado, alegadamente por limitações de hardware. Tal facto configura, na minha perspetiva, uma violação das expectativas legítimas do consumidor e publicidade enganosa, uma vez que a decisão de compra foi tomada com base numa funcionalidade prometida e não cumprida. De acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2021, que transpõe para o direito português a Diretiva (UE) 2019/771, os consumidores têm direito a remédio adequado em caso de incumprimento contratual ou informação enganosa. Assim, venho por este meio solicitar uma das seguintes soluções, à vossa escolha: Reembolso total do valor pago (€356,88), mediante devolução do equipamento; ou Reembolso parcial de 50% (€178,44), mantendo o equipamento na minha posse. Aguardo uma resposta vossa no prazo máximo de 14 dias úteis. Caso não obtenha uma solução satisfatória, reservo-me o direito de apresentar queixa junto da DECO e da Direção-Geral do Consumidor, bem como junto das entidades europeias competentes em matéria de defesa do consumidor (Centro Europeu do Consumidor). Com os melhores cumprimentos, Fábio Almeida ------ (EN) Dear Elegoo Support Team, On June 23, 2025, I purchased the Elegoo Centauri Carbon through your online store (Order #EE148840) for €356.88 EUR as a pre-order. At the time of purchase, it was clearly advertised that the printer would later support a multi-material printing system, which was one of the main reasons for my decision to pre-order the product. However, in your official blog post dated November 12, 2025, you stated that the multi-material system will not be released, due to hardware limitations. This constitutes a failure to deliver an advertised and promised feature, and therefore falls under misleading advertising and breach of contract expectations under EU consumer protection law. According to Directive (EU) 2019/771, as transposed into Portuguese law by Decree-Law No. 84/2021, consumers are entitled to appropriate remedies in cases where a product does not meet the characteristics or functionalities that were explicitly advertised or promised at the time of sale. In light of this, I hereby request one of the following resolutions, at your discretion: Full refund (€356.88) upon return of the printer; or Partial refund of 50% (€178.44) while keeping the printer. Please respond within 14 business days from the date of this message. Should I not receive a satisfactory resolution, I will file a formal complaint with the Portuguese Consumer Protection Authority (Direção-Geral do Consumidor), the DECO, and the European Consumer Centre (ECC-Net) for cross-border consumer disputes. Kind regards, Fábio Almeida fabiogoncalvesalmeida@gmail.com Travessa do Monte 38, 2ESQ 4420-508 S. Cosme Portugal


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