back

Pedido de Cancelamento de Contrato CEAC

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. J.

Para: CEAC - PPT4U Professional Personal Teacher

10/05/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma queixa formal à DECO contra a CEAC - Centro de Estudos de Administração e Contabilidade (PPT4U PROFESSIONAL PERSONAL TEACHER Lda.) devido a práticas comerciais abusivas e violação de direitos do consumidor relacionados ao contrato de formação celebrado no dia 23 de fevereiro de 2025. Após várias tentativas de resolução com a empresa, incluindo e-mails e solicitações de cancelamento, a CEAC não atendeu ao meu pedido de cancelamento imediato do contrato nem cessação de débitos futuros, mantendo-se inflexível nas suas respostas. A empresa também não me forneceu informações claras e suficientes sobre as implicações do fornecimento do meu IBAN, que resultaram na ativação de débitos diretos sem o meu consentimento esclarecido nem da impossibilidade de quebra de contrato pós 30 dias. Os motivos principais da minha queixa são: 1. Omissão de informações essenciais sobre a ativação de débitos diretos, apesar de eu ter informado que o pagamento seria feito por outra pessoa. Em conversa via WhatsApp com a CEAC, questionei explicitamente se deveria fornecer o IBAN de outra pessoa, e a resposta foi “O seu IBAN sff”, sem qualquer explicação adicional sobre as implicações legais ou a ativação de débitos diretos. 2. Falta de transparência no processo de adesão ao contrato, incluindo a falfa fe tempo adequado para a leitura detalhada das condições(visto que o comercial foi à minha porta por volta das 21 horas só para assinar o contrato) 3. Falta de informação de que não seria possível cancelar o contrato após 30 dias. 4. O prazo máximo que deram para terminar o curso (inclusive fiquei a saber que tinha um prazo só pós questionar) é inviável para mim 5 Falta de resolução do pedido de cancelamento e a imposição de débitos não autorizados. Pós varias tentativas e aviso de que a mensalidade está em atraso(isso porque o debito direto falhou justamente por nao ter dinheiro na conta como havia explicado), a empresa convidou-me a ir a procura de um advogado dem mais esclarecimentos. Informo que não disponho de condições para tal Dado que as tentativas de resolver diretamente com a CEAC não surtiram efeito, solicito à DECO o acompanhamento da situação, com o objetivo de garantir a resolução do vínculo contratual e a cessação de todos os débitos futuros, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 24/2014, que regula os contratos celebrados à distância. Anexo a este e-mail, incluo a imagem da conversa no WhatsApp como prova de que fui induzida a fornecer o meu IBAN sem ser informada sobre as consequências dessa ação. Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo o devido acompanhamento deste processo. Com os melhores cumprimentos, Jesna Amado Fonseca Duplito

Mensagens (1)

CEAC - PPT4U Professional Personal Teacher

Para: D. J.

12/05/2025

Exmos. Senhores, Infra encontram a resposta enviada nesta data à reclamante. ___________________________ Resposta a reclamação Departamento Administrativo pagamentos@ceac.pt sent on 12th May 2025, 12:14,not read To:duplitojr@gmail.com Estimada JESNA AMADO DA FONSECA DUPLITO, Acusamos recepção da sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção. Em 22/02/2025 assinou com a PPT4U (representante da marca CEAC) o contrato numerado 22286 - de que dispõe de uma cópia - que tem como objecto uma formação online em Contabilidade e o correspondente acompanhamento pedagógico. O contrato é composto por: condições particulares, condições gerais, protocolo de entrega e autorização de débito em conta. O valor do contrato é de €1.548,00, tendo as partes acordado no parcelamento desse valor em 36 prestações mensais, iguais e sucessivas de €43,00 no período entre Abril/2025 e Março/2028. À data de envio desta mensagem a prestação de Maio/2025 encontra-se em mora, com a indicação do seu banco de insuficiência de fundos. No contrato em apreço, como é do seu conhecimento,intervém na dupla qualidade de responsável pelos pagamentos e aluna. Resposta aos diversos pontos: 1. Omissão de informações essenciais sobre a ativação de débitos diretos, apesar de eu ter informado que o pagamento seria feito poroutra pessoa. Na assinatura do contrato, mais concretamente na assinatura da autorização de débito em conta, forneceu o IBANPT50001800036037078002010 e um comprovativo em como esta conta estava em seu nome, que consta dos documentos anexos ao contrato. Inexisteoutra pessoainterveniente no contrato e alegadamente responsável pelos pagamentos; a existir, essa pessoa teria de ter figurado como parte contratante e fornecido os seus dados, nomeadamente os dados bancários, e a sua assinatura. Quanto aos efeitos práticos da assinatura de uma autorização de débito em conta, estamos certos de que não o terá feito pela primeira vez e que conhece e percebe as suas implicações. Na prática tal assinatura mandata a CEAC/PPT4U a emitir cobranças por débito directo na conta e IBAN que nos forneceu, o que aconteceu em Abril (cobrança conseguida) e Maio (cobrança não conseguida). 2. Falta de transparência no processo de adesão ao contrato, incluindo a falfa fe tempo adequado para a leitura detalhada das condições(visto que o comercial foi à minha porta por volta das 21 horas só para assinar o contrato) A assinatura do contrato de matrícula com o representante da CEAC/PPT4U foi precedida de uma leitura das condições particulares e gerais, pelo que a mesma foi feita na posse de toda a informação para uma tomada de decisão ponderada sobre o serviço a adquirir, o valor e condições de pagamentos e os direitos e obrigações inerentes. 3. Falta de informação de que não seria possível cancelar o contrato após 30 dias. O contrato de matrícula define expressamente nas suas condições gerais que: O Aluno tem o direito de livre resolução do presente contrato no prazo de 30 dias de calendário, sem necessidade de indicar qualquer motivo. O prazo para exercício do direito de livre resolução expira 30 dias a contar do dia da celebração do contrato. As condições gerais em causa foram por si lidas e rubricadas, tendo inclusive declarado nas condições gerais queDeclaro terrecebido um exemplar deste CONTRATO DE MATRÍCULA e de ter tomado conhecimento e compreendido as Condições Gerais de Venda em anexo a deste documento, que me foram devidamente explicadas pelo representante da PPT4U - PROFESSIONAL PERSONAL TEACHER, Lda. Mais declaro que pretendo que a prestação de serviços de apoio pedagógico ora contratada se inicie imediatamente. 4. O prazo máximo que deram para terminar o curso (inclusive fiquei a saber que tinha um prazo só pós questionar) é inviável para mim O prazo de 24 meses de apoio pedagógico que ficou definido no contrato é o necessário e suficiente para a realização das 14 unidades que compõem o curso de Contabilidade. Porém, uma das características definidoras da formação online é a flexibilidade, pelo que o tempo e o momento de realização da formação podem ser adaptados à sua situação específica; no limite o acompanhamento pedagógico pode ser interrompido e retomado mais adiante, bastando para tal a articulação com o nosso departamento pedagógico. No entanto ressalvamos que o contrato define que: A PPT4U - PROFESSIONAL PERSONAL TEACHER, Lda., e o Responsável pelo Pagamento do Curso acordam que a obrigação de pagamento do preço do curso é totalmente independente do desenvolvimento do curso e do aproveitamento do aluno. 5 Falta de resolução do pedido de cancelamento e a imposição de débitos não autorizados. Respondido nos pontos anteriores. Finalmente, reiteramos que o contrato assinado mantém plena validade, devendo ambas as partes zelar pelo cumprimento das suas obrigações, não prescindindo dos seus direitos. Para qualquer esclarecimento adicional, estamos ao seu dispor todos os dias úteis, das09:00h às 22:00h, por correio electrónico ou através do telefone210 997 834(chamada para a rede fixa nacional). Cumprimentos. FORMAÇÃOELEARNING ___________________________ Obrigado. Cumprimentos. LUIS BONÉ CEO +351 210 997 834 +351 933 593 962 www.ceac.pt Siga-nos nas nossas Redes Sociais AVISO DE CONFIDENCIALIDADE Esta mensagem e quaisquer documentos anexos seus podem conter informação confidencial sujeita a sigilo profissional para uso exclusivo do(s) seu(s) destinatário(s). Cabe ao destinatário assegurar a verificação da existência de vírus ou erros, uma vez que a informação contida pode ser intercetada ou corrompida. Se não for o destinatário, não deverá usar, distribuir ou copiar este e-mail, devendo proceder à sua eliminação e informar o emissor. É estritamente proibido o uso, a distribuição, cópia ou qualquer forma de disseminação não autorizada do conteúdo desta mensagem. CONFIDENTIALITY INFORMATION This message, as well as any attachments to it, may contain confidential information for exclusive use of the intended recipients. The recipients are responsible for the verification of the existence of viruses or errors, since the information transmitted could have been intercepted or in any way corrupted. If you´re not the intended recipient, you cannot use, distribute or copy this message, and you should destroy it and inform the originator of it. It´s strictly prohibited the use, distribution copy or any other form of unauthorized dissemination of this message´s content. De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt [mailto:reclamacao@notify.deco.proteste.pt] Em nome de Enviada: 10 de maio de 2025 10:15 Para: info@ceac.com.pt Assunto: Pedido de Cancelamento de Contrato CEAC ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

Assistência solicitada 04 junho 2025

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.