Rio Maior,03 de novembro de 2025
Assunto: Denuncia sobre a garantia de máquina de lavar loiça
Boa noite, venho por este meio realizar uma denuncia sobre uma garantia ainda em vigor de um eletrodoméstico, uma máquina de lavar loiça da marca Aríston Hot Point. 
Este equipamento foi comprado no dia 1-10-2023 na loja Electro 21-Sociedade Comércio E Reparação De Eletrodomésticos, LDA situada na Rua 5 de Outubro 36, 2040-235 Rio Maior. 
O sucedido é que a máquina em miados do final do mês de setembro começou a aparecer água no chão na parte da frente perto do pé direito da máquina. Sendo assim dirigi-me a loja onde efetuei a compra, a Electro 21 e relatei o sucedido, no qual foi enviado até a minha casa um técnico deles. O técnico averiguou e nivelou a máquina, pois disse que poderia ser esse o problema, mas o problema continuou e voltei a contactar a loja e dizer que a máquina estava na garantia e que queria o assunto resolvido através da garantia uma vez que ainda estava em vigor; e assim foi eles fizeram os procedimentos. 
Fui contactada pela empresa, ASTECALDAS-Assistência e Reparação de Eletrodomésticos, Lda. para efetuar uma marcação de assistência à máquina de lavar loiça. A marcação ficou agendada para o dia 30-09-2025. No dia 30-09-2025 veio então um técnico a minha casa e esteve a averiguar e substituiu na hora a junta da porta, colocou a trabalhar, mas continuava a deitar água no chão, ele então chegou a conclusão que seria do interior da porta, a contra porta e disse que iria comunicar a colega e mandar vir da marca ARISTON essa peça a contra porta e quando tivesse vinha então montar. Assim foi no dia 9-10- 2025 o técnico veio montar essa tal contra porta, colocou novamente a máquina a trabalhar, mas com algumas dúvidas disse-me para voltar a experimentar e caso não estivesse bem que voltasse a comunicar. Eu fiz umas lavagens, mas infelizmente o problema continuou e voltei a contactar a empresa no qual esta voltou a minha casa no dia 16-10-2025 e o técnico disse que iria levar a máquina para a oficina deles para averiguar melhor o problema. Logo aqui fiquei sem máquina de lavar e só voltou no dia 21-10-2025 no qual eu perguntei qual era então o problema. O técnico respondeu que estiveram a avaliar o funcionamento na oficina e que também mudaram a haste da parte inferior pois não estava a rodar bem, mas que agora estava tudo a funcionar bem. O técnico colocou novamente a máquina a funcionar e parecia estar tudo resolvido, na altura reparei que a porta parecia estar diferente, de um lado mais saída e disse ao técnico, este respondeu que era mesmo assim. Nesse dia 21-10-2025 o técnico deu então por concluído o serviço. Nesse mesmo dia a noite fui usar a máquina e esta voltou a fazer o mesmo, até deitou mais água. No dia seguinte voltei a reclamar novamente para a empresa das Caldas da Rainha e que não estava nada satisfeita e que a máquina estava na garantia. A funcionaria então disse que iriam vir novamente a minha casa no dia 23-10-2025 e assim foi o técnico voltou a minha casa. Nesse dia ele já vinha novamente como o carinho para a levar, mas antes eu já tinha feito uma lavagem com ela e esta voltou a deitar água até deixei para que o técnico pudesse ver. Também voltei a falar da porta como já tinha referido anteriormente que estava estranha e que estive a reparar que do lado direito estava com uma abertura na lateral que até cabia uma caneta. Só aí é que o técnico então disse o que se passava realmente com a porta; que ela estava assim devido ao silicone que o colega dele tinha colocado na junta da porta e mostrou-me o silicone que estava ao longo da borracha da porta. 
Realmente fiquei incrédula com o que fiquei a saber e disse que a máquina naquele sítio não era para levar silicone e que iria reclamar disso e exigir uma máquina nova visto esta estar na garantia e esta situação estar a complicar-se. Pelos visto estes técnicos fazem tudo para que os eletrodomésticos funcionem nem que seja preciso usar silicone, ou quem sabe já agora parafusos ou pregos sei la eu!! Tudo para que resista até a garantia concluir, é o que me leva a concluir desta triste situação.
 O técnico então disse para ir à loja onde comprei ou ligar para a marca Aríston e levou-me novamente a máquina para a oficina e até hoje fiquei sem saber nada. Nesse mesmo dia resolvi ligar para a empresa ARISTON - Hot Point e expor o sucedido tal e qual como aqui estou a mencionar. A senhora que atendeu registou a queixa e disse que teria de aguardar o resultado do técnico de assistência, e assim ficou.
O meu marido a semana passada dirigiu-se a loja onde compramos a máquina para efetuar um pagamento de outro serviço que tinham vindo fazer e disse o que se estava a passar com a máquina de lavar loiça e que não sabíamos mais nada até a data de hoje. A funcionaria da loja resolveu ligar para e empresa ASTECALDAS para perguntar o que se estava a passar. A ASTECALDAS respondeu que estavam à espera de umas peças para a máquina, umas dobradiças para a porta. Agora pergunto eu o que faco mais perante esta situação? Vou ficar com uma máquina com remendos por todo o lado?  Por isso resolvi fazer esta denuncia para que me possam ajudar e se posso exigir uma máquina nova, visto ainda ter um ano de garantia. Também estou sem máquina de lavar e não sei se tinha direito a ter uma de substituição e quanto a garantia esta deveria ficar suspensa pelo que já estive a pesquisar no google. Fico então a aguardar uma breve resposta da vossa parte.
Atenciosamente, 
Sandra Pita Correia