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Mau serviço prestado/Negligencia com o cliente

Resolvida Pública

Belchans cozinhas

Reclamar

Problema identificado:

Instalação

Reclamação

A. A.

Para: Belchans cozinhas

05/06/2024

Comprei uma cozinha Belchans, na loja Movimar em Mafra, que foi instalada, com atraso, no dia 08/2023, armários e electrodomésticos. O exaustor nunca funcionou e liguei para a Dª. Helena Filipe, colaboradora da loja Movimar, relatando esse problema. Depois de vários telefonemas, sem resposta, no dia 13 de Outubro de 2023, enviei um e-mail, com fotos, documentando o problema, sendo visível o vapor e a água a escorrer pela parede pela ausência de extracção. No dia 17 de Outubro, a mesma colaboradora respondeu dizendo que ia pedir assistência técnica. Depois de vários telefonemas, e-mails e visita à loja, apareceu um técnico no dia 18/03/2024, ou seja, 5 meses depois. O técnico referiu que o exaustor tinha o motor queimado e iria pedir a sua substituição. Passaram 2 meses até ao regresso do técnico, para substituir o motor queimado, depois de telefonemas praticamente diários. De qualquer forma, o técnico referiu que o problema da exaustão se manteria porque a placa de indução não está alinhada com o exaustor, ficando quase totalmente fora do alcance do exaustor! Cerca de 9 meses depois, tenho uma cozinha, instalada, comprada na loja Movimar, em Mafra, que nunca funcionou e esta empresa, refere agora que a empresa a que devo reclamar é outra e que se chama Belchans! Esta indiferença no tratamento do cliente, é no mínimo insólita, sendo que apenas cometi o erro de me dirigir à loja Movimar, que agora "empurra" para a Belchans! Infelizmente, não há pior forma de tratar um cliente insatisfeito!

Mensagens (3)

Belchans cozinhas

Para: A. A.

13/06/2024

Estimado(a) cliente,Vimos por este meio acusar a recepção da reclamação e esclarecer os diversos assuntos relativos à mesma.Em primeiro lugar vimos reafirmar, mais uma vez, que a aquisição da sua cozinha constituída por mobiliário, bancada e electrodomésticos foi feita com a empresa Belchans lda sendo que a loja onde se deslocou, em Mafra, é efectivamente uma das nossas lojas. A Belchans lda trabalha em parceira com diversas marcas sendo a Movimar a marca fabricante do mobiliário, relembramos que não é da responsabilidade da última qualquer situação reportada nesta reclamação uma vez que a mesma é relativa a um electrodoméstico (exaustor) e não ao mobiliário em si além de que a transação comercial foi feita entre o(a) cliente e a Belchans lda.Conforme pode ser comprovado na proposta por nós enviada a garantia/assistência dos produtos que não sejam fabricados (mobiliário e bancada) é da responsabilidade dos respectivos representantes dos mesmos. Neste caso o exaustor enquadra-se nesta alínea tendo sido remetido o pedido de assistência para o representante uma vez que é da inteira responsabilidade do mesmo a assistência técnica ao abrigo de garantia. Não obstante durante todo o processo foi feito o acompanhamento e a ponte de contacto entre o(a) cliente e o representante num claro sinal de boa vontade da Belchans lda em solucionar o problema. Relativamente aos problemas reportados com o exaustor, em primeiro lugar foi reportado excesso de condensação. A condensação é a mudança do estado da matéria (vapor) que se encontra na sua forma gasosa e passa à forma líquida. Isto sucede devido a uma mudança brusca de temperatura, quando o vapor entra em contacto com uma superfície fria. A condensação, infelizmente, é um fenómeno físico que não depende em absolutamente nada da capacidade de aspiração do aparelho e que ocorre pela diferença de temperatura entre os fumos dos cozinhados e as superfícies frias dos aparelhos. A campânula por muito potente que seja, não consegue evitar esta situação na sua totalidade. Uma campânula está preparada para expulsão de fumos e não para expulsar água do seu exterior. Esta informação já lhe foi passada juntamente com um conjunto de conselhos de utilização para minimizar a presença de condensação na cozinha. Foi também identificado, pelo representante, que o motor estaria com um problema nomeadamente que o mesmo estaria queimado, tendo procedido o representante à reparação do mesmo solucionando este problemaRelativamente ao “desalinhamento” que menciona queremos relembrar que de acordo com o projecto por si aprovado a bancada da sua cozinha tem uma profundidade adicional por condicionantes de obra alheios à Belchans lda nomeadamente a existência de torneiras de água. O recorte na bancada para encastre da placa foi feito tendo em conta este pormenor de profundidade adicional sendo que mesmo em condições standard o exaustor nunca cobriria toda a área de confecção da placa.Estamos inteiramente abertos a prestar qualquer esclarecimento adicional.A Gerência Belchans, Lda.De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt [mailto:reclamacao@notify.deco.proteste.pt] Em nome de Enviada: 5 de junho de 2024 15:30Para: belchans@sapo.ptAssunto: Mau serviço prestado/Negligencia com o cliente‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

A. A.

Para: Belchans cozinhas

17/06/2024

Exmos Srs A vossa resposta é uma fuga à resolução do problema. Essa é a imagem que aqui deixam, da vossa marca! Para comprar uma cozinha, dirigi-me à vossa loja, na boa fé, de encontrar especialistas no fabrico de cozinhas. Os Srs vêm agora dizer que o projecto por vós elaborado, foi por mim aprovado. Pois, a mensagem que aqui deixam, a todos os potencias clientes é que projectam cozinhas que não vão funcionar e o cliente ou é perito no assunto ou paga uma cozinha onde não pode cozinhar. O que os Srs, não querem aceitar, nem vieram ver...(presumo que sabem bem, o mau trabalho que deixaram), é que o exaustor não está sobre a placa. Quando tento cozinhar, o exaustor não aspira o vapor de água, e parafraseando a vossa brilhante explicação, o vapor de água, passa a estado liquido e a água apaga a placa. O resultado é simples, a cozinha não funciona! Mas para os Srs, que construíram o projecto, o assunto está tratado porque eu validei o vosso projecto. A todos os potencias clientes venham ao portal da queixa, fique o aviso! A Belchans projecta cozinhas onde não é possível cozinhar. Estejam atentos, com o projecto que validam. E surge agora outra questão...no projecto que validei, como referem, está escrito que a pedra da bancada é uma pedra única. Fiz questão que assim fosse, dado tratar-se de uma pedra pequena. O que deixaram instalado, são dois pedaços de pedra, partidos e mal remendados. E agora, querem verificar o projecto que realizaram e eu aprovei?

Belchans cozinhas

Para: A. A.

18/06/2024

Estimado(a) cliente,Vimos por este meio acusar a recepção da sua resposta.Voltamos a afirmar que o problema levantado relativamente à condensação excessiva é um fenómeno físico que não depende em absolutamente nada da capacidade de aspiração do aparelho ou do projecto da cozinha em questão uma vez que ocorre pela diferença de temperatura entre os fumos dos cozinhados e as superfícies frias dos aparelhos. Relembramos que lhe foi enviado por email um documento oficial do representante do exaustor com esta explicação e como minimizar a condensação excessiva. Podemos enviar o documento novamente se assim o desejar.Relativamente à posição da placa e do exaustor, mais uma vez, a sua bancada tem 700mm de profundidade por motivos de obra do local nomeadamente a existência de torneiras de água sendo que o posicionamento da placa e do exaustor foram feitos tendo em conta esta especificação. Queremos também comentar que mesmo que a sua bancada tivesse 600-630mm de profundidade a medida tradicional mais standard, a área de extracção do exaustor em questão e outros similares de embutir nunca cobriria toda a área de confecção da placa, ou seja, em condições de projecto standard, de acordo com a sua opinião, o exaustor também estaria desalinhado da placa. O que não é justificação para o fenómeno de condensação excessiva presente na reclamação acima.Sobre o ponto agora levantado relativo à bancada de cozinha, e que em nada tem a ver com as situações anteriores, vimos então explicar que esta junta de recorte é necessária para a correcta instalação da bancada de cozinha dada a geometria da mesma nomeadamente a parede com um ângulo agudo acentuado. Achamos estranho também apenas estamos a ser alertados agora passado, aproximadamente, 9 meses da existência de pedaços de pedra “partidos e mal remendados”.Aproveitamos para referir que a hiperbolização referida como “a cozinha não funciona” expressa diversas vezes está sujeita a interpretação de quem o refere sendo que a Belchans lda não se revê na mesma. A mensagem passada pela Belchans lda foi de esclarecimento dos pontos levantados na sua reclamação.Estamos inteiramente abertos a prestar qualquer esclarecimento adicional.A gerênciaDe: reclamacao@notify.deco.proteste.pt [mailto:reclamacao@notify.deco.proteste.pt] Em nome de Enviada: 17 de junho de 2024 11:45Para: belchans@sapo.ptAssunto: Recebeu uma resposta de ANTONIO‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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