No dia 26 de janeiro (domingo), dirigi-me ao El Corte Inglés, mais especificamente ao piso da Fotografia e Eletrónica, onde encontrei um artigo que me interessava, em promoção, no âmbito da campanha "Dias Sem IVA", sendo esse o último dia da campanha. Após ser abordada por um funcionário, questionei sobre as condições de pagamento em prestações e se seria possível fazê-lo com esse produto. Fui informada de que sim, e que, para isso, seria necessário fazer o cartão ECI, o qual demoraria cerca de duas semanas a ser processado. O funcionário sugeriu que, caso estivesse interessada em adquirir o produto e optar pelo pagamento a prestações, poderia ser feita uma nota de encomenda para garantir o preço promocional enquanto aguardava a criação do cartão. Aceitei a proposta e, ainda nesse dia, iniciei o processo de criação do cartão.
No entanto, no dia seguinte, decidi que não queria fazer o cartão e que iria adquirir o produto a pronto pagamento, cancelando o processo de criação do cartão. Alguns dias depois, fui à loja para informar a minha decisão de cancelar a criação do cartão e comprar o produto a pronto pagamento. Fui atendida de forma algo arrogante, sendo-me dito que, apesar de a encomenda ter sido feita há apenas dois dias, o único artigo disponível era o de exposição, pois tinha sido feita uma encomenda de um novo artigo que ainda não tinha chegado. Disseram-me que entrariam em contacto comigo assim que o produto chegasse à loja.
Note-se que, no primeiro dia em que estive na loja, nunca me foi informado que só havia o artigo de exposição, mas sim que o produto estava guardado para mim enquanto aguardava a criação do cartão. Fui levada a entender que havia um artigo reservado para mim e que, assim que o cartão fosse aprovado, poderia ir à loja concluir a compra.
Resumindo, hoje, dia 24 de fevereiro, continuo sem o produto. Durante este período, entrei em contacto com a loja várias vezes para solicitar uma previsão de entrega. Nas duas primeiras tentativas, fui informada de que não havia previsão, pois estavam a enfrentar problemas com a entrega de produtos da Fujifilm. Nos contactos seguintes, as minhas chamadas não foram atendidas. A loja não tomou qualquer iniciativa para me manter informada, nem forneceu atualizações ou explicações sobre a demora.
O serviço de apoio ao cliente é praticamente inexistente. São muito atenciosos no início, mas, depois disso, demonstram total desinteresse pelo cliente, deixando-o sem resposta e fazendo promessas sem fundamento.
Após 4 semanas de espera, acabei por adquirir o produto noutro estabelecimento, que o conseguiu em apenas 3 dias.
Continuo a não conseguir cancelar a nota de encomenda no El Corte Inglés, uma vez que continuam sem atender as minhas chamadas.
Após ler várias reclamações online, percebi que esta situação é recorrente nesta empresa. Colocam produtos em promoção que não têm em stock, dizem que vão fazer novas encomendas e acabam por nunca as concretizar, fazendo com que os clientes percam tempo e, no fim, nunca recebam os artigos.
Uma coisa é certa: nunca mais irei comprar nada no El Corte Inglés. Não recomendo a ninguém. Ainda bem que desisti da ideia de criar o cartão ECI, pois teria sido uma perda de tempo.