Exmos. Senhores,
Chamo-me Joana Verga e sou sócia da DECO, pelo que venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal relativa a um serviço prestado pela empresa FlixBus em Portugal.
No dia 18 de julho, tinha uma viagem marcada com destino a Portimão, com partida prevista para as 15h40, conforme a reserva nº 3265261778. Esta foi a primeira vez que utilizei os serviços da FlixBus em Portugal, tendo optado pela empresa com base em experiências bastante positivas no estrangeiro.
Após a compra do bilhete (recebido em formato digital), recebi, na véspera da viagem, um email com a localização exata onde me deveria dirigir para embarcar. Surpreendeu-me o facto de o local indicado não ser junto à Gare do Oriente, mas presumi que a empresa poderia ter vários pontos de embarque.
No dia da viagem, desloquei-me de táxi até ao local indicado pela FlixBus, onde encontrei outras três passageiras (duas italianas e uma inglesa), igualmente com destino a Portimão e Lagos. Tal coincidência deu-me alguma confiança de que estaríamos no local correto.
Contudo, por volta das 16h, uma vez que o autocarro ainda não tinha chegado, entrei em contacto com o serviço de apoio ao cliente da FlixBus. Fui então informada, para minha surpresa, de que o autocarro já tinha partido — da Gare do Oriente. Reforcei que, no local indicado no email da empresa, o autocarro nunca passou.
Perante esta situação, e tendo um compromisso inadiável, fui forçada a comprar um novo bilhete para o mesmo dia.
Assim que regressei, apresentei uma reclamação à FlixBus, solicitando o reembolso do valor da reserva nº 3265261778, uma vez que a não comparência no embarque se deveu, claramente, a uma falha da empresa ao fornecer a localização errada.
A resposta que recebi da empresa foi completamente insatisfatória, alegando que o reembolso apenas se aplica em casos de atraso superior a 90 minutos ou cancelamento da viagem. Alegaram ainda que outros passageiros embarcaram, ignorando por completo o ponto essencial da minha reclamação: a localização errada enviada pela própria empresa.
Solicitei então que verificassem o próprio email enviado e clicassem na localização partilhada, para perceberem que esta não correspondia ao local real de embarque. Ainda assim, a resposta da FlixBus manteve-se inalterada, o que considero inaceitável.
Perante este comportamento, não posso deixar de considerar que a empresa está a agir de forma deliberadamente negligente, recusando-se a reconhecer um erro claro e prejudicando os clientes, eventualmente lucrando com este tipo de falhas de comunicação.
Compreendo que erros podem acontecer, mas o que não é admissível é a falta de responsabilidade na sua correção e a total ausência de respeito pelo consumidor.
Assim, solicito a vossa intervenção para que este caso seja revisto, e para que me seja reembolsado o valor da reserva em causa, uma vez que a falha foi exclusivamente da responsabilidade da FlixBus.
Cumprimentos.
Joana Vergas