Resposta ao último e-mail da empresa RSAN recebido a data de 23/12/2025
Bom dia,
Início da resposta do e-mail da empresa RSAN que indica “Recebemos com satisfação a indicação de que, após a última intervenção, está tudo conforme o desejo da cliente.” A minha resposta é: continuo a não garantir que o trabalho não volte a dar problemas. Alias como e-mail meu enviado no dia 22/12/2025 “ A sanca da cozinha em menos de um mês está com problemas de novo.
Não foram terminadas hoje por tempo de secagem das massas aplicadas.
Amanhã às 8 da manhã serão retomados os trabalhos e vamos ver se será desta que estas obras ficam resolvidas. Neste momento dada a falta de credibilidade com o vosso trabalho da minha parte não garanto nada muito menos que a situação não volte a acontecer.” - isto foi o eu escrevi. Aliás como podem ver pela foto abaixo ao dia 27/12/2025 a foto do acabamento da sanca . ( fotos em anexo do documento Resposta ao último email )
Continuando com a resposta da empresa RSAN que mencionou “Ainda assim, é importante referir que a obra se iniciou em abril de 2025 mas terminou no momento em que fez o pagamento final e não levantou objeções no momento. “ A minha resposta é: sobre esta situação antes de fazer o pagamento final bem antes começarão da nossa parte a indicação no grupo do whatsapp das situações mal feitas nesta obra, nesse grupo constavam Eu o meu marido e também funcionários e responsável da empresa, note-se que existe como prova as leituras de mensagens feitas por todos os membros, o envio a reclamar das obras mal executadas começou logo com o não cumprimento do prazo no final de Abril de 2025. No início de Maio de 2025 começam as reclamações sobre o móvel da secretária que imensas vezes foi devolvido porque estava péssimo. Além disso o roupeiro devolvido também várias vezes, envio documento em anexo a comprovar. Mais uma vez alerto que as mensagem do whatsapp eram lidas por todos os membros, uma vez que esta empresa está sempre a dizer que o funcionário já não é trabalhador da empresa RSAN, o que ressalvo é que o meu contrato foi com a empresa RSAN e não com funcionários da mesma.
Mais ressalvo que o pagamento foi efetuado porque como clientes e pessoas honestas que somos simplesmente o que fizemos foi cumprir com a nossa parte e não ficar a dever nada a ninguém. Se calhar este foi o nosso segundo erro porque o primeiro erro cometido por nós foi mesmo ter feito um contrato com a empresa RSAN.
Continuando com a resposta ao e-mail da empresa RSAN que no último e-mail também escreveu: “Tudo o que foi corrigido à posteriori, e assim que a empresa conseguiu tomar consciência da existência de problemas, foi resolvido com diligência da nossa parte sem qualquer objeção às tarefas extra que surgiram” a minha resposta já foi dita anteriormente mas vamos lá mais uma vez: Todos estavam e leram as mensagens do grupo do whatsapp que até foi criado por um membro da empresa, com recibos de leitura de todos, penso ficar assim mais esclarecedor para todos.
Continuando com a resposta ao e-mail da empresa RSAN que mencionou “ Uma das correções realizadas foi, como a cliente indicou, nas luzes do móvel da secretária, mas importa referir que o profissional que reparou este ponto sugeriu que a razão para o mau funcionamento tinha sido responsabilidade do cliente (mau uso) e não da instalação prévia. Uma vez mais, nem esse facto impediu que procedêssemos à reparação com muita rapidez, para satisfação da cliente.” A minha resposta é: Gostaria que me explicassem como é mau uso do cliente se a reparação que foi efetuada nas luzes do móvel foi no cabo/ fios que foram ligados ao transformador que está dentro do móvel em que como as fotos ( fotos em anexo do documento Resposta ao último email ) indicam e possamos ver o transformador não é de acesso externo e a única coisa que nós clientes fazemos é ligar e desligar um botão, envio agora as fotos para que seja mais explícito o botão de uso por parte do nós clientes. Sinceramente agradeço que me esclareçam como ligar e desligar o botão da foto abaixo será mau uso do cliente, nem nisto a empresa RSAN é sincera e mais o funcionário que veio cá desta vez reparar as luzes disse: O Local de reparação não é de acesso ao cliente.
( fotos em anexo do documento Resposta ao último email )
Continuando com a resposta ao e-mail da empresa RSAN que menciona o seguinte: “Por outro lado, como foi informado à cliente, o problema ocorrido na sanca da cozinha não se deveu à instalação realizada pela nossa empresa, mas à qualidade da parede pré-existente (nomeadamente do reboco/estuque). Como nas vezes anteriores, e conforme acordado, resolvemos mais um problema que não era da nossa responsabilidade.” A minha resposta é: tal como as fotos que anexo bem como as mensagem de whatsapp ao qual volto a referir todos tinham conhecimento os estragos desta sanca foi reportado vezes sem fim, já agora questiono também se a luz de led colocada e que está sempre a ficar fora da sanca também é um problema da parede existente já na casa, mais chegamos ao mês de Dezembro de 2025 onde a empresa ao dia 22 e 23/12/2025 volta a fazer nova reparação e ao dia de 27/12/2025 conforme foto que aqui envio voltou a ficar no estado das fotos ( fotos em anexo do documento Resposta ao último email ). Continua a não ser da responsabilidade da empresa RSAN???? Será isto a melhor forma de apresentar um trabalho ao cliente por parte da empresa RSAN???
Desde 22/12/2025 volto perder a conta quantas vezes vieram reparar a sanca da cozinha,
Todas as fotos desde Dezembro de 2025 até Janeiro de 2026 ( fotos em anexo do documento Resposta ao último email ).
Continuando com a resposta ao e-mail da empresa RSAN que ainda disse: “Assim, reiteramos que nunca fugimos às nossas responsabilidades e ficámos de facto muito surpreendidos com a reclamação criada, não só pelo timing da mesma, mas também pela falta de transparência revelada na exposição.
Relembrando que desde que fomos informados das retificações a serem feitas, da nossa parte nunca existiu falta de transparência e disponibilidade para com a cliente. Ainda assim, é seu direito reclamar dos serviços prestados quando assim se justificar, mas também é seu dever fazê-lo com a mesma honestidade e boa fé que lhe foi prestada. “ resposta minha: uma obra que iniciou em Abril de 2025, chegamos ao final do ano Dezembro de 2025 e inicio do ano de 2026 e continuamos com esta situação, esta empresa ainda acha que o cliente não tem razão em reclamar!!! Como clientes estamos exaustos, andamos neste stress a meses. Sinceramente sentimo-nos lesados pela incompetência da empresa RSAN e continuo a dizer esta empresa não tem credibilidade nenhuma no seu trabalho.
Mais acrescento os email's deste empresa são respondidos por uma pessoa que se diz funcionário, no entanto como a 1ª reclamação apresentada por mim, menciona o fato do dono da empresa nunca dar a cara como responsável a nada, o que é que esta empresa resolve fazer, muda o campo de assinatura para o nome da empresa, o mail insólito é, depois da última avaria que ocorre novamente nas luzes do móvel da secretária, o funcionário envia-me um sms do seu telemóvel e despois o email de resposta indica: " Conforme comunicado ontem por mensagem" e depois quem assina esta comunicação ??? Claro vem o nome da empresa no campo de assinatura....
Com os melhores cumprimentos
PS: envio em anexo fotos, relato da situação de todos os acontecimentos desta obra desde o início e mais tenho comigo o registo das mensagens do grupo do whatsapp com todas as conversas e muito importante data e hora nas mesmas, claro que como cliente temos os recibos de leitura de todos os intervenientes do grupo como prova do que dizemos. Tenho também todos os emails trocados onde se pode constar tudo e ainda mais a falta de educação por parte da pessoa que se diz representante da empresa e que nunca deu a cara nem nunca veio falar connosco clientes.
Atentamente
Com os melhores cumprimentos
Sónia Martins